Lazer e tempo livre na perspectiva de gênero em pós-graduandos universitários.

Autores

  • Mabel Gómez-Mazorra Universidad del Tolima https://orcid.org/0000-0003-0172-4273
  • Hernán Gilberto Tovar Torres Universidad del Tolima
  • Néstor Iván Ávila Carvajal Universidad del Tolima

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v47.95148

Palavras-chave:

Ocio, tiempo libre, género, estudiantes universitarios posgrado

Resumo

Introdução: Este trabalho visa ampliar o estudo do campo do lazer e do tempo livre a partir de uma perspectiva de gênero para a América Latina, visto que este campo é inerente à natureza humana e acompanha ao longo da vida. Objetivo: Reconhecer as características do lazer e do tempo livre em profissionais que desenvolvem estudos universitários de pós-graduação em uma universidade colombiana. Método: Estudo transversal descritivo do tipo quantitativo e associativo, desenvolvido em 197 alunos ativos durante o semestre A 2021. Resultados: os achados deste trabalho mostram disponibilidade de tempo para atividades de lazer e tempo livre, níveis de motivação e satisfação semelhantes para o género masculino e feminino, com predominância da prática de atividades no âmbito do lazer afetivo e sociocultural. Os alunos do sexo masculino mantêm o interesse pelas atividades de lazer emocional entre as atividades que fazem e gostariam de fazer no tempo livre, enquanto as alunas diferem das atividades de interesse para o lazer cognitivo. As horas disponíveis e o nível de satisfação foram estatisticamente independentes (p > 0,05) com base no gênero. Conclusão: é preciso diversificar, otimizar o tempo e a oferta de atividades que a universidade planeja para os pós-graduandos, a partir do reconhecimento dos níveis de motivação, satisfação e sensação de bem-estar, durante o período de estágio pós-graduado.

Palavras-chave: Lazer, tempo livre, gênero, pós-graduandos

Biografias Autor

Mabel Gómez-Mazorra , Universidad del Tolima

Docente del Departamento de Psicopedagogía, Programa de Licenciatura en Educación Física, Deportes y Recreación, Universidad del Tolima, Colombia

Néstor Iván Ávila Carvajal , Universidad del Tolima

https://orcid.org/0000-0003-4468-1509

Referências

Aguirre-Cardona, L. A., Rubio-Florido, I., & Puerto-Rodríguez, E. A. (2021). Ocio, trabajo y estudio simultáneo de estu-diantes en modalidad a distancia y virtual (Leisure, work and simultaneous study in distance and virtual students). Retos, 42, 375–383. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86425

Alarcón Meza, E. I., & Hall-López, J. A. (2021). Actividad física en estudiantes deportistas universitarios, previo y en el confinamiento por pandemia asociada al COVID-19 (Physical activity in university student athletes, prior and in confi-nement due to pandemic associated with COVID-19). Retos, 39, 572–575. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81293

Albarracín Ortiz, G. A., & Andrade Rodríguez, S. X. (2021). Identificación de los tiempos de ocio serio y ocio casual de las madres solteras cabeza de hogar que trabajan y estudian simultáneamente, actualmente matriculadas en los programas de pregrado de la fa-cultad de educación de Uniminuto virtual ya distancia sede Bogotá (Doctoral dissertation, Corporación Universitaria Minuto de Dios).

Altuzarra, A., Gálvez, C & González. A. (2018). Diferencias de género en la distribución del tiempo de trabajo en las regio-nes españolas. Revista Internacional de Sociología 76(3), e105. doi.org/10.3989/ris.2018.76.3.16.161

Álvaro, M. (1999). Diferencias, en el uso del tiempo, entre varones y mujeres y otros grupos sociales. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 74, 291-326.

Barba, J. B. (2018). La calidad de la educación: Los términos de su ecuación. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 23(78), 963-979. Recuperado en 21 de noviembre de 2022, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662018000300963&lng=es&tlng=es.

Bermúdez-Tirado, S., Ramírez-Hoyos, M. A., & Jaramillo-Arias, A. (2016). Preferencias en el uso del tiempo libre de los estudiantes universitarios con enfoque en el sector turismo (Opportunities from the Preferences in the Leisure Time of College Students Focusing on the Tourism Cluster). Revista CEA, 2(4), 75-88.

Blanco Ornelas, J. R., Soto Valenzuela, M. C., Benítez Hernández, Z. P., Mondaca Fernández, F., & Jurado García, P. J. (2019). Barreras para la práctica de ejercicio físico en universitarios mexicanos comparaciones por género (Barriers for practicing physical exercise in Mexican university students: gender comparisons). Retos, 36, 80–82. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.67820

Chit, Y. Z. (2021). Leisure Time Habits of BEd Students in Sagaing University of Education. Indonesian Journal of Innovation and Applied Sciences (IJIAS), 1(1), 59-64.

Cuenca, M. & Goytia, A. (2012). Ocio experiencial: antecedentes y características. ARBOR, Ciencia, Pensamiento y Cultura, 188(754), 265-281. Doi: 10.3989/arbor.2012.754n2001

Cuenca, M. (2011) “El ocio como ámbito de Educación Social” en Educación Social. Revista de Intervención Socioeducativa, 47, 25-40.

Doistua, J., & Ried, A. (2016). Ocio en la naturaleza como espacio de desarrollo juvenil. Revista de Psicología del Depor-te,25(2), 39-44.

Doistua, J., & Romero, S. (2019). Ocio y desarrollo humano: aportaciones científicas y sociales. Ocio y Desarrollo Humano, 1-230.

Egli, T., Bland, H. W., Melton, B. F., & Czech, D. R. (2011). Influence of age, sex, and race on college students’ exercise motivation of physical activity. Journal of American College Health, 59(5), 399–406. doi.org/10.1080/07448481.2010.513074

García Ferrando, M., & Llopis, R. (2017a). Estructura social de la práctica deportiva. En M. García Ferrando, N. Puig, F. Lagardera, R. Llopis, & A. Vilanova (Eds.). Sociología del Deporte (4.ªed, pp.39-68). Madrid: Alianza Editorial.

García-Tascón, M., Mendaña-Cuervo, C., Sahelices-Pinto, C., & Magaz-González, A.-M. (2021). Repercusión en la calidad de vida, salud y práctica de actividad física del confinamiento por Covid-19 en España (Effects on quality of life, health and practice of physical activity of Covid-19 confinement in Spain): -. Retos, 42,684–695. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.88098

Gomes, CL, (2014). El ocio y la recreación en las sociedades latinoamericanas actuales. Polis, Revista Latinoamericana, 13 (37), 363-384.

Gómez-Mazorra, M., Sánchez-Oliva, D., & Labisa-Palmeira, A. (2020). Actividad física en tiempo libre en estudiantes universitarios Colombianos (Leisure-time physical activity in Colombian university students). Retos, 37, 181–189. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71495

Harrington, M. & Dawson, D. (1995). Who has it best? Women’s labor force participation, perceptions of leisure and con-straints to enjoyment of leisure, Jornal of Leisure Research, 27 (1), 4-24.

Lazcano, I. & Madariaga, A. (2016). El valor del ocio en la sociedad actual. En J. Hornero (Ed.), La Marcha Nocturna ¿un rito exclusivamente español? (pp.15-33). Centro Reina Sofía sobre Adolescencia y Juventud.

Mantilla-Toloza, S. C., Villamizar, C. E., & Peltzer, K. (2016). Consumo de alcohol, tabaquismo y características sociode-mográficas en estudiantes universitarios. Revista Universidad y Salud, 18(1), 7–15.

Maroñas Bermúdez, A., Martínez García, R., & Gradaílle Pernas, R. (2019). Educación del ocio en y con la comunidad. Perfiles Educativos, 41(163), 94-108. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.163.58686

Milosavljevic, V. & Tacla, O. (2007). Incorporando un módulo de uso del tiempo a las encuestas de hogares: restricciones y potencia-lidades. CEPAL - Serie Mujer y desarrollo, No 83.

Montaño, S. & Milosavljevic, V. (2010). La crisis económica y financiera. Su impacto sobre la pobreza, el trabajo y el tiempo de las mujeres. CEPAL - Serie Mujer y desarrollo No 98

Morillo, M. C. (2011). Turismo y producto turístico. Evolución, conceptos, componentes y clasificación. Visión Gerencial, (1), 135-158. Recuperado abril 29, 2022 de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465545890011.

Organización de las Naciones Unidas.2015. Cumbre de las Naciones Unidas sobre el Desarrollo Sostenible, 25 a 27 de septiembre de 2015, Nueva York. Recuperado de https://www.un.org/es/conferences/environment/newyork2015

Rodríguez Prieto, E. (2020). Prácticas de actividad física en el tiempo libre y su relación con la aptitud física relacionada a la salud de funcionarios de la Universidad del Tolima (Trabajo de grado de Maestría, Universidad del Tolima). http://repository.ut.edu.co/handle/001/3531

Romero, R. (2020). Estudio descriptivo de estilos de vida de estudiantes universitarios respecto del uso del tiempo libre, el voluntariado y el consumo de sustancias (Doctoral dissertation).

San Salvador del Valle, R. (2000), Políticas de Ocio. Cultura, turismo, deporte y recreación, Instituto de Estudios de Ocio. Universi-dad de Deusto.

Sánchez, S. (2008). La importancia de la perspectiva de género en la psicología del ocio. Anales de Psicología, 24 (1),64-76. Recuperado abril 30, 2022 de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16724109.

Sanchis-Soler, G., García-Jaén, M., Sebastia-Amat, S., Diana-Sotos, C., & Tortosa-Martínez, J. (2022). Acciones para una universidad saludable: Impacto sobre la salud mental y física de los jóvenes (Actions for a healthy university: Impact on mental and physical health in young people). Retos, 44, 1045–1052. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91940

Tovar, H. G. & Monteagudo, M. J. (2018). Ocio y salud para músicos. Una propuesta de ocio físico-deportivo para la prevención y mejora de la salud integral. (pp. 167- 172). Editorial Kinesis.

Tovar, H. G., Mendoza, G. R., & Gómez-Mazorra, M. (2021). Prácticas de ocio en universitarios modalidad distancia del programa Pedagogía Infantil de la Universidad del Tolima. Educación Física Y Deporte, 40(2). doi.org/10.17533/udea.efyd.v40n2a06

Ureta, M. (2011). Roles tradicionales de género y constricciones de ocio en mujeres. Una propuesta de resistencia a las injusticias sociales desde las experiencias de ocio. En: R. Ahedo & F. Bayón (Coord.) OCIOGUNE 2011. Ocio e innovación social: hacia un ocio comprometido con el desarrollo humano. (pp. 435-453). Universidad de Deusto, Servicio de Publica-ciones.

World Leisure Recreation Association (2001), WLRA International position statement on leisure education and youth at risk. Lei- Sure Sciences, 23 (3), 201-207.

World Values Survey. (2019). Encuesta mundial de valores, así somos los colombianos. Arcadia. Recuperado de: https://www.academia.edu/40250048/As%C3%AD_somos_los_colombianos_Encuesta_Mundial_De_Valores_S%C3%A9ptima_Ola_2019

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Gómez-Mazorra, M., Tovar Torres, H. G., & Ávila Carvajal, N. I. (2023). Lazer e tempo livre na perspectiva de gênero em pós-graduandos universitários. Retos, 47, 824–829. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95148

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.