Procura de melhores oportunidades de formação e emprego de jovens em condições de vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2023.42.07

Palavras-chave:

aprendizagem ao longo da vida, jovens adultos, biografias, curso de vida, transições

Resumo

Os jovens estão enfrentando transições cada vez mais longas e diversas para a idade adulta. Para apoiar os jovens durante suas transições, a União Européia promoveu o desenvolvimento de diferentes iniciativas, programas e políticas de aprendizagem ao longo da vida que visam, entre outros, gerenciar transições bem sucedidas para o mercado de trabalho e participar plenamente do mercado de trabalho. Esta pesquisa é parte de um projeto europeu que analisa, entre outros objetivos, como estas políticas correspondem às percepções e expectativas dos jovens adultos sobre suas competências formais e não formais e, assim, lhes permite criar um significado significativo e contínuo ao longo de suas trajetórias de vida. Este artigo apresenta uma análise de alguns jovens expostos a uma situação vulnerável e que são beneficiários de alguns destes programas. Especificamente, foram realizadas entrevistas biográficas com dez jovens. Os resultados são organizados de acordo com a apresentação do entrevistado, a construção de sua história de vida, a elaboração de um plano de vida e a experiência com a política de aprendizagem selecionada e apontam para a necessidade de repensar as políticas de aprendizagem ao longo da vida com base na necessidade de coordenar diferentes áreas, não apenas aquelas relacionadas à melhoria da empregabilidade, a fim de responder aos desafios que os jovens adultos enfrentam em suas transições de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Magdalena Jiménez Ramírez , Universidad de Granada

Profesora Titular de Teoría e Historia de la Educación en la Universidad de Granada. Imparte docencia en el Grado de Educación Infantil, en el Máster Universitario en Investigación, desarrollo social e intervención socioeducativa y en el Máster Universitario en Investigación e Innovación en Currículum y Formación. En la actualidad, coordina el Grupo de Investigación “Políticas y Reformas Educativas” (HUM308). Ha participado en varios proyectos internacionales y nacionales sobre exclusión e inclusión social y educativa de los jóvenes y sobre el estudio de las políticas de cuidado y atención a la infancia.

Rocío Lorente García , Universidad de Granada

Profesora Contratada Doctora en el departamento de Pedagogía de la Universidad de Granada.
Licenciada en Pedagogía y Doctora por la Universidad de Granada. Miembro de grupo de investigación “Políticas y Reformas Educativas” (HUM308). Imparte docencia en el Máster en Investigación e Innovación en Currículum y Formación. Entre sus principales líneas de investigación destacan las reformas educativas en el ámbito de la formación profesional, el estudio de las transiciones educativas de jóvenes en situación de vulnerabilidad social, la reinserción social de persona en situación de exclusión socioeducativa y las políticas de atención a la infancia.

Mónica Torres Sánchez , Universidad de Málaga

Profesora Titular de Teoría e Historia de la Educación en el departamento de Teoría e Historia de la Educación y Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación de la Universidad de Málaga. Imparte docencia en el Grado de Pedagogía, en el Máster en Cambio Social y Profesiones Educativas y en el Máster en Investigación e Innovación en Currículum y Formación, del que fue coordinadora. Ha participado en varios proyectos internacionales sobre exclusión social y escolar de jóvenes (entre ellos, Education Governance and Social Integration and Exclusión in Europe y Policies Supporting Young People in their Life Course. A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Education and Work in Europe), además de otros nacionales, el más reciente del que es co-IP sobre las reformas de la formación profesional dual en el ciclo formativo de la Educación Infantil.

Referências

Alves, M.G., Neves, C., & Gomes, E.X. (2010). Lifelong learning: Conceptualizations in European educational policy documents. European Educational Research Journal, 9(3), 332–344. https://doi.org/10.2304/eerj.2010.9.3.332

Barroso-Hurtado, D., & Chan, R. (2019). Why Enrol in a Lifelong Learning Programmme? A Comparative Study of Austrian and Spanish Young Adults. Social Inclusion, 7(3), 110-121. https://doi.org/10.17645/si.v7i3.2088

Biesta, G., & Tedder, M. (2007). Agency and learning in the lifecourse: Towards an ecological perspective. Studies in the Education of Adults, 39(2), 132–149. https://doi.org/10.1080/02660 830.2007.11661545

Cieslik, M., & Simpson, D. (2006). Skills for Life? Basic skills and Marginal Transitions from School to Work. Journal of Youth Studies, 9(2), 213-229. https://doi.org/10.1080/13676260600635656

Comisión Europea (2017). El pilar europeo de los derechos sociales en veinte principios. https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/economy-works-people/jobs-growth-and-investment/european-pillar-social-rights/european-pillar-social-rights-20-principles_es

Corbin, J., & Strauss, A. (1990). Grounded Theory Research: Procedures, Canons, and Evaluative Criteria. Qualitative Sociology, 13(1), 3-21. https://doi.org/10.1007/BF00988593

Cuzzocrea, V. (2020). A place for mobility in metaphors of youth transitions. Journal of Youth Studies, 23(1),61–75. https://doi.org/10.1080/13676261.2019.1703918

Du Bois-Reymond, M., & López Blasco, A. (2004). Transiciones tipo yo-yo y trayectorias fallidas: Hacia las políticas integradas de transición para los jóvenes europeos. Revista de Estudios de Juventud, 65, 11–29.

Elder, G. (1998). The Life Course as Developmental Theory. Child Development, 69(1), 1-12. https://doi.org/10.2307/1132065

European Group for Integrated Research (EGRIS) (2002). Leading or Misleading Trajectories? Concepts and Perspectives. In A. Walther & B. Stauber (Eds.), Misleading Trajectories Integration Policies for Young Adults in Europe? (pp.117-151).Wiesbaden: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-663-10808-5

Evans, K., & Biasin, C. (2017). Exploring agency, learning and identity in women’s life trajectories in United Kingdom and Italy. Revista Española de Educación Comparada, 29, 15–32

Furlong, A. (2009). Revisiting transitional metaphors: Reproducing social inequalities under the conditions of late modernity. Journal of Education and Work, 22(5), 343–353. https://doi. org/10.1080/13639080903453979

Glaser, B.G., & Strauss, A.L. (2009). The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Rutgers University Press.

Hallqvist, A., Ellström, P.E., & Hydén, L.C. (2012). The many faces of biographical learning. Studies in the Education of Adults, 44(1), 70–84. https://doi.org/10.1080/02660830.2012.11661624

Heinz, W.R., Huinink, J., Swander, C.S., & Weymann, A. (2009). General Introduction. In W. R. Heinz, Weymann, A. & J. Huinink (Eds.), The Life Course Reader. Individuals and Societies Across Time (pp. 15-30). Campus.

Katznelson, N. (2017). Rethinking motivational challenges amongst young adults on the margin. Journal of Youth Studies, 20(5), 622-639. https://doi.org/10.1080/13676261.2016.1254168

Kotthoff, H.G., Gáfaro, J.F., Bittlingmayer, U.H., Boutiuc-Kaiser, A., Parreira do Amaral, M., & Rinne, R. (2017). International report: LLL policies and inclusion in education and work (YOUNG_ADULLLT Working Paper). University of Education Freiburg.

Kovacheva, S., Jacovkis, J., Startari, S., & Siri, A. (2018). Young adults’ participation in LLL and its impact on their life projects. In M. Parreira do Amaral, J. Zelinka & M. Schweisfurth (Eds.), Comparative analysis and reporting: Comparative analysis strategy. YOUNG_ADULLLT Working Papers (pp.91–111). University of Münster.

Leccardi, C. (2012). Young people’s representations of the future and the acceleration of time. A generational approach. Diskurs Kindheits- und Jugendforschung Heft, 1, 59–73.

Mason, J. (2002). Qualitative Researching. Londres: Sage.

Ministerio de Educación y Formación Profesional (2022). Nivel de formación, formación permanente y abandono: explotación de las variables educativas de la EPA. https://www.educacionyfp.gob.es/servicios-al-ciudadano/estadisticas/laborales/epa.html

Nóvoa, A. (2010). La construcción de un espacio educativo europeo: Gobernando a través de los datos y la comparación. Revista Española de Educación Comparada, 16, 23-41.

Nóvoa, A. (2019). How much long life is there in lifelong learning? Paper presented at the YOUNG ADULLLT Policy Seminar & Final Conference, Lisbon, Portugal.

Parreira do Amaral, M., Weiler, A., & Schaufler, S. (2016). Ethical Issues (YOUNG_ADULLLT Working Paper). Westfälisch Wilhelms-Universität Münster.

Rambla, X., Jacovkis, J., Kovacheva, S., Walther, A., & Verlage, T. (2018). International qualitative analysis report (YOUNG_ADULLLT Working Paper). Autonomous University of Barcelona.

Rambla, X., Kovacheva, S., & Parreira do Amaral, M. (2020). Between knowledge and economy: lifelong learning policies for young adults in Europe. In M. Parreira do Amaral, S. Kovacheva, & X. Rambla (eds.), Lifelong learning policies for young adults in Europe: Navigating between Knowledge and Economy (xvii-3). Policy Press.

Rambla, X., & Kovacheva, S. (2021). Constructing meaningful transitions in a vulnerable situation—The role of lifelong learning policies in European regions. International Journal of Social Welfare, 00, 1–10. https://doi.org/10.1111/ijsw.12505

Ritchie, J., & Spencer, L. (2002). Qualitative data analysis for applied policy research. In A.M. Huberman & M.B. Miles (eds.), The Qualitative Researcher’s Companion (305–329). Thousand Oaks et al.: SAGE.

Sanderson, E. (2020). Youth transitions to employment: Longitudinal evidence from marginalised young people in England. Journal of Youth Studies, 23(10), 1310–1329. https://doi.org/10.1080/13676 261.2019.1671581

Stauber, B., & Walther, A. (2006). De-standardised pathways to adulthood: European perspectives on informal learning in informal networks. Papers. Revista de Sociología, 79, 242–262. https://doi.org/10.5565/rev/papers/v79n0.835

Verlage, T., Milenkova, V., & Ribeiro, A.B. (2020). Tackling vulnerability through lifelong learning policies? In M. Parreira do Amaral, S. Kovacheva, & X. Rambla (eds.), Lifelong learning policies for young adults in Europe. Navigating between knowledge and economy (pp.127–148). Policy Press.

Walther, A. (2006). Regimes of youth transitions: Choice, flexibility and securiy in young people’s experiences across diferent European contexts. Young, 14(2), 119-139. https://doi.org/10.1177/1103308806062737

Walther, A. (2017). Support across life course regimes. A comparative model of social work as construction of social problems, needs, and rights. Journal of Social Work, 17(3), 277–301. https://doi.org/10.1177/1468017316640195

Walther, A. (2022). Welfare states as transitions regimes: reconstruction from international comparison of young people’s transitions to work. In B. Stauber, A. Walther, & R.A. Settersten (eds.), Doing transitions in the life course processess and pratices (37-55). https://doi.org/10.1007/978-3-031-13512-5

Publicado

2023-01-16