Contribuições da psicomotricidade para a observação de instalações artísticas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91516Palavras-chave:
instalação, jogo, observação, educação infantilResumo
A maioria das noções abstratas são aprendidas na primeira infância graças ao movimento. As noções espaciais topológicas (dentro, fora, acima, abaixo...), depois as projetivas (acima, abaixo, na frente, atrás...) e as euclidianas (de tamanho -grande, pequeno- e medida - altura, comprimento, largura-) são aprendidas por comparação ou por experimentação, e as criaturas as assimilam quando o adulto as verbaliza e nomeia o que acabou de descobrir. São noções que se constroem com o corpo em referência a um espaço e alguns objetos que acabam transformando o espaço no quarto educador (Malaguzzi & Hoyuelos, 2011). Da mesma forma, através do corpo, do gesto e da atitude corporal, os primeiros rudimentos das relações sociais também são aprendidos através do jogo simbólico, naquele “brincar como se...” (Aucouturier, 2018). A proposta apresentada neste artigo tem a ver com a construção de um instrumento de observação para investigar como o desenvolvimento motor se mostra na primeira infância quando eles são imersos em uma instalação artística destinada a provocar experimentações, entre outros conteúdos e capacidades. O projeto é desenvolvido nas Escolas Infantis Municipais de Vitória-Gasteiz com a colaboração da Companhia de Teatro Paraíso e da Universidade do País Basco (UPV/EHU). Os resultados mostram a evolução que este instrumento sofre para observação como resultado de um processo de reflexão entre diferentes agentes.
Referências
Abad, J. (2007). Experiencia estética y arte de participación: juego, símbolo y celebración. En S. Díaz, & S. Montemayor (coords.) La educación artística como instrumento de integración intercultural y social (pp.37-76). Ministerio de Educación y Ciencia.
Abad, J. (2014). El lenguaje corporal: simbología de las acciones en los espacios de juego. In P. Sarlé, E. Ivaldi, & L. Hernández (coords.). Arte, educación y primera infancia: sentidos y experiencias (pp.67-85). OEI.
Alvarez-Uria, A., Tresserras, A., Zelaieta, E. & Vizcarra, M.T. (2015). Juego, teatro y Educación Infantil. La obra teatral Kubik y su valor pedagógico-artístico. Enseñanza & Teaching, 33(1), 143-161.
Andreu-Cabrera, E & Romero-Naranjo, F. J. (2021). Neuromotricidad, Psicomotricidad y Motricidad. Nuevas aproximaciones metodológicas. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 42, 924-938. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.89992
Arnaiz, P., Rabadán, M. & Vives, I. (2008). La psicomotricidad en la escuela: una práctica preventiva y educativa. Aljibe.
Arnaiz, P., & Bolarín, M.J. (2016). Introducción a la psicomotricidad. Síntesis.
Aucouturier, B. (2004). Los fantasmas de acción y la práctica psicomotriz. Graó.
Aucouturier, B. (2018). Actuar, jugar, pensar. Puntos de apoyo para la práctica psicomotriz educativa y terapéutica. Graó
Bringas, M. (2014). El arte de la instalación en educación Infantil. [Trabajo Fin de Grado, Universidad de Cantabria].
Calderón, L. (2018). “Animaladas”. Una instalación artística realizada en las aulas de 2 y de 3 años. [Trabajo Fin de Grado, Universidad de Cantabria].
Castillo, R. (2015). Corporeidad y gesto educativo: repensando la escena en perspectiva situada. Infancia, Educación y Aprendizaje IEYA, 1(1), 110-129. https://doi.org/10.22370/ieya.2015.1.1.573
Castro-Bustamante, J. (2014). El desarrollo de la noción de espacio en el niño de educación inicial. Acción pedagógica, 13(2), 162-170.
Chaparro, B.E., Bravo, E.F. & Becerra, N. (2019). Laboratorio móvil de educación artística: el bus arte rodante. La expresión en movimiento. Infancias Imágenes, 18(2). 259-267. https://doi.org/ 10.14483/16579089.13701
Chinchón, I. (2019). El uso de la luz en el primer ciclo de Educación Infantil. [Trabajo de fin de Grado, Universidad de Valladolid]. Recuperado de: http://uvadoc.uva.es/handle/10324/36605
Diniz, L. & Correia da Silva, R. (2018). Infâncias no campo: brinquedo, brincadeira e cultura. Childhood & philosophy, 14(29), 189-212. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30364
Dobrica, L. (2018). Theatre for Early Years practices and play in early childhood development. [Master thesis]. University of Amsterdam. Recuperado de: https://scripties.uba.uva.nl/search?id=663697
Durán, S.M. (2012). Los rostros y las huellas del juego. Creencias sobre el juego en la práctica docente del profesorado en dos centros infantiles de la secretaría distrital de integración social (SDIS), en Bogotá-Colombia. [Tesis doctoral, Universidad de Granada].
Esteruelas, A. & Laudo, X. (2017). Del «arte povera» a la pedagogía póvera: el arte de trasmudar lo efímero en intensidad. Historia y Memoria de la Educación, 5, 191-216.
Fletcher-Watson, B. (2013). Child’s Play: A Postdramatic Theatre of Paidia for the Very Young. Platform, 7(2), 14-31.
García-Rozo, M., Villegas, M.M. & González, F. (2015). La noción de espacio a través de los dibujos infantiles. Revista Paradigma, 36 (2), 225-245.
Gómez-Pintado, A., Zuazagoitia, A. & Vizcarra, M.T. (2020). La instalación como herramienta metodológica en educación infantil: un estudio de caso. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 22, e23, 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e23.2678
González, A. (2018). La instalación artística en educación infantil. Una experiencia en un aula de 2 años. [Trabajo Fin de Grado, Universidad de Cantabria].
González, D. (2022). Musicomotricidad: la música como herramienta psicomotriz en educación física. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 43, 672-682. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89717
Hannoun, H. (1997). El niño conquista el medio. Kapelusz.
Lapierre, A., Llorca, M. & Sánchez, J. (2015). Fundamentos de intervención en Psicomotricidad Relacional. Aljibe.
López-Martínez, M.D. & Moreno, L. (2019). La instalación artística como propuesta didáctica para fomentar el desarrollo social en educación infantil. In M.D. López, E.C. Mesas & E. Santos (coord.). Interacciones artísticas en espacios educativos y comunitarios (pp.241-266). Nau Llibres.
Lleixá-Arribas, T. (1990). La educación infantil 0-6 años. Paidotribo.
Malaguzzi, L. & Hoyuelos, A. (2011). La educación infantil en Reggio Emilia. In-fan-cia.
Márquez, D., Olano, A.C. & Triana, A. (2020). Laboratorios artísticos basados en Reggio Emilia como aporte para la resignificación del arte en el Grado Transición del sector público educativo de Colombia Pontificia Universidad Javeriana. [Proyecto de Grado-Licenciatura en Educación Infantil]. Recuperado de https://repository.javeriana.edu.co/handle/10554/49977
Mateo, E., Cisneros, S., Ferrer, L. M., Muñoz, A. & Hervas, A. (2020). Espacios artísticos para vivir las ciencias en Educación Infantil. Enseñanza de las Ciencias, 38(3), 199-217.218. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2830
Miraflores, E & Goldaracena, I. (2021). Análisis de ls psicomotricidad a través de la práctica psicomotriz de Bernard Aucouturier: estudio de casos. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 620-627. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81781
Mundet, A., Beltrán, A.M., Moreno, A., & Idiap, J.G. (2015). Arte como herramienta social y educativa. Revista Complutense de Educación, 26(2), 315-329.
Pandolfi, S. & Nicolini, P. (2014). Entender el ambiente. buenas prácticas en los ecosistemas de las cuevas. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 3(2), 141-173.
París, G. (2019). El arte como espacio de reencuentro: influencias rizomáticas entre infancia y artistas residentes en la escuela. Arteterapia. Papeles de arteterapia y educación para inclusión social, 14, 55-73. https://dx.doi.org/10.5209/arte.62570
Patel, R., Schnädelbach, H. & Koleva, B. (2018). Come and Play: Interactive Theatre for Early Years. TEI '18: Proceedings of the Twelfth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction. Stockholm, 376–385. https://doi.org/10.1145/3173225.3173251
Piaget, J. (1976). Psicología de la inteligencia. Psique.
Piaget, J. (1980). Psicología del niño. Morata.
Piaget, J. (1990). La formación del símbolo en el niño. Fondo de Cultura Económica.
Prieto, M.D. (1984). Desarrollo de las relaciones espaciales y los procesos cognitivos: implicaciones educativas. Anales de pedagogía, 2, 287-326.
Rodríguez-Abreu, M. (2010). Las bases perceptivo-motrices en primaria: la percepción espacial. Efdeportes, 146. Recuperado de: https://www.efdeportes.com/efd146/las-bases-perceptivo-motrices-en-primaria.htm
Rodríguez-Cortés, G.P. & Ramírez-Rincón, A.S. (2020). Estrategia pedagógica para el libre desarrollo artístico en la primera infancia. Sinergias educativas 5, 361-375.
Rota, J. (2014). La intervención psicomotriz: de la práctica al concepto. Octaedro.
Rubio, L. & Riaño, M.E. (2019). Arte y Educación: Instalaciones en el aula de Infantil. RIDU Revista d’Innovació Docent Universitària, 11, 54-64
Ruiz de Velasco, A. & Abad, J. (2016). Lugares de juego y encuentro para la infancia. Revista Ibero-americana de Educação, 71, 37-62.
Ruiz de Velasco, A. & Abad, J. (2011). El juego simbólico. Graó.
Sánchez-Casado, J.I. & Benítez-Merino, J.M (2014). Nociones espacio-temporales y bimodal: análisis de una implementación educativa para alumnado de 3 años. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(1), 165-177.
Soto, P.M. & Ferriz, R. (2014). Inclusión del arte contemporáneo en el aula de educación infantil. Los viajes de Julio Verne a través de la instalación artística. Arte y movimiento, 11, 25-40.
Tresserras, A. (2017). Aportaciones a la formación del profesorado a través del análisis de una experiencia de arte y juego dramático en el primer ciclo de Educación Infantil. [Tesis doctoral, Universidad del País Vasco].
Trigueros, C. & Rivera, E. (1991). Educación Física de Base. Gioconda.
Vizcarra, M. T. (2007). Garapen psikomotorra Haur Hezkuntzan (0-6 urte) [trad.: El desarrollo psicomotor en Educación Infantil (0-6 años)]. UPV/EHU.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Maria Teresa Vizcarra Morales, Ainhoa Gómez-Pintado, Judit Martínez-Abajo, Ana-Luisa López-Vélez
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess