Práticas de tempo livre em jovens escolares de escolas públicas de Engativá, Bogotá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v51.97902

Palavras-chave:

tiempo libre (free time), ocio (leisure), prácticas (practices), jóvenes escolares (young schoolchildren), colegios públicos (public schools)

Resumo

Este artigo apresenta uma característica das práticas de uso do tempo livre, em relação ao tempo, lugar e pessoas com quem realizam as atividades e motivações, de jovens escolares de escolas públicas da cidade de Engativá (Bogotá). Com metodologia quantitativa descritiva, foi desenvolvido e aplicado o questionário ad hoc Tempos livres e práticas de lazer de jovens escolares. A amostra foi de 989 jovens dos 13 aos 19 anos, pertencentes ao nono, décimo e décimo primeiro anos, com consentimento prévio e informado. Os resultados mostraram que ouvir música (83,4%), conversar com os amigos (69,1%), passear pela escola (49,1%) e praticar esportes (45,6%) são as práticas predominantes nos tempos livres. Essas práticas têm dedicação média de 30 minutos a duas horas por dia. Os locais mais comuns onde acontecem são a sala de aula, o playground, a casa e o parque do bairro. As razões mais frequentes para fazê-las são a livre escolha e o prazer. Quanto a com quem são realizadas essas atividades, prevaleceu a prática individual ou a prática com amigos. Concluiu-se que predomina conceber o lazer como atividades autônomas, e também que os tempos livres e as atividades de lazer são semelhantes entre escola, fora da escola e nos finais de semana, com alguma variação entre gêneros e faixas etárias.

Palavras-chave: tempo livre, lazer, estágios, jovens escolares, escolas públicas.

Biografia Autor

John Jairo García Díaz, Corporación Universitaria Minuto de Dios- Uniminuto

Investigador Docente

Facultad de educación

Vicerrectoria Regional Sur 

UNIMINUTO

Referências

Aguilar Cortez, L. (2017). Prácticas de ocio y tiempo libre en tres generaciones: un estudio de caso de la Universidad YMCA (México). Universidad de Deusto (Bilbao, España). http://www.asociacionotium.org/wp-content/uploads/2018/05/Lupe-Aguilar-Cortez-TESIS-1.pdf

Castañeda, S. K., Sevilla, M. L., Calero M. S., Romero, F.E., Torres, R. A. & Romero, G. Y. (2018). Estado anímico en el tiempo libre de estudiantes que inician y culminan la universidad. Rev. Cubana Invest. Bioméd., 37(2), 27-38. https://www.medigraphic.com/pdfs/revcubinvbio/cib-2018/cib182d.pdf

Chaparro-Hurtado, H. R. & Guzmán-Ariza, C. M. (2013). Consumo digital de jóvenes escolarizados en Villavicencio, Colombia. Educación y Educadores, 16(2), 229-243. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0123-12942013000200002&lng=es&nrm=is

Codina, N., Pestana, J. V. & Ponce de León, A. M. (2018). Tiempos dedicados al ocio físico-deportivo y perspectivas temporales: (re)velando vulnerabilidades. Pedagogía social. Revista interuniversitaria, 31, 59-69. https://recyt.fecyt.es/index.php/PSRI/article/view/59399

Daniel, W. (2002). Bioestadística: Bases para el análisis de las ciencias de la salud (4ª edición). Limusa Wiley.

Dumazedier, J. (1964). Hacia una civilización del ocio. Estela S.A

Esqueda, S. & López, S. (2008). El ocio de los jóvenes: la gran oportunidad. Debates Iesa, 13(2). http://servicios.iesa.edu.ve/portal/Articulos/5-EsquedaLopez-Elociodelosjovenes.pdf

Ferrán Aranaz, M. (2001). SPSS para Windows: análisis estadístico. Osborne MacGraw-Hill.

Ferreira, J., Pose, H. & De Valenzuela, Á. (2015). El ocio cotidiano de los estudiantes de Educación secundaria en España. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, (25), 51-68. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=135043709003

García-Castro, J. D. & Pérez Sánchez, R. (2010). Tiempo libre en adolescentes escolarizados de dos clases sociales de Costa Rica. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 8(1), 439-454. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-715X2010000100021

Godínez, G. & Gómez, B. (2012). Family, School and Sports (FEDE), three areas in the lives of students in the state of Jalisco, Mexico: analysis of the use of leisure time and the use or abuse of drugs / Familia, Escuela y Deporte (FEDE), tres áreas en la vida de los estudiantes. Health and Addictions/Salud y Drogas, 12(2),193-226. https://doi.org/10.21134/haaj.v12i2.3

Gil-Madrona, P., Aguilar-Jurado, M. Á., Honrubia-Montesinos, C. & López-Sánchez, G. (2019). Physical Activity and Health Habits of 17- to 25-Year-Old Young People during Their Free Time. Sustainability, 11(23), 1-13. https://doi.org/10.3390/su11236577

Gómez-Mazorra, M., Tovar Torres, H. G., y Ávila Carvajal, N. I. (2023). Ocio y tiempo libre desde la perspectiva de género en estudiantes universitarios de posgrado. Retos, 47, 824–829. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95148

Hermoso, Y. (2009). Estudio de la ocupación del tiempo libre de la población escolar y su participación en actividades extraescolares. [Tesis doctoral, Universidad de Málaga, España]. https://riuma.uma.es/xmlui/handle/10630/4576

Hernández, R., Fernández C. & Baptista P. (2014). Metodología de la investigación (6.° edición). McGraw Hill. https://www.academia.edu/36971355/metodologia_de_la_ investiga-cion_sexta_edicion_hdz_fdz_baptista_pdf

Hernández-Nieto, R. (2011). Instrumentos de recolección de datos en ciencias sociales y ciencias biomédicas. Validez y confia-bilidad. Diseño y construcción. Normas y formatos. Universidad de Los Andes (Mérida, Venezuela). https://www.academia.edu/37886946/ Instrumen-tos_de_recoleccion_de_datos_en_ciencias_sociales_y_ciencias_biomedicas_Rafael_Hernandez_Nieto_pdf

Huertas, H., Caro, C., Vásquez, S. & Vélez, P. (2008). Consumo cultural y uso del tiempo libre en estudiantes lasa-llistas. Revista Lasallista de Investigación, 5(2), 36-47. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5745892

Ibáñez, P. & Mudarra, M. (2004). Relaciones sociales de personas con discapacidad, en el ocio y tiempo libre. Revista Española de Pedagogía, 62(229), 521-540. https://revistadepedagogia.org/lxii/no-229/relaciones-sociales-de-personas-con-discapacidad-en-el-ocio-y-tiempo-libre/101400010496/

IBM Corp. (2017). IBM SPSS Statistics for Windows, Version 25.0. Armonk, NY: IBM Corp.

Muros-Ruiz, B., Aragón-Carretero, Y. & Bustos-Jiménez, A. (2013). La ocupación del tiempo libre de jóvenes en el uso de videojuegos y redes. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, (40), 31-39. https://doi.org/10.3916/C40-2013-02-03

Pérez, R. (2000). Juventud, uso de medios y tiempo libre. Un estudio con jóvenes de las provincias de San José y Li-món. Revista de Ciencias Sociales (Costa Rica), 4(90-91), 65-81. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15318269009

Poletti, H. & Barrios, L. (2007). Sobrepeso, obesidad, hábitos alimentarios, actividad física y uso del tiempo libre en escolares de Corrientes (Argentina). Revista Cubana Pediatría. Ciudad de La Habana, 79(1), 1-10. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75312007000100006

Ponce-de-León-Elizondo, A., Arazuri, E. S. & Valdemoros-San-Emeterio, M. Á. (2015). Ocio familiar y actividad física de ocio en estudiantes de bachillerato: ¿alianza, rivalidad o independencia? Pedagogía Social. Revista Interuni-versitaria, (25), 51-68. https://www.redalyc.org/pdf/1350/135043709004.pdf

Puig, J. y Trilla, J. (1996). La pedagogía del ocio. Laertes S.A.

Ricoy, M. & Fernández-Rodríguez, J. (2016). Prácticas y recursos de ocio en la adolescencia. Educatio Siglo XXI, 34(2), 103-124. https://doi.org/10.6018/j/263831

Ricoy, M. & Pino, M. (2005). Estudio sobre el perfil del alumnado de educación social. Ese. Estudios sobre Educación, (9), 127-143. https://revistas.unav.edu/index.php/estudios-sobre-educacion/article/view/25574

Roman, B., Serra, L., Ribas, L., Pérez-Rodrigo, C. & Aranceta, J. (2006). Actividad física en la población infantil y juvenil española en el tiempo libre. Estudio enkid (1998-2000). Apunts Sport Medicine, 41(151), 86-94. https://www.apunts.org/es-actividad-fisica-poblacion-infantil-juvenil-articulo-X0213371706963786

Sue, R. (1982). El ocio. Fondo de Cultura Económica

Tani, S. (2015). Loosening/Tightening spaces in the geographies of hanging out. Social & Cultural Geography, 16(2), 125-145. https://doi.org/10.1080/14649365.2014.952324

Varela, L., Gradaílle, R. & Teijeiro, Y. (2016). Ocio y usos del tiempo libre en adolescentes de 12 a 16 años en Espa-ña. Educação e Pesquisa, 42(4), 987-1000. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201612152404

Vílchez, C. (2004). Análisis multidimensional del tiempo libre de los escolares en una muestra de adolescentes perua-nos. Revista de bibliotecología de la Escuela de bibliotecología y ciencias de la información de la UNMSM, (3), 1-10. http://eprints.rclis.org/10084/

Publicado

2024-01-01

Como Citar

García Díaz, J. J., Rubiano-Cárdenas, P. A. ., García-García, J. A. ., & Santamaría-Rodríguez, J. E. (2024). Práticas de tempo livre em jovens escolares de escolas públicas de Engativá, Bogotá. Retos, 51, 930–937. https://doi.org/10.47197/retos.v51.97902

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.