Emoções negativas de alunos do ensino médio no aprendizado do basquete na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84395

Palavras-chave:

basquete, educação física, emoções, gênero e cultura esportiva

Resumo

O estudo das emoções na Educação Física está se tornando cada vez mais frequente e se deve ao giro afetivo que está se desenvolvendo no campo educacional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção e atribuição dos alunos sobre as emoções negativas para o bem-estar subjetivo durante a prática do basquete na educação física, segundo o tipo de tarefa motora, gênero e centro educacional. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com desenho interpretativo e fenomenológico. Participaram 20 estudantes do sexo feminino e 24 do sexo masculino de dois centros educacionais da cidade de Madrid. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e diários pessoais. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo dedutivo-indutivo com o programa Atlas.ti 7.5. Os resultados mostram 18 códigos ou atribuições emocionais, que incluem significados sobre emoções negativas como raiva, vergonha, tédio, angústia, nervosismo, medo, insegurança, tristeza e frustração. De acordo com o tipo de tarefa motora e gênero, os códigos de competição esportiva se destacaram. Dependendo do centro educacional, eles destacaram códigos em torno da experiência esportiva. Conclui-se que, para promover o bem-estar subjetivo dos alunos das práticas de basquete na educação física, pode ser apropriado avaliar as emoções, aplicar o ensino adaptativo e inovar com modelos alternativos de ensino esportivo.

Biografia Autor

Felipe Nicolás Mujica Johnson , Universidad Católica de Temuco

Licenciado en Educación. Universidad de Playa Ancha.

Profesor de Educación Física. Universidad de Playa Ancha.

Magíster en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa Ancha.

Doctorando del Programa en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte.

Investigador del Centro de Investigación Escolar y Desarrollo CIED. Facultad de Educación, Universidad Católica de Temuco.

Referências

Alcaraz-Muñoz, V., Alonso, J., & Yuste, J. (2017). Jugar en positivo: género y emociones en educación física. Apunts. Educación Física y Deportes, 129, 51-63. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es.(2017/3).129.04

Alvariñas-Villaverde, M. y Pazos-González, M. (2018). Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumno. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(4), 154-163. doi: 10.24320/redie.2018.20.4.1840

Amado, D., García, T., Marreiros., López, J., & Del Villar, F. (2015). Analysis of students emotions in agreement with the dance teaching technique used. European Journal of Human Movement, 34, 123-138.

Ausubel, D. (2002). Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Barcelona: Paidós.

Ausubel, D., Novak, J., & Hanesian, H. (1983). Psicología Educativa. Un punto de vista cognoscitivo (2ª ed.). México, D.F: Trillas.

Azzarito, L., Solmon, M., & Harrison, L. (2006). “...If I Had a Choice, I Would....”. A Feminist Poststructuralist Perspective on Girls in Physical Education. Research Quarterly for Exercise and Sport, 77(2), 222-239. doi: 10.1080/02701367.2006.10599356

Beltrán-Carrillo, V., Devís-Devís, J., & Peiró-Velert, C. (2018). The influence of body discourses on adolescents’ (non)participation in physical activity. Sport, Education and Society, 23(3), 257-269. doi:10.1080/13573322.2016.1178109

Beltrán-Carrillo, V., & Devís-Devís, J. (2019). El pensamiento del alumnado inactivo sobre sus experiencias negativas en educación física: los discursos del rendimiento, salutismo y masculinidad hegemónica. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 15(55), 20-34. doi: 10.5232/ricyde2019.05502

Bermúdez, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 597-603. doi: 10.47197/retos.v36i36.70447

Bozalek, V., & Zembylas, M. (2016). Critical posthumanism, new materialisms and the affective turn for socially just pedagogies in higher education. South African Journal of Higher Education, 30(3), 193-200. doi: 10.20853/30-3-652

Bunker, D., & Thorpe, R. (1982). A model for the teaching of games in the secondary school. Bulletin of Physical Education, 10, 9-16.

Camacho-Miñano, M., & Aragón, N. (2014). Ansiedad física social y educación física escolar: las chicas adolescentes en las clases de natación. Apunts. Educación Física y Deportes, 116(2), 87-94. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es

Castejón, F. J. (2005). Una aproximación a la utilización del deporte. El proceso de enseñanza aprendizaje. Lecturas: Educación Física y Deportes, 80, 1-1.

Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds.). (2012). El campo de la investigación cualitativa (Vol. I.). Barcelona: Gedisa.

Diener, E., Lucas, R., & Oishi, S. (2018). Advances and open questions in the science of subjective well-being. Collabra: Psychology, 4(1), 1-49.

Duran, C., Lavega, P., Planas, A., Muñoz, R., & Pubill, G. (2014). Educación física emocional en secundaria. El papel de la sociomotricidad. Apunts. Educación Física y Deportes, 117(3), 23-32. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es.(2014/3).117.02

Duran, C., Lavega, P., Salas, C., Cristofol, T., Tamarit, M., & Invernó, J. (2015). Educación física emocional en adolescentes. Identificación de variables predictivas de la vivencia. Cultura, Ciencia y Deporte, 10(28), 5-18. doi: 10.12800/ccd.v10i28.511

Escolano, A. (2018). The affective turn in the history of human formation. A memory of schooling and emotions. Historia y Memoria de la Educación, 7, 391-422. doi: 10.5944/hme.7.2018.19101

Flick, U. (2015). El diseño de investigación cualitativa. Madrid: Morata.

Fusch, P., Fusch, G., & Ness, L. (2018). Denzin´s Paradigm Shift: Revisiting Triangulation in Qualitative. Journal of Social Change, 10(1), 19-32.

Funes, S. (2017). Las emociones en el profesorado: el afecto y el enfado como recursos para el disciplinamiento. Educação e Pesquisa, 43(3), 785-798. doi: 10.1590/s1517-9702201610149719.

García, L. M., & Gutiérrez, D. (2017). Aprendiendo a enseñar deporte. Modelos de enseñanza comprensiva y educación deportiva (2ª ed.). Barcelona: Inde.

Gerdin, G., & Larsson, H. (2018). The productive effect of power: (dis)pleasurable bodies materialising in and through the discursive practices of boys’ physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, 23(1), 66-83. doi:10.1080/17408989.2017.1294669

González, M. A. (1995). Atribución causal e intervención pedagógica en el marco educativo: un estudio centrado en el marco de la Educación Física. (Tesis Doctoral no publicada). Universidad de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela.

Guijarro-Romero, S., Mayorga-Vega, D., & Viciana, J. (2019). Influencia del género sobre la habilidad táctica y aspectos motivacionales en deportes de invasión en Educación Física. Cultura, Ciencia y Deporte, 14(41), 93-105. doi: 10.12800/ccd.v14i41.1269

Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report, 24(1), 98-112.

Jiménez, A. (2007). Análisis de la toma de decisión en los deportes colectivos: Estrategias de las jugadoras aleros de baloncesto en posesión del balón. Sevilla: Wanceulen.

Jiménez, A. C. (2017). Percepción de los entrenadores sobre la toma de decisión de los jugadores en la iniciación al baloncesto. Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 6(1), 175-182. doi: 10.6018/293641

Johnson, M., Wakefield, C., & Garthe, K. (2020). Qualitative socioecological factors of cervical cancer screening use among transgender men. Preventive Medicine Reports, 17, 1-6. doi: 10.1016/j.pmedr.2020.101052

Kim, N. (2012). Exploring the emotions of new physical education teachers at secondary school. Journal of Korean Sports Education Society, 19(3), 69-84.

Leisterer, S., & Jekauc, D. (2019). Students´ emotional experience in Physical Education. A qualitative study for new theoretical insights. Sports, 7, 1-15. doi: 10.3390/sports7010010

López-Ros, V., Castejón-Oliva, F. J., Bouthier, D., & Llobet-Martí, B. (2015). Modelos para una enseñanza comprensiva del deporte. Espacios comunes para el encuentro (y algún desencuentro). Revista Ágora para la Educación Física y el Deporte, 17(1), 45-60.

Lyubomirsky, S. (2013). The myths of happiness: what should make you happy, but doesn’t, what shouldn’t make you happy, but does. New York: Penguin Press.

Maddux, J. (2018). Subjective well-being and life satisfaction: an introduction to conceptions, theories, and measures. En J. Maddux (Ed.), Subjective well-being and life satisfaction (pp. 3-31). New York: Routledge.

Marina, J. (2005). Precisiones sobre la educación emocional. Revista Interuniversitaria del Profesorado, 54, 27-44.

Marina, J. (2009). El laberinto sentimental (9ª ed.). Barcelona: Anagrama.

McCaughtry, N., Barnard, S., Martin, J., Shen, B., & Hodges, P. (2006). Teachers` perspectives on the challenges of teaching physical education in urban schools. Research Quarterly for Exercise and Sport, 77(4), 486-497. doi: 10.1080/02701367.2006.10599383

Mejía, J. (2011). Problemas centrales del análisis de datos cualitativos. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, 1(1), 47-60.

Méndez-Giménez, A. (2001, Septiembre). Iniciación deportiva con materiales de desecho. Descubriendo un juego de invasión llamado Aerosport. Artículo presentado en el IV Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Educación Física y el Deporte Escolar, Santander.

Méndez-Giménez, A. (2011). El aprendizaje cooperativo, la enseñanza comprensiva y el modelo de educación deportiva: su hibridación y conexión con los materiales autoconstruidos. En A. Méndez-Giménez (Ed.), Modelos actuales de iniciación deportiva: unidades didácticas sobre juegos y deportes de cancha dividida (pp. 29-51). Sevilla: Wanceulen.

Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J., & Méndez-Alonso, D. (2015). Modelo de educación deportiva versus modelo tradicional: efectos en la motivación y deportividad. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 15(59), 449-466. doi: 10.15366/rimcafd2015.59.004

Miralles, R., Filella, G., & Lavega, P. (2017). Educación Física emocional a través del juego en educación primaria. Ayudando a los maestros a tomar decisiones. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 31, 88-93.

Monforte, J., & Pérez-Samaniego, V. (2017). El miedo en Educación Física: Una historia reconocible. Movimento, 23(1), 85-99. doi: 10.22456/1982-8918.71272

Mujica, F. (2019). El sentido moral que James Naismith otorgó al baloncesto. Una fortaleza para su desarrollo en España y en la Educación Física. EmásF. Revista Digital de Educación Física, 56, 92-103.

Mujica, F. (2020a). Educación ética basada en el amor. El valor moral de las emociones. Sevilla: Punto Rojo.

Mujica, F. (2020b). Educación Física y Ética. Sevilla: Wanceulen.

Mujica, F., & Jiménez, A. C. (2019). Percepción emocional en la asignatura de Baloncesto de estudiantes del Grado en Ciencias del Deporte: Estudio piloto. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(2), 152-166. doi: 10.6018/cpd.347161

Mujica, F., & Jiménez, A. C. (2020). Percepción emocional del alumnado de 3º de ESO ante las prácticas de la unidad didáctica de baloncesto en Educación Física. Revista Española de Educación Física y Deportes, 429, 47-60.

Mujica, F., & Jiménez, A. C. (2021). Emociones positivas del alumnado de Educación Secundaria en las prácticas de baloncesto en Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 556-564. doi: 10.47197/retos.v0i39.80112

Mujica, F., & Orellana, N. (2021). El amor en educación física: una perspectiva filosófica basada en Max Scheler y José Ortega y Gasset. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 857-862. doi: 10.47197/retos.v0i39.78787

Mujica, F., Orellana, N., Aránguiz, H., & González, H. (2016). Atribución emocional de escolares de sexto año básico en la asignatura de Educación Física y Salud. Educación Física y Ciencia, 18(2), 1-6.

Mujica, F., Orellana, N., & Canepa, P. (2018). Educación emocional en la asignatura de educación física: análisis crítico del valor positivo y negativo de las emociones. Dilemas contemporáneos: Educación, política y valores, 6(1), 1-23.

Munuera, J. M., Gómez-López, M., Granero-Gallegos, A. & Sánchez-Alcaraz, B. (2018). Miedo al fallo de los estudiantes y la relación con la intención de ser físicamente activo e importancia de la Educación Física en Educación Secundaria. Estudios Pedagógicos, 44(1), 279-291.

Muñoz-Arroyave, V., Lavega-Burgués, P., Pic, M., Serna, J., & Echeverri, A. (2020). Orientação motivacional e intensidade das emoções no basquetebol escolar: variáveis predictoras. Journal of Physical Education, 31(1), 1-11. doi: 10.4025/jphyseduc.v31i1.3113

Niven, A., Henretty, J., & Fawkner, S. (2014). „It‟s too crowded‟: A qualitative study of the physical environment factors that adolescent girls perceive to be important and influential on their PE experience. European Physical Education Review, 20(3), 35-348. doi: 10.1177/1356336X14524863

Pérez-López, R., Morales-Sánchez, V., Anguera, M., & Hernández-Mendo, A. (2015). Hacia la calidad de servicio emocional en organizaciones deportivas orientadas a la población infantil: un análisis cualitativo. Revista Iberoamericana de Psicología del ejercicio y el deporte, 10(2), 243- 250.

Pic, M., Lavega-Burgués, P., Muñoz-Arroyave, V., March-Llanes, J., & Echeverri- Ramos, J. A. (2019). Predictive variables of emotional intensity and motivational orientation in the sports initiation of basketball. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(1), 241-251. doi: 10.6018/cpd.343901

Rodríguez, G., Gil, J., & García, E. (1999). Metodología de la investigación cualitativa (2ª ed.). Granada: Aljibe.

Sainz de Baranda, C. (2017). La imagen del baloncesto en la prensa deportiva (1979-2010). Revista de Psicología del Deporte, 26(Suppl.1), 139-142.

Salgado-López, J. I. (2014). As emoções como condicionante didático no ensino dos deportes sociomotores de colaboração-oposição: estudo dos problemas afetivos ligados ao contacto en rugby, andebol e voleibol. (Tesis Doctoral no publicada). Universidade Da Coruña, La Coruña.

Salgado-López, J. I. (2020). Contacto y emociones en la educación física y el deporte. Factores didácticos para optimizar un aprendizaje inclusivo. Sevilla: Wanceulen.

Siedentop, D. (1994). Sport education: Quality PE through positive sport experiences. Champaign: Human Kinetics.

Siedentop, D. (1998). What is sport education and how does it work? Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 69(4), 18-20. doi: 10.1080/07303084.1998.10605528

Taylor, S., & Bogdan, R. (2000). Introducción a los métodos cualitativos de investigación (3ª ed.). Barcelona: Paidós.

Timken, G., McNamee, J., & Sarah, C. (2019). `It doesn`t seem like PE and I love it´: Adolescent girl`s views of a health club physical education approach. European Physical Education Review, 25(1), 1-16. doi: 10.1177/1356336X17706382

Trigueros-Ramos, R., Navarro, N., Aguilar-Parra, J., & León-Estrada, I. (2019). Influencia del docente de Educación Física sobre la confianza, diversión, la motivación y la intención de ser físicamente activo en la adolescencia. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(1), 222-232. doi: 10.6018/cpd.347631

World Medical Association. (2008). Declaration of Helsinki. Ethical principles for medical research involving human subjects. Recuperado de: http://www.wma.net/e/policy/b3.htm.

Zaccagnini, J. (2008). La comprensión de la emoción. Una perspectiva psicológica. En M. Jiménez (Ed.), Educación Emocional y Convivencia en el Aula (pp.31-84). Madrid: Ministerio de Educación, Política Social y Deporte.

Zembylas, M. (2019). Intentos por discernir la compleja imbricación entre emoción y pedagogía: contribuciones del giro afectivo. Propuesta Educativa, 28(51), 15-29.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Mujica Johnson, F. N. (2021). Emoções negativas de alunos do ensino médio no aprendizado do basquete na Educação Física. Retos, 41, 362–372. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84395

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2