Liderança e Governança colaborativa da projetos de educação comunitaria
DOI:
https://doi.org/10.7179/PSRI_2015.26.03Palavras-chave:
as redes sociais, liderança educacional, governança sócio, interdisciplinaridade, colaboraçãoResumo
Introdução e Objetivos: No atual contexto socioeconômico colaboração entre as organizações da comunidade educacional e social é um elemento fundamental para a melhoria dos resultados escolares. Este artigo explora a liderança de estratégias de colaboração na escola e na educação para governar projetos de campo a nível comunitário com sucesso sócio. Assim, descreve as estratégias necessárias para levar esses projetos, bem como as estruturas de tomada de decisões necessárias para obter o máximo de colaboração interorganizacional. Metodologia e processamento de dados: Este se olha para o caso de Barcelona (Espanha), onde há uma tradição notável de colaboração da comunidade através do desenvolvimento de Sócio Networks (RS). O estudo realizou uma análise de conteúdo de 30 entrevistas com profissionais experientes na liderança e governança de RS sucesso. Resultados e discussão: Os resultados mostram um modelo de liderança que visa a construção de alianças a nível comunitário, onde os líderes buscam tecer sinergias entre as diferentes instituições e serviços por qualitativamente diferente ligação profissional, a construção de confiança entre eles e debate animador consenso e inovação. Além disso, os resultados destacam a existência de espaços projetados especificamente para tomada de decisão colaborativa, que vão desde geral ou -onde questões mais representativos estratégicas- são decididas, mais operacional, em que as questões técnicas e de projeto de ação são discutidos. Os resultados sublinham a importância de equilibrar a representação e efetividade operacional para a rede do governo. Finalmente, observamos a existência de três diferentes modelos de governação em rede, destacando a importância de se adotar o modelo com as características e necessidades de cada programa em si.
Downloads
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0.
Derechos de reproducción y archivo
La versión publicada de los artículos podrá ser autoarchivada por sus autores en repositorios institucionales y temáticos de acceso abierto. No obstante la reutilización total o parcial de los mismos en nuevos trabajos o publicaciones deberá ser autorizada por Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria.
Los trabajos publicados deberán ser citados incluyendo el título de la Revista, Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, nº, páginas y año de publicación.
Responsabilidades éticas
Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria no acepta material publicado anteriormente en otros documentos. Los/as autores/as son responsables de obtener los permisos oportunos para reproducir parcialmente material de otras publicaciones y citar correctamente su procedencia. Estos permisos deben solicitarse tanto al autor/a como a la editorial que ha publicado dicho material.
Es obligación de Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria detectar y denunciar prácticas fraudulentas.
En la lista de autores/as firmantes deben figurar únicamente aquellas personas que han contribuido intelectualmente al desarrollo del trabajo.
La revista espera que los/as autores/as declaren cualquier asociación comercial que pueda suponer un conflicto de intereses en conexión con el artículo remitido.
Los autores deben mencionar en el manuscrito, preferentemente en el apartado del método, que los procedimientos utilizados en los muestreos y controles han sido realizados tras la obtención de consentimiento informado.
La revista no utilizará ninguno de los trabajos recibidos con otro fin que no sea el de los objetivos descritos en estas normas.
Aviso de derechos de autor/a
© Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. Los originales publicados en las ediciones impresa y electrónica de esta Revista son propiedad del Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, siendo necesario citar la procedencia en cualquier reproducción parcial o total.
Salvo indicación contraria, todos los contenidos de la edición electrónica se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución “Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 3.0 España” (CC-by-nc). Puede consultar desde aquí la versión informativa y el texto legal de la licencia. Esta circunstancia ha de hacerse constar expresamente de esta forma cuando sea necesario.