Caracterização de programas esportivos para pessoas com deficiência e seus participantes na região de Ñuble, Chile
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v47.95895Palavras-chave:
Discapacidad, Deporte, Inclusión, ParticipaciónResumo
O objetivo do estudo foi caracterizar os programas esportivos para Pessoas com Deficiência e seus participantes na região de Ñuble. Material e método: o estudo corresponde a um desenho transversal não experimental de âmbito descritivo. As unidades de análise incluem todos os programas desportivos para pessoas com deficiência das bases de dados disponibilizadas pelo Instituto Nacional do Desporto, Direção de Desenvolvimento Comunitário e Serviço Nacional da Deficiência e os seus participantes correspondentes ao ano de 2019 a nível regional. Resultados: são relatados 14 programas de esportes ativos que consideram a participação de 275 pessoas com deficiência, onde 26,8% correspondem a homens e 73,1% a mulheres. A nível regional, o tipo de programa com maior presença é o desportivo-recreativo com 71,4%, enquanto os programas desportivos-competitivos e desportivos-recreativos se apresentam em 14,3%, nas 3 províncias de Ñuble (Diguilín, Punilla e Itata). Conclusão: visualiza-se uma centralização nos programas concentrados na província de Diguillín, comuna de Chillán. A maioria pertence a organizações municipais com enfoque esportivo-recreativo com maior prevalência de participantes do sexo feminino.
Palavras-chave: deficiência, esporte, inclusão, participação.
Referências
Abad, F., Olea, J., Ponsoda, V., & García, C. (2011). Medición en ciencias sociales y de la salud. Editorial Síntesis, Madrid, España
Asociación Médica Mundial. (1964). Declaración de Helsinki de la AMM - Principios éticos para las investigaciones médicas en seres humanos. https://www.wma.net/es/policies-post/declaracion-de-helsinki-de-la-amm-principios-eticos-para-las-investigaciones-medicas-en-seres-humanos/
Aza, J. (2020). Entrenamiento en alto rendimiento deportivo: desde las percepciones de los atletas paralímpicos. (Trabajo de grado para obtener el título de Magister en Educación). Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá.
Biblioteca del Congreso Nacional de Chile. (2020a). Creación de la XVI Región de Ñuble. https://www.bcn.cl/siit/actualidad-territorial/nueva-region-de-nuble
Biblioteca del Congreso Nacional de Chile. (2020b). Región de Ñuble: Actualidad territorial. https://www.bcn.cl/siit/actualidad-territorial/region-de-nuble/document_view2
Block, M., & Obrusnikova, I. (2007). Inclusion in physical education: A review of the literature from 1995-2005. Adapted Physical Activity Quarterly, 24(2), 103–124. https://doi.org/10.1123/apaq.24.2.103
Booth, F., Roberts, C., Thyfault, J., Ruegsegger, G., & Toedebusch, R. (2017). Role of inactivity in chronic diseases: Evolutionary insight and pathophysiological mechanisms. Physiological Reviews, 97(4), 1351–1402. https://doi.org/10.1152/physrev.00019.2016
Campos-Campos, K. (2020a). Afectividad de un niño con trastornos del espectro autista en el contexto escolar y familiar: estudio de un caso. Journal of Movement & Health, 18(1), 1–9. https://doi.org/10.5027/jmh-vol18-issue1(2021)art105
Campos-Campos, K. (2020b). Afectividad de un Niño con Trastornos del Espectro Autista en el contexto Escolar y Familiar: Estudio de un Caso. Journal of Movement & Health, 18(1), 1–9. https://doi.org/10.5027/jmh-Vol18-Issue1(2021)art105
Campos-campos, K., Monsalves, G., Macías, M., Alarcón, K., Castelli, L. F., & Luarte, C. (2021). Importancia de la estimulación temprana para el desarrollo motor en niños con síndrome de Down : Una revisión sistemática Importance of early stimulation for motor development in children with Down syndrome : a systematic review. Rev.Peru.Cienc.Act.Fis.Deporte, 8(3), 1210–1219.
Castillo-Paredes, A. (2022). La formación del profesor de Educación Física en las Necesidades Educativas Especiales, hacia la reflexión y la acción, desde acuerdos internacionales y Leyes en Chile. Retos, 44, 709–715. https://doi.org/https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91283
Centers for Disease Control and Prevention. (2020). Physical Activity for People with Disability | CDC. https://www.cdc.gov/ncbddd/disabilityandhealth/features/physical-activity-for-all.html
Escalante, Y. (2011). Actividad física, ejercicio físico y condición física en el ámbito de la salud pública. Revista Española de Salud Pública, 85(4).
Gil, M., Morell, V., Díaz, I., Giménez, C., & Ruiz, E. (2016). Calidad de vida de los discapacitados intelectuales valorada por ellos mismos y los profesionales: variables implicadas. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 274. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v1.213
González, S., García, L., Contreras, O., & Sanchez-Mora, D. (2009). El concepto de iniciación deportiva en la actualidad. Retos: Nuevas Tendencias En Educación Física, Deporte y Recreación, 15, 14–20.
Granero-Gallegos, A., Gómez-López, M., Abraldes, A., & Rodríguez-Suárez, N. (2011). Motivos de práctica en el ámbito de la actividad física no competitiva. Espiral. Cuadernos Del Profesorado, 4(7), 15–22.
Guthold, R., Stevens, G. A., Riley, L. M., & Bull, F. C. (2020). Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1·6 million participants. The Lancet Child and Adolescent Health, 4(1), 23–35. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(19)30323-2
Ley N° 20.978. (n.d.). Reconoce el Deporte Adaptado y Paralímpico. (16 de diciembre del 2016). En Biblioteca del Congreso Nacional. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1098002
Luarte, C. (2017). Nível de especialização de Professores de educação física e estratégias metodológicas utilizadas em escolas de região do Biobío Chile. (Trabalho de tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Luarte, C., Castelli, L. F., Fernández, D., Tejos, F., Quintrileo, S., Amaya, M., & Campos, K. (2021). Desarrollo motor en niños-escolares de 5-12 años con trastornos del espectro autista ( TEA ): una revisión sistemática Motor development in schoolchildren aged 5-12 years with autism spectrum disorders ( ASD ): a systematic review. Rev.Peru.Cienc.Act.Fis.Deporte, 8(3), 1200–1209.
Ministerio del Deporte. (2016). Estudio de personas en situación de discapacidad y la práctica del deporte competitivo en Chile. https://www.academia.edu/39125370/Estudio_personas_en_situación_de_discapacidad_y_la_práctica_del_deporte_competitivo_en_Chile_Informe_ejecutivo
Ministerio del Deporte. (2020). II estudio nacional de hábitos de actividad física y deporte en población con discapacidad. https://page-mindep.s3.amazonaws.com/sigi/files/20606_resumen_ejecutivo_ii_estudio_nacional_de_h_bitos_de_actividad_f_sica_y_deporte_en_poblaci_n_con_discapacidad_.pdf
Muñoz-Hinrichsen, F. (2022). Formación del profesorado de educación física vinculado a la inclusión y la discapacidad en universidades de Chile. Journal of Movement and Health, 19(1), 1–13. https://doi.org/https://doi.org/10.5027/jmh-Vol19-Issue1(2022)art134 Artículo
Navarro, B. (2017). Facilitadores y obstaculizadores de la inclusión deportiva en Chile. Revista Horizonte Ciencias De La Actividad Física, 8(2).
OMS. (2018). Plan de acción mundial de la OMS sobre discapacidad 2014-2021. https://www.who.int/disabilities/actionplan/es/
OPS. (2019). Plan de acción mundial sobre actividad física 2018-2030: Más personas activas para un mundo más sano. Licencia: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/50904/9789275320600_spa.pdf
Paolinelli, C., & González, M. (2014). Epidemiología de la discapacidad en chile, niños y adultos. Revista Médica Clínica Las Condes, 25(2), 177–182. https://doi.org/10.1016/s0716-8640(14)70028-8
Perea-Caballero, A., López-Navarrete, G., Perea-Martínez, A., Reyes-Gómez, U., Santiago-Lagunes, L., Ríos-Gallardo, P., Lara-Campos, A., González-Valadez, A., García-Osorio, V., Hernández-López, M., Solís-Aguilar, D., & De la Paz-Morales, C. (2019). Importancia de la Actividad Física. Revista Salud Jalisco, 6(2), 121–125. https://www.medigraphic.com/pdfs/saljalisco/sj-2019/sj192h.pdf
Pérez, J., Reina, R., & Sanz, D. (2012). La Actividad Física Adaptada para personas con discapacidad en España: perspectivas científicas y de aplicación actual. Cultura, Ciencia y Deporte, 7(21), 213–224. https://ccd.ucam.edu/index.php/revista/article/view/86/81
Pineda, E., Ter-Minassian, T., Ahmad, E., Letelier, L., & Fernández, I. (2018). Estrategia integral para una descentralización efectiva y fiscalmente responsable: evidencia de Chile.
Rimmer, J., & Marques, A. (2012). Physical activity for people with disabilities. The Lancet, 380(9838), 193–195. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(12)61028-9
Servicio Nacional de Discapacidad. (2016). II ESTUDIO NACIONAL DE LA DISCAPACIDAD 2015. https://www.senadis.gob.cl/pag/306/1570/publicaciones
Severinsen, M., & Pedersen, B. (2020). Muscle-Organ Crosstalk: The Emerging Roles of Myokines. Endocrine Reviews, 41(4), 594–609. https://doi.org/10.1210/endrev/bnaa016
Solórzano, M. (2013). Espacios accesibles en la escuela inclusiva . Revista Electrónica Educare, 17(1), 89–103.
Torres, M. (2011). Recursos metodológicos en Educación Física con alumnos con Discapacidad con discapacidad física y psíquica. Pila Teleña.
UNESCO. (2017). Plan de Acción de Kazán. Conferencia Internacional de Ministros y Altos Funcionarios Encargados de La Educación Física y El Deporte, 6th, Kazan, Russian Federation, 2017, 1–26. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252725_spa
World Health Organization. (2020). Guidelines on physical activity and sedentary behaviour. https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess