Plano de estratégias socioeducativas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras em alunos da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v55.97257Palavras-chave:
aprendizagem, actividades didácticas, coordenação sensorial, educação física, movimentosResumo
O desenvolvimento das habilidades psicomotoras permite aos alunos demonstrar habilidades motoras, conhecimentos e relações sociais que fortalecem a personalidade do indivíduo. O objetivo do estudo foi propor um Plano de estratégias socioeducativas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras em alunos da educação infantil do Jardim Sewarare 1200, localizado no México. Configura-se num paradigma quantitativo, de tipo descritivo-projetivo, com desenho transversal não experimental, com uma amostra de 47 alunos e 4 professores, aos quais foi aplicado um questionário estruturado em duas partes. Os resultados mostraram que os professores da educação infantil da área de Educação Física possuem moderado e baixo conhecimento na gestão de estratégias socioeducativas. Enquanto os alunos demonstraram um nível moderado e baixo de habilidades psicomotoras. Daí a necessidade de propor um plano de estratégias socioeducativas para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras dos alunos que ofereça elementos de vivências, adaptação ao espaço, relacionamento com os outros, trazendo emoções gratificantes e saudáveis, essenciais para o desempenho futuro do aluno no diferentes facetas da vida, além de ser uma ferramenta de auxílio pedagógico para que os professores contribuam e melhorem sua prática escolar.
Palavras-chave: Aprendizagem, atividades didáticas, coordenação sensorial, educação física, movimentos.
Referências
Adamo, K., Wilson, S., Harvey, A. L., Grattan, K. P., Naylor, P.-J., Temple, V. A., & Goldfield, G. S. (2016). Does Intervening in Childcare Settings Impact Fundamental Movement SkillDevelopment? Medicine and Science in Sports and Exercise,48(5), 926-932. doi: 10.1249/MSS.0000000000000838.
Arévalo, F., De la Cruz-Sánchez, D., & Feu, S. (2017). La influencia de los padres e iguales en la realización de activi-dad físico-deportiva de los escolares de educación primaria. E-balonmano. com: Revista de Ciencias del Deporte, 13(3), 263-272.
Aristizabal-Almanza, J., Ramos-Monobe, A., y Chirino-Barceló, V. (2018). Aprendizaje activo para el desarrollo de la psicomotricidad y el trabajo en equipo. Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-26. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.16
Balsells Bailon, M.A., Urrea Monclús, A.,Ponce Alifonso, C., Vaquero Tió, E. y Navajas Hurtado, A. (2019). Claves de acción socioeducativa para promover la participación de las familias en procesos de acogimiento. Educación XX1, 22(1), 401-423, doi: 10.5944/educXX1.21501
Barrantes-Elizondo, L. (2016). Educación emocional: El elemento perdido de la justicia social. Revista Electrónica Educare, 20(2), 1-10.
Barreto, O.C. (2018). Las causas que afectan el desarrollo motriz fino y grueso en los niños y las niñas de transición de la IE San Luis Gonzaga. Tesis de Licenciatura en pedagogía Infantil. https://repository.uniminuto.edu/bitstream/10656/10093/1/UVDT.EDI_Barreto
Ram%C3%ADrezOfeliadelCarmen_2018.pdf
Camargos, E. k., y Maciel, R. M. (2016). La importancia de la psicomotricidad en la educación de los niños. Revista científica multidisciplinaria base de conocimiento. 1(9), 254-275.
Cigarroa, I., Carla Sarqui, C., y Zapata-Lamana, R. (2016). Efectos del sedentarismo y obesidad en el desarrollo psi-comotor en niños y niñas: Una revisión de la actualidad latinoamericana. Revista Universidad y Salud, 18(1):156-169.
Cools, W., De Martelaer, K., Samaey, C, & Andries, C. (2011). Fundamental movement skill performance of pre-schoolchildren in relation to family context. Journal of SportsSciences, 29(7), 649-660. doi: 10.1080/02640414.2010.551540.
de Lima-Motta, V. W., Medeiros-de Morais, C. M., Torres-de Paiva, G., Barbosa-de Oliveira, L. C., Medeiros, M., & de Santos-Morais, P. C. (2016). Etapas de disposición para cambio comportamental relacionados con el estilo de vida de los adolescentes con sobrepeso y obesidad. Razón y Palabra, 3(94), 680-694.
Franco, E., Coterón, J., Martínez, H. A., y Brito, J. (2016). Perfiles motivacionales en estudiantes de educación física de tres países y su relación con la actividad física. Suma Psicológica, 24(1), 1-8. doi: 10.1016/j.sumpsi.2016.07.001
García González, A. J., & Froment, F. (2018). Beneficios de laactividad física sobre la autoestima y la calidad de vida de perso-nas mayores Benefits of physical activity on self-esteem andquality of life of older people. Retos, 33, 3–9
García-Marín, P., y Fernández-López, N. (2020). Asociación de la competencia en las habilidades motrices básicas con las actividades físico deportivas extracurriculares y el índice de masa corporal en preescolares. Retos, 38, 33-39.
Giné Freixes, N., y Parcerisa-Aran, A. (2014). La intervención socioeducativa desde una mirada didáctica. Edetania. Estudios y Propuestas Socioeducativos, (45), 55-72. https://revistas.ucv.es/index.php/Edetania/article/view/172
González-Cutre, D. (2017). Estrategias didácticas y motivacionales en las clases de educación física desde la teoría de la autodeterminación. Revista de Educación, Motricidad e Investigación. (8), 44. doi: 10.33776/remo.v0i8.3268
Hurtado de Barrera, J. (2000). Metodología de la investigación holìstica. Fundación Sypal. Venezuela. https://bit.ly/3FOoMfS
Lavega, P; March, J; & Filella, G. (2013). Juegos deportivos y emociones. Propiedades psicométricas de la escala GES para ser aplicada en la Educación Física y el Deporte. Revista de Investigación Educativa, 31(1), 151- 165.
López Pastor, V. M., Pérez-Brunicardi, D, Manrique, J. C y Monjas, R. (2016). Los retos de la Educación Física en el Siglo XXI. Retos. 29, 182-187. https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.42552
Luis-de Cos, G., Arribas-Galarraga, S., Luis-de Cos, I., & Arruza Gabilondo, J. A. (2019). Competencia motriz, com-promiso y ansiedad de las chicas en Educación Física (Motor competence, commitment, and anxiety in girls during physical education classes). Retos, 36, 231–238. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.64243
Mendiara-Rivas, J., y Gil-Madrona, P. (2016). Psicomotricidad Educativa. Sevilla: Wanceulen. https://wanceuleneditorial.com/shop/psicomotricidad-educativa/
Muñoz-Arroyave, V., Lavega-Burgués, P., Costes, A., Damian, S., & Serna, J. (2020). Los juegos motores como re-curso pedagógico para favorecer la afectividad desde la educación física (Traditional games: a pedagogical tool to foster affectivity in physical education). Retos, 38, 166–172. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.76556
Núñez, C., Hernández, V., Jerez, D., Rivera, D. y Núñez, M. (2018). Las habilidades sociales en el rendimiento aca-démico en adolescentes. Revista de Comunicación de la SEECI, 47, 37-49. Doi: 10.15198/seeci.2018.47.37-49
Peñafiel-Álvarez, J. L., Ochoa-Encalada, S. C. y Heredia-León, D.A. (2020). Estrategias didácticas de la Educación Física para desarrollar la motivación en estudiantes de Educación Escolar. Revista Killkana Sociales. 4 (2), 61-66. https://doi.org/10.26871/killkanasocial.v4i2.615
Pons, R., y Arufe, V. (2016). Análisis descriptivo de las sesiones e instalaciones de psicomotricidad en el aula de Edu-cación Infantil. Sportis Scientific Technical Journal, 2 (1), 125-146. http://revistas.udc.es/index.php/SPORTIS/article/view/sportis.2016.2.1.1445/pdf_37.
Rodríguez Milián, A., Moré Estupiñán, M., y Gutiérrez Pairol, M. (2019). La Educación Física y la educación para la salud en función de la mejora del rendimiento físico de los estudiantes. Universidad y Sociedad, 11(1), 410-415.
Rodríguez Torres, A. F, Rodríguez Alvear, J. C, Guerrero Gallardo, H. I, Arias Moreno, E. R, Paredes Alvear, A. E, & Chávez Vaca, V. A. (2020). Beneficios de la actividad física para niños y adolescentes en el contexto esco-lar. Revista Cubana de Medicina General Integral, 36(2), e1535.
Rodríguez, M. T., Gómez, I. M., Prieto-Ayuso, A., Gil-Madrona, P. (2017). La educación psicomotriz en su contri-bución al desarrollo del lenguaje en niños que presentan necesidades específicas de apoyo educativo. Revista de In-vestigación en Logopedia, 7 (1), 89-106 . http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=350851047005
Roig Hierro, E., Guillem Molins, M., & Batalla Flores, A. (2022). Actividad física puntual y memoria motriz, los ele-mentos de la interacción: Revisión Scoping (Punctual physical activity and motor memory, the elements of interac-tion: Scoping Review): Revisión Scoping. Retos, 45, 410–421. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92382
Romero, S. J., Ordoñez, X. G., y Gil-Madrona, P. (2018). Development of the Checklist of Psychomotor Activities for 5-to 6-Year-Old Children. Perceptual and Motor Skills, 125(6), 1070-1092. doi: 10.1177/0031512518804359
Ruiz, L.M., & Linaza, J.L. (2013). Jerome Bruner y la organiza-ción de las habilidades motrices en la infancia. Revis-taInternacional de Ciencias del Deporte (RICYDE), 34,390-397.
Ruiz-Pérez, L. M., Rioja-Collado, N., Graupera-Sanz, J. L., Pa-lomo-Nieto, M., & García-Gil, V. (2015). GRAMI-2: Desarrollo de un test para evaluar la coordinación motrizglobal en la educación primaria. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, 10 (1), 103-111
Sáez Sánchez,M.B., Gil Madrona, P., y Martínez López, M. (2021). Desarrollo psicomotor y su vinculación con la motivación hacia el aprendizaje y el rendimiento académico en Educación Infantil. Revista de educación. 392 , 177-20.
SEP. (2011). Programa de estudio 2011. Guía para la educadora. Educación básica preescolar. México. https://es.slideshare.net/Pilill/programa-de-estudio-2011-gua-para-la-educadora-educacin-bsica-preescolar
Vásquez Giler, Y., Carrillo Farnès, O., Pérez Cardozo, C.N., y Arjona Vásquez, O. (2019). Influencia de estrategias de intervención educativa en el estado nutricional de adolescentes de la comunidad Cerro Guayabal. (2019). Revis-ta San Gregorio. (31), 1-12.
Viciana Garófano, V., Cano Guirado, L., Chacón Cuberos, R ., Padial Ruz, R., y Martínez Martínez, A. (2017). Im-portancia de la motricidad para el desarrollo integral del niño en la etapa de educación infantil . EmásF, Revista Di-gital de Educación Física. 8(47), 1-17. http://emasf.webcindario.com
Vilaú Díaz, L. Á., Rodríguez Pérez, L., Rivera Oliva, R., & Amarán Valverde, J. E. (2012). Plan de actividades físico-recreativas para ocupar el tiempo libre en jóvenes desvinculados del estudio y el trabajo. Revista de Ciencias Médi-cas de Pinar del Río, 16(3), 62-81.
Zamorano, M., Gil, P., Prieto, A., & Zamorano, D. (2018). Emociones generadas por distintos tipos de juegos en clase de educación física. Revista Internacional de Medicina y Ciencias dela Actividad Física y el Deporte, 18(69), 1-26.
Zapata Galarza, M. V., & Ramírez Ponce, D. Y. (2020). La promoción de la actividad física para disminuir el sobrepe-so en niños. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 15(1), 153-165.
Zueck Enríquez, M. del C., Ramírez García, A. A., Rodríguez Villalobos, J. M., & Irigoyen Gutiérrez, H. E. (2020). Satisfacción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria (Satis-faction in the Physical Education classroom and intention to be physically active in Primary school chil-dren). Retos, 37, 33–40. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69027
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess