Percepções sobre a preparação para a transição à vida adulta o caso de adolescentes e jovens colombianos e argentinos
DOI:
https://doi.org/10.7179/PSRI_2022.40.05Palavras-chave:
Adolescentes, Jovens, Preparação para a vida adulta, AutonomiaResumo
O objetivo deste artigo é descrever as percepções de adolescentes e jovens que estão ou estiveram em processos de proteção, sobre as ferramentas que os sistemas de proteção lhes forneceram para a sua transição à vida adulta. Deste estudo transversal com escopo descritivo correlacional participou um grupo de 276 adolescentes e jovens com idades entre 16 e 21 anos (M = 19,01; DP = 1,475), selecionados por amostragem de conveniência. Para a coleta de informação, foi utilizada uma adaptação dos questionários EVAP e, para a análise dos dados, foram calculados descritivos e realizadas comparações entre grupos e diferenças entre proporções. Os resultados mostram como os adolescentes e os jovens avaliaram de forma positiva as ferramentas adquiridas nos processos de proteção. O grupo de argentinos valorizou, principalmente, as estratégias relacionadas com conseguir e manter o trabalho, e os colombianos valorizaram de forma especial hábitos diários, poupança, gestão de documentos, cuidado do corpo e da saúde, e manutenção das relações de amizade. Finalmente, vale ressaltar que os jovens que se encontram em processos de proteção realizam melhores avaliações do que os egressos do sistema. Os elementos analisados sugerem a importância de ter, nos sistemas de proteção, espaços de retroalimentação em que possam ser ouvidas as vozes dos egressos, bem como espaços de troca de experiências entre os que ainda estão vinculados e os egressos. Isso permitiria destacar o valor que podem ter as estratégias de trabalho realizadas dentro dos sistemas de proteção ou promover o surgimento de ideias inovadoras nas vozes dos jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Derechos de reproducción y archivo
La versión publicada de los artículos podrá ser autoarchivada por sus autores en repositorios institucionales y temáticos de acceso abierto. No obstante la reutilización total o parcial de los mismos en nuevos trabajos o publicaciones deberá ser autorizada por Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria.
Los trabajos publicados deberán ser citados incluyendo el título de la Revista, Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, nº, páginas y año de publicación.
Responsabilidades éticas
Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria no acepta material publicado anteriormente en otros documentos. Los/as autores/as son responsables de obtener los permisos oportunos para reproducir parcialmente material de otras publicaciones y citar correctamente su procedencia. Estos permisos deben solicitarse tanto al autor/a como a la editorial que ha publicado dicho material.
Es obligación de Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria detectar y denunciar prácticas fraudulentas.
En la lista de autores/as firmantes deben figurar únicamente aquellas personas que han contribuido intelectualmente al desarrollo del trabajo.
La revista espera que los/as autores/as declaren cualquier asociación comercial que pueda suponer un conflicto de intereses en conexión con el artículo remitido.
Los autores deben mencionar en el manuscrito, preferentemente en el apartado del método, que los procedimientos utilizados en los muestreos y controles han sido realizados tras la obtención de consentimiento informado.
La revista no utilizará ninguno de los trabajos recibidos con otro fin que no sea el de los objetivos descritos en estas normas.
Aviso de derechos de autor/a
© Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. Los originales publicados en las ediciones impresa y electrónica de esta Revista son propiedad del Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, siendo necesario citar la procedencia en cualquier reproducción parcial o total.
Salvo indicación contraria, todos los contenidos de la edición electrónica se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución “Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 3.0 España” (CC-by-nc). Puede consultar desde aquí la versión informativa y el texto legal de la licencia. Esta circunstancia ha de hacerse constar expresamente de esta forma cuando sea necesario.


