Narrativas da prática pedagógica de treinadores de futebol na Colômbia

Autores

  • Ricardo Rengifo Cruz Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v48.96353

Palavras-chave:

prática pedagógica, futebol, treinador, pedagogia, Treinamento

Resumo

O objetivo principal do seguinte trabalho é analisar a prática pedagógica de seis treinadores de futebol colombianos com base nas necessidades pedagógicas neste campo de treinamento, observa-se que a exigência da profissão de treinador requer uma série de ações pedagógicas, didáticas e específicas para o campo de treinamento. A aposta metodológica que o trabalho adota é através de uma abordagem qualitativa com um tipo de estudo descritivo baseado em entrevista em profundidade, observação e diário de campo como ferramentas que foram utilizadas para este estudo. Com relação aos resultados encontrados nas diferentes relações que se estabelecem como técnicas, flexíveis, cordiais, hierárquicas entre os sujeitos treinador-atleta, determina-se que com relação aos resultados evidenciados, a relação que predomina é a flexível em proporção às demais , o que prejudica o correto desenvolvimento da prática pedagógica, pois os treinadores não delimitam essa relação, razão pela qual acabam criando espaços onde os atletas são colocados no mesmo nível do treinador, portanto, não cumprem as tarefas que lhes são delegadas de forma que não permite o correto desenvolvimento da prática, conclui-se assim que não existe uma relação consolidada onde ambos possam gerar espaços que contribuam para a aprendizagem e um correto desenvolvimento da prática pedagógica.

Palavras-chave: aprendizagem, futebol, treinadores, pedagogia, treinamento

Referências

Arana Encilla, M., Batista Tejeda, N., & Ramos Castro, A. (2003). Los valores en el desarrollo de competencias profesionales.

Barba, B. (2005). Educación y valores: una búsqueda para reconstruir la convivencia. Revista Mexicana de Investigación Educa-tiva, 10(24), 9-14.

Bernstein, B., & Díaz, M. (1985). Hacia una teoría del discurso pedagógico. Revista colombiana de educación, (15).

Bernstein, B. (2001). La estructura del discurso pedagógico: clases, códigos y con-trol simbólico (Tr. Pablo Manzano). Ediciones Morata (Colección: Pedagogía Educación Crítica), Madrid.

Borbón, O. M. R. (2013). Guía didáctica para la enseñanza de la técnica (niños y adolescentes de 8 a 16 años). MHSALUD: Revista en Ciencias del Movimiento Humano y Salud, 10(1).

Casas, Beatriz. La formación de valores en la educación superior: el caso de la carrera de Bibliotecología y Estudios de la Infor-mación. En: Anuario de Bibliotecología y Estudios de la Información. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras, 2008. Vol. 1, p. 13-25

De Guevara, A. L. L. (2009). Introducción al discurso pedagógico. Horizontes Educacionales, 14(1), 51-63.

Díaz, M. (1989). Poder, sujeto y discurso pedagógico: una aproximación a la teoría de Basil Bernstein. Temps d'Educació, (2), 352-362.

Díaz Quero, V. (2006). Formación docente, práctica pedagógica y saber pedagógico. Laurus, 12(Ext).

Gacitúa, O. H. (2015). Enseñanza del fútbol para niños en seis escuelas de fútbol de Concepción, Chile. Lecturas: Educación física y deportes, (210), 8.

Hodelín Tablada, R., & Fuentes Pelier, D. (2014). El profesor universitario en la formación de valores éticos. Educación médica superior, 28(1), 115-126.

Infante, L. E., Infante, E. E., & Martínez, M. E. C. (2011). Alternativa metodológica para la enseñanza técnica del fútbol en niños principiantes (original). Olimpia: Publicación científica de la facultad de cultura física de la Universidad de Granma, 8(30), 38-46.

Pérez, M. C., Forbice, M. D., Solórzano, H. F., Sáenz, A. T. L., Guevara, L. S. R., & Fernández, W. U. (2011). Las relaciones interpersonales en la transición de los estudiantes de la primaria a la secundaria. Revista Electrónica Educare, 15(1), 193-210.

Mojica, D., & Orduz, C. (2008). Análisis y reflexiones sobre la práctica pedagógica investigativa. Universidad de la Salle

Pérez, C., Vaccarezza, G., Aguilar, C., Coloma, K., Salgado, H., Baquedano, M.,... & Bastías, N. (2016). Cuestionario de prácticas pedagógicas: análisis de su estructura factorial y consistencia interna en docentes de carreras de la salud. Revista médica de Chile, 144(6), 788-795.

Ríos, R. (2018). La práctica pedagógica como herramienta para historiar la pedagogía en Colombia. Pedagogía y Saberes. Uni-versidad de Antioquia.

Rengifo & Isaza (2019). Grupo educar 2030

Rodríguez-Pérez, M. V., & Hinojo-Lucena, F. J. (2017). Incidencia de los Programas de Formación Pedagógica en el Perfil de los Profesionales No Licenciados en la Facultad de Educación de UNIMINUTO. Formación universitaria, 10(5), 17-28.

Taylor, S., & Bogdan, R. (1984). El trabajo con los datos. El análisis de los datos en la investigación cualitativa. Introducción a los métodos cualitativos en investigación.

Tobón, S., Martínez, J. E., Valdez, E., & Quiriz, T. (2018). Prácticas pedagógicas: Análisis mediante la cartografía conceptual. Revista ESPACIOS, 39(53).

Vegas Haro, G. (2006). Metodología de enseñanza basada en la implicación cognitiva del jugador de fútbol base.

Vidal Ledo, M., & Araña Pérez, A. B. (2014). Formación en valores. Educación Médica Superior, 28(1), 175-186.

Viñas Pérez, G. (2015). Los métodos participativos en una enseñanza desarrolladora. Posibles soluciones a sus limitaciones. Revista Cubana de Educación Superior, 34(2), 77-87.

Zapata, C. M., Gómez, M. C., & Rojas, M. D. (2010). Modelado de la relación de confianza profesor-estudiante en la docencia universitaria. Educación y educadores, 13(1), 77-90.

Zuluaga, O. L. (1999). Pedagogía e historia. Bogotá: Ediciones Foro Nacional por Colombia.

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Rengifo Cruz, R. (2023). Narrativas da prática pedagógica de treinadores de futebol na Colômbia. Retos, 48, 252–260. https://doi.org/10.47197/retos.v48.96353

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)