Validade, confiabilidade e invariância fatorial das escalas de autoeficácia geral e autoeficácia acadêmica em estudantes universitários

Autores

  • Diego García Álvarez Universidad Metropolitana, Venezuela https://orcid.org/0000-0002-9350-785X
  • Rubia Cobo Rendón Universidad del Desarrollo, Chile https://orcid.org/0000-0002-3350-071X
  • Juan Diego Hernández Lalinde Universidad Simón Bolívar, Facultad de Ciencias Básicas y Biomédicas, Cúcuta, Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v46.94281

Palavras-chave:

Propiedades psicométricas, Validez, Confiabilidad, Medición, Educación superior

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar as propriedades psicométricas das escalas de autoeficácia geral e autoeficácia acadêmica em universitários, bem como corroborar a invariância fatorial em relação ao gênero. Participaram 472 alunos, todos pertencentes a uma universidade localizada em Maracaibo, Venezuela. Em ambas as escalas, foi testado o ajuste de vários modelos apresentados na literatura, encontrando evidências de validade fatorial. Por um lado, a medida de autoeficácia geral apresentou índices adequados em uma versão reduzida de nove itens, enquanto a medida de autoeficácia acadêmica apresentou adequação satisfatória quando foi proposta uma estrutura abreviada de sete itens. A confiabilidade, para ambos os questionários, situou-se na faixa entre valores bons e excelentes. Por outro lado, a análise de invariância mostrou que as escalas mantêm suas propriedades de acordo com o sexo, fato que permite que sejam utilizadas para estimar fatores latentes e fazer contrastes entre pessoas de ambos os sexos. Conclui-se que essas escalas são ferramentas psicométricas confiáveis ​​e válidas que podem ser utilizadas em contextos universitários para medir construtos como esses, relevantes para o sucesso do aluno.
Palavras chave. Propriedades psicométricas, validade, confiabilidade, autoeficácia, ensino superior.

Biografias Autor

Diego García Álvarez , Universidad Metropolitana, Venezuela

Nombre: Diego García-Álvarez. Afiliación institucional: Universidad Metropolitana, Venezuela. Titulación: Psicólogo; Licenciado en Educación, mención Ciencias y Tecnologías Educativas; Magister en Psicología Educacional; Doctorando en Ciencias de la Educación. Dirección: Urbanización Monte Claro, Maracaibo, estado Zulia, Venezuela. Teléfono celular: +584141672371. Teléfono fijo: no dispone. Correo electrónico de contacto: ddgarcia@unimet.edu.ve Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9350-785X. Formato: Diego García-Álvarez. Correspondencia a: ddgarcia@unimet.edu.ve

Rubia Cobo Rendón , Universidad del Desarrollo, Chile

Nombre: Rubia Cobo-Rendón. Afiliación institucional: Universidad del Desarrollo, Chile. Titulación: Psicóloga; Magíster Scientiarum en Psicología Clínica, Doctora en Psicología. Dirección: Avenida Costanera Andalien Sur 221. Concepción Región del Bío Bío, Chile. Teléfono celular: +56985112942. Teléfono fijo: Correo electrónico de contacto: rubiacobo@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3350-071X Formato: Rubia Cobo-Rendón. Correspondencia a: rubiacobo@gmail.com

Referências

Alegre, A. A. (2014). Autoeficacia académica, autorregulación del aprendizaje y rendimiento académico en estudiantes universitarios iniciales. Propósitos y representaciones, 2(1), 79-120. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2014.v2n1.54.

Alpuche-Hernández, A., & Vega-Pérez, L. O. (2014). Predicción del comportamiento lector a partir de la autoeficacia. Revista mexicana de investigación educativa, 19(60), 241-266.

Arsandaux, J., Montagni, I., Macalli, M., Bouteloup, V., Tzourio, C., & Galéra, C. (2020). Health risk behaviors and self-esteem among college students: systematic review of quantitative studies. International journal of behavioral medicine, 27(2), 142-159. https://doi.org/10.1007/s12529-020-09857-w.

Ato, M., López-García, J. J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Annales de Psicologia, 29(3), 1038-1059. https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511.

Baessler, J. & Schwarcer, R. (1996). Evaluación de la autoeficacia: Adaptación española de la escala de Autoeficacia General. Ansiedad y Estrés, 2, 1-8.

Bandura, A. (1982). The assessment and predictive generality of self-percepts of efficacy. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, 13(3), 195-199. https://doi.org/10.1016/0005-7916(82)90004-0.

Bandura, A. (2012). On the functional properties of perceived self-efficacy revisited. Journal of management, 38(1), 9-44. https://doi.org/10.1177/0149206311410606.

Blanco-Blanco, Á. B. (2010). Creencias de autoeficacia de estudiantes universitarios: un estudio empírico sobre la especificidad del constructo. RELIEVE, 16(1), 1-28. https://doi.org/10.7203/relieve.16.1.4149.

Borsboom, D. (2008). Latent Variable Theory. Measurement: Interdisciplinary Research and Perspectives, 6(1-2), 25-53. https://doi.org/10.1080/15366360802035497.

Borzone, M. (2017). Self-efficacy and academic experiences with university students. Acta Colombiana de Psicología, 20(1), 275-283. https://doi.org/10.14718/ACP.2017.20.1.13.

Brenlla, M. E., Aranguren, M., Rossaro, M. F., & Vázquez, N. (2010). Adaptación para Buenos Aires de la escala de autoeficacia general. Interdisciplinaria, 27(1), 77-94.

Byrne, B. M. (1998). Structural equation modeling with LISREL, PRELIS, and SIMPLIS: Basic concepts, applications, and programming. Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Cantón, E., Sánchez, A. I., & Peris Delcampo, D. (2019). Intervención clínica desde la psicología motivacional en una gimnasta joven de alta competición. Horizonte sanitario, 18(3), 325-336. https://doi.org/10.19136/hs.a18n3.3184.

Cheung, G. W., & Rensvold, R. B. (2002). Evaluating goodness-of-fit indexes for testing measurement invariance. Structural equation modeling, 9(2), 233-255. https://doi.org/10.1207/S15328007SEM0902_5.

Chowdhury, M. S., & Shahabuddin, A. M. (2007). Self-Efficacy, Motivation and Their Relationship to Academic Performance of Bangladesh College Students. College Quarterly, 10(1), 1-9.

Cid, P., Orellana, A., & Barriga, O. (2010). Validación de la escala de autoeficacia general en Chile. Revista médica de Chile, 138(5), 551-557. http://dx.doi.org/10.4067/S0034-98872010000500004.

Cohen, P., Cohen, J., Teresi, J., Marchi, M. & Vélez, N. (1990). Problems in the Measurement of Latent Variables in Structural Equations Causal Models.

Applied Psychological Measurement, 14(2), 183-196. https://doi.org/10.1177/014662169001400207.

Covarrubias-Apablaza, C. G., Acosta-Antognoni, H., & Mendoza-Lira, M. (2019). Relación de autorregulación del aprendizaje y autoeficacia general con las metas académicas de estudiantes universitarios. Formación universitaria, 12(6), 103-114. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062019000600103.

Del Valle, M., Díaz, A., Pérez, M. V., & Vergara, J. (2018). Análisis factorial confirmatorio escala autoeficacia percibida en situaciones académicas (EAPESA) en universitarios chilenos. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica, 4(49), 97-106.

Del Valle, M., Morales, J. V., Gutiérrez, A. B. B., Mujica, A. E. D., & Herrera, I. G. (2020). Estudio de perfiles motivacionales latentes asociados con la satisfacción y autoeficacia académica de estudiantes universitarios. Revista iberoamericana de diagnóstico y evaluación psicológica, 4(57), 137-147. https://doi.org/10.21865/RIDEP57.4.10.

Delgado, B., Martínez, M. C., Rodríguez, J., & Escortell, R. (2019). Academic self-efficacy and emotional intelligence as factors associated with the academic success of university students. Revista GPT, 35, 1-15. http://hdl.handle.net/10045/94947.

Dominguez-Lara, S. (2016). Valores normativos de una escala de autoeficacia académica en estudiantes universitarios de Lima. Interacciones, 91-98. https://doi.org/10.24016/2016.v2n2.31.

Dominguez-Lara, S. y Fernández-Arata, M. (2019). Autoeficacia académica en estudiantes de Psicología de una universidad de Lima. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21, e32, 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e32.2014.

Dominguez-Lara, S., & Campos-Uscanga, Y. (2021). Análisis psicométrico de una medida de autoeficacia académica en estudiantes mexicanos de ciencias de la salud. Educación Médica, 22, 495-499. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2020.09.021.

Dominguez-Lara, S., Navarro - Loli, J. & Prada - Chapoñan, R. (2019). Ítem único de autoeficacia académica: evidencias adicionales de validez con el modelo Big Five en estudiantes universitarios. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 18(2), 210-217. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16070.12.

Epskamp, S.; Stuber, S.; Nak, J.; Veenman, M. & Jorgensen, T. D. (2019). semPlot: Path Diagrams and Visual Analysis of Various SEM Packages' Output. R Package v. 2.15.0. https://github.com/SachaEpskamp/semPlot.

Flora, D. B. & Curran, P. J. (2004). An Empirical Evaluation of Alternative Methods of Estimation for Confirmatory Factor Analysis with Ordinal Data. Psychological Methods, 9(4), 466-491. https://doi.org/10.1037/1082-989X.9.4.466.

Fornell, C. & Larcker, D. F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.1177/002224378101800104.

García-Álvarez, D., Hernández-Lalinde, J., & Cobo-Rendón, R. (2021). Emotional Intelligence and Academic Self-Efficacy in Relation to the Psychological Well-Being of University Students During COVID-19 in Venezuela. Frontiers in Psychology, 12(5831) https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.759701

García-Fernández, J. M. G., Saura, C. J. I., Juan, M. V., Maciá, C. G., Sánchez, A. M. P., & San, N. L. (2016). Validación de la Escala de Autoeficacia Percibida Específica de Situaciones Académicas en Chile y su relación con las estrategias de aprendizaje. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica, 1(41), 118-131.

García-Naveira, A. (2018). Optimismo, autoeficacia general y competitividad en jóvenes atletas de alto rendimiento. Cultura, Ciencia y Deporte, 13(37), 71-81.

Garzón, A., Gil, J., & Besa, M. (2021). Evidencia de validez de la Escala de Autoeficacia Percibida Específica de Situaciones Académicas (EAPESA). Revista electrónica de investigación educativa, 23, e06. Epub 11 de junio de 2021. https://doi.org/10.24320/redie.2021.23.e06.2979.

Grimaldo-Muchotrigo, M. G., Rojas, J. C., & Calderón-De la Cruz, G. (2021). Evidencias psicométricas de la Escala de Autoeficacia General (EAG) en universitarios peruanos. Ansiedad y Estrés, 27, 132-139 https://doi.org/10.5093/anyes2021a18.

Gutiérrez-García, A. G., & Landeros-Velázquez, M. G. (2018). Autoeficacia académica y ansiedad, como incidente crítico, en mujeres y hombres universitarios. Revista Costarricense de psicología, 37(1), 1-25. http://dx.doi.org/10.22544/rcps.v37i01.01.

Hair, J. F., Ringle, C. M. & Sarstedt, M. (2011). PLS-SEM: Indeed, a Silver Bullet. Journal of Marketing Theory and Practice, 19(2), 139-152. https://doi.org/10.2753/MTP1069-6679190202.

Hancock, G. R. (2001). Effect size, power, and sample size determination for Structured Means Modeling and MIMIC approaches to between-groups hypothesis testing of means on a single latent construct. Psychometrika, 66(3), 373-388. https://doi.org/10.1007/BF02294440.

Hernández, J. D., Espinosa, J. F., Peñaloza, M. E., Rodriguez, J. E., Chacón, J. G., et al. (2018). Sobre el uso adecuado del coeficiente de correlación de Pearson: definición, propiedades y suposiciones. Archivos Venezolanos de Farmacología y Terapéutica, 37, 587-595.

Hu, L. & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, 6(1), 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118.

Jorgensen, T. D., Pornprasertmanit, S., Schoemann, A. M. & Rosseel, Y. (2018). semTools: Useful tools for structural equation modeling. R Package v. 0.5-1. https://CRAN.R-project.org/package=semTools.

Kline, R. B. (2016). Principles and Practice of Structural Equation Modeling (4th ed.) The Guilford Press.

Korkmaz, S., Goksuluk, D. & Zararsiz, G. (2014). MVN: An R Package for Assessing Multivariate Normality. The R Journal, 6(2), 151-163. http://journal.r-project.org/archive/2014-2/korkmaz-goksuluk-zararsiz.pdf.

Leung, D., & Leung, A. (2010). Factor structure and gender invariance of the Chinese General Self-Efficacy Scale among soon-to-be--aged adults. Journal of Advanced Nursing, 67(6), 1383–1392. https:// dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2010.05529.x.

Manzano-Sánchez, H., Outley, C., Gonzalez, J. E., & Matarrita-Cascante, D. (2018). The influence of self-efficacy beliefs in the academic performance of Latina/o students in the United States: A systematic literature review. Hispanic Journal of Behavioral Sciences, 40(2), 176-209. https://doi.org/10.1177/0739986318761323.

Martínez, J. G., & Medina, A. R. (2019). Enfoques de aprendizaje, autorregulación y autoeficacia y su influencia en el rendimiento académico en estudiantes universitarios de Psicología. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 9(2), 95-107.

Mella - Norambuena, J. A., Nazar -Carter, G., Sáez -Delgado, F., Bustos -Navarrete, C., López-Angulo, Y., & Cobo- Rendón, R. (2021). Variables sociocognitivas y su relación con la actividad física en estudiantes universitarios chilenos (Sociocognitive variables and their relationship with physical activity in Chilean university students). Retos, 40, 76–85. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.77921

Montero, I., & León, O. G. (2007). A guide for naming research studies in Psychology. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(3), 847-862.

Montes de Oca, C. I. M., & Herrera, C. R. M. (2019). La función predictora de la Autoeficacia en la Motivación Escolar en estudiantes de medicina del Ecuador. Revista UNIANDES Episteme, 6(4), 565-578.

Moreno, Y. C., & Blanco, A. B. (2016). Una revisión de la investigación educativa sobre autoeficacia y teoría cognitivo social en Hispanoamérica. Bordón. Revista de pedagogía, 68(4), 27-47.

Moreta-Herrera, R., Lara-Salazar, M., Camacho-Bonilla, P., & Sanchez-Guevera, S. (2019). Análisis factorial, fiabilidad y validez de la escala de autoeficacia general (EAG) en estudiantes ecuatorianos/Factor analysis, reliability and validity of the general self-efficacy scale (GSE) in ecuadorian students. Psychology, Society, & Education, 11(2), 193-205. https://doi.org/10.25115/psye.v10i1.2024.

Moreta-Herrera, R., Montes de Oca, C., Navarro Cuellar, L. F., & Villegas Villacrés, N. (2021). Validez factorial con estimación robusta de la Escala de Autoeficacia Percibida Específica de Situaciones Académicas (EAPESA) en universitarios ecuatorianos. Ciencias Psicológicas, 15(1), e2153. http://dx.doi.org/10.22235/cp.v15i1.2153.

Navarro-Loli, J. S., & Dominguez-Lara, S. A. (2019). Propiedades psicométricas de una escala de autoeficacia académica en una muestra de adolescentes peruanos. Psychology, Society & Education, 11(1), 53-68. https://doi.org/10.25115/psye.v10i1.1985.

Navea-Martín, A., & Varela-Montero, I. (2019). Variables motivacionales y cognitivas predictivas del rendimiento en estudiantes universitarios de Ciencias de la Salud. Educación Médica Superior, 33(1).

Olmedo, G. N., Yépez, M. P., Flores, F. G., & Gordillo, S. V. (2018). Autoeficacia académica: un factor determinante para el ajuste académico en la vida universitaria. SATHIRI, 13(2), 59-69. https://doi.org/10.32645/13906925.755.

Oriol-Granado, X., Mendoza-Lira, M., Covarrubias-Apablaza, C. G., & Molina-López, V. M. (2017). Emociones positivas, apoyo a la autonomía y rendimiento de estudiantes universitarios: el papel mediador del compromiso académico y la autoeficacia. Revista de Psicodidáctica, 22(1), 45-53. https://doi.org/10.1016/S1136-1034(17)30043-6.

Ortiz, M., Garrido, M., &, Castañeda. C. (2022). Autoeficacia y resiliencia: diferencias entre deportistas practicantes de fitness/culturismo y no deportistas. Retos, 44, 232–241. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.88937

Padilla, J. L., Acosta, B., Guevara, M., Gómez, J., & González, A. (2006). Propiedades psicométricas de la versión española de la escala de autoeficacia general aplicada en México y España. Revista Mexicana de Psicología, 23(2), 245-252.

Palenzuela, D. L. (1983). Construcción y validación de una escala de autoeficacia percibida específica de situaciones académicas. Análisis y Modificación de conducta, 9(21), 185-219.

Patricio-Gamboa, R., Alanya-Beltrán, J., Acuña-Condori, S. P., & Poma-Santivañez, Y. (2021). Perceived Self-Efficacy Geared Towards Education: Systematic Review. Espirales Revista Multidisciplinaria de Investigación, 5(37), 32-45.

Pérez, E. & Medrano, L. (2010). Análisis Factorial Exploratorio: Bases Conceptuales y Metodológicas. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, 2(1), 58- 66.

Prat‐Sala, M., & Redford, P. (2010). The interplay between motivation, self‐efficacy, and approaches to studying. British Journal of Educational Psychology, 80(2), 283-305.

Revelle, W. (2020). psych: Procedures for Psychological, Psychometric and Personality Research. R Package v. 2.0.12. https://CRAN.R-project.org/package=psych.

Rodríguez, C. F., & Canedo, M. D. M. F. (2019). Relación entre percepción de dominio del ambiente y autoeficacia en estudiantes universitarios. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 5(1), 381-390. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v5.1613.

Rojas, N. G. (2007). Implicaciones de la autoeficacia en el rendimiento deportivo. Pensamiento psicológico, 3(9), 21-32.

Rosales-Ronquillo, C. A., & Hernández-Jácquez, L. F. (2020). Autoeficacia académica y su relación con el rendimiento académico en estudiantes de nutrición. Revista Electrónica Educare, 24(3), 139-155. http://dx.doi.org/10.15359/ree.24-3.7

Sáez, F. M., Díaz, A. E., Panadero, E., & Bruna, D. V. (2018). Revisión sistemática sobre competencias de autorregulación del aprendizaje en estudiantes universitarios y programas intracurriculares para su promoción. Formación universitaria, 11(6), 83-98. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062018000600083.

San Juan, P. S., García, A. M. P., & Moreno, J. B. (2000). Escala de autoeficacia general: datos psicométricos de la adaptación para población española. Psicothema, 12(Su2), 509-513.

Satorra, A., & Bentler, P. M. (2010). Ensuring Positiveness of the scaled difference chi-square test statistic. Psychometrika, 75(2), 243-248.

Schwarzer, R. (1993). Measurement of perceive ed self-efficacy. Psychometric scales for cross-cultural research. Berlin, Germany: Freie Universität Berlin.

Steiger, J. H. (2007). Understanding the limitations of global fit assessment in structural equation modeling. Personality and Individual Differences, 42(5), 893-898. https://doi.org/10.1016/j.paid.2006.09.017.

Steinmetz, H. (2018). Estimation and comparison of latent means across cultures. En: Davidov, E., Schmidt, P., Billiet, J. & Meuleman, B. (Eds.). Cross-cultural analysis: Methods and Applications (pp. 85-116). Routledge Taylor & Francis Group https://doi.org/10.4324/9781315537078.

Tabachnick, B. & Fidell, L. (2019). Using Multivariate Statistics (7th ed.). Pearson Education Incorporation.

Thompson, M. S. & Green, S. B. (2006). Evaluating between-group differences in latent variable means. En: Hancock, G. R. y Mueller, R. O. Structural Equation Modeling: A Second Course (pp. 119-169). Information Age Publishing.

Trigueros, R., Aguilar-Parra, J., González-Santos, J., & Cangas, A. (2019). Validación y adaptación de la escala de control psicológico del profesor hacia las clases de educación física y su efecto sobre las frustraciones de las necesidades psicológicas básicas. Retos, 37(37), 167-173. doi.org/10.47197/retos.v37i37.71550

Tumino, M. C., Quinde, J. M., Casali, L. N., & Valega, M. R. (2020). Autoeficacia en estudiantes universitarios: el rol del empoderamiento académico. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, (14), 211-224. https://doi.org/10.46661/ijeri.4618.

Publicado

2022-09-28

Como Citar

García Álvarez, D., Cobo Rendón, R., & Hernández Lalinde, J. D. (2022). Validade, confiabilidade e invariância fatorial das escalas de autoeficácia geral e autoeficácia acadêmica em estudantes universitários. Retos, 46, 1093–1104. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94281

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)