Emoções negativas de alunos do ensino médio no aprendizado do basquete na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84395

Palavras-chave:

basquete, educação física, emoções, gênero e cultura esportiva

Resumo

O estudo das emoções na Educação Física está se tornando cada vez mais frequente e se deve ao giro afetivo que está se desenvolvendo no campo educacional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção e atribuição dos alunos sobre as emoções negativas para o bem-estar subjetivo durante a prática do basquete na educação física, segundo o tipo de tarefa motora, gênero e centro educacional. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com desenho interpretativo e fenomenológico. Participaram 20 estudantes do sexo feminino e 24 do sexo masculino de dois centros educacionais da cidade de Madrid. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e diários pessoais. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo dedutivo-indutivo com o programa Atlas.ti 7.5. Os resultados mostram 18 códigos ou atribuições emocionais, que incluem significados sobre emoções negativas como raiva, vergonha, tédio, angústia, nervosismo, medo, insegurança, tristeza e frustração. De acordo com o tipo de tarefa motora e gênero, os códigos de competição esportiva se destacaram. Dependendo do centro educacional, eles destacaram códigos em torno da experiência esportiva. Conclui-se que, para promover o bem-estar subjetivo dos alunos das práticas de basquete na educação física, pode ser apropriado avaliar as emoções, aplicar o ensino adaptativo e inovar com modelos alternativos de ensino esportivo.

Biografia Autor

Felipe Nicolás Mujica Johnson, Universidad Católica de Temuco

Licenciado en Educación. Universidad de Playa Ancha.

Profesor de Educación Física. Universidad de Playa Ancha.

Magíster en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa Ancha.

Doctorando del Programa en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte.

Investigador del Centro de Investigación Escolar y Desarrollo CIED. Facultad de Educación, Universidad Católica de Temuco.

Referências

Alcaraz-Muñoz, V., Alonso, J., & Yuste, J. (2017). Jugar en positivo: género y emociones en educación física. Apunts. Educación Física y Deportes, 129, 51-63. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es.(2017/3).129.04

Alvariñas-Villaverde, M. y Pazos-González, M. (2018). Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumno. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(4), 154-163. doi: 10.24320/redie.2018.20.4.1840

Amado, D., García, T., Marreiros., López, J., & Del Villar, F. (2015). Analysis of students emotions in agreement with the dance teaching technique used. European Journal of Human Movement, 34, 123-138.

Ausubel, D. (2002). Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Barcelona: Paidós.

Ausubel, D., Novak, J., & Hanesian, H. (1983). Psicología Educativa. Un punto de vista cognoscitivo (2ª ed.). México, D.F: Trillas.

Azzarito, L., Solmon, M., & Harrison, L. (2006). “...If I Had a Choice, I Would....”. A Feminist Poststructuralist Perspective on Girls in Physical Education. Research Quarterly for Exercise and Sport, 77(2), 222-239. doi: 10.1080/02701367.2006.10599356

Beltrán-Carrillo, V., Devís-Devís, J., & Peiró-Velert, C. (2018). The influence of body discourses on adolescents’ (non)participation in physical activity. Sport, Education and Society, 23(3), 257-269. doi:10.1080/13573322.2016.1178109

Beltrán-Carrillo, V., & Devís-Devís, J. (2019). El pensamiento del alumnado inactivo sobre sus experiencias negativas en educación física: los discursos del rendimiento, salutismo y masculinidad hegemónica. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 15(55), 20-34. doi: 10.5232/ricyde2019.05502

Bermúdez, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 597-603. doi: 10.47197/retos.v36i36.70447

Bozalek, V., & Zembylas, M. (2016). Critical posthumanism, new materialisms and the affective turn for socially just pedagogies in higher education. South African Journal of Higher Education, 30(3), 193-200. doi: 10.20853/30-3-652

Bunker, D., & Thorpe, R. (1982). A model for the teaching of games in the secondary school. Bulletin of Physical Education, 10, 9-16.

Camacho-Miñano, M., & Aragón, N. (2014). Ansiedad física social y educación física escolar: las chicas adolescentes en las clases de natación. Apunts. Educación Física y Deportes, 116(2), 87-94. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es

Castejón, F. J. (2005). Una aproximación a la utilización del deporte. El proceso de enseñanza aprendizaje. Lecturas: Educación Física y Deportes, 80, 1-1.

Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds.). (2012). El campo de la investigación cualitativa (Vol. I.). Barcelona: Gedisa.

Diener, E., Lucas, R., & Oishi, S. (2018). Advances and open questions in the science of subjective well-being. Collabra: Psychology, 4(1), 1-49.

Duran, C., Lavega, P., Planas, A., Muñoz, R., & Pubill, G. (2014). Educación física emocional en secundaria. El papel de la sociomotricidad. Apunts. Educación Física y Deportes, 117(3), 23-32. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es.(2014/3).117.02

Duran, C., Lavega, P., Salas, C., Cristofol, T., Tamarit, M., & Invernó, J. (2015). Educación física emocional en adolescentes. Identificación de variables predictivas de la vivencia. Cultura, Ciencia y Deporte, 10(28), 5-18. doi: 10.12800/ccd.v10i28.511

Escolano, A. (2018). The affective turn in the history of human formation. A memory of schooling and emotions. Historia y Memoria de la Educación, 7, 391-422. doi: 10.5944/hme.7.2018.19101

Flick, U. (2015). El diseño de investigación cualitativa. Madrid: Morata.

Fusch, P., Fusch, G., & Ness, L. (2018). Denzin´s Paradigm Shift: Revisiting Triangulation in Qualitative. Journal of Social Change, 10(1), 19-32.

Funes, S. (2017). Las emociones en el profesorado: el afecto y el enfado como recursos para el disciplinamiento. Educação e Pesquisa, 43(3), 785-798. doi: 10.1590/s1517-9702201610149719.

García, L. M., & Gutiérrez, D. (2017). Aprendiendo a enseñar deporte. Modelos de enseñanza comprensiva y educación deportiva (2ª ed.). Barcelona: Inde.

Gerdin, G., & Larsson, H. (2018). The productive effect of power: (dis)pleasurable bodies materialising in and through the discursive practices of boys’ physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, 23(1), 66-83. doi:10.1080/17408989.2017.1294669

González, M. A. (1995). Atribución causal e intervención pedagógica en el marco educativo: un estudio centrado en el marco de la Educación Física. (Tesis Doctoral no publicada). Universidad de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela.

Guijarro-Romero, S., Mayorga-Vega, D., & Viciana, J. (2019). Influencia del género sobre la habilidad táctica y aspectos motivacionales en deportes de invasión en Educación Física. Cultura, Ciencia y Deporte, 14(41), 93-105. doi: 10.12800/ccd.v14i41.1269

Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report, 24(1), 98-112.

Jiménez, A. (2007). Análisis de la toma de decisión en los deportes colectivos: Estrategias de las jugadoras aleros de baloncesto en posesión del balón. Sevilla: Wanceulen.

Jiménez, A. C. (2017). Percepción de los entrenadores sobre la toma de decisión de los jugadores en la iniciación al baloncesto. Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 6(1), 175-182. doi: 10.6018/293641

Johnson, M., Wakefield, C., & Garthe, K. (2020). Qualitative socioecological factors of cervical cancer screening use among transgender men. Preventive Medicine Reports, 17, 1-6. doi: 10.1016/j.pmedr.2020.101052

Kim, N. (2012). Exploring the emotions of new physical education teachers at secondary school. Journal of Korean Sports Education Society, 19(3), 69-84.

Leisterer, S., & Jekauc, D. (2019). Students´ emotional experience in Physical Education. A qualitative study for new theoretical insights. Sports, 7, 1-15. doi: 10.3390/sports7010010

López-Ros, V., Castejón-Oliva, F. J., Bouthier, D., & Llobet-Martí, B. (2015). Modelos para una enseñanza comprensiva del deporte. Espacios comunes para el encuentro (y algún desencuentro). Revista Ágora para la Educación Física y el Deporte, 17(1), 45-60.

Lyubomirsky, S. (2013). The myths of happiness: what should make you happy, but doesn’t, what shouldn’t make you happy, but does. New York: Penguin Press.

Maddux, J. (2018). Subjective well-being and life satisfaction: an introduction to conceptions, theories, and measures. En J. Maddux (Ed.), Subjective well-being and life satisfaction (pp. 3-31). New York: Routledge.

Marina, J. (2005). Precisiones sobre la educación emocional. Revista Interuniversitaria del Profesorado, 54, 27-44.

Marina, J. (2009). El laberinto sentimental (9ª ed.). Barcelona: Anagrama.

McCaughtry, N., Barnard, S., Martin, J., Shen, B., & Hodges, P. (2006). Teachers` perspectives on the challenges of teaching physical education in urban schools. Research Quarterly for Exercise and Sport, 77(4), 486-497. doi: 10.1080/02701367.2006.10599383

Mejía, J. (2011). Problemas centrales del análisis de datos cualitativos. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, 1(1), 47-60.

Méndez-Giménez, A. (2001, Septiembre). Iniciación deportiva con materiales de desecho. Descubriendo un juego de invasión llamado Aerosport. Artículo presentado en el IV Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Educación Física y el Deporte Escolar, Santander.

Méndez-Giménez, A. (2011). El aprendizaje cooperativo, la enseñanza comprensiva y el modelo de educación deportiva: su hibridación y conexión con los materiales autoconstruidos. En A. Méndez-Giménez (Ed.), Modelos actuales de iniciación deportiva: unidades didácticas sobre juegos y deportes de cancha dividida (pp. 29-51). Sevilla: Wanceulen.

Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J., & Méndez-Alonso, D. (2015). Modelo de educación deportiva versus modelo tradicional: efectos en la motivación y deportividad. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 15(59), 449-466. doi: 10.15366/rimcafd2015.59.004

Miralles, R., Filella, G., & Lavega, P. (2017). Educación Física emocional a través del juego en educación primaria. Ayudando a los maestros a tomar decisiones. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 31, 88-93.

Monforte, J., & Pérez-Samaniego, V. (2017). El miedo en Educación Física: Una historia reconocible. Movimento, 23(1), 85-99. doi: 10.22456/1982-8918.71272

Mujica, F. (2019). El sentido moral que James Naismith otorgó al baloncesto. Una fortaleza para su desarrollo en España y en la Educación Física. EmásF. Revista Digital de Educación Física, 56, 92-103.

Mujica, F. (2020a). Educación ética basada en el amor. El valor moral de las emociones. Sevilla: Punto Rojo.

Mujica, F. (2020b). Educación Física y Ética. Sevilla: Wanceulen.

Mujica, F., & Jiménez, A. C. (2019). Percepción emocional en la asignatura de Baloncesto de estudiantes del Grado en Ciencias del Deporte: Estudio piloto. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(2), 152-166. doi: 10.6018/cpd.347161

Mujica, F., & Jiménez, A. C. (2020). Percepción emocional del alumnado de 3º de ESO ante las prácticas de la unidad didáctica de baloncesto en Educación Física. Revista Española de Educación Física y Deportes, 429, 47-60.

Mujica, F., & Jiménez, A. C. (2021). Emociones positivas del alumnado de Educación Secundaria en las prácticas de baloncesto en Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 556-564. doi: 10.47197/retos.v0i39.80112

Mujica, F., & Orellana, N. (2021). El amor en educación física: una perspectiva filosófica basada en Max Scheler y José Ortega y Gasset. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 857-862. doi: 10.47197/retos.v0i39.78787

Mujica, F., Orellana, N., Aránguiz, H., & González, H. (2016). Atribución emocional de escolares de sexto año básico en la asignatura de Educación Física y Salud. Educación Física y Ciencia, 18(2), 1-6.

Mujica, F., Orellana, N., & Canepa, P. (2018). Educación emocional en la asignatura de educación física: análisis crítico del valor positivo y negativo de las emociones. Dilemas contemporáneos: Educación, política y valores, 6(1), 1-23.

Munuera, J. M., Gómez-López, M., Granero-Gallegos, A. & Sánchez-Alcaraz, B. (2018). Miedo al fallo de los estudiantes y la relación con la intención de ser físicamente activo e importancia de la Educación Física en Educación Secundaria. Estudios Pedagógicos, 44(1), 279-291.

Muñoz-Arroyave, V., Lavega-Burgués, P., Pic, M., Serna, J., & Echeverri, A. (2020). Orientação motivacional e intensidade das emoções no basquetebol escolar: variáveis predictoras. Journal of Physical Education, 31(1), 1-11. doi: 10.4025/jphyseduc.v31i1.3113

Niven, A., Henretty, J., & Fawkner, S. (2014). „It‟s too crowded‟: A qualitative study of the physical environment factors that adolescent girls perceive to be important and influential on their PE experience. European Physical Education Review, 20(3), 35-348. doi: 10.1177/1356336X14524863

Pérez-López, R., Morales-Sánchez, V., Anguera, M., & Hernández-Mendo, A. (2015). Hacia la calidad de servicio emocional en organizaciones deportivas orientadas a la población infantil: un análisis cualitativo. Revista Iberoamericana de Psicología del ejercicio y el deporte, 10(2), 243- 250.

Pic, M., Lavega-Burgués, P., Muñoz-Arroyave, V., March-Llanes, J., & Echeverri- Ramos, J. A. (2019). Predictive variables of emotional intensity and motivational orientation in the sports initiation of basketball. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(1), 241-251. doi: 10.6018/cpd.343901

Rodríguez, G., Gil, J., & García, E. (1999). Metodología de la investigación cualitativa (2ª ed.). Granada: Aljibe.

Sainz de Baranda, C. (2017). La imagen del baloncesto en la prensa deportiva (1979-2010). Revista de Psicología del Deporte, 26(Suppl.1), 139-142.

Salgado-López, J. I. (2014). As emoções como condicionante didático no ensino dos deportes sociomotores de colaboração-oposição: estudo dos problemas afetivos ligados ao contacto en rugby, andebol e voleibol. (Tesis Doctoral no publicada). Universidade Da Coruña, La Coruña.

Salgado-López, J. I. (2020). Contacto y emociones en la educación física y el deporte. Factores didácticos para optimizar un aprendizaje inclusivo. Sevilla: Wanceulen.

Siedentop, D. (1994). Sport education: Quality PE through positive sport experiences. Champaign: Human Kinetics.

Siedentop, D. (1998). What is sport education and how does it work? Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 69(4), 18-20. doi: 10.1080/07303084.1998.10605528

Taylor, S., & Bogdan, R. (2000). Introducción a los métodos cualitativos de investigación (3ª ed.). Barcelona: Paidós.

Timken, G., McNamee, J., & Sarah, C. (2019). `It doesn`t seem like PE and I love it´: Adolescent girl`s views of a health club physical education approach. European Physical Education Review, 25(1), 1-16. doi: 10.1177/1356336X17706382

Trigueros-Ramos, R., Navarro, N., Aguilar-Parra, J., & León-Estrada, I. (2019). Influencia del docente de Educación Física sobre la confianza, diversión, la motivación y la intención de ser físicamente activo en la adolescencia. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(1), 222-232. doi: 10.6018/cpd.347631

World Medical Association. (2008). Declaration of Helsinki. Ethical principles for medical research involving human subjects. Recuperado de: http://www.wma.net/e/policy/b3.htm.

Zaccagnini, J. (2008). La comprensión de la emoción. Una perspectiva psicológica. En M. Jiménez (Ed.), Educación Emocional y Convivencia en el Aula (pp.31-84). Madrid: Ministerio de Educación, Política Social y Deporte.

Zembylas, M. (2019). Intentos por discernir la compleja imbricación entre emoción y pedagogía: contribuciones del giro afectivo. Propuesta Educativa, 28(51), 15-29.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Mujica Johnson, F. N. (2021). Emoções negativas de alunos do ensino médio no aprendizado do basquete na Educação Física. Retos, 41, 362–372. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84395

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2