Sentimentos e aprendizados que emergem do Encontro Interuniversitário de Expressão Corporal

Autores

  • Silvia Garcías de Ves Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya (INEFC), Universitat de Lleida (UdL) Partida la Caparrella s/n, E-25192, Lleida, Spain https://orcid.org/0000-0002-8731-1543
  • Mercè Mateu Serra Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC), centro de Barcelona (Uni-versitat de Barcelona) https://orcid.org/0000-0002-8731-1543
  • Luciana Spadafora integrante del grupo de investigación Didáctica de la Actividad Física para la Educación, la Cultura y el Bienestar (DECUBIAF) del Instituto Nacional de Educación Física de Cata-luña (INEFC), centro de Lleida (Universitat de Lleida). http://orcid.org/0000-0001-7809-5597
  • José Manuel Armada Crespo Universidad de Córdoba https://orcid.org/0000-0003-2429-5600

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91461

Palavras-chave:

Expressão Corporal, Extensão Universitária, emoções, aprendizagem cooperativa, Encontro Interuniversitário

Resumo

A educação e a inteligência emocional, assim como as emoções, estão cada vez mais integradas em nossa sociedade e sistemas educacionais. O mesmo acontece com a aprendizagem significativa por meio de atividades cooperativas e o desenvolvimento de habilidades socioafetivas. Esta pesquisa se preocupa em conhecer as emoções, sensações e aprendizados que uma atividade cooperativa de expressão corporal em extensão universitária (ECEU) pode gerar. Para isso, foi aplicado o questionário POMS e dez perguntas abertas aos participantes do IX Encontro Interuniversitário de Expressão Corporal realizado em Huesca, obtendo uma amostra de 64 respostas representadas por 31 homens (48,4%) e 33 mulheres (51,6%). A análise semântica do discurso gerou categorias de palavras que ressoam emoções consigo mesmo, com o outro, crescimento social, vivencial e pessoal; espaço e lugares de interação (ambiente), vínculo social e aprendizagem. Tudo isso indica que essa experiência extra-acadêmica de extensão universitária foi enriquecedora em nível afetivo-comportamental, social e cognitivo. Sugere-se promover sua continuidade devido aos benefícios observados com as respostas obtidas. Conclui-se que as atividades do ECEU geram um impacto emocional positivo entre os participantes e que a riqueza que traz, além de satisfatória, gera bem-estar pessoal e social.

Biografias Autor

Mercè Mateu Serra , Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC), centro de Barcelona (Uni-versitat de Barcelona)

Dra. Mercè Mateu Serra, Profesora de Expresión corporal y danza, de Prácticas de conciencia corporal y con apoyo musical, de Educación para la salud, de Prácticum, de Trabajo Fin de Grado, en el Máster de Secundaria, en el Máster MAFiE, en el Máster de Salud y Coordinadora del Máster de Secundaria en el Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya (INEFC), Centre de Barcelona (Universitat de Barcelona, UB)

Luciana Spadafora , integrante del grupo de investigación Didáctica de la Actividad Física para la Educación, la Cultura y el Bienestar (DECUBIAF) del Instituto Nacional de Educación Física de Cata-luña (INEFC), centro de Lleida (Universitat de Lleida).

Dña. Luciana Spadafora con N.I.E. Y4883177S, integrante del grupo de investigación Didáctica de la Actividad Física para la Educación, la Cultura y el Bienestar (DECUBIAF) del Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC), centro de Lleida (Universitat de Lleida).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2702-6385

 

José Manuel Armada Crespo , Universidad de Córdoba

D. José Manuel Armada Crespo con D.N.I. 15452742P, profesor en la Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didácticas Específicas en la Universidad de Córdoba.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2429-5600

 

Referências

Armada, J. M., Montávez, M. & González, I. (2021). Influencia de la expresión corporal en el desarrollo de las habilidades socioafectivas en educación secundaria. Movimento, 26, 1-12.

Bisquera, R. (2015). Universo de emociones. PalauGea Comunicación S.L.

Bisquerra, R. (2016). Universo de emociones: la elaboración de un material didáctico. En J. L. Soler, L. Aparicio, O. Díaz, E. Escolano & A. Rodríguez (Coords), Inteligencia Emocional y Bienestar II: reflexiones, experiencias profesionales e investigaciones (pp.20-31). Villanueva de Gallego (Zaragoza): Ediciones Universidad San Jorge.

Bortoleto, M.A.C. (Coord.). (2021). Antualpa, K., León, K., Schiavon, L., Bacciotti, S., Carbinatto, M.V., Oliveira, M., Santos, M. & Mateu, M. Seminario Internacional Extensao e Ensino. Grupo Técnico Didáctico FEF. https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=UU_IfZdTr2Q&feature=youtu.be

Bortoleto, M. A. C. & Mateu, M. (2011). La lógica interna y los dominios de acción motriz de las situaciones motrices de expresión (SME) (The internal logic and action domain of motor skills in motor expression situations (MES). Emancipacao, 11(1), 129-142. https://doi.org/10.5212/emancipacao.v.11i1.0010

Canales-Lacruz, I., & Corral-Abós, A. (2020). Interacción visual y lógica interna en las tareas de expresión corporal (Visual Interaction and Internal Logic when Performing Corporal Expression Exercises). Retos, 2041(40), 224-230. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.80721

Coelho, G.C. (2014). O papel pedagógico da Extensão universitária. Em Extensão, 13, 2, 11-24.

Coelho, G. C. (2017). La extensión universitaria y su inserción curricular. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, 5(2), 5-36.

Coterón, J., Sánchez, G., Montávez, M., Llopis, A. & Padilla, C. (2008). Los cuatro ejes de la dimensión expresiva del movimiento. En G. Sánchez et al. (Coords.), Expresión Corporal. Investigación y Acción Pedagógica (pp. 145-155). Salamanca: Amarú.

De Rueda, B. & López, C. (2013). Música y programa de danza creativa como herramienta expresión de emociones. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (24), 141-148.

Ekman, P. (2012). El rostro de las emociones. Signos que revelan significado más allá de las palabras. Barcelona: RBA.

Fuentes, I., Balaguer, I., Meliá, J.L., & García-Merita, M.L. (1995). Forma abreviada del Perfil de los Estados de Ánimo (POMS). En E.Canton (Ed.) Actas del V Congreso Nacional de Psicología de la Actividad Física y el Deporte (pp. 29-39). Valencia: Universitat de Valencia.

García, I., Pérez, R., & Calvo, Á. (2015). Iniciación a la danza como agente educativo de la expresión corporal en la educación física actual. Aspectos metodológicos. Retos, (20), 33-36. https://doi.org/10.47197/retos.v0i20.34621

Gil, J. (2016). Los contenidos de Expresión Corporal en el título de grado en Ciencias del Deporte (Tesis doctoral). Universidad Politécnica de Madrid, Madrid.

González, T. y Cano, A. (2010). Introducción al análisis de datos en investigación cualitativa: tipos de análisis y procesos de codificación. Nure Investigación, 45, 1-10.

Górriz, J., Garcías, S., & Mateu, M. (2020). Conciencia corporal, reconocimiento y representación de los estados de ánimo: educación emocional a través de la danza. En J. Gil, C. Padilla, & C. Torrents (Eds.), Artes escénicas y creatividad para transformar la sociedad y la educación (pp. 167-180). Madrid: AFYEC (Actividad Física y Expresión Corporal).

De Manuel, E., y Donadei, M. (2018). La extensión universitaria como dinamizadora de la función social compleja de la universidad. Estoa. Revista de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Cuenca, 7, 202-228.

Lara-Aparicio, M., Mayorga-Vega, D. M. & López-Fernández, I. (2019). Expresión Corporal: Revisión bibliográfica sobre las características y orientaciones metodológicas en contextos educativos. Acción motriz, (22), 23-34.

Mateu, M. y Bortoleto, M.A. (2011). La lógica interna y los dominios de acción motriz de las situaciones motrices de expresión (SME). Emancipaçao, 11(1), 129-142. Doi:10.5212/Emancipacao.v.11i1.0010

Megías, M. I. (2009). Optimización en procesos cognitivos y su repercusión en el aprendizaje de la danza. Universitat de València.

Menegaldo, F.R., & Bortoleto, M. A.C. (2021). Extensão universitária e reconhecimento social. Revista Internacional de Extensão da UNICAMP / International Journal of Outreach and Community Engagement, 2(August). https://doi.org/10.20396/ijoce.v2i00.15272

Montávez, M. (2011) La expresión corporal en la realidad educativa. Descripción y análisis de su enseñanza como punto de referencia para la mejora de la calidad docente en los centros públicos de educación primaria de la ciudad de Córdoba (Tesis doctoral). Universidad de Córdoba, Córdoba

Navalón-García, R. (2017). La extensión universitaria como estrategia de desarrollo territorial: la experiencia de la red de sedes universitarias de la Universidad de Alicante. Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales, 49(192), 231-246.

Nieto, M. P. (2020). Evaluación Del Perfil De Estados De Ánimo En Bailarines De Danza Española Y Flamenco. Revista Iberoamericana de Psicologia del Ejercicio y el Deporte, 15(2), 125-130.

Pujolás, P. (2003). El aprendizaje cooperativo: Algunas Ideas prácticas. Recuperado de: http://darioreal.260mb.net/acooperativo/acooperativo_perepujolas.pdf?i=1

Pujolás, P. (2012). Aulas inclusivas y aprendizaje cooperativo. Educatio Siglo XXI, 1(30), 89-112.

Sáez, U., Lavega, P., Mateu, M. & Rovira, G. (2014). Emociones positivas y educación de la convivencia escolar. Contribución de la expresión motriz cooperativa. RIE, Revista de Investigación Educativa, 32, 2. https://doi.org/10.6018/rie.32.2.183911

Sagayo, S. (2014). El análisis del discurso como técnica de investigación cualitativa y cuantitativa en las ciencias sociales. Cinta Moebio, 49, 1-10

Sánchez, G., Coterón, J., Padilla, C., Llopis, A. & Montávez, M. (2008). La Expresión Corporal en el marco del Espacio Europeo de Educación Superior. Un proyecto de consolidación. En G. Sánchez et al. (Coords.), El movimiento expresivo. II Congreso internacional de Expresión Corporal y Educación (pp. 17-28). Salamanca: Amarú.

Sánchez, G., Sánchez, A., Ruiz, F., Padilla, C., Torrents, C., Fernández, B., … Romero, M. R. (2020). Diez años de Encuentros Interuniversitarios de grupos de expresión corporal y danza. En J. Gil, C. Padilla, & C. Torrents (Eds.), Artes escénicas y creatividad para transformar la sociedad y la educación (pp. 147-166). Madrid: AFYEC (Actividad Física y Expresión Corporal).

Rivera, M., & Velázquez, T. (2017). Bienestar emocional: clave para la justicia comunal. En J. Ansion, A. Peña, M. Rivera, & A. M. Villacorta (Eds.), Justicia intercultural y bienestar emocional. Restableciendo vínculos. Lima: Fondo Editorial.

Sánchez-Molina, A., González-Martí, I., & Hernández-Martínez, A. (2021). Percepción del profesorado de Educación Física sobre el Aprendizaje Cooperativo y su relación con la Inteligencia Emocional. Retos, 41, 735-745. https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.86198

Vergara, N., Fuentes, A., Gonzales, H., Cadagan, C., Morales, S., Poblete, C., & Poblete, C. E. (2020). Efecto de la danza en la mejora de la autoestima y el autoconcepto en niños, niñas y adolescentes: Una revisión. Retos, (40), 385-392. https://doi.org/10.47197/RETOS.V0I40.76933

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Garcías de Ves, S., Mateu Serra, M., Spadafora, L., & Armada Crespo, J. M. (2022). Sentimentos e aprendizados que emergem do Encontro Interuniversitário de Expressão Corporal. Retos, 45, 1076–1086. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91461

Edição

Secção

Monográfico. Expressão Corporal e Pesquisa. Das ocorrências às certezas