Mudanças nas estratégias didáticas da ginástica em quarentena: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86527Palavras-chave:
Aprendizagem, quarentena, educação física, estratégias de ensino, pandemiaResumo
Este artigo de pesquisa expõe a mudança da estratégia da ginástica presencial para a virtualidade na área de educação física devido à ocorrência de quarentena por Covid-19, o problema de pesquisa foi realizado no contexto da Puente Amarillo Instituição educacional com foco em aprendizagem significativa e experiências emocionais adquiridas por alunos do segundo ano durante as aulas. Diante do exposto, a abordagem da pesquisa se estabelece na abordagem qualitativa, com um método de estudo de caso para investigar os eventos fenomenológicos que são visualizados na realidade dos alunos, as técnicas de coleta de informações utilizadas foram, a entrevista, a filmagem e a observação. Constatou-se que os ambientes gerados pelo lúdico e as plataformas digitais adequadas formam uma aprendizagem que atinja objetivos nas competências estabelecidas na área de educação física, por sua vez, torna-se necessário que o presencial seja essencial na formação educacional.
Referências
Bautista, B. (2020). Las bases de una vida sana en educación infantil. MADRID. Revista de Innovación Didáctica de Madrid. (63), 38-55.
Capote, G. Torres, C. Analuiza, E. Sánchez, Y., & Alomoto, M. (2017). La estimulación temprana en la gimnasia artística. Lecturas: Educación Física y Deportes.
Carrasco, P. L. (2018). La gimnasia formativa en la motricidad gruesa de los niños de Tercer año de Educación General Básica de la Escuela Básica Patate. (proyecto de grado). Universidad Técnica de Ambato. Facultad de Ciencias Humanas y de la Educación. Ecuador.
Chacón, O. M., & Esquivel, S. (2020). Efectos de la cuarentena y las sesiones virtuales en tiempos del COVID-19. ECO MATEMATICO, 11(1), 18-26. https://doi.org/10.22463/17948231.2599
Reguera, O., & Gutiérrez, Á. (2015). Implementación de un programa de Gimnasia Acrobática en Educación Secundaria para la mejora del autoconcepto. RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (27), 114-117. https://doi.org/10.47197/retos.v0i27.34359
Fuster, D. E. (2019). Investigación cualitativa: Método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y Representaciones, 7(1), 201-229. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2307-79992019000100010
García, J. Á. (2012). La educación emocional, su importancia en el proceso de aprendizaje. Revista Educación, 36(1), 97-109. redalyc.org/pdf/440/44023984007.pdf
Gato, E. M. (2017). Plan de actividades físico-deportiva-recreativas para el desarrollo del Deporte Participativo en 2do. Grado (Master's thesis, Facultad de Cultura Física).
González, J. (2020). ¿Cómo fortalecer el contrato didáctico en tiempos de cuarentena?. Comunicación presentada en Experiencias de práctica a distancia (19 de mayo de 2020). Universidad de los Andes.
Guerrero, M. A. (2016). La investigación cualitativa. INNOVA Research Journal, 2(1), 1-9. https://doi.org/10.33890/innova.v1.n2.2016.7
Hernández, A. (2020). Acceso, usos y problemas en la educación virtual: una aproximación a las experiencias de estudiantes y docentes durante la cuarentena obligatoria en Argentina. Pacha. Revista de Estudios Contemporáneos del Sur Global, 1(1), 68-75. https://doi.org/10.46652/pacha.v1i1.5
López, J. D. (2020). Hacia una educación física pertinente en una región de altitud del Perú en época de pandemia. Revista Peruana de ciencia de la actividad física y del deporte, 7(4), 2-2. https://rpcafd.com/index.php/rpcafd/article/view/119
Mamani, D., Laque, G., & Mamani, N. (2019). Programa de aprendizaje de gimnasia básica para niñas del nivel inicial. Revista Innova Educación, 1(1), 57-65. https://doi.org/10.35622/j.rie.2019.01.005
Martínez, J. D. (1998). El diario como instrumento de investigación de los procesos de enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras. VIII Congreso Internacional de ASELE,(Alcalá de Henares, 17-20 de septiembre de 1997) (pp. 271-280). Servicio de Publicaciones.
Martínez-Hita, F. J. (2020). Propuestas activas en Educación Física durante el confinamiento por el Covid-19. Lecturas: Educación Física y Deportes, 25(266), 2-13. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/download/2178/1256?inline=1
Molina, R. R. (2017). Incidencia de la gimnasia rítmica infantil en el desarrollo de la expresividad en niños de 3-4 años. (Proyecto de grado). Facultad de Filosofía. Universidad de Guayaquil. Ecuador.
Muslera, M. (2016). Educación Emocional en niños de 3 a 6 años. (proyecto de grado). Facultad de Psicología. Universidad de la República de Uruguay. Uruguay.
Pachay-López, M. J., & Rodríguez-Gámez, M. (2021). La deserción escolar: Una perspectiva compleja en tiempos de pandemia. Polo del Conocimiento, 6(1), 130-155.
Pereira, S., Fillol, J., & Moura, P. (2019). El aprendizaje de los jóvenes con medios digitales fuera de la escuela: De lo informal a lo formal. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, 27(58), 41-50. https://doi.org/10.3916/C58-2019-04
Quimi, A. T. (2018). Progresión pedagógica de la gimnasia educativa para fortalecer las destrezas motoras y las capacidades físicas básicas en el nivel medio. (Proyecto de grado). Unidad Académica de Ciencias Sociales. Universidad Técnica de Machala. Ecuador.
Ramírez, W. R., Ruiz, L. V., & Paredes, W. L. P. (2021). Estrategias didácticas de educación física para mejorar el rendimiento académico de estudiantes universitarios con base en gimnasia cerebral de Paul Dennison (Didactic physical education strategies to improve the academic performance of college students. Retos, (41), 380-386. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82747
Rodrigo, I. F. (2017). El video como instrumento de investigación social: la antropología visual como metodología. Razón y palabra, (97), 33. http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1007
Salgado, A. C. (2007). Investigación cualitativa: diseños, evaluación del rigor metodológico y retos. Liberabit, 13(13), 71-78. http://www.scielo.org.pe/pdf/liber/v13n13/a09v13n13.pdf
Tamayo, G. (2001). Diseños muestrales en la investigación. Semestre económico, 4(7), 121-132. http://udem.scimago.es/index.php/economico/article/view/1410/1542
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Nicolás Guarnizo, Edgar Talero, Fernando Campos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess