Implementação da avaliação formativa por alunos de Pedagogia em Educação Física

Autores

  • María Vergara Tapia
  • Mónica Flores Bastías
  • Lucía Illanes Aguilar
  • Felipe Poblete-Valderrama Universidad Santo Tomás, Valdivia. Chile.Doctorado en Educación, Universidad Academia de Humanismo Cristiano. http://orcid.org/0000-0002-8960-3996

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86558

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Formação Docente, Prática Profissional, Pedagogia em Educação Física, Ensino Superior

Resumo

Esta pesquisa enfoca a área de Formação Inicial de Professores (FID) em Pedagogia em Educação Física (PEF). O objetivo é conhecer a forma como os alunos em processo de FID no PEF implementam a avaliação formativa nas aulas que frequentam na sua prática profissional. É realizado por meio de uma abordagem quantitativa, descritiva, não experimental, transversal, onde foram considerados 64 alunos de uma instituição de ensino superior privada do Chile. O instrumento de coleta de informações utilizado foi um roteiro de observação aplicado por professores supervisores de prática profissional que considera as dimensões de: a) Feedback, b) Preparação e implementação ec) Resposta dos escolares. Os resultados verificam a aplicação de feedback, suporte diferenciado conforme exigido pelos escolares e tratamento do erro; mas não aplicam de forma sistemática a autoavaliação ou coavaliação, nem registro do que é feito pelos alunos em sala de aula. Pode-se concluir que, embora a avaliação formativa seja incorporada ao desenvolvimento da prática profissional dos alunos no processo de FID no PEF, ela não abre espaço para o diálogo quanto ao processo avaliativo (autoavaliação e avaliação por pares).

Referências

Agencia de la calidad de la Educación. (2016). Estudio sobre formación inicial docente en evaluación educacional.

Álvarez Méndez, J. (1993). Evaluar para conocer, examinar para excluir. Ediciones Morata S.L. Madrid.

Asún S, Fraile A, Aparicio, JL, Romero Mª (2020). Dificultades en el uso del feedback en la formación del profesorado de Educación Física. Retos, 37(37), 85-92. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71029

Barrientos Hernán, E., López Pastor, V., & Pérez-Brunicardi, D. (2018). ¿Por qué hago evaluación formativa y compartida y/o evaluación para el aprendizaje en EF? La influencia de la formación inicial y permanente del profesorado. Retos, 36(36), 37-43. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.66478

Black, Paul & D. Wiliam (2009). “Developing a theory of formative assessment”. Educational Assessment, Evaluation and Accountability. 21, (1): 5-31.

Broadfoot, P. M., Daugherty, R., Gardner, J., Gipps, C. V., Harlen, W., James, M., et al. (1999). Assessment for learning: Beyond the black box. Cambridge, UK: University of Cambridge School of Education.

DinanThompson, M., & Penney, D. (2015). Assessment literacy in Primary Physical Education. European Physical Education Review, 21 (4), 485–503. https://doi.org/10.1177/1356336X15584087

Gallardo-Fuentes, F., & Carter Thuillier, B. (2015). La evaluación formativa y compartida durante el prácticum en la formación inicial del profesorado: Análisis de un caso en Chile. Retos, (29), 258-263. https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.43550

Gallardo-Fuentes, F., López-Pastor, V., & Carter-Thuillier, B. (2020). Ventajas e Inconvenientes de la Evaluación Formativa, y su Influencia en la Autopercepción de Competencias en alumnado de Formación Inicial del Profesorado en Educación Física. Retos, 38(38), 417-424. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.75540

Hamodi, C. López Pastor, V. & López Pastor, A. (2015). Medios, técnicas e instrumentos de evaluación formativa y compartida del aprendizaje en educación superior. Perfiles educativos. 37(147), 146-161. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=132/13233749009

López Pastor, V., Molina Soria, M., Pascual Arias, C., & Manrique Arribas, J. (2019). La importancia de utilizar la Evaluación Formativa y Compartida en la Formación Inicial del Profesorado de Educación Física: los Proyectos de Aprendizaje Tutorado como ejemplo de buena práctica. Retos, 37(37), 620-627. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74193

López Pastor, V., Molina, M., Pascual C., & Manrique, J. (2020). La importancia de utilizar la Evaluación Formativa y Compartida en la Formación Inicial del Profesorado de Educación Física: los Proyectos de Aprendizaje Tutorado como ejemplo de buena práctica. Retos, N°37. 620 -627.

López, C., Benedito, V., & León, M. (2016). El enfoque de competencias en la formación universitaria y su impacto en la evaluación: la perspectiva de un grupo de profesionales expertos en Pedagogía. Formación universitaria, 9(4), 11-22. doi: 10.4067/S0718-50062016000400003

López-Pastor V. M. & Pérez-Pueyo, A. (coords.) (2017). Evaluación formativa y compartida en Educación: experiencias de éxito en todas las etapas educativas. León: Universidad de León. http://buleria.unileon.es/handle/10612/5999

López-Pastor, V. M. (coord.) (2009). La Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior: propuestas, técnicas, instrumentos y experiencias. Narcea: Madrid.

Moreno, T. (2012). La evaluación de competencias en educación. Revista Sinéctica, 2012, Vol,39.01-20.http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-109X2012000200010&lng=es&nrm=iso

Pedro Ravela, B., & Loureiro, G. (2017) ¿Cómo mejorar la evaluación en el aula? Grupo Magro Editores, México.

Ramírez Navarro, M. (2011) Evaluar contextos para entender el proceso del aprendizaje, cap. 5. La Evaluación Formativa. Jalisco. México.

Stobart, G. (2006) Tiempo de prueba: Ed Morata. Madrid. España.

Wiliam, D., & Thompson, M. (2007) Integrating assessment with instruction: What will it take to make it work? In C. A. Dwyer (Ed.), The future of assessment: Shaping teaching and learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Vergara Tapia, M., Flores Bastías, M., Illanes Aguilar, L., & Poblete-Valderrama, F. (2022). Implementação da avaliação formativa por alunos de Pedagogia em Educação Física. Retos, 43, 916–922. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86558

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2