Escola poética canon e pedagogia literária em bacalaureato. Os escritores invisíveis nos manuais da literatura

Autores

  • Remedios Sánchez García Universidad de Granada

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2019.33.03

Palavras-chave:

Canon literário, Poesia espanhola, manipulação pedagógica, poetas mulheres, Século XX

Resumo

Ao longo do século e meio de existência do modelo de educação literária baseado nas histórias da literatura foram desenvolvidos livros escolares, que desde o ensino primário ao bacharelado procuraram fornecer ao aluno uma base mínima de história, biografia e grandes obras de literatura espanhola. No entanto, a análise detalhada desses manuais revela uma notável falta de escritores (principalmente poetas) criando um falso código que não responde à realidade da qualidade literária. Ao longo do presente estudo, realizamos uma análise de três livros didáticos de Bachillerato para verificar em seus resultados que a ausência de mulheres em suas páginas continua sendo resultado de uma interpretação preconceituosa e patriarcal do cânone literário pedagógico que, como produto cultural, continua sendo transmitido. às novas gerações, ignorando os valores culturais e de igualdade que a pedagogia social e a crítica literária objetiva defendem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Remedios Sánchez García, Universidad de Granada

--
Profa. Dra. Remedios Sánchez García
Co-Directora del Festival Internacional de Poesía de Granada
Vicepresidenta de la Asociación Colegial de Escritores de España
Secretaria General de la Asociación Andaluza de Escritores y Críticos Literarios
Secretaria General de la Asociación Andaluza de Dramaturgos, Investigadores y Críticos Teatrales


Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura
Facultad de Ciencias de la Educación
Campus de Cartuja s/n
18071 Granada

Referências

Balcells, J. M. (2003). Ilimitada voz. Cádiz: Universidad de Cádiz.

Balcells, J. M. (2006). Del género de las “antologías de género”. Arbor, 721, 635-649.

Batlló, J. (1968). Antología de la nueva poesía española. Madrid: Ciencia Nueva.

Bloom, H. (1994). El canon occidental. Madrid: Anagrama.

Bourdieu. P. (1998). State Nobility: Elite Schools in the Field of Power. Cambridge: Polity Press.

Cerrillo Torremocha, P. (2013). Canon literario, canon escolar y canon oculto. Quaderns de filologia. Estudis literaris, 18, 17-31.

Conde, C. (1954). Poesía femenina española viviente. Madrid: Arquero.

Conde, C. (1967). Once grandes poetas américohispanas. Madrid: Cultura Hispánica.

Conde, C. (1967). Poesía femenina española (1939-1950). Barcelona: Bruguera.

Conde, C. (1971). Poesía femenina española (1950-1960). Barcelona: Bruguera.

Colomer, T. (1991). De la enseñanza de la Literatura a la educación literaria. CL&E: Comunicación, lenguaje y educación, 9, 21-32.

Cooper, J. D. (1990). Cómo mejorar la comprensión lectora. Madrid: Visor.

Even-Zohar, I. (1994). “La función de la literatura en la creación de las naciones de Europa”. En Villanueva, D. (ed.). Avances en teoría de la literatura. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela, 357-377.

Fokkema, D. (1993). A European canon of Literature. European Review, 1, 21-29.

García, J. (1978). El grupo poético de los años 50. Madrid: Taurus.

García, L. (2014) Un velero bergantín. Madrid: Visor.

García, G. (1995). Didáctica de la lengua y la literatura para la educación primaria y secundaria. Madrid: Akal.

González, J. A. (Coord, 2016). Lengua castellana y Literatura II. 2º de Bachillerato. Sevilla: Algaida.

Gutiérrez, S., Hernández, J., & Serrano, J. (2016). Lengua y Literatura 2º de Bachillerato. Madrid: Anaya.

Hernández, A. (1978). Una promoción desheredada: la poética del 50. Madrid: Zero-Zyx.

Jiménez, L. (1961). Nuevos poetas españoles. Madrid: Ágora.

Jover, G. (2007). Un mundo por leer. Educación, adolescentes y literatura. Barcelona: Octaedro.

López, A., & Martínez-Ezquerro, A (2012). Aprendizaje y enseñanza de la lengua castellana y literatura: currículo de educación secundaria obligatoria. Contextos educativos: Revista de educación, 15, 27-40.

López, A., & Martínez-Ezquerro, A y Encabo, E. (2002). Introducción a la didáctica de la lengua y la literatura: un enfoque sociocrítico. Barcelona: EUB.

Lobato, R., & Lahera, A. (2016). Lengua castellana y Literatura. 2º de Bachillerato. Madrid: Oxford University Press.

Martínez, J. L. (1953). Poesía femenina (Antología). Madrid: Estudios.

Martos-Núñez, E., & Campos, M. (2012). La lectura y la escritura en el s. XXI: Cultura letrada y modernidad. Álabe: Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, 5, 2012. Retrieved from http://revistaalabe.com/index/alabe/article/view/132/82.

Mendoza, A. (1998). Marco para una Didáctica de la Lengua y la Literatura en la formación de profesores. Didáctica (Lengua y literatura ), 10, 233-270.

Mendoza, A. (2003). El canon formativo y la educación lectoliteraria. En Mendoza, A. (coord.) Didáctica de la lengua y la literatura. Madrid: Prentice Hall.

Mignolo, W. (1994-1995). Entre el canon y el corpus. Alternativas para los estudios literarios y culturales en y sobre América Latina. En Rincón, C. y P. Schumm (eds.). Crítica literaria hoy. Entre las crisis y los cambios: un nuevo escenario. Nuevo Texto Crítico 14/15 [monográfico], 23-26.

Moral, C. y Pereda, R. M. (1982). Joven poesía española. Madrid: Cátedra.

Núñez Ruiz, G. (2007). La educación literaria en la España contemporánea. Textos de didáctica de la lengua y la literatura, 44, 101-109.

Pozuelo, J. M. (1996). Canon: ¿estética o pedagogía? Ínsula, 600, 3-4.

Quiles-Cabrera, M. C., Palmer, I., & Rosal, M. (2005). Hablar, leer y escribir. El descubrimiento de las palabras y la educación lingüístico y literaria. Madrid: Visor.

Ribes, F. (1963). Poesía última. Madrid: Taurus.

Sartre, J. P. (2003). ¿Qué es Literatura? Buenos Aires: Losada.

Sánchez-García, R. (2015). El canon abierto. Última poesía en español. Madrid: Visor.

Sánchez-García, R. (2017). Cuando las poetas no tuvieron la palabra. El concepto de literatura sumergida en la poesía española (1950-2000). En Sánchez, R. & Gahete, M. (ed). La palabra silenciada: voces de mujer en la poesía española contemporánea (1950 - 2015). Valencia: Tirant lo Blanch, 15-32.

Steiner, G. (2003). Lenguaje y silencio. Ensayos sobre la literatura, el lenguaje y lo inhumano. Barcelona: Gedisa.

Sullá, E. (1998). El canon literario. Madrid: Arco Libros.

Tabarovsky, D. (2010). Literatura de izquierda. Cáceres: Periférica.

Teixidor, E. (2007). La lectura y la vida. Barcelona: Ariel.

VV.AA. (1967). Generación del 27. Ed. de Vicente Gaos. Madrid: Cátedra.

VV. AA. (2018). Scholarly Publishers Indicators. Retrieved from http://ilia.cchs.csic.es/SPI/prestigio_expertos_2018.php

Publicado

2019-01-26