Corpo e Escola: o ensino de educação física como experiência democrática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91858Palavras-chave:
Corpo; Democracia; Biopolítica; Escola; Educação Física; ExperiênciaResumo
A recuperação do corpo é uma discussão que a história da filosofia recolhe desde o início do século XX. O impacto dessa discussão na escola e no ensino da educação física será abordado a partir de uma abordagem biopolítica afirmativa, que permite a coconstrução de práticas que fortaleçam a convivência democrática na instituição escolar. Em uma primeira seção, a democracia relacional é abordada como expressão da materialidade do corpo, a partir de sua condição individual e coletiva. Na segunda seção, discute-se a invisibilidade do corpo na escola, a partir das práticas escolares implementadas em uma sociedade de mercado. Na terceira seção, são expostas algumas tensões vivenciadas por estudantes de educação física durante a ditadura cívico-militar a partir de suas experiências de construção de práticas de ensino-aprendizagem que se posicionam a partir da recuperação do corpo individual e coletivo, e cuja práxis é exposta como resistência. • política de formação profissional da época. Na conclusão, são expostas as implicações de um ensino-aprendizagem da educação física a partir de uma democracia relacional que a partir de sua prática subverte a docilização das corporalidades e as demandas político-institucionais da escola.
Referências
Águila, C. & López, J. (2019). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física. Retos, 35, 413-421.
Arancibia, L. Soto, P. & González, A. (2016). Imaginarios sociales y biopolítica en la Escuela: la mujer como cuerpo del delito. Revista Cinta de Moebio, 55, 29-46.
Butler, J. (2014). Nosotros el pueblo: apuntes sobre la libertad de reunión. En A. Badiou, P. Bourdieu, J. Butler, G. Didi-Huberman, S. Khiari & J. Rancière. ¿Qué es un pueblo? (pp. 41-59). LOM.
Calvo, C. (2005). Entre la educación corporal caótica y la escolarización corporal ordenada. Revista Iberoamericana de Educación, 39(1), 91-106.
Calvo, C. (2018). Educación y escolarización: distinción indispensable para el rescate de la intuición en los procesos de aprendizaje. En M. Mendoza, & A. Moreno (Eds.). Infancia, juego y corporeidad: Una mirada al aprendizaje desde el sur global (pp.124-140). Ediciones de la Junji.
Castro, E. (2011). Diccionario Foucault. Temas, concepto y autores. Siglo XXI.
Cortina, A. (2000). El sentido de las profesiones. En A. Cortina, & J. Conill. 10 palabras clave en ética de las profesiones (pp.13-28). Verbo Divino.
Chaparro, H., & Guzmán, C. (2012). Prácticas corporales, educación física y subjetividad en los procesos formativos: una revisión conceptual. Kinesis.
Deleuze, G. (2006). Post-scriptum sobre las sociedades de control. Polis. Revista de la Universidad Bolivariana, 13(5) p.s/n.
Esposito, R. (2006). Bíos. Biopolítica y filosofía. Amorrortu.
Esposito, R. (2013). Vida biológica y vida política. Revista Pléyade, 12, 15-33.
Foucault, M. (2009). Vigilar y castigar: Inicios de la opresión. Siglo XXI Editores.
Freire, P. (2005). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores.
Gallo, L. (2009). El cuerpo en la educación da qué pensar: perspectivas hacia una educación corporal. Estudios pedagógicos, 35(2), 232-242. doi: 10.4067/ S0718-07052009000200013
Gallo, L. & Martínez, L. (2015). Líneas pedagógicas para una educación corporal. Cuadernos de Pesquisa, 45(157), 612-629.
Gamboa, R. Jiménez, G. Peña, N. Gaete, C. & Aguilera, D. (2018). Prácticas corporales e innovación en educación infantil (0-6 años): análisis crítico desde la mirada de expertos. Revista Brasileira de Ciencias do Esporte, 40(3), 224-232. doi:/10.1016/j.rbce.2018.03.010
Gamboa, R. Rojas, C., Soto, C. & Varas, P. (2020). Corporeidad, Infancia y Sobreescolarización. En R. Gamboa, & C. Fernández (Eds). Corporeidad y escuela: lógicas que (in)visibilizan inter-subjetividades (pp. 117-123). Ediciones Universitarias de Valparaíso.
Larrosa, J. (2003). La experiencia y sus lenguajes. Seminario internacional: la formación docente entre el siglo XIX y el siglo XXI. Series encuentros y seminarios. Recuperado Agosto 15, 2021, de http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL001424.pdf
Martínez-Álvarez, L. & González-Calvo, G. (2016). Docentes de carne y hueso: enseñar con cuerpo. Agora Para la Educación Física y el Deporte, 18(3), 259-273.
Maturana, H. & Dávila, X. (2015). El árbol del vivir. MYP Editores.
Moreno, A. Gamboa, R. & Poblete, C. (2014). La educación física en Chile: análisis critico de la documentación ministerial. Revista Brasileña Ciências do Esporte, 36(2), 411-427. https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000200010
Moreno, A. Toro, S. & Rivera E. (2021). Corporeidades enactivas: Violeta Parra “de cuerpo entero”. En E. Galak, & I. Gomes. Cuerpos, políticas y estéticas. (pp.61-71). Biblos.
Mujica, F. (2020). El término Educación Física en la postmodernidad: contribución de algunas perspectivas fenomenológicas. Retos, 38, 795-801.
Murcia, N. & Corvetto, G. (2021). Motricidad y corporeidad como relaciones basadas en el desarrollo de lo humano. Cinta de Moebio, 70, 55-67. https://doi.org/10.4067/S0717-554X2021000100055
Nietzsche, F. (1993), El crepúsculo de los ídolos. Alianza Editorial.
Osorio, J. (2017). Habitar/Des-habitar, re-significar y transformar las escuelas. Nueva Mirada.
Peña, S. Toro, S. Cárcamo, J. Hernández, C. & Cresp, M. (2021). La fragmentación del conocer en educación física. Retos, 39, 231-237.
Pikler, E. (2000). Moverse en libertad. Desarrollo de la motricidad global. Narcea.
Prados, M. (2020). Pensar el cuerpo. De la expresión corporal a la conciencia expresivocorporal, un camino creativo narrativo en la formación inicial del profesorado. Retos, 37, 643-651.
Revel, J. (2009). Diccionario Foucault. Nueva Visión.
Riego, I. (2019). El Rol de la Educación Superior de cara a los desafíos sociales de América Latina y el Caribe. Lección Inaugural del VII Foro de Responsabilidad Social. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.
Rodríguez, Y. (2017). El cuerpo y la lúdica: herramientas promisorias para la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Sophia-Educaciòn, 13(2), 47-52. doi:/10.18634/sophiaj.13v.2i.740.
Scharagrodsky, P. & Southwell, M. (2004). El cuerpo en la escuela. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología.
Soto, P. (2016). Multitud y teoría ascendente del poder: reflexiones acerca de la posibilidad de una democracia radical. Revista hermenéutica intercultural, 25, 131-156. doi.org/10.29344/07196504.25.519
Soto, P. (2020). Escuela. En Espinoza, R. & Angulo, F. (Coords.). Conceptos para disolver la educación capitalista. (pp.351-361). Terra Ignota.
Trigueros, C. Rivera, E. & Moreno, A. (2020). The Big Bang Theory o las reflexiones finales que inician el cambio. Revisando las creencias de los docentes para construir una didáctica para la Educación Física Escolar. Retos, 37.
Varela, F. (2015). El fenómeno de la vida. Saez.
Vaca, M. & Varela, M. (2008). Motricidad y aprendizaje: el tratamiento pedagógico del ámbito corporal (3-6). Graó.
Zambrano, M. (1950). Hacia un saber sobre el alma. Losada.
Zambrano, M. (2007). El hombre y lo divino. Fondo de Cultura Económica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Rodrigo Gamboa Jiménez, Pamela Soto García, Gladys Jiménez Alvarado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess