Impacto do nível socioeconômico nas habilidades motoras infantis: revisão sistemática

Autores

  • Azaneth Laguna Celia Universidad Autónoma de Chihuahua
  • Martha Ornelas Contreras Universidad Autónoma de Chihuahua
  • Ramón Alfonso González Rivas Universidad Autónoma de Chihuahua https://orcid.org/0000-0002-4919-6556
  • Oscar Nuñez Enriquez Universidad Autónoma de Chihuahua https://orcid.org/0000-0001-6573-6762

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v49.97531

Palavras-chave:

Infantes, Nivel Socioeconómico, Habilidades motrices

Resumo

Objetivo: realizar uma revisão sistemática sobre a influência do nível socioeconômico no desenvolvimento das habilidades motoras de lactentes de 0 a 8 anos de idade. Metodologia: utilizando o checklist PRISMA, selecionando pesquisas originais na faixa de 0 a 8 anos, nível socioeconômico e habilidades motoras, tendo utilizado instrumento ou bateria com resultados publicados nos últimos 10 anos. Através de bases de dados como SCOPUS, Web of Science, SciELO, EBSCO e Dialnet. Resultados: ao fazer uma comparação apenas entre bebês de nível socioeconômico baixo, verificou-se que estes aparecem dentro da norma, mas, se comparados com um nível superior, as habilidades motoras são inferiores e no caso de nível socioeconômico médio econômico apresenta resultados dentro da norma. Conclusão: em lactentes de baixo nível socioeconômico, as habilidades motoras são inferiores em comparação aos de nível socioeconômico mais alto.

Palavras-chave: lactentes, habilidades motoras, nível socioeconômico.

Referências

Alonso, D. (2018). Desarrollo de las habilidades motrices de las personas con discapacidad intelectual a través del proceso cognitivo. Arte y Salud, 19, 226-244. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6257564

Ayala, J., Arboleda, R. y De Souza, S. (2015). Motricidad y enseñanza: Saberes que transitan en el aula. Revista Latinoameri-cana de Estudios Educativos, 11(2), 167-189. https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/latinoamericana/article/view/4060

Barnett, L., Hinkley, T., Okely, A. y Salmon, J. (2013). Child, family and environmental correlates of children's motor skill proficiency. Journal of Science and Medicine in Sport, 16, 332-336. DOI: 10.1016/j.jsams.2012.08.011

Bedregal, P., Hernández, V., Mingo, M., Castañón, C., Valenzuela, P., Moore, R., De la Cruz, R. y Castro, D. (2016). Desigualdades en desarrollo infantil temprano entre prestadores públicos y privados de salud y factores asociados en la Región Metropolitana de Chile. Rev Chil Pediatr, 87(5), 351-358. http://dx.doi.org/10.1016/j.rchipe.2016.02.008

Bellows, L., Davies, P., Courtney, J., Gavin, W., Johnson, S. y Boles, R. (2017). Motor skill development in low-income, at-risk preschoolers: A community-based longitudinal intervention study. Journal of Science and Medicine in Sport, 20, 997-1002. DOI: 10.1016/j.jsams.2017.04.003

Campo, L., Jiménez, P., Ricaurte, K. y Paredes, N. (2011). Características del desarrollo motor en niños de 3 a 7 años de la ciudad de Barranquilla. Psicogente, 14(25), 76-89. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=497552358008

Cidoncha, V. y Díaz, E. (2010). Aprendizaje motor. Las habilidades motrices básicas: coordinación y equilibrio. EFDeportes, 15(147), 1-5. https://www.efdeportes.com/efd147/habilidades-motrices-basicas-coordinacion-y-equilibrio.htm

Cuesta, P., Prieto, A. y Gil, P. (2016). Evaluación diagnóstica en la enseñanza conjunta de habilidades sociales y motrices en educación infantil. Opción, 7, 505-525. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31048480030

De Castro, F., Vázquez-Salas R., Villalobos, A., Rubio-Codina, M., Prado, E., Sánchez-Ferrer, J., Romero, M. y Shamah-Levy, T. (2019). Contexto y resultados del desarrollo infantil temprano en niños y niñas de 12 a 59 meses en México. Sa-lud Publica Mex, 61, 775-786. https://doi.org/10.21149/10560

Díaz, A., Bacallao, J., Vargas-Machuca, R. y Aguilar, R. (2017). Desarrollo infantil en zonas pobres de Perú. Rev Panam Salud Publica, 41(71), 1-6. https://www.scielosp.org/pdf/rpsp/2017.v41/e71/es

García-Marín, P., & Fernández-López, N. (2020). Motor Skills Competence in Preschool Education. Apunts. Educación Física y Deportes, 141, 21-32. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/3).141.03

Garibotti, G., Comar, H., Giannini, G. y Pittau, C. (2013). Desarrollo psicomotor infantil y su relación con las característi-cas sociodemográficas y de estimulación familiar en niños de la ciudad de Bariloche, Argentina. Arch Argent Pediatr, 111(5), 384-390. http://dx.doi.org/10.5546/aap.2013.384

Imbernón-Giménez, S., & Martínez-Moreno, A. (2020). Motricidad fina versus gruesa en niños y niñas de 3 a 5 años. Jour-nal of Sport and Health Research, 12(2), 228-237. https://recyt.fecyt.es/index.php/JSHR/issue/view/3868

Kerr, R. (1982). Motor development: A Possible Model. Motor Skills: Theory into Practice, 6(1), 19-28. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71028251007

Lozano, A. y Ostrosky, F. (2012). Efecto del nivel socioeconómico en el control inhibitorio durante la edad preescolar. Acta de investigación psicológica. 2(1), 521-531. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-48322012000100003

Luna-Rojas, H., Moscoso-García, R., Ávila-Mediavilla, C., & Jarrín-Navas, S. (2020). Las habilidades motrices básicas como base para la educación física en primaria. Polo del Conocimiento: Revista científico - profesiona, 5(11), 100-115. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7659468

Mazzoni, C., Stelzer, F., Cervigni, M. y Martino, P. (2014). Impacto de la pobreza en el desarrollo cognitivo. Un análisis teórico de dos factores mediadores. LIBERABIT. 20(1), 93-100 http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-48272014000100008.

Mérida-Serrano, R., Olivares-García, M. y González-Alfaya, M. (2018). Descubrir el mundo con el cuerpo en la infancia. La importancia de los materiales en la psicomotricidad infantil. Retos, 34, 329-336. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.64652

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. y The PRISMA Group (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med, 6(6): e1000097. https://doi.org/10.1136/bmj.b2535

Muñoz-Arroyave, V., Lavega-Burgués, P., Costes, A., Damian, S., & Serna, J. (2020). Los juegos motores como recurso pedagógico para favorecer la afectividad desde la educación física (Traditional games: a pedagogical tool to foster affec-tivity in physical education). Retos, 38, 166–172. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.76556

Ochoa-Martínez, P., Hall-López, J., Piña, D., Alarcón, E., & Zúñiga, U. (2020). Análisis comparativo del grado de desa-rrollo de la coordinación motriz en niños y niñas de educación preescolar. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(44), 277-283.

Organización Mundial de la Salud (2018). Actividad física. Disponible en: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity

última visita 04-03-2019

Pelegrín, A., González, H. y Garcés, E. (2019). Estilos educativos parentales percibidos en adolescentes, practicantes de actividad física, federados y competidores. Retos, 36, 92-96. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/64592/42195

Prieto Prieto, J., Galán Jiménez, N., Barrero Sanz, D., & Cerro Herrero, D. (2021). La sala de psicomotricidad para el trabajo de educación física en educación infantil: un estudio exploratorio (Psychomotricity room for physical education work in early childhood education: an exploratory study). Retos, 39, 106–111. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78398

Quino, A. y Barreto, P. (2015). Desarrollo motor en niños con desnutrición en Tunja, Boyacá. Rev. Fac. Nac. Salud Pública, 33(1), 15-21. https://revistas.udea.edu.co/index.php/fnsp/article/view/15251

Rizzoli-Córdoba, A., Martell-Valdez, L., Delgado-Ginebra, I., Villasís-Keever, M. Reyes-Morales, H., O´Shea-Cuevas, G., Aceves-Villagrán, D., Carrasco-Mendoza, J., Villagrán-Muñoz, V., Halley-Castillo, E., Vargas-López, G. y Mu-ñoz-Hernández, O. (2015). Evaluación diagnóstica del nivel de desarrollo en niños identificados con riesgo de retraso mediante la prueba de Evaluación del Desarrollo Infantil. Bol Med Hosp Infant Mex, 72(6), 409-419. https://doi.org/10.1016/j.bmhimx.2015.11.005

Román, J. y Calle, P. (2017). Estado de desarrollo psicomotor en niños sanos que asisten a un centro infantil en Santo Do-mingo, Ecuador. Enfermería: Cuidados Humanizados, 6(2), 39-44

Ruiz, L., & Linaza, J. (2013). Jerome Bruner y la organización de las habilidades motrices en la infancia. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 9(34), 390-395. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71028251007

Salazar, P. y Jiménez, J. (2018). Relación entre la competencia percibida y el desempeño motor en preescolares y escolares de zona urbana en Costa Rica. EmásF, Revista Digital de Educación Física, 52, 134-144. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6408946

Sánchez, B. (1986). Didáctica de la Educación Física y el Deporte. Madrid: Editorial Gymnos. https://acortar.link/QiXeKa

Sandoval, M., Fernández, A., Vargas, R., Martínez, C. y Carrasco, V. (2017). Estudio comparativo entre el desarrollo psicomotor y el estado nutricional en niños de kínder, pertenecientes a un establecimiento municipal y a uno particular de la ciudad de Temuco. Revista Ciencias de la Actividad Física, 18(2), 1-8. https://doi.org/10.29035/rcaf.18.2.4

Santelices, M., Besoain, C. y Escobar, M. (2015). Monoparentalidad, trabajo materno y desarrollo psicomotor infantil: Un estudio chileno en niños que asisten a salas cuna en contexto de pobreza. Universitas Psychologica, 14(2), 675-684. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy14-1.mtmd.

Schonhuat, L., Schönstedt, M., Álvarez, J., Salinas, P. y Armijo, I. (2010). Desarrollo psicomotor en niños de nivel socio-económico medio-alto. Rev Chil Pediatr, 81(2), 123-128. http://dx.doi.org/10.4067/S0370-41062010000200004

Valdés, M. y Spencer, R. (2011). Influencia del nivel socioeconómico familiar sobre el desarrollo psicomotor de niños y niñas de 4 a 5 años de edad de la ciudad de Talca – Chile. Theoria, 20(2), 29-43. https://revistas.ubiobio.cl/index.php/RT/article/view/1249/1200

Veldman, S., Jones, R., Santos, R., Sousa-Sá, E. y Okely, A. (2018), Gross motor skills in toddlers: Prevalence and socio-demographic differences. Journal of Science and Medicine in Sport, 21, 1226-1231. DOI: 10.1016/j.jsams.2018.05.001

Zapata, B. y Restrepo, J. (2013). Aprendizajes relevantes para los niños y las niñas en la primera infancia. Revista Latinoame-ricana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 11(1), 217-227. http://revistalatinoamericanaumanizales.cinde.org.co

Zueck Enríquez, M. del C., Ramírez García, A. A., Rodríguez Villalobos, J. M., & Irigoyen Gutiérrez, H.E. (2020). Satis-facción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria (Satisfaction in the Physical Education classroom and intention to be physically active in Primary school children). Retos, 37, 33–40. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69027

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Laguna Celia, A., Ornelas Contreras, M., González Rivas, R. A., & Nuñez Enriquez, O. (2023). Impacto do nível socioeconômico nas habilidades motoras infantis: revisão sistemática. Retos, 49, 307–313. https://doi.org/10.47197/retos.v49.97531

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2