Desigualdade de gênero no esporte competitivo: vozes e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v47.93006

Palavras-chave:

desigualdad, género, deporte de competición, estudio cualitativo, teoría fundamentada

Resumo

O objetivo deste estudo foi explorar as possíveis situações de desigualdade percebidas por atletas femininas competitivas na província de Córdoba (Espanha) a partir de suas próprias vozes. A pesquisa qualitativa foi delineada seguindo a Grounded Theory. Foram realizados cinco grupos focais nos quais participaram 45 mulheres praticantes de futsal, handebol, vôlei, atletismo, natação e esgrima. Os dados indicam situações de desigualdade em diferentes âmbitos, como cobertura da mídia, em termos de se sentir sub-representado e silenciado na mídia; o escasso apoio e reconhecimento das instituições desportivas locais face às quais têm de demonstrar níveis de desempenho muito elevados para serem valorizadas; a escassa promoção e organização dos desportos coletivos femininos no contexto universitário, e o tratamento discriminatório que percebem das diferentes federações em aspetos como o acesso a bolsas de estudo, apoio aos desportos de base e clubes, a continuidade das seleções andaluzas, promovendo a assiduidade às suas partidas e o envolvimento de lideranças na promoção do esporte feminino. Os resultados oferecem um diagnóstico das reais necessidades sobre as quais as ações devem ser construídas para melhorar o sistema esportivo andaluz e, assim, alcançar uma prática esportiva igualitária.
Palavras-chave: desigualdade, gênero, esporte competitivo, estudo qualitativo, teoria fundamentada.

Biografias Autor

Amalia Reina Giménez, Universidad de Córdoba

Profesora Titular de Universidad. 

Alberto Álvarez-Sotomayor

Profesor Ayudante Doctor

Referências

Acosta, V. & Carpenter, L. J. (2014). Women in Intercollegiate Sport: A Longitudinal National Study, Thirty-Five Year Update. 1977-2014. University of New York. https://eric.ed.gov/?id=ED570882

Alfaro, É. (2004). El talento psicomotor y las mujeres en el deporte de alta competición. Revista de educación, 335, 127-151. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re335/re335_11.pdf

Alfaro, É., Bengoechea, M., & Vázquez, B. (2010). Hablamos de deporte: en femenino y en masculino. Instituto de la Mujer (Ministerio de Sanidad, Política Social e Igualdad).

Andréu, J., García-Nieto, A., & Pérez, A. (2007). Evolución de la teoría fundamentada como técnica de análisis cualitativo. Centro de Investigaciones Sociológicas.

Bisquerra, R. (2016). Metodología de la investigación educativa. La Muralla.

Caínzos, M. (2021). Desigualdad persistente, pero no un techo de cristal. Sobre género y autoridad en el trabajo. Revista Española de Sociología, 30(2), a42 1-41. https://doi.org/10.22325/fes/res.021.43

Cala, M. J. (2004). Metodología y procedimientos de análisis. En Barberá, I. Martínez y A. Bonilla (Eds.), Psicología y género (pp. 81-106). Pearson Prentice Hall.

Camacho-Miñano, M.J., López-Gómez, M., & Alfaro, É. (2019). Igualdad de género en el deporte universitario. En B. Marugán (Ed.), El deporte femenino, ese gran desconocido (pp. 71-89). Instituto Universitario de Estudios de Género, Universidad Carlos III. http://hdl.handle.net/10016/28386

Consejería de Turismo y Deporte. Dirección General de Actividades y Promoción del Deporte (2017). Manifiesto Andaluz por la Igualdad Efectiva de la Mujer en el Deporte. https://www.juntadeandalucia.es/temas/cultura-ocio/deporte/deporte-igualdad.html

Costa, B. L., Viera, T. M., & Silva, D. (2015). Dimensões socioculturais do boxe: percepção e trajetória de mulheres atletas. Movimento, 21(1), 139-154. https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/46404/35297

Flores, A., & Amaru, Y. (2022). Influencias socioculturales que enfrenta la mujer futbolista en el departamento de Puno (Sociocultural influences faced by female soccer players in the department of Puno). Retos: nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 43, 968-978. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89798)

Gómez, E. (2015). Adolescencia y deporte: ausencia de referentes femeninos en los medios para las adolescentes. Apunts: Educación física y deportes, 122, 81-87. http://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2015/4).122.09

Glaser, B. G., & Strauss, A. L. (1967). The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Aldine de Gruyter.

Hernández, R., Fernández-Collado, C. & Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación. McGraw Hill.

Iglesia, M.J., Lozano, I., & Manchado, C. (2013). Deporte e igualdad: las voces de las deportistas de élite. Feminismo/s, 21, 77-90. http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/39686

Jaeger, A. A., Gomes, P. B., Silva, P., & Goellner, S. V. (2010). Trayectorias de mujeres en el deporte en Portugal: asimetrías, resistencias y posibilidades. Movimento, 16(1), 245-267. https://core.ac.uk/download/pdf/303957035.pdf

Krueger, R.A., & Casey, M.A. (2015). Focus groups. A practical guide for applied research. Sage.

Leruite, M. T., Martos, P., & Zabala, M. (2015). Análisis del deporte femenino español de competición desde la perspectiva de protagonistas clave. Retos: nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 28, 3-8. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5145802

Leruite, M., Morente-Sánchez, J., Martos, P., Girela, M.J., & Zabala, M. (2016). Análisis del contexto deportivo de ciclistas y triatletas españolas / Analysis of the Sporting Context of Spanish Female Competitive Cyclists and Triathletes. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 16(64), 667-684. http://dx.doi.org/10.15366/rimcafd2016.64.004

Ley del Deporte 5/2016, de 19 julio de Andalucía. Boletín Oficial del Estado, núm. 188, de 5 de agosto de 2016. https://www.boe.es/buscar/pdf/2016/BOE-A-2016-7566-consolidado.pdf

López, E. (2016). Mujeres deportistas españolas: estereotipos de género en los medios de comunicación. SOCIOLOGIADOS. Revista de Investigación Social, 1(2), 87-110. https://doi.org/10.14198/socdos.2016.1.2.04

López, P. (2011). Deporte, mujeres y medios de comunicación. Sugerencias y recomendaciones. Consejo Superior de Deportes. https://www.csd.gob.es/es/mujer-y-deporte

Martín, M., Soler. S., & Vilanova, A. (2017). Género y deporte. En M. García Ferrando, N. Puig, F. Lagardera, R. Llopis y A. Vilanova (Eds.), Sociología del deporte (pp. 97-123). Alianza Editorial.

Martínez-Abajo, J., Vizcarra, M.T., Lasarte, G., & Aristizabal, P. (2021). La financiación del deporte de alto rendimiento femenino en la CAPV (The financing of women’s high performance sports in the Basque Country). Retos: nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 289-297. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77883

Martínez-Abajo, J., Vizcarra, M. T., & Lasarte, G. (2020). How do Sportswomen Perceive the Way they are Treated in the Media?. Apunts. Educación Física y Deportes, 139, 73-82. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/1).139.10

Oliveira, F. V. C., Altmann, H., & Marques, R. F. (2019). The women inclusion on rugby: perceptions of Brazilian national team players. Motriz: Revista de Educação Física, 25(3). https://doi.org/10.1590/s1980-6574201900030005

Orden PRE/525/2005, de 7 de marzo, por la que se da publicidad al Acuerdo de Consejo de Ministros por el que se adoptan medidas para favorecer la igualdad entre mujeres y hombres. Boletín Oficial del estado, núm. 57, de 8 de marzo de 2005, pp. 8111 a 8114. https://www.boe.es/eli/es/o/2005/03/07/pre525

Pallarès, S., Azócar, F., Torregrosa, M., Selva, C., & Ramis, Y. (2011). Modelos de trayectoria deportiva en waterpolo y su implicación en la transición hacia una carrera profesional alternativa. Cultura, Ciencia y Deporte, 17(6), 93-103. http://dx.doi.org/10.12800/ccd.v6i17.36

Prat, M., Soler, S., & Carbonero, L. (2012). De las palabras a los hechos: un proyecto para promover la participación femenina en el deporte universitario. El caso de la Universitat Autònoma de Barcelona. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 14(3), 283-302. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/23746

Rangel, G., & Ramírez, M. (2018). Las mujeres en la prensa deportiva española durante los juegos olímpicos de Río 2016. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 24(2), 1595-1613. http:// dx.doi.org/10.5209/ESMP.62236

Sainz de Baranda, C. (2014). Las mujeres en la prensa deportiva: dos perfiles. Cuadernos de psicología del deporte, 14(1), 91-102. https://revistas.um.es/cpd/article/view/191001/157721

Salido-Fernández, J., & Muñoz-Muñoz, A. (2021). Representación mediática de las deportistas en los Juegos Olímpicos: una revisión sistemática. Apunts, Educación Física y Deportes, 146, 32-41. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2021/4).146.04

Smith, M. & Wrynn, A. (2013). Women in the 2012 Olympic and Paralympic games: An analysis of participation and leadership opportunities. SHARP Center for Women and Girls. https://sharp.research.umich.edu/wpcontent/uploads/2017/03/olympic_report_2012_final-4-11-13.pdf

Strauss, A. L., & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Editorial Universidad de Antioquía.

Taylor, S. J., & Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós Studio.

Trigueros, C., Rivera, E., & Rivera, I. (2018). Técnicas conversacionales y narrativas Investigación Cualitativa con Software NVivo. Universidad de Granada y Escuela Andaluza de Salud Pública.

Vázquez, B. (2002). La mujer en ámbitos competitivos: el ámbito deportivo. FAISCA. Revista de Altas Capacidades, 9, 56-69. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2476360

Vilo, G. F., Castillo, C. M., & Améstica, M. C. (2022). Barreras, facilitadores y estrategias que influyen en la participación femenina en juntas directivas de federaciones deportivas chilenas. Retos: nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 44, 34-44. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8104613

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Donoso Pérez, B., Reina Giménez, A., & Álvarez-Sotomayor, A. (2023). Desigualdade de gênero no esporte competitivo: vozes e reflexões. Retos, 47, 557–564. https://doi.org/10.47197/retos.v47.93006

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.