Constituição do sujeito, Educação Física e sociomotricidade: campos em destaque
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.93008Palavras-chave:
Educação Física, sociomotricidade, sujeito, constituição do sujeito, cidadaniaResumo
O objetivo deste trabalho ensaístico é analisar criticamente a relação entre a corrente da sociomotricidade e a constituição do sujeito no campo disciplinar da Educação Física como um campo em tensões identitárias, reconhecendo a necessidade de transformação do campo pedagógico. e enfatizando a relevância de promover a formação das diferentes dimensões humanas a partir de uma compreensão abrangente da educação e do próprio ser humano. Nesse sentido, a reflexão defende que a Educação Física escolar atual continua sendo mediada por lógicas geralmente instrucionais, embora reconheça que deve ser repensada no contexto de uma educação verdadeiramente integral, que, além de complexa, tem como foco a constituição da disciplina visando o empoderamento, a cidadania emancipada, a participação protagonista, a corresponsabilidade, o exercício colaborativo em todas as dinâmicas do ato pedagógico, a convivência, entre outros aspectos que indicam e apontam para uma formação crítica de crianças e adolescentes a partir da ação motora.
Referências
Águila S., C. & López V., J. J. (2019). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física. Retos, 35, 413-421. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.62035
Ahualli, R. (2021). La Educación Física y la recreación, en asepsia. En: Reyes, A. y Romero, C. (Eds.). La Educación Física en tiempos de pandemia y confinamiento. Experiencias pedagógicas y reflexiones, (pp. 57-78). Chile: Universidad Adventista de Chule & Universidad de Cundinamarca.
Altamiranda, M.; Klein, S. & Sherman, J. (2015). La educación física como dispositivo de reproducción social: Hacia la teorización de la "Educación Popular del Cuerpo". 11º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 28 de septiembre al 10 octubre de 2015, Ensenada, Argentina.
Bernate, J. (2021). Pedagogía y didáctica de la corporeidad. Una mirada desde la praxis. Retos, 42, 27-36. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86667
Berruezo A., P. P. (2000). Hacia un marco conceptual de la psicomotricidad a partir del desarrollo de su práctica en Europa y España. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 37, 21-33. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=118056
Bourdieu, P. & Passeron, J. C. (1981). La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. 2ª ed. España: LAIA Editorial.
Chihuailaf V., L.; Mujica J., F. & Concha L., R. (2022). Psicomotricidad, corporalidad, género y filosofía positivista en Chile: análisis crítico de documentos ministeriales Retos, 45, 12-19. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91574
Crochick, J. L.; González, R. E. & Ferber, H. M. (2021). Poder, disciplina y prejuicio: la constitución del sujeto. Paradigma, 28(46), 133-156. https://doi.org/ 10.5377/paradigma.v28i46.12841
Duarte, J. A.; Rodríguez, L. C. & Castro, J. A. (2017). Cuerpo y movimiento en la educación inicial: concepciones, intenciones y prácticas. Infancias Imágenes, 16(2), 204-215. https://doi.org/10.14483/16579089.12267
Feitosa, A. M. (2016). Contribuições de Thomas Khun para uma epistemología da motricidade humana. Lisboa: Instituto Piaget.
Fernández, J. E. (2020). Educación en constituciones del mundo. Chile: Laboratorio constitucional UDP. Recuperado de: https://plataformacontexto.cl/cms/wp-content/uploads/2021/04/Educacion.pdf
Guarnizo C., N.; Pusch, N. & Campos P., F. (2021). La educación física entre las sugestiones: ¿las especificidades en el limbo? Retos, 40, 1-7. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82431
Guerrero R., J. & Osorio S., D. I. (2014). La opción crítica decolonial para repensar la educación física. Inclusión y Desarrollo, I(I), 57-71. Recuperado de: https://revistas.uniminuto.edu/index.php/IYD/article/view/1046
Hermoso, V. (2017). Esquela a Aricela Medina. Postdoctorado en Historia de la Educación en Venezuela desde una perspectiva crítica. Caracas, Venezuela: Centro Internacional Miranda.
Hernández G., D. & Recoder R., A. G. (2015). Historia de la actividad física y el deporte bases conceptuales. Premisas Ordenadoras. Síntesis Literatura. México: Impresos Chávez de la Cruz.
Huizinga, J. (2012). Homo Ludens. España: Alianza Editorial.
Ilich, I. (2011). La sociedad desescolarizada. Argentina: Ediciones Godot Argentina.
Lecaros S., J. M. (2019). El fenómeno de la esclavitud y del trabajo esclavo. Perspectiva histórico-jurídica e histórica. España: Caligrama Editorial.
Levin, E. (2017). Constitución del sujeto y desarrollo psicomotor. La infancia en escena. Argentina: Noveduc.
Lezana F., M. A. (2017). ¿Por qué es importante una Constitución? Revista Conamed, 22(1), 3-4. Recuperado de: https://www.medigraphic.com/pdfs/conamed/con-2017/con171a.pdf
Linzmayer G., L. A. (2017). Educación Física. Ideas y reflexiones disruptivas. Brasil: Appris Editora.
Llorent-Bedmar, V. & Llorent-Vaquero, M. (2015). La Educación en las constituciones de los países del cono sur americano. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(87), 293-310. https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100012
López R., V. (2013). Las habilidades motrices básicas en educación primaria. Aspectos de su desarrollo. Tándem Didáctica de la Educación Física, 43, 89-96. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/264486487_Habilidades_motrices_basicas_en_educacion_primaria_Aspectos_de_su_desarrollo
Losurdo, D. (2005). Contrahistoria del liberalismo. España: El Viejo Topo.
Madrona, P. G.; Contreras J., O. R. & Gómez B., I. (2008). Habilidades motrices en la infancia y su desarrollo desde una educación física animada. Revista Iberoamericana, 47. Recuperado de: https://rieoei.org/historico/documentos/rie47a04.htm
Martínez, D-O. & Goenaga, J. A. (2006). Cultura Física y Deportes, génesis, evolución y desarrollo hasta la Inglaterra del siglo XIX. Cuba: Editorial Deportes.
Maturana, H. (2020). El sentido de lo humano. Chile: Paidós.
Merleau-Ponty, M. (1975). Fenomenología de la percepción. España: Fondo de Cultura Económica.
Millaleo H., S. (2019). ¿Para qué sirve una Constitución?: reflexiones sobre la inclusión constitucional de los pueblos indígenas. Revista de Derecho, 32(1), 29-50. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-09502019000100029
Moreno-Doña, A.; Toro A., S. & Gómez G., F. (2020). Formación inicial de maestros de educación física: conectando un quehacer pedagógico decolonial con la intervención social, política e insurgente del espacio público. Retos, 37, 605-612. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74183
Moreno-Doña, A. (2020, abril, 27). Conversando con el Dr. Sergio Toro Arévalo [Archivo de video]. Recuperado de: https://cutt.ly/7ybOZgL
Moreno-Doña, A.; Campos V., M. & Almonacid F., A. (2012). Las funciones de la Educación Física escolar: una mirada centrada en la justicia social y la reconstrucción del conocimiento. Estudios Pedagógicos, XXXVIII(1), 13-26. Recuperado de: https://www.scielo.cl/pdf/estped/v38nespecial/art02.pdf
Moreno-Doña, A.; Valencia-Peris, A. & Rivera-García, E. (2016). La Educación Física Escolar en tres centros educativos de Chile: una caracterización de sus prácticas docentes. Qualitative Research in Education, 5(3), 255-275. http://dx.doi.org/10.17583/qre.2016.2105.
Mujica J., F. N. (2020). El término Educación Física en la postmodernidad: contribución de algunas perspectivas fenomenológicas. Retos, 38, 795-801. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73011
Oro, U. (1999). Ciência da motricidade humana. Perspectiva epistemológica em Piaget. Lisboa: Instituto Piaget.
Ortega y Gasset, J. (1983). Obras completas. Tomo IX. España: Revista de Occidente.
Parlebas, P. (2008). Juegos, deportes y sociedades. Léxico de praxiología. España: Editorial Paidotribo.
Párraga P., R. A. (2018). Sobre John Locke: contradicciones y aciertos del padre del liberalismo. Guatemala: Universidad Francisco Marroquín.
Pateti, Y. (2007). Reflexiones acerca de la corporeidad en la escuela: hacia la despedagogización del cuerpo. Paradigma, 28(1). Recuperado de: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512007000100006
Peña T., S.; Toro A., S.; Cárcamo O., J.; Hernández M., C. & Cresp B., M. (2021). La fragmentación del conocer en Educación Física. Retos, 39, 231-237. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77414
Pereyra, G. (2018). Locke y la teoría de la rebelión popular. Estudios Políticos, 44, 185-201. Recuperado de: http://www.scielo.org.mx/pdf/ep/n44/0185-1616-ep-44-185.pdf
Pérez R., E. A. (2018). Historia del deporte y la Educación Física. Colombia: Editorial Kinesis.
Pottstock P., E. (2014). La justicia en el pensamiento de Hobbes, Locke, Hegel y Kant. Revista de Derecho, 5, 353-364. Recuperado de: https://revistas.uchile.cl/index.php/RDEP/article/view/35845
Prados M., M. E. (2020). Pensar el cuerpo. De la expresión corporal a la conciencia expresivocorporal, un camino creativo narrativo en la formación inicial del profesorado. Retos, 37, 643-651. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74256
Ramírez, E. (2014). Aventura del movimiento. Los senderos de la Educación Física. Caracas, Venezuela: Del autor.
Reyes R., A. &. (2021a). La Educación Física o «el qué cosa» en los discursos del centro y «la periferia», en: Salazar C., H. y Parada, M. (Eds.). Acercamientos hermenéuticos II. Sociedad, educación y epistemología, (pp. 125-164). Universidad Adventista de Chile.
Reyes R., A. D. (2021b). Educación Física crítica: experiencias, aplicaciones y posibilidades. El caso venezolano. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 23, 29-51. https://doi.org/10.24197/aefd.0.2021.29-51
Reyes, R., A. D. (2020a). Políticas públicas y constitución del sujeto político. Revista Educación y Sociedad, 18(3), 33-40. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8087896
Reyes R., A. D. (2020b). Enriquecimiento motor y el juego como primigenia. Huellas, 9, 4-8. Recuperado de: https://cutt.ly/gFnBtld
Reyes R., A. D. y Reyes, C. (2020). Formación de profesores en educación física en la Micromisión Simón Rodríguez. Caso: Monagas-Anzoátegui. Trenzar. Revista De Educación Popular, Pedagogía Crítica e Investigación Militante, 2(4), 105-126. Recuperado de: https://revista.trenzar.cl/index.php/trenzar/article/view/63
Reyes R., A. D.; Reyes R., A. & Reyes R., C. (2020). Dispositivos que median las relaciones en la clase de educación física. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 19(41), 71 – 86. https://doi.org/10.21703/rexe.20201941reyes5
Reyes, A. (2019). Motricidad humana: Algo más que un giro lingüístico. ¿Qué, del cuerpo y la Educación Física? Revista Educare, 23(1), 54-84. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6963157
Reyes, A. (2016a). Educar ¡La clave!, ¡El riesgo! Caracas, Venezuela: Ediciones UNEY & Fundación Editorial El perro y la rana.
Reyes, A. (2016b). Pensar la educación física. Diálogos Pedagógicos, XIV(27), 107-129. Recuperado de: http://revistas.bibdigital.uccor.edu.ar/index.php/dialogos/article/view/287
Rico, S. A. (2017). Ser o no ser (un cuerpo). España: Seix Barral.
Rivero H., Y. R. (2011). La educación primaria en los Códigos de Instrucción Pública de Venezuela 1843-1897. Procesos Históricos, 20, 50-61. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/200/20019154004.pdf
Rodríguez A., M. (2010). El origen del deporte contemporáneo en los países centrales y su legado en la evolución de la Educación Física. Revista EFDeportes, 15(147). Recuperado de: https://www.efdeportes.com/efd147/el-origen-del-deporte-contemporaneo-en-los-paises-centrales.htm
Rojas, A. (1996). Ideas educativas de Simón Bolívar. 3ª ed. Caracas, Venezuela: Monte Ávila Editores Latinoamericana.
Ruiz-Pérez, L. M.; Ruiz-Amengual, A. & Linaza-Iglesias, J. L. (2016). Movimiento y lenguaje: Análisis de las relaciones entre el desarrollo motor y del lenguaje en la infancia. RICYDE. Revista internacional de ciencias del deporte, 46(12), 382-398. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/710/71047482004.pdf
Salgado H., A. (1994). Juega con tu hijo… ¡Conviértelo en genio! México: Libra Editorial.
Sartre, J. P. (1993). El ser o la nada. España: Sarpe.
Sérgio, M. (2004). El deporte y la Motricidad humana: Teoría y Práctica. Simposio Internacional de Cuerpo y motricidad y desarrollo Humano, 19-22 de mayo de 2004. Universidad de Antioquia. Medellín, Colombia.
Sérgio, M. (1994). Motricidad Humana. Lisboa: Instituto Piaget.
Seybold, A. (1976). Principios didácticos de la Educación Física. Argentina: Editorial Kapelusz.
Tatián, D. (2018). La potencia de los esclavos. Conjetura sobre un silencio de Spinoza. Revista Co-herencia, 15(28), 225-244. https://doi.org/10.17230/co-herencia.15.28.10.
Tesies C., E. (2019). Control social y dispositivo pedagógico en la enseñanza por competências (Contexto escolar del siglo XXI). Espacio Abierto, 28(4), 126-147. Recuperado de: https://www.redalyc.org/journal/122/12264392007/html/
Tojal, J. (2004). Da Educação Física a motricidade humana. A preparacao do profissional. Lisboa: Instituto Piaget.
Trigo, E. (2000). Fundamentos de la motricidad: aspectos teóricos, prácticos y didácticos. Madrid: Gymnos Editorial Deportiva.
Tueros W., E. (2006). El educador, sujeto ético y político. Educación, 15(29), 35-51. Recuperado de: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/2333
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2021). Right to pre-primary educationA global study. París: UNESCO.
Zárate V., A.; Castro S., U. & Tirado P., I. (2017). Crecimiento y desarrollo normal del preescolar. Una mirada desde la atención primaria. Revista Pediatría Electrónica, 14(2), 27-33. Recuperado de: https://www.revistapediatria.cl/volumenes/2017/vol14num2/pdf/CRECIMIENTO_DESARROLLO_NORMAL_PREESCOLAR.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Alixon David Reyes Rodríguez
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess