Motivação contextual a partir da autodeterminação nas aulas de Educação Física

Autores

  • Pablo Cádiz Chacón Colegio Municipalizados de la Comuna de Arica
  • Luis Antonio Barrio Mateu Universidad de Tarapacá
  • Dayneri León Valladares Universaidad de Tarapacá
  • Álvaro Hernández Sánchez Estudiante Semillero de Investigaciones, Universidad de tarapacá, Arica, Chile.
  • María Milla Palma Profesora de Educación Física de Colegios Municipalizados de la Comuna de Arica.
  • Milenco Sotomayor Fernández Profesor de Educación Física de Colegios Municipalizados de la Comuna de Arica.

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.80998

Palavras-chave:

Motivação, amotivação, não motivação, aula, educação física, alunos

Resumo

O objetivo proposto no presente estudo foi determinar o tipo de motivação, na perspectiva da autodeterminação, em alunos do ensino médio, para a aula de Educação Física do Liceu Antonio Varas de la Barra em Arica, Chile, e sua relação entre o nível de estudos e sexo. Participaram 717 alunos de 1ª a 4ª série. O instrumento utilizado foi a Escala de Locus de Causalidade Percebida na Educação Física (adaptação em espanhol). Dentre os resultados, foram encontrados resultados médio-alto (5,09 e 5,22) para as dimensões Motivação Intrínseca e Regulação Identificada, respectivamente; enquanto as dimensões Regulação Introjetada e Regulação Externa apresentaram valores médios, 4,49 para Regulação Introjetada e 4,72 para Regulação Externa. Já a desmotivação atingiu um valor médio-baixo (3,70). De forma genérica, o sexo masculino apresentou valores superiores ao feminino, em todas as dimensões, exceto na não motivação, porém, essas diferenças não foram estatisticamente significativas. Concluiu-se que a Motivação Intrínseca, a Regulamentação Identificada caracterizam a população estudada, a desmotivação apresentou resultados baixos, de forma que os alunos do ensino médio, principalmente os homens de níveis mais elevados, são motivados por Aula de educação fisica.

Biografias Autor

Pablo Cádiz Chacón , Colegio Municipalizados de la Comuna de Arica

Magíster en Ciencias de la Motricidad Humana, Profesor de Educación Física de Colegio Municipalizados de la Comuna de Arica, Chile

Luis Antonio Barrio Mateu , Universidad de Tarapacá

Doctorando Ciencias del Deporte, Universidad Católica San Antonio de Murcia, Magíster Ciencias de la Motricidad Humana, Docente Facultad de Educación y Humanidades, Universidad de Tarapacá. Arica, Chile.

Dayneri León Valladares , Universaidad de Tarapacá

Médico, Especialista  Primer y Segundo Grado en Medicina del Deporte, Máster Control Médico del Entrenamiento Deportivo, Dra. en Ciencias (PhD) de la Cultura Física y del Deporte. Académica del Departamento de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Facultad de Educación y Humanidades, Universidad de Tarapacá, Arica, Chile.

Álvaro Hernández Sánchez , Estudiante Semillero de Investigaciones, Universidad de tarapacá, Arica, Chile.

Estudiante Semillero de Investigaciones, Universidad de tarapacá, Arica, Chile.

María Milla Palma , Profesora de Educación Física de Colegios Municipalizados de la Comuna de Arica.

Profesora de Educación Física de Colegios Municipalizados de la Comuna de Arica.

Milenco Sotomayor Fernández , Profesor de Educación Física de Colegios Municipalizados de la Comuna de Arica.

Profesor de Educación Física de Colegios Municipalizados de la Comuna de Arica.

Referências

Alemany, I., Granda, O. L., Mingorance, A., Montilla, M. & Granda, J. (2020). Frecuencia de práctica y motivos de participación en actividades físicas en función de la etnia en escolares de 13-14 años de Melilla. Retos, (39), 148-154. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77951

Aguilar, Y., Gómora, A., Vidal, S., Pérez, A., Rivera, S., Carrasco, C. & González, N. (2015). Apatía, desmotivación, desinterés, desgano y falta de participación en adolescentes mexicanos. Enseñanza e Investigación en Psicología, 20 (3), 326-336.

Cabrera, G., Zanazzi, J. F., Zanazzi, J. L., & Boaglio, L. (2017). Comparación de potencias en pruebas estadísticas de normalidad, con datos escasos. Revista de la Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, 4(2), 47-48.

Castaño, M., Navarro, R. & Basanta, S. (2015). ¿Qué tipo de motivación predomina en los escolares de educación primaria hacia la educación física? Un estudio descriptivo. Revista Digital de Educación Física, 35 (1), 152-160.

Castaño, M., Navarro, R. & Basanta, S. (2016). Estudio de la satisfacción de las necesidades psicológicas básicas de los escolares de primaria respecto a la Educación Física. EmásF, Revista Digital de Educación Física, 39 (1), 102-110.

Cuevas, R., García, L. & Contreras, O. (2015). Influencia del modelo de Educación Deportiva en las necesarias psicológicas básicas. Cuadernos de Psicología de Deporte, 15 (5), 155-162.

Cuenca, P., García M, S., Ferriz, A. & Tortosa, J. (2020). Análisis comparativo de los perfiles motivacionales y el Estado de Flow entre una metodología tradicional y la metodología Flipped Classroom en estudiantes de Educación Física. Retos, (39), 338-344. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78574.

Cohen, J. (1988). Análisis de poder estadístico para las ciencias del comportamiento (Eds.), (2ª ed.). Hillsdale (pp. 110-130). Nueva Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Fin, G., Baretta, E., Moreno, J. & Nodari, R. (2017). Autonomy support, motivation, satisfaction and physical activity level in physical education class. Universitas Psychologica, 16 (4), 1-12.

Fuentes, G. A. & Lagos, R. I. (2019). Motivaciones hacia la práctica de actividad física-deportiva en estudiantes de La Araucanía. Revista Ciencias de la Actividad Física UCM, 20(2). DOI https://doi.org/10.29035/rcaf.20.2.3

Francoa, E., Coteróna, J., Martínez, A. & Brito, J. (2017). Perfiles motivacionales en estudiantes de educación física de tres países y su relación con la actividad física. Suma Psicológica, 24 (1), 1-8.

Bernal, F. R., Matheu, A., Juica, P., Barrios, E. A., Mejías, B. (2019). Análisis de género de clases de la autodeterminación del rendimiento y la motivación en clase de Educación Física. Rev Cubana Invest Bioméd, 38 (2). Versión impresa ISSN 0864-0300versión On-line ISSN 1561-3011.

Goudas, M., Biddle, S. & Fox, R. (1994). Perceived locus of causality, goal orientations, and perceived competence in school physical education clases. British Journal of Education Psychology, 64, 453-463.

Moreno, J., González, D., Chillón, M. & Parra, N. (2009). Adaptación a la educación física de la escala de las necesidades psicológicas básicas en el ejercicio. Revista Mexicana de Psicología, 25, 295-303.

Moreno, J. A., González, D., Martín, J. & Cervelló, E. (2018). Motivación y Rendimiento en la Educación Física: Una Prueba Experimental. Rev Edu Fís, 36, (3). https://g-se.com/motivacion-y-rendimiento-en-la-educacion-fisica-una-prueba-experimental-1251-sa-057cfb271dd88a.

Mujica, F., & Orellana, N. (2019). Emociones en educación física desde la perspectiva constructivista: análisis de los currículos de España y Chile. Praxis & Saber, 10(24), 297-319. https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.8468

Pizania, J., Barbosa, I., Monteiro, A., Miranda, C. & Vieira, L. (2015). (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 38 (3), 259-266.

Deci, E. L & Ryan, R. M. (2000). La Teoría de la Autodeterminación y la Facilitación de la Motivación Intrínseca, el Desarrollo Social, y el Bienestar. American Psychological Association, 55, 68-78.

Ryan, R., Williamns, G., Patrick, H. & Deci, E., (2009). Self-determination theory and physical activity: The dynamics of motivation in development and wellness. Hellenic Journal of Psychology, 6 (1), 107-124.

Salazar, C., & Gastélum, G. (2020). Teoría de la autodeterminación en el contexto de educación física: Una revisión sistemática. Retos, 38(38), 838-844. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.72729.

Vieira, S. V., Beuttemmuller, L. J., Arantes, L. C., Silva, V. G., Both, J. (2020). Necesidades psicológicas básicas y motivación en jóvenes jugadores de baloncesto brasileños. CPD, 20 (1). Versión On-line ISSN 1989-5879versión impresa ISSN 1578-8423.

Zueck, M. del C., Ramírez, A. A., Rodríguez, J. M. & Irigoyen, H. E. (2020). Satisfacción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria. Retos, 37, 33-40.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Cádiz Chacón, P., Barrio Mateu, L. A., León Valladares, D., Hernández Sánchez, Álvaro, Milla Palma, M., & Sotomayor Fernández, M. (2021). Motivação contextual a partir da autodeterminação nas aulas de Educação Física. Retos, 41, 88–94. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.80998

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.