ELABORAÇAO DE PROPOSTAS DIDÁCTICAS PARA MELHORAR PROGRAMAS SOCIO-EDUCATIVOS PARA JOVENS EMSITUAÇAO DE RISCO SOCIAL

Autores

  • María Violeta Álvarez Fernández Universidad de Oviedo.
  • Víctor Raúl Pintado Rey Universidad de Oviedo
  • José Luis San Fabián Maroto Universidad de Oviedo.

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2014.23.07

Palavras-chave:

Educação comunitária, delinquência juvenil, investigação-acção, educativa, pensamento pró-social, programas educacionais

Resumo

Os educadores daCasa da Juventude Sograndio (Centro de internamento de jovens para a execuçao
demedidas judiciais de Asturias), convencidos de que poderiamfornecer alternativas paramelhorar
a intervenção socioeducativa, foram envolvidos em um processo de formação de investigaçao-acçao que
teve como objetivo a elaboração de propostas didácticas capazes de contribuir a otimizar o desenvolvimento
de programas de habilidades sociais para jovens com comportamento criminoso.
Para fazer isso, foi aplicado o Programa de Pensamento pró-social versão curta para jovem PPS-VCJ
(Alba et al., 2005) a 8 rapazes internos de 14 a vinte anos e 1 garota de 16, como base para a análise e reflexão
da nossametodologia de intervenção. A equipa participante é composto por 9membros internos e 3membros
externos (2 coordenadores e um psicólogo).
A pesquisa, predominantemente qualitativa, incorpora vários registros quantitativos e qualitativos como
registros de observação, grupos de discussão, questionários e caderno.
Após a implementação do programa, destacar as mudanças positivas na dimensão emocional, na resolução
de conflitos, auto-controle e tolerância à frustração. Há também níveis muito elevados de satisfação
em jovens, educadores e informantes externos.
Podemos notar a importância de ter conseguido criar umclima de compromisso profissional para amudança,
deixando uma abordagem passiva à formação, para iniciar uma busca ativa de respostas práticas,
adaptadas às suas necessidades e interesses profissionais.Concluímos comalgumas reflexões e propostas
de ação que contribuam para o conhecimento didáctico projetado e adaptado para a educação social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

María Violeta Álvarez Fernández, Universidad de Oviedo.

Titular de Escuela Universitaria. Departamento de Ciencias de la Educación. Facultad de Formación del Profesorado y Educación. Campus deLlamaquique, C/ Aniceto Sela, s/n - 33005 Oviedo (España). E-mail: violeta@uniovi.es Teléfono:985102876. Fax: 985103226

Víctor Raúl Pintado Rey, Universidad de Oviedo

Profesor asociado de la Universidad de Oviedo. Departamento de ciencias de la Educación de la Universidad de Oviedo. Doctor en Pedagogía por la Universidad de Oviedo. Número de Colegiado: 2049 (Colegio Profesional Educadores Sociales Andalucía)

José Luis San Fabián Maroto, Universidad de Oviedo.

Catedrático de Universidad. Departamento de Ciencias de la Educación. Facultad de Formación del Profesorado y Educación. Campus de Llamaquique, C/ Aniceto Sela, s/n - 33005 Oviedo (España). E-mail: jlsanfa@uniovi.es Teléfono: 985103230. Fax: 985103226

Referências

Alba, J.L. et al. (2005). El programa del pensamiento prosocial. Versión corta para jóvenes. En V. Garrido y Mª. J. López. (coords.), Manual de intervención educativa en readaptación social. Vol.2. Los programas del pensamiento prosocial. (pp.95-310). Valencia: Tirant lo Blanch.

Alba, J.L et al. (2006). Instrumentos de investigación para evaluar el Programa de Pensamiento Prosocial Versión Corta para Jóvenes. Valencia: Inédito.

Feliz Murias, T.; Sepúlveda Barrios, F. y Gonzalo Fernández, R. (2008). Didáctica General para educadores sociales. Madrid: McGraw-Hill.

Fernández Gutiérrez, A. Mª. (2003). La intervención socioeducativa como proceso de investigación. Una experiencia de reflexión-acción en Centros de Menores. Valencia: Nau Llibres.

Forés, A. y Vallvé, M. (2002). Quan didàctica porta nom d´educació social. Barcelona: Fundación Pere Tarrés.

Gruwell, E. y Freedom Writer (2007). Diarios de la calle. Barcelona: Elipsis Ediciones.

López, Mª. J. y Garrido, V. (2005). Un modelo para la prevención e intervención de la conducta antisocial. En Garrido y López (coord.), Manual de intervención educativa en readaptación social. Vol.2. Los programas del pensamiento prosocial (pp. 11-94). Valencia: Tirant lo Blanch.

Mateos-Aparicio, J. Mª. (2009). Evaluación de la efectividad de programas destinados a la promoción y mejora de la convivencia en un centro de educación secundaria de la provincia de Ciudad Real. Tesis Doctoral. Burgos: Universidad de Burgos.

McGuire, J. & Priestley, P. (1995). Reviewing «What work´s»: Past, present and future. En J. McGuire, (ed), What works: Reducing reoffending: Guidelines from research and practice. Chichester: Wiley.

McKillip, J. (1989). Need Analysis. Tools for the Human Services and Education. London: Sage Publ.

Meirieu, P. (2006). Carta a un joven profesor. Por qué enseñar hoy. Barcelona: Graó.

Meirieu, P. (2007). Es responsabilidad del educador provocar el deseo de aprender. Cuadernos de pedagogía. 373 (noviembre), 42-47.

Meirieu, P. (2009). Aprender sí. Pero ¿Cómo?. Barcelona: Octaedro.

O´Connor, J. y Seymour, J. (2003). PNL para formadores. Barcelona: Urano.

Parcerisa, A. (2004). Didáctica en la educación social. Enseñar y aprender fuera de la escuela. Barcelona: Graó.

Parcerisa, A.; Giné, N. y Forés, A. (2010). La Educación Social. Una mirada didáctica. Relación, comunicación y secuencias educativas. Barcelona: Graó.

Pérez-Campanero, Mª P. (1991). Cómo detectar las necesidades de Intervención Socioeducativa. Madrid: Narcea.

Pérez de Guzmán, L.; Amador, L.V. y Vargas, M. (2011). Resolución de conflictos en las aulas: un análisis desde la Investigación-Acción. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 18, 99-114.

Richardson, L. (1997). Fields of play: Constructing an academic life. New Brunswick NJ: Rutgers University Press.

Stufflebeam, D.L. y Shinkfield, A.J. (2005). Evaluación sistemática. Guía teórica y práctica. Barcelona. Paidós y M.E.C.

Zambrano, A. (2005). Philippe Meirieu. Trayectoria y formación del pedagogo. Educere-Ideas y personajes de la educación latinoamericana y universal-. Año 9, 30 (julio-agosto-septiembre), 431-442. Recuperado de: http://www.saber.ula.ve/handle/123456789/19986

Publicado

2013-12-13

Edição

Secção

Investigación