Os valores do corpo nos jovens. Sem valores ou nova avaliação?

Autores

  • Lorena Velasco Santos Universidad de Burgos
  • José Luis Pastor Pradillo Universidad de Alcalá
  • David Blanco Alcántara Universidad de Burgos
  • Alfredo Jiménez Eguizábal Universidad de Burgos

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77460

Palavras-chave:

Educação Física, Valores, Corpo, Currículo, Hierarquia axiológica, Alunos do Ensino Médio

Resumo

Resumo. A literatura científica tem insistido nos últimos anos em uma nova valoração do corpo que este artigo tenta estudar empiricamente. O instrumento de medida é o teste elaborado por Casares e Collados (1998) que classifica os valores corporais em 10 e foi aplicado a uma amostra de 536 alunos do 1º ano do Ensino Médio de Castela e Leão no ano letivo 2017/18. Dois procedimentos diferentes são realizados na obtenção dos resultados, por palavras e por valores corporais. Da mesma forma, em cada um destes procedimentos, são analisadas as frequências máximas e os valores médios, conduzindo finalmente a três rotas diferentes. Os escores obtidos de acordo com as três metodologias apresentam características distintas e não são passíveis de comparação dada a heterogeneidade nas unidades de medida, enquanto suas hierarquias derivadas permitem a comparação a esse respeito. As tendências mais gerais que ligam os alunos à sociedade ocidental contemporânea e ao corpo pós-moderno são estudadas. Os resultados mostram o valor do prazer como o mais agradável e o valor religioso como o menos. Da mesma forma, os valores do corpo biológico, estético, intelectual e afetivo-social são destacados como os mais agradáveis ​​após o prazer, enquanto os valores ecológicos, éticos e dinâmicos são destacados como menos agradáveis. Tudo isso corrobora de maneira geral a perspectiva descrita pela literatura sobre o corpo pós-moderno e seu grande valor como estrutura orgânica em detrimento de sua função humana, com repercussões em diversos campos que demandam intervenção.

Biografias Autor

Lorena Velasco Santos , Universidad de Burgos

Doctora en Educación por la Universidad de Burgos. Profesora de Educación Física en Enseñanza Secundaria.

José Luis Pastor Pradillo , Universidad de Alcalá

Doctor en Filosofía y  Letras (Educación) y Doctor en Historia (Contemporánea)

Profesor titular (Emérito) del Área de Didáctica de la Expresión Corporal de la Universidad de Alcalá.

David Blanco Alcántara , Universidad de Burgos

Doctor en Economía de la Empresa. Profesor del Área de Finanzas Corporativas en la Universidad de Burgos. Director del grupo de Innovación Docente NEXO.

Alfredo Jiménez Eguizábal , Universidad de Burgos

Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación. Catedrático de Universidad del Área de Teoría e Historia de la Educación en la Universidad de Burgos. Dirige el grupo de investigación de ámbito internacional Formadesa especializado en Política y Planificación Educativas. Consejero Autonómico de Educación. Evaluador de Aneca. Experiencia en gestión universitaria.

Referências

Barbero, J. I. (2007). Capital(es) corporal(es) que configuran las corrientes y/o contenidos de la educación física escolar. Agora para la educación física y el deporte, 4, 21-38.

Baudrillard, J. (2002). La ilusión vital. Madrid: Siglo XXI de España Editores, S.A.

Baudrillard, J. (2009). La sociedad de consumo: sus mitos, sus estructuras. Madrid : Siglo XXI de España Editores, S.A.

Bernard, M. (2006). El cuerpo. Barcelona: Paidós.

Casares García, P. M., y Collados Zorraquino, J. (1998). Evaluación de valores del cuerpo educando. Revista de ciencias de la educación: Órgano del Instituto Calasanz de Ciencias de la Educación, 174, 237-258.

Cóndor Orduña, M. (trad., Gnoli, A., y Volpi, F. (2008). El Dios de los ácidos: Conversaciones con Albert Hofmann. Madrid : Ediciones Siruela, S.A.

García, V., y Alemany Briz, C. (1996). El cuerpo vivenciado y analizado. Bilbao: Desclée De Brouwer.

Gervilla Castillo, E. (2000a). Valores del cuerpo educando: antropología del cuerpo y educación. Barcelona : Herder.

Gervilla Castillo, E. (2000b). Un modelo axiológico de educación integral. Revista española de pedagogía, 58 (215), 39-58.

Gervilla Castillo, E. (2002). Valores del cuerpo y educación: ¿qué cuerpo educar? En La presencia del cuerpo en la escuela: XX Congreso Nacional Educación Física y Universidad: Guadalajara, 3-6 de julio de 2002 (pp. 105-126). Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones, Universidad de Alcalá, D.L.

Heidegger, M. (2009). Der Spiegel interview with Martin Heidegger. The Heidegger Reader, transl. J. Veith, 313-333.

Hernández, A. (2005). Descartes: Discurso del método. Alicante, España: Editorial Club Universitario.

Keleman, S. (1997). Anatomía emocional: la estructura de la experiencia somática. Bilbao: Desclée de Brouwer.

Lapierre, A., y Aucouturier, B. (1984). El cuerpo y el inconsciente en educación y terapia. Barcelona : Editorial Científico-Médica.

Lapierre, A., y Lamarlère, J. (1997). Psicoanálisis y análisis corporal de la relación. Bilbao: Desclée de Brouwer.

Lapresa Ajamil, D., Ponce de León Elizondo, A., y Arana Idiakez, J. (1999). Orientaciones educativas para el desarrollo del deporte escolar. Logroño: Universidad de La Rioja, Mogar Lynotype, S.A.

Le Breton, D. (2002). Signes d’identité: tatouages, piercings et autres marques corporelles. Paris: Editions Métailié.

Lipovetsky, G. (2000). Era del vacío. Barcelona: Anagrama.

Lipovetsky, G., Porter, C., y Sennett, R. (1994). The empire of fashion: Dressing modern democracy. Princeton, NJ: Princeton University Press.

Pastor Pradillo, J. L. (2009). El tratamiento de valores en Educación Física. Revista Española de Educación Física y Deportes, 10.

Ribeiro, A. (2003). O corpo que somos: Aparência, sensualidade, comunicação. Lisboa: Editorial Noticias.

Rousseau, J. J. (1996). Discurso sobre el origen de la desigualdad de los hombres. Madrid : Alba, D.L.

Schutz, W. (1973). Todos somos uno. La cultura de los encuentros. Buenos Aires: Amorrortu.

Soto, C. Á., & Vargas, J. J. L. (2019). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 35, 413-421.

Vázquez Gómez, B. (2001). Los valores corporales y la Educación Física: : hacia una reconceptualización de la Educación Física. Agora para la educación física y el deporte, 1, 7-17.

Weil, S. (1995). Reflexiones sobre las causas de la libertad y de la opresión social. Barcelona-Buenos Aires-México: Paidós.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Velasco Santos, L., Pastor Pradillo, J. L., Blanco Alcántara, D., & Jiménez Eguizábal, A. (2021). Os valores do corpo nos jovens. Sem valores ou nova avaliação?. Retos, 39, 516–524. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77460

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)