O jogo como estratégia didática para a construção de habilidades sociais nas crianças da comuna 20 da cidade de Cali

Autores

  • Johanna Lorena Cano-Moya Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte
  • Germán Darío Isaza-Gómez Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte https://orcid.org/0000-0001-8475-9994
  • Juan Diego Valencia-Guzmán Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte

Palavras-chave:

Innovación social, Juego, estrategias didácticas, habilidades sociales, transformación social

Resumo

O jogo esteve presente nos processos de civilização da humanidade, é considerado um mediador didático por excelência, o objetivo do estudo foi voltado para a reconstrução de habilidades sociais através do brincar em crianças do bairro Siloé da comuna 20 na cidade de Cali. A metodologia qualitativa seguiu a lógica da pesquisa-ação, conseguiu identificar situações de agressividade apresentadas por crianças pertencentes à Fundação SIDOC e gerar o desenho de estratégias didáticas por meio de brincadeiras que permitissem a vivência de habilidades sociais. A amostra não probabilística por conveniência foi composta por 21 crianças, com consentimento prévio informado. A técnica utilizada foi a observação participante, que permitiu condensar as ações significativas e recorrentes no instrumento de campo cotidiano. A análise das informações foi realizada por meio do software Atlas Ti versão 23.0.0. Os resultados conseguiram evidenciar as relações de agressividade e intolerância entre os participantes, o que permitiu a configuração de um programa de intervenção esportiva por meio de cinco estratégias didáticas: comunicação e diálogo; a regulação de comportamentos; desenvolvimento Humano; respeito e tolerância, que favoreceram uma formação integral através do jogo. Em conclusão, as estratégias didáticas utilizadas permitiram às crianças reconhecer outras formas de relacionamento mais harmoniosas que favoreceram a resolução pacífica de conflitos e a vivência de valores.

Palavras-chave: Inovação social, jogo, estratégias didáticas, habilidades sociais, transformação social.

Biografias Autor

Johanna Lorena Cano-Moya , Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte

Docente investigador Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte. Magister en Gerencia para la Innovación Social. Especialista en Pedagogía Infantil. Licenciada en Lenguas Extranjeras Inglés Francés. Coordinadora del semillero de investigación ISEND. Correo electrónico johanna.cano@endeporte.edu.co Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8689-3254

Germán Darío Isaza-Gómez , Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte

Investigador Asociado, Docente de la Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte. Ph.D en Educación, de la Universidad de la Salle, Costa Rica. Magister en Educación de la Universidad de Caldas. Licenciado en Educación Física y Recreación de la Universidad. Director del Grupo de Investigación Educar 2030, e integrante de la Red Escuela Dinámica para la Paz. Correo electrónico german.isaza@endeporte.edu.co Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-8475-9994  

Juan Diego Valencia-Guzmán , Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte

Estudiante de la Especialización en Dirección y Gestión Deportiva en la Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte. Profesional en deporte, Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte. Estudiante del Semillero de Investigación Innovación Social en Deporte ISEND. juan.valencia000@endeporte.edu.co Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6464-7095

Referências

Acebes Sánchez, J., & Bernal, I. R. (2022). Gamificación y valores: una propuesta transversal motivadora en Educación Física (Gamification with social and moral values: A motivate cross sectional proposition in physical education). Retos, 43, 336–341. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.85691

Águila, C. (2021). Educación Física para el desarrollo de la consciencia: Una propuesta pedagógica (Physical Education for the development of consciousness: A pedagogical proposal). Retos, 39, 937–944. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81433

Aguilar Herrero, M. D., García Fernández, C. M., & Gil del Pino, C. (2021). Efectividad de un programa educativo en Educa-ción Física para fomentar las habilidades socioafectivas y prevenir la violencia en educación primaria (Effectiveness of educa-tional program in physical education to promote socio-affective skills and prevent. Retos, 41, 492–501. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82683

Arias-Cardona, S., Ochoa-García, A. A., & Arredondo-Ramírez, D. A. (2020). Papel del deporte en el proceso del postconflicto en los jóvenes del club de microfútbol creafam del municipio de Granada (Bachelor's thesis, Ciencias de la educación).

Armada Crespo, J. M., González López, I., & Montávez Martín, M. (2013). La expresión corporal: un proyecto para la inclusión (Corporal expression: a project for inclusión). Retos, 24, 107–112. https://doi.org/10.47197/retos.v0i24.34538

Baena-Morales, S., Merma Molina, G., & Gavilán-Martín, D. (2021). ¿Qué conocen los profesores de Educación Física sobre los Objetivos de Desarrollo Sostenible? Un estudio cualitativo-exploratorio (What do Physical Education teachers know about the Sustainable Development Goals? A qualitative-exploratory study). Retos, 42, 452–463. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87724

Balcazar Vega, A. (2021). El campamento educativo como escenario para el fortalecimiento de habilidades sociales (The educa-tional camp as a setting for strengthening social skills). Retos, 41, 143–152. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82262

Betancur, J. E. (2016). Una Inclusión Excluyente: Reconfigurando la Inclusión en la Escuela. Revista de Investigaciones, 178-188.

Betancur, J. E. (2017). La Inclusión como posibilidad de Reconocimiento de la Condición de Humanidad. En D. A. Jaramillo, y J. F. Orrego, Cuadernos de Educación y Alteridad 1 (pág. 266). Manizales: Centro Editorial Universidad Católica de Manizales.

Betancur, J. E. (2018). Construyendo una nueva forma de asumir la Inclusión en los escenarios educativos. En D. A. Jaramillo, y J. F. Orrego, Cuadernos de Educación y Alteridad 2: Trayectos de acogida y encuentros con el otro (págs. 73-86). Manizales: Centro Editorial Universidad Católica de Manizales.

Betancur, J. E. (2020) Acuerdos sociales sobre la inclusión en educación “una posibilidad desde el reconocimiento”. En J. Gómez-Vahos. (Ed.), Prácticas sociales de paz: la configuración de sujetos y escuelas creadoras de humanidad. (pp.145-179). Cúcuta, Co-lombia: Ediciones Universidad Simón Bolívar.

Bustamante Fernández, J. (2020). El tratamiento periodístico del diario el país frente a hechos en los que se han visto implicadas pandillas y bandas criminales en la ciudad de Cali en los años 2016 y 2017 (Doctoral dissertation, Universidad Santiago de Cali).

Cagigal, J. M. (1975). El deporte en la sociedad actual. Madrid, España: Prensa Española.

Caldono Ávila, C. O., Echeverry Gaviria, P. A., & Pacheco Espinoza, D. M. (2012). Siloé no es como la pintan. Cali: Universidad del Valle.

Cárdenas, A. (2016). Fomentando la paz a través del fútbol y otros deportes en contextos de conflicto: el caso de Colombia e Irlanda del Norte. Revista Temas: Departamento de Humanidades Universidad Santo Tomás Bucaramanga, (10), 51-62.

Cerdas-Agüero, E. (2015). Desafíos de la educación para la paz hacia la construcción de una cultura de paz. Revista Electrónica Educare, 19(2), 135-154. Recuperado de http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttextypid=S140942582015000200009ylng=enynrm=isoytlng=es

Donneys Bastidas, E., & Pérez, S. N. (2020). La toma militar en Siloé́: memoria colectiva e identidad política. Trans-Pasando Fronteras, (15). https://doi.org/10.18046/retf. i15.2758

Freire, P. (1993). Pedagogía de la esperanza. Un reencuentro con la pedagogía del oprimido. México: Siglo Veintiuno Editores.

Freire, P. (1995). Pedagogía: diálogo y conflicto. Sao Paulo: Editora Cortez.

Freire, P. (2003). Pedagogía de la indignación. México: Siglo XXI.

Freire, P. (2005). La pedagogía del oprimido. (J. Mellado, trad.) (2a ed.) México: Siglo XXI.

Gómez Etayo, E., Núñez, C., Giraldo-Rojas, J., Gómez Tabares, A. S., & Arango Vásquez, Á. (2020). Jóvenes, violencia y paz. Contexto e intencionalidad.

Gómez, G. D. I. (2016). Proyecto: Misión ENDeporte. RedPensar, 5(2), 1-16.

Gómez, G. D. I., Hinojosa, S. P., & Millán, S. D. (2021). Panorama de la formación y enseñanza de los entrenadores de rugby en Santiago de Cali. Lecturas: Educación Física y Deportes, 26 (280).

Gómez, G. D. I., Valencia, H. G., & Roa, D. M. O. (2022). Estilos de enseñanza utilizados por los entrenadores de fútbol base en el Valle del Cauca. Revista Boletín Redipe, 11(1), 366-380.

González-Hernández, E., Isaza-Gómez, G. D., Miranda-Calderón, K., & Mosquera-Vente, A. M. (2022). Panorama de la for-mación de posgrado para el área educación física, deporte, actividad física, recreación y afines en Colombia. Revista Digital: Actividad Física y Deporte, 8(2).

González-Valencia, H., Isaza-Gómez, G. D., & Parra-Estrada, L. K. (2021). Práctica pedagógica para la enseñanza de la gimna-sia artística: etapa de iniciación deportiva. Cultura educación y sociedad, 12(2), 95-112.

Grabin, L. E. (2020). El deporte infantil como actividad para el desarrollo de la resiliencia y la Cultura de Paz: el deporte infantil para la Paz. Apunts. Educación Física i Esports, (142), 88-88.

Grosser, K. (2007). Percepción de la violencia en el contexto educativo. Estudios, (20), 210-224.

Isaza Gómez, G. D., González Valencia, H., Henao Cardona, L. A., Ortiz Hernández, E., Jaimes Carvajal, J. D., Escobar Be-doya, C. D. & Otero González, C. F. (2020). Las mediaciones tecnológicas y su aporte a la actividad física en tiempos de pandemia. En: Villota Enríquez, J. A. y González Valencia, H. Tecnología, Sociedad y Educación: perspectivas interdisciplinares en torno a las TIC desde el campo social y educativo (pp. 105-123). Cali, Colombia: Editorial Universidad Santiago de Cali.

Isaza Gómez, G., González Valencia, H., y Osorio Roa, D. (2020). El trabajo colaborativo en el tenis de campo, una posibilidad para la construcción ciudadana. En J. Gómez-Vahos. (Ed.), Prácticas sociales de paz: la configuración de sujetos y escuelas creado-ras de humanidad. (pp.213-250). Cúcuta, Colombia: Ediciones Universidad Simón Bolívar.

Isaza-Gómez G, D; González-Hernández, E; González-Valencia, H; Villota-Enriques, J, A; Torres-Ortiz, J, D; Grajales-Hurtado, S. (2021). Mediaciones pedagógicas de un grupo de formadores de fútbol de la ciudad de Cali. En: Isaza-Gómez, G D; Osorio-Roa, D M; & González-Valencia, H (ed científicos). 2021. Mediaciones pedagógicas y educativas en el campo del deporte. Cali, Colombia. Editorial ASACOL Services, LLC.

Isaza, G; Rengifo, R; & Cano, J. (2018). Experiencias pedagógicas significativas de transformación social y construcción de paz a través de la formación deportiva en la ciudad de Santiago de Cali, Colombia. España, Revista Internacional de Educación y Aprendizaje ISSN: 2255-453X, 2019 vol:6 fasc: 4 págs: 201 – 207.

Lamoneda Prieto, J., González-Víllora, S., & Fernández-Río, J. (2020). Hibridando el Aprendizaje Cooperativo, la Educación Aventura y la Gamificación a través de la carrera de orientación (Hybridizing Cooperative Learning, Adventure Education, and Gamification through orienteering races). Retos, 38, 754–760. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.77276

Maravé Vivas, M., Gil Gómez, J., Chiva Bartoll, O., & Moliner Miravet, L. (2017). Validación de una ficha de observación para el análisis de habilidades socio-emocionales en Educación Física (Validation of an observation instrument for the analysis of socio-emotional skills in Physical Education). Retos, 31, 8–13. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.43815

Martín, G. M., & Jiménez, P. J. (2021). Propuesta metodológica para implantar el aprendizaje cooperativo en las clases de edu-cación física en base a los dominios de acción motriz (Methodological proposal to implement cooperative learning in physical education classes based on motor action doma. Retos, 42, 524–534. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87860

Maturana, H. (1992). El sentido de lo humano (2a ed.). Chile: Ediciones Pedagógicas Chilenas.

Maya, C. A. (2019). Estructuración de un programa deportivo de lucha olímpica para jóvenes desmovilizados del conflicto armado. Recu-perado de: http://hdl.handle.net/20.500.12010/7728.

Monzonís Martínez, N., & Capllonch Bujosa, M. (2015). Mejorar la competencia social y ciudadana: innovación desde educación física y tutoría (The improvement of the social and citizen competence: innovation from physical education and tutoring). Re-tos, 28, 256–262. https://doi.org/10.47197/retos.v0i28.35536

Moreno Doña, A., & Poblete Gálvez, C. (2015). La educación física chilena y su profesorado: proponiendo algunos retos para la investigación en el área (Chilean physical education and its teachers: proposal of some challenges for research about the sub-ject). Retos, 28, 291–296. https://doi.org/10.47197/retos.v0i28.35651

Murcia, N. (2012). La Escuela Como Imaginario Social, "Apuntes para una Escuela Dinámica". Magistro, 53-70.

Murcia, N., y Jaramillo, G. (2008). Complementariedad. Armenia: Kinésis

Orrego Noreña, Jhon Fredy; Jaramillo Ocampo, Diego Armando. (2019). Educación, cuerpo y alteridad. Encuentros cara a cara para la formación del otro. Alteridad. Revista de Educación, 14(1), 89-97. https://doi.org/10.17163/alt.v14n1.2019.07

Ospitia Bermúdez, P. F. (2020). Imaginarios sociales sobre la delincuencia juvenil en Jóvenes de una institución educativa de la ciudad de Cali.

Oviedo Córdoba, M., & Fernández-Cediel, M. C. (2020). Perdón-arte: una experiencia de educación para la paz desde las voces de niños y niñas en situación de vulnerabilidad. Praxis, 16(2), 133–149. https://doi.org/10.21676/23897856.3443

Palacio, E. S., & Acebes- Sánchez, J. (2022). Análisis del desarrollo de valores a través de la educación física y del deporte: un estudio de protocolo (Values development analysis through physical education and sports: a protocol study). Retos, 44, 1009–1015. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90502

Parada Ortiz, E. F. (2020). Análisis de la violencia deportiva y su influencia en el comportamiento de los jóvenes de Durán caso: Primavera 1 (Bachelor's thesis, Universidad de Guayaquil: Facultad de Comunicación Social).

Patiño Castaño, O. E. (2018). Siloé encanto. Pontificia Universidad Javeriana, Cali.

Pérez, P. R. (2020). Innovación social: Recuperación urbana y social de barrios vulnerables. Aula 2TFG. Chile.

Rivas-Martínez, H., & Bailey-Moreno, J. (2021). Aportaciones del fútbol en la formación infantil y juvenil en una comunidad vulnerable (Soccer contributions to child and youth training in a vulnerable community). Retos, 39, 276–283. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78491

Rivera Velasco, M, & Rivera Díaz, I. (2020). Construcción participativa de un producto comunicativo mediante el fortalecimiento de las competencias comunicativas de los niños entre 8 y 12 años del centro de desarrollo comunitario San Francisco De Asís. Universidad Au-tónoma de Occidente.

Rodríguez Ruiz, D. (2010). El fútbol como herramienta para el trabajo de los valores y actitudes en la ESO según las Competen-cias Básicas (Football as a tool for the job of the values and attitudes in the ESO according to the Basic Competencies). Retos, 17, 67–71. https://doi.org/10.47197/retos.v0i17.34672

Ruiz López, Apolinar. (2016) La historia de Siloé 1910-2010. Editorial Universidad del Valle.

Salas Sánchez, M. I., & Vidal-Conti, J. (2020). Orientaciones para crear patios activos en los centros escolares (Orientations to create active playgrounds in schools). Retos, 38, 745–753. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73038

Salcedo Adriana, & Jennings Yves Renée. (2016). La mediación como herramienta para la resolución de en el sistema educativo domini-cano. Manual de entrenamiento para facilitadores. MINERD Ministerio de Educación República Dominicana. Santo Domingo.

Sandín Esteban, M. (2003). La enseñanza de la investigación cualitativa. Revista de Enseñanza Universitaria, 21, 37-52.

Van Dijk, T. A. (2015). Critical discourse analysis. The handbook of discourse analysis, 466-485.

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Cano-Moya, J. L., Isaza-Gómez, G. D., & Valencia-Guzmán, J. D. . (2023). O jogo como estratégia didática para a construção de habilidades sociais nas crianças da comuna 20 da cidade de Cali. Retos, 48, 261–270. Obtido de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/96989

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)