Elaboração de entrevista para conhecer o desenvolvimento de atividades náuticas em centros educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v51.101574

Palavras-chave:

Actividades náuticas, educación, entrevista, Método Delphi, validación.

Resumo

Nos últimos anos, os desportos náuticos têm vindo a ganhar notoriedade no âmbito educativo, por serem uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos alunos. O objetivo deste trabalho foi elaborar e validar uma entrevista utilizando o Método Delphi para conhecer experiências de como as atividades náuticas deveriam ser trabalhadas em centros educacionais. Para a concepção e validação desta entrevista foram tidos em conta nove especialistas de diferentes áreas (universidade, empresas e centros educativos), que tinham conhecimentos sobre a organização e implementação de actividades náuticas na área educativa, e que foram escolhidos com base na avaliação do grupo coordenador da pesquisa e na autoavaliação dos próprios especialistas sobre o nível de competência no tema a ser discutido. Os resultados obtidos mostram uma entrevista válida e fiável, que é composta por 29 questões sobre aspectos relacionados com as possíveis áreas de utilização das actividades náuticas, a organização das actividades, as possíveis metodologias a utilizar, os conhecimentos que devem ser trabalhados, os aspectos mais modalidades desportivas praticadas, os benefícios da realização de atividades aquáticas no ambiente natural e os aspetos de segurança a ter em conta. Concluindo, foi criada uma ferramenta eficaz para conhecer experiências de como as atividades náuticas devem ser trabalhadas nos centros educacionais.

Palavras-chave: Atividades náuticas, educação, entrevista, Método Delphi, validação.

Referências

Alecu, A., Boțilă, V. & Cojanu, F. (2021). Effects of Recreational Activities Nautical Sports in Leisure on the Strength-ening of Motor Skills in Children of School Age. Bulletin of the Transilvania University of Braşov. Series IX: Sciences of Human Kinetics, 14(63), 119-124. https://doi.org/10.31926/but.shk.2021.14.63.1.15

Almonacid-Fierro, A., Feu, S., & Vizuete, M. (2018). Validación de un cuestionario para medir el Conocimiento Di-dáctico del Contenido en el profesorado de Educación Física. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 34, 132-137. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.58590

Blanco, P., Hernández, E., & Reina, M. (2018). Análisis de los factores universales de las actividades físicas en el me-dio natural/actividades físicas de aventura en la naturaleza: estudio preliminar. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 11(22), 61-68.

Blázquez, D. (2010). La iniciación deportiva y el deporte escolar. Inde.

Borja, A., White, M. P., Berdalet, E., Bock, N., Eatock, C., Kristensen, P., ... & Fleming, L. E. (2020). Moving to-ward an agenda on ocean health and human health in Europe. Frontiers in Marine Science, 7, 37. https://doi.org/10.3389/fmars.2020.00037

Cruz, M. (2009). El Método Delphi en las Investigaciones Educacionales. Academia.

Dalmau, J.M., Jiménez, R., Gómez, N., & Gallardo, E. (2020). Diagnóstico escolar sobre el tratamiento de las activi-dades físicas en el medio natural dentro de la asignatura de Educación Física. Retos. Nuevas tendencias en educación fí-sica, deporte y recreación, (37), 460-464. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71010

De Haro, A. E., & Pérez, A. A. (2012). Las actividades acuáticas como contenido de la Educación Física en la Ense-ñanza Secundaria: un estudio sobre sus potencialidades y límites a través de la óptica del profesorado de educación física de la Región de Murcia. Revista de Investigación Educativa, 30(2), 323-346. https://doi.org/10.6018/rie.30.2.134951

Díaz-Pérez, J. C., Caballero-Julia, D., & Cuellar-Moreno, M. (2023). Revisión bibliográfica sobre la actividad física en el medio natural en Educación Física. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 48, 807-815. https://doi.org/10.47197/retos.v48.95801

Eigenschenk, B., Thomann, A., McClure, M., Davies, L., Gregory, M., Dettweiler, U., & Inglés, E. (2019). Benefits of Outdoor Sports for Society. A Systematic Literature Review and Reflections on Evidence. International journal of environmental research and public health, 16(6), 937. https://doi.org/10.3390/ijerph16060937

Escarbajal, A., & Albarracín, A. (2012). Las actividades acuáticas como contenido de la Educación Física en la Ense-ñanza Secundaria: un estudio sobre sus potencialidades y límites a través de la óptica del profesorado de educación física de la Región de Murcia. Revista de Investigación Educativa, 30(2), 323-346. https://doi.org/10.6018/rie.30.2.134951

Granero, A. & Baena, A. (2007). Importancia de los valores educativos de las actividades físicas en la naturaleza. Habi-lidad Motriz, (29), 5-14.

Guillén, R. & Peñarrubia, C. (2013). Incorporación de contenidos de Actividades en el Medio Natural mediante la investigación-acción colaborativa. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, deporte y recreación, (23), 23-28. https://doi.org/10.47197/retos.v0i23.34562

Lloret, J., Gómez, S., Rocher, M., Carreño, A., San, J., & Ingles, E. (2023). The potential benefits of water sports for health and well-being in marine protected areas: A case study in the Mediterranean. Annals of Leisure Re-search, 26(4), 601-627.

Loo, R. (2002). The Delphi method: A powerful tool for strategic management. Policing: An International Journal of Police Strategies and Management, 25(4), 762-769. https://doi.org/10.1108/13639510210450677

López, E. (2018). El método Delphi en la investigación actual en educación: una revisión teórica y metodológica. Educación XXI, 21(1), 17-40. https://doi.org/10.5944/educXX1.15536

Luna, P., Infante, A. & Martínez, F. J. (2005). Los Delphi como fundamento método lógico predictivo para la investi-gación en Sistemas de Información y Tecnologías de la Información (IS/IT). Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, 26, 89-112.

Oñate, N., Ramos, L. & Díaz, A. (1988). Utilización del Método Delphi en la pronosticación: Una experiencia inicial. Economía Planificada, 3(4), 9-48.

Ortega, E., Calderón, A., Palao, J. M., & Puigcerver, M. C. (2008). Diseño y validación de un cuestionario para eva-luar la actitud percibida del profesor en clase y de un cuestionario para evaluar los contenidos actitudinales de los alumnos durante las clases de educación física en secundaria. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (14), 22-29.

Parlamento Europeo (2021). Report on the Impact on the Fishing Sector of Offshore Windfarms and Other Renewa-ble Energy Systems (2019/2158(INI)) Committee on Fisheries. Rapporteur: Peter van Dalen. EU. https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/A-9-2021-0184_EN.html

Vann-Sander, S., Clifton, J., & Harvey, E. (2016). Can citizen science work? Perceptions of the role and utility of citi-zen science in a marine policy and management context. Marine Policy, 72, 82-93. https://doi.org/10.1016/j.marpol.2016.06.026

Vivo, G., Valero-Valenzuela, A. V., & Manzano, D. (2018). Actividades acuáticas en educación, la actividad deportiva extraescolar y el nivel de actividad física deportiva. Revista de investigación en actividades acuáticas, 2(3), 22-26. https://doi.org/10.21134/riaa.v2i3.1313

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Medina Rebollo, D., Fernandez Ozcorta, E. J. ., Sáenz-López Buñuel, P., & Fernández Gavira, J. (2024). Elaboração de entrevista para conhecer o desenvolvimento de atividades náuticas em centros educacionais. Retos, 51, 1275–1281. https://doi.org/10.47197/retos.v51.101574

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)