"ODS 5. Igualdade de gênero" e Educação Física: proposta de intervenção por meio de esportes alternativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v49.95791

Palavras-chave:

Educación Física, Objetivos de Desarrollo Sostenible, género, estereotipos, coeducación, deportes alternativos, propuesta didáctica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi fazer uma proposta de intervenção coeducativa por meio de Esportes Alternativos a fim de promover o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5. Igualdade de gênero (ODS 5) a partir das aulas de Educação Física. O número de participantes da proposta de intervenção didática foi de 188 alunos do 1º, 3º, 4º ESO da IES Martínez Uribarri (Salamanca, Espanha). A proposta denominada “Aventuremo-nos no desporto alternativo” foi realizada no terceiro trimestre do ano letivo 2021/2022 e consistiu em 8 sessões. Para implementar o trabalho do ODS 5, os esportes alternativos foram considerados como uma ferramenta para promover a aprendizagem coeducacional na disciplina. Especificamente, os conteúdos abordados na proposta centraram-se nos novos desportos de Pinfuvote, Rugby Tag e Tripela. Da intervenção e da avaliação da proposta abordada, destaca-se a avaliação positiva que os esportes alternativos tiveram por parte dos alunos. Isso porque esses esportes oferecem novos desafios técnico-táticos, coordenativos, perceptivos e cognitivos, numa perspectiva inclusiva e participativa, distante dos estereótipos sociais. A necessidade de aumentar a formação na perspetiva do género é também reivindicada pelas diferentes disciplinas ou planos de estudos que integram as Licenciaturas e Mestrados em Formação de Professores na especialidade de EF para que os futuros docentes da especialidade estejam mais preparados para o momento de atingirem os resultados esperados e exigido pelo ODS 5.

Palavras-chave: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação Física, igualdade de gênero, coeducação, esportes alternativos, proposta didática.

Referências

Alonso-Sainz, T. (2021). Educación para el desarrollo sostenible: Una visión crítica desde la Pedagogía. Revista complutense de educación, 32(2), 249-259. http://dx.doi.org/10.5209/rced.68338

Alvariñas-Villaverde, M., y Pazos-González, M. (2018). Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumnado. Revista electrónica de investigación educativa, 20(4), 154-163. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.4.1840

Arenas, D., Vidal-Conti, J., y Muntaner-Mas, A. (2022). Estereotipos de género y tratamiento diferenciado entre chicos y chicas en la asignatura de educación física: una revisión narrativa. Retos, 43, 342-351. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88685

Atencio, M., y Koca, C. (2011). Gendered communities of practice and the construction of masculinities in Turkish physical education. Gender and Education, 23, 59-72. https://doi.org/10.1080/09540250903519444

Baena, A., y Ruiz, P. J. (2009). Tratamiento educativo de la coeducación y la igualdad de sexos en el contexto escolar y en espacial en Educación Física. Aula Abierta, 37(2), 111-122.

Baena-Morales, S., Barrachina, J., García-Martínez, S., González-Villora, S. y Ferriz-Valero, A. (2023). La Educación Física para el Desarrollo Sostenible: un enfoque práctico para integrar la sostenibilidad desde la Educación Física. Revista Española de Educación Física y Deportes, 437(1), 1-15.

Baena-Morales, S., Merma, G., y Gavilán-Martín, D. (2021). ¿Qué conocen los profesores de Educación Física sobre los Objetivos de Desarrollo Sostenible? Un estudio cualitativo-exploratorio. Retos, 42, 452–463. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87724

Blández, J., Fernández, E., y Sierra, M. Á. (2007). Estereotipos de género, actividad física y escuela: La perspectiva del alumnado. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 11(2), 1-21.

Bolívar, A. (2002). Nuestra propuesta de educación democrática. Cuadernos de Pedagogía, 317, 53- 56.

Campbell, D., Gray, S., Kelly, J., y Maclsaac, S. (2016). Inclusive and exclusive masculinities in physical education: a Scot-tish case of study. Sport, Education and Society, 23, 216-228. https://doi.org/10.1080/13573322.2016.1167680

Cervelló, E. M., Del Villar, F., Jiménez, R., Ramos, L., y Blázquez, F. (2003). Clima motivacional en el aula, criterios de éxito de los discentes y percepción de igualdad de trato en función del género en las clases de Educación Física. Enseñan-za: anuario interuniversitario de didáctica, 21, 379-395.

Dieste, B., Coma, T., y Blasco-Serrano, A. C. (2019). Inclusión de los objetivos de desarrollo sostenible en el currículum de Educación primaria y secundaria en escuelas rurales de Zaragoza. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 8(1), 97-115. https://doi.org/10.15366/riejs2019.8.1.006

Fernández-Río, J., Calderón, A., Hortigüela, D., Pérez-Pueyo, A., y Aznar, M. (2016). Modelos pedagógicos en educación física: consideraciones teórico-prácticas para docentes. Revista Española de Educación Física y Deportes, 413, 55-75.

Feu, S. (2008). ¿Son los juegos deportivos alternativos una posibilidad para favorecer la coeducación en las clases de Educa-ción Física? Campo Abierto, 27(2), 31-47.

Garaizabal-Buldain, M., y González-Palomares, A. (2020). La coeducación en educación física: propuesta de intervención para alumnado de 5º y 6º de Primaria. Revista Española de Educación Física y Deportes, 430, 69-84. https://doi.org/10.55166/reefd.vi430.922

García, L. (2020). Una propuesta coeducativa para reducir los estereotipos de género a través de la educación física. (Trabajo Fin de Grado, Universidad de Valladolid).

Gil, J., y Etxebeste, J. (2019). Igualdad de género y análisis de la comunicación motriz en las tareas de la educación física. Movimento, 25, 1-13. https://doi.org/10.22456/1982-8918.85297

Hay, P. J., y Macdonald, D. (2010). Evidence for the social construction of ability in physical education. Sport, education and society, 15(1), 1-18. https://doi.org/10.1080/13573320903217075

Kleinubing, N. D., Saraiva, M. D., y Francischi, V. G. (2013). Dance in high school: reflections on gender stereotypes and movement. Revista da Educação Física, 24(1), 71-82. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v24.1.15459

Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación.

López-García, R., y Saneleuterio, E. (2016). El valor de la palabra en la prevención de la violencia de género en contextos escolares. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, 11, 487-508. http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i11.3639

Lorente-Echevarría, S., Murillo-Pardo, B., Corral-Abós, A., Canales-Lacruz, I., y Larraz-Rábanos, N. (2022). Proyecto creativo físico-artístico basado en los objetivos de desarrollo sostenible: “La Voz del Rehén”. Retos, 43, 944–953. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89440

Marozzi, J. A. (2020). "Antes era más fácil". La incomodidad de enseñar Educación Física en tiempos de Educación Sexual Integral. Diálogos Pedagógicos, 18(35), 67-80. http://dx.doi.org/10.22529/dp.2020.18(35)05

Martínez, M. (2020). Hacia una educación inclusiva: formación del profesorado de primaria enmarcada en los ODS que potencian la igualdad de género. Revista Iberoamericana de Educación, 82(2), 27-45. https://doi.org/10.35362/rie8223596

Mayeza, E. (2017). Girls don’t play soccer: children policing gender on the playground in a township primary school in South Africa. Gender and Education, 29, 476-494. https://doi.org/10.1080/09540253.2016.1187262

Miñano, R., y García H. M. (2020). Implementando la Agenda 2030 en la universidad. Casos inspiradores, Madrid: Red Española para el Desarrollo Sostenible (REDS).

Monforte, J., y Úbeda-Colomer, J. (2019). ‘Como una chica’: un estudio provocativo sobre estereotipos de género en edu-cación física. Retos, 36, 74-79. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.68598

Orden ECD/65/2015, de 21 de enero, por la que se describen las relaciones entre las competencias, los contenidos y los criterios de evaluación de la educación primaria, la educación secundaria obligatoria y el bachillerato.

Organización de las Naciones Unidas (ONU, 2015). La Agenda para el Desarrollo Sostenible. Nueva York: ONU.

Pastor-Vicedo, J. C., Sánchez-Oliva, A., Sánchez-Blanchart, J., y Martínez-Martínez, J. (2019). Estereotipos de género en las clases de educación física. SPORT TK: Revista Euroamericana de Ciencias Del Deporte, 8(2), 23–31. https://doi.org/10.6018/sportk.401071

Piedra, J., García-Pérez, R., Fernández-García, E., y Rebollo, M. A. (2014). Brecha de género en educación física: actitu-des del profesorado hacia la igualdad. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 14(53), 1-21.

Ramos, D. I. (2021). Contribución de la educación superior a los Objetivos de Desarrollo Sostenible desde la docencia. Revista española de educación comparada, 37, 89-110. http://dx.doi.org/10.5944/reec.37.2021.27763

Ramos, F., y Hernández, A. (2014). Intervención para la reducción de la discriminación por sexo en las clases de educación física según los contenidos y agrupamientos utilizados. Revista Española de Educación Física y Deportes, 404, 27-38.

Rebollo, M.A., García-Pérez, R., Piedra, J., y Vega, L. (2011). Diagnóstico de la cultura de género en educación: actitudes del profesorado hacia la igualdad. Revista de Educación, 355, 521-546. 10-4438/1988-592X-RE-2010-355-035

Reyero, D., y Gil, F. (2019). La educación que limita es la que libera. Revista Española de Pedagogía, 77(273), 213-228. https://doi.org/10.22550/REP77-2-2019-01

Rodríguez, D., Martínez, M. J., y Mateos, C. (2005). Identidad y estereotipos de la mujer en el deporte: una aproximación a la evolución histórica. Revista de Investigación en Educación, 2, 109–126. https://doi.org/10.1159/ 000114839

Rodríguez, L., y Miraflores, E. (2018). Propuesta de igualdad de género en Educación Física: adaptaciones de las normas en fútbol. Retos, 33, 293-297. https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.56480

Sánchez-Álvarez, I., Rodríguez-Menéndez, C., y García-Pérez, O. (2020). La educación física en educación primaria: espa-cio de construcción de las masculinidades y feminidades. Retos, 38, 143-150. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74343

Sánchez-Hernández, N., Martos-García, D., y Soler, S. (2018). ¡Otra vez el maldito fútbol, lo odio!: de la reproducción a la transformación. Tándem. Didáctica de la educación física, 60, 43-49.

Serra, P., Cantallops, J., Palou, P., y Soler, S. (2020). ¿Siguen existiendo los estereotipos de género en la Educación Física? La visión de las adolescentes. Journal of Sport and Health Research, 12(2), 179-192.

Serrate, S., Lucas, J., Caballero, D., y Muñoz-Rodríguez, J. (2019). Responsabilidad universitaria en la implementación de los objetivos de desarrollo sostenible. European Journal of Child Development, Education and Psychopathology, 7(2), 183-196. https://doi.org/10.30552/ejpad.v7i2.119

Shimon, J. (2005). Red Alert: gender equity issues in secondary physical education. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, 76, 6-10. https://doi.org/10.1080/13573320600640645

Soler, S. (2009). Los procesos de reproducción, resistencia y cambio de las relaciones tradicionales de género en la Educa-ción Física: el caso del fútbol. Cultura y Educación, 21, 31-42.

Ternero, P. (2022). Propuesta para fomentar la igualdad de sexos a través de la coeducación en la unidad didáctica de Twincon en 1º ESO. (Trabajo Fin de Grado, Universidad Europea de Valencia).

Torres, D. (2005). Propuesta de programación didáctica coeducativa en educación física en educación primaria: un caso de la sierra de Madrid. Retos, 8, 43-49. https://doi.org/10.47197/retos.v0i8.35070

Valdivia-Moral, P. A., López-López, M., Lara-Sánchez, A. J., y Zagalaz-Sánchez, M. L. (2012). Concepto de coeducación en el profesorado de Educación Física y metodología utilizada para su trabajo. Movimento, 18(4), 197-217. https://doi.org/10.22456/1982-8918.29593

Valverde, A. (2022). La expresión corporal y los objetivos de desarrollo sostenible: el desarrollo de una unidad didáctica. (Trabajo Fin de Máster, Universidad de Salamanca).

Vila, E. S., y Martín, V. M. (2015). De los Objetivos de Desarrollo del Milenio a los Objetivos de Desarrollo Sostenible: reflexiones en torno a las políticas sociales y educativas desde lo global. Educación Social: Revista de Intervención Socioeduca-tiva, 61, 93-105.

Vilanova, A., y Soler, S. (2012). La coeducación en la educación física en el siglo XXI: Reflexiones y acciones. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 40, 75-83.

Wellard, I. (2006). Able bodies and sport participation: Social constructions of physical ability for gendered and sexually identified bodies. Sport, Education and Society, 11(2), 105-119. https://doi.org/10.1080/13573320600640645

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Jiménez Lozano, S., & González-Palomares, A. (2023). "ODS 5. Igualdade de gênero" e Educação Física: proposta de intervenção por meio de esportes alternativos. Retos, 49, 595–602. https://doi.org/10.47197/retos.v49.95791

Edição

Secção

Experiências didáticas desenvolvidas e investigadas com trabalhos empíricos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)