Desigualdade de gênero no esporte competitivo: vozes e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v47.93006Palavras-chave:
desigualdad, género, deporte de competición, estudio cualitativo, teoría fundamentadaResumo
O objetivo deste estudo foi explorar as possíveis situações de desigualdade percebidas por atletas femininas competitivas na província de Córdoba (Espanha) a partir de suas próprias vozes. A pesquisa qualitativa foi delineada seguindo a Grounded Theory. Foram realizados cinco grupos focais nos quais participaram 45 mulheres praticantes de futsal, handebol, vôlei, atletismo, natação e esgrima. Os dados indicam situações de desigualdade em diferentes âmbitos, como cobertura da mídia, em termos de se sentir sub-representado e silenciado na mídia; o escasso apoio e reconhecimento das instituições desportivas locais face às quais têm de demonstrar níveis de desempenho muito elevados para serem valorizadas; a escassa promoção e organização dos desportos coletivos femininos no contexto universitário, e o tratamento discriminatório que percebem das diferentes federações em aspetos como o acesso a bolsas de estudo, apoio aos desportos de base e clubes, a continuidade das seleções andaluzas, promovendo a assiduidade às suas partidas e o envolvimento de lideranças na promoção do esporte feminino. Os resultados oferecem um diagnóstico das reais necessidades sobre as quais as ações devem ser construídas para melhorar o sistema esportivo andaluz e, assim, alcançar uma prática esportiva igualitária.
Palavras-chave: desigualdade, gênero, esporte competitivo, estudo qualitativo, teoria fundamentada.
Referências
Acosta, V. & Carpenter, L. J. (2014). Women in Intercollegiate Sport: A Longitudinal National Study, Thirty-Five Year Update. 1977-2014. University of New York. https://eric.ed.gov/?id=ED570882
Alfaro, É. (2004). El talento psicomotor y las mujeres en el deporte de alta competición. Revista de educación, 335, 127-151. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re335/re335_11.pdf
Alfaro, É., Bengoechea, M., & Vázquez, B. (2010). Hablamos de deporte: en femenino y en masculino. Instituto de la Mujer (Ministerio de Sanidad, Política Social e Igualdad).
Andréu, J., García-Nieto, A., & Pérez, A. (2007). Evolución de la teoría fundamentada como técnica de análisis cualitativo. Centro de Investigaciones Sociológicas.
Bisquerra, R. (2016). Metodología de la investigación educativa. La Muralla.
Caínzos, M. (2021). Desigualdad persistente, pero no un techo de cristal. Sobre género y autoridad en el trabajo. Revista Española de Sociología, 30(2), a42 1-41. https://doi.org/10.22325/fes/res.021.43
Cala, M. J. (2004). Metodología y procedimientos de análisis. En Barberá, I. Martínez y A. Bonilla (Eds.), Psicología y género (pp. 81-106). Pearson Prentice Hall.
Camacho-Miñano, M.J., López-Gómez, M., & Alfaro, É. (2019). Igualdad de género en el deporte universitario. En B. Marugán (Ed.), El deporte femenino, ese gran desconocido (pp. 71-89). Instituto Universitario de Estudios de Género, Universidad Carlos III. http://hdl.handle.net/10016/28386
Consejería de Turismo y Deporte. Dirección General de Actividades y Promoción del Deporte (2017). Manifiesto Andaluz por la Igualdad Efectiva de la Mujer en el Deporte. https://www.juntadeandalucia.es/temas/cultura-ocio/deporte/deporte-igualdad.html
Costa, B. L., Viera, T. M., & Silva, D. (2015). Dimensões socioculturais do boxe: percepção e trajetória de mulheres atletas. Movimento, 21(1), 139-154. https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/46404/35297
Flores, A., & Amaru, Y. (2022). Influencias socioculturales que enfrenta la mujer futbolista en el departamento de Puno (Sociocultural influences faced by female soccer players in the department of Puno). Retos: nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 43, 968-978. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89798)
Gómez, E. (2015). Adolescencia y deporte: ausencia de referentes femeninos en los medios para las adolescentes. Apunts: Educación física y deportes, 122, 81-87. http://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2015/4).122.09
Glaser, B. G., & Strauss, A. L. (1967). The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Aldine de Gruyter.
Hernández, R., Fernández-Collado, C. & Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación. McGraw Hill.
Iglesia, M.J., Lozano, I., & Manchado, C. (2013). Deporte e igualdad: las voces de las deportistas de élite. Feminismo/s, 21, 77-90. http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/39686
Jaeger, A. A., Gomes, P. B., Silva, P., & Goellner, S. V. (2010). Trayectorias de mujeres en el deporte en Portugal: asimetrías, resistencias y posibilidades. Movimento, 16(1), 245-267. https://core.ac.uk/download/pdf/303957035.pdf
Krueger, R.A., & Casey, M.A. (2015). Focus groups. A practical guide for applied research. Sage.
Leruite, M. T., Martos, P., & Zabala, M. (2015). Análisis del deporte femenino español de competición desde la perspectiva de protagonistas clave. Retos: nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 28, 3-8. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5145802
Leruite, M., Morente-Sánchez, J., Martos, P., Girela, M.J., & Zabala, M. (2016). Análisis del contexto deportivo de ciclistas y triatletas españolas / Analysis of the Sporting Context of Spanish Female Competitive Cyclists and Triathletes. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 16(64), 667-684. http://dx.doi.org/10.15366/rimcafd2016.64.004
Ley del Deporte 5/2016, de 19 julio de Andalucía. Boletín Oficial del Estado, núm. 188, de 5 de agosto de 2016. https://www.boe.es/buscar/pdf/2016/BOE-A-2016-7566-consolidado.pdf
López, E. (2016). Mujeres deportistas españolas: estereotipos de género en los medios de comunicación. SOCIOLOGIADOS. Revista de Investigación Social, 1(2), 87-110. https://doi.org/10.14198/socdos.2016.1.2.04
López, P. (2011). Deporte, mujeres y medios de comunicación. Sugerencias y recomendaciones. Consejo Superior de Deportes. https://www.csd.gob.es/es/mujer-y-deporte
Martín, M., Soler. S., & Vilanova, A. (2017). Género y deporte. En M. García Ferrando, N. Puig, F. Lagardera, R. Llopis y A. Vilanova (Eds.), Sociología del deporte (pp. 97-123). Alianza Editorial.
Martínez-Abajo, J., Vizcarra, M.T., Lasarte, G., & Aristizabal, P. (2021). La financiación del deporte de alto rendimiento femenino en la CAPV (The financing of women’s high performance sports in the Basque Country). Retos: nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 289-297. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77883
Martínez-Abajo, J., Vizcarra, M. T., & Lasarte, G. (2020). How do Sportswomen Perceive the Way they are Treated in the Media?. Apunts. Educación Física y Deportes, 139, 73-82. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/1).139.10
Oliveira, F. V. C., Altmann, H., & Marques, R. F. (2019). The women inclusion on rugby: perceptions of Brazilian national team players. Motriz: Revista de Educação Física, 25(3). https://doi.org/10.1590/s1980-6574201900030005
Orden PRE/525/2005, de 7 de marzo, por la que se da publicidad al Acuerdo de Consejo de Ministros por el que se adoptan medidas para favorecer la igualdad entre mujeres y hombres. Boletín Oficial del estado, núm. 57, de 8 de marzo de 2005, pp. 8111 a 8114. https://www.boe.es/eli/es/o/2005/03/07/pre525
Pallarès, S., Azócar, F., Torregrosa, M., Selva, C., & Ramis, Y. (2011). Modelos de trayectoria deportiva en waterpolo y su implicación en la transición hacia una carrera profesional alternativa. Cultura, Ciencia y Deporte, 17(6), 93-103. http://dx.doi.org/10.12800/ccd.v6i17.36
Prat, M., Soler, S., & Carbonero, L. (2012). De las palabras a los hechos: un proyecto para promover la participación femenina en el deporte universitario. El caso de la Universitat Autònoma de Barcelona. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 14(3), 283-302. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/23746
Rangel, G., & Ramírez, M. (2018). Las mujeres en la prensa deportiva española durante los juegos olímpicos de Río 2016. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 24(2), 1595-1613. http:// dx.doi.org/10.5209/ESMP.62236
Sainz de Baranda, C. (2014). Las mujeres en la prensa deportiva: dos perfiles. Cuadernos de psicología del deporte, 14(1), 91-102. https://revistas.um.es/cpd/article/view/191001/157721
Salido-Fernández, J., & Muñoz-Muñoz, A. (2021). Representación mediática de las deportistas en los Juegos Olímpicos: una revisión sistemática. Apunts, Educación Física y Deportes, 146, 32-41. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2021/4).146.04
Smith, M. & Wrynn, A. (2013). Women in the 2012 Olympic and Paralympic games: An analysis of participation and leadership opportunities. SHARP Center for Women and Girls. https://sharp.research.umich.edu/wpcontent/uploads/2017/03/olympic_report_2012_final-4-11-13.pdf
Strauss, A. L., & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Editorial Universidad de Antioquía.
Taylor, S. J., & Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós Studio.
Trigueros, C., Rivera, E., & Rivera, I. (2018). Técnicas conversacionales y narrativas Investigación Cualitativa con Software NVivo. Universidad de Granada y Escuela Andaluza de Salud Pública.
Vázquez, B. (2002). La mujer en ámbitos competitivos: el ámbito deportivo. FAISCA. Revista de Altas Capacidades, 9, 56-69. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2476360
Vilo, G. F., Castillo, C. M., & Améstica, M. C. (2022). Barreras, facilitadores y estrategias que influyen en la participación femenina en juntas directivas de federaciones deportivas chilenas. Retos: nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 44, 34-44. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8104613
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess