Descrição da metodologia aplicada em uma pesquisa qualitativa sobre Expressão Corporal e Dança: a vida e obra de Patricia Stokoe
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91423Palavras-chave:
Patricia Stokoe, expressão corporal, dança, metodologia qualitativaResumo
Os primórdios da Expressão Corporal (EC) foram e estão sendo analisados sob diferentes perspectivas. Este trabalho procurou aprofundar os primórdios ocorridos ao longo do século XX, onde esta disciplina emergente se nutria de múltiplas fontes: do social, das artes, da educação, da psicologia, etc. Patricia Stokoe (1919-1996), dedicou a sua vida ao estudo da Dança-Expressão Corporal (ECy D). Considerado um dos iniciadores neste campo (Kalmar, 2005; Cardona, 2009; Ruano & Sánchez, 2009). A sua obra continua a ser uma referência nos dias de hoje e está presente em grande parte da produção científica gerada nesta disciplina. É a investigação de Cardona (2009), onde se aprofundou o estudo da vida e obra do autor. Apresentamos aqui como foi realizada esta pesquisa qualitativa. Realizou-se um tratamento descritivo transversal, por meio da análise de documentos e entrevistas. Realizamos mais de trinta entrevistas entre Buenos Aires e Espanha. Estabelecendo 4 dimensões/campos que deram estrutura e clareza ao estudo: análise de vida; análise das influências na vida e no trabalho; Análise do trabalho; ensaio bibliográfico da obra. Obtiveram-se resultados e conclusões que fazem de Patricia Stokoe uma das pioneiras na construção e génese da Expressão Corporal.
Referências
Abilleira, M. y Fernández, M. (2017). Análisis de la formación del maestro/a de educación infantil en expresión corporal. Emasf. Revista Digital de educación Física, 9 (49), 36-59.
Aguirre, S. (1995). The professional stranger. An informal introduction to ethnography. Nueva York, United States: Academic Press.
Armada, J., González, I. y Montávez, M. (2013). La expresión corporal: un proyecto para la inclusión Corporal. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 24, 107-112.
Arroyo, R. (2005). Enseñanza de la Meta cognición de la composición escrita en contextos Multiculturales. Educación, Desarrollo y Diversidad, Vol. 8 (3), 31-50.
Baena, A. Granero, A. y Gómez, M. (2009). La epistemología de la Educación Física en relación al currículum de Secundaria en la Ley orgánica de Educación. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación 15, 49-56.
Buendía, L., Colas, P. y Hernández, F., (1998). Métodos de investigación en Psicopedagogía. Madrid: McGraw-Hill.
Cachadiña, M. (2004). Expresión Corporal y creatividad: Métodos y procesos para la construcción de un lenguaje integral. Tesis Doctoral. Universidad Politécnica, de Madrid. Madrid.
Calvo, A., García, I. y Pérez, R. (2013). Expresión corporal. Una práctica de intervención que permite encontrar un lenguaje propio mediante el estudio y la profundización del empleo del cuerpo Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 23, 19-22.
Cardona, A. (2009). Patricia Stokoe: vida y obra. La creadora de la Expresión Corporal-danza. Tesis doctoral. Universidad de Granada. Granada.
Cardona, A. y Kalmar, D. (2011). La vida de Patricia Stokoe. Sevilla, España: Wanceullen.
Cardona, A. (2019). Análisis de la vida y la obra de Patricia Stokoe desde la mirada de sus amigos, colegas y discípulos. En F. Ruiz, F. González & A. Calvo. (Eds.). XIII Congreso Internacional FEADEF sobre la enseñanza de la Educación Física y el deporte escolar II Congreso Red Global (pp.569-582). FEADEF
Cohen, L. y Manion, L. (1990). La entrevista. En Cohen, L. y Manion, L. Métodos de investigación educativa. Madrid, España: La Muralla.
Colás, M. y Buendía, L. (1994). Investigación Educativa. Sevilla: ALFAR.
Coterón, J. y Sánchez, G. (2012) Expresión corporal en Educación Física: la construcción de una disciplina. Emasf. Revista Digital de educación Física, 3 (14), 164-175.
Coterón, J. y Sánchez, G. (2013) Expresión Corporal en Educación Física: bases para una didáctica fundamentada en los procesos creativos. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 24, 117-122.
De la peñas, E. y Gil, J. (2019). Expresión corporal y discapacidad intelectual ligera. Una propuesta de adaptación ligera. Emasf. Revista Digital de educación Física, 10 (56), 104-118.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. (2000). Handbook of qualitative research. London’s: Sage.
García, A. (2015). Encuentro con Patricia Stokoe. Buenos Aires, Argentina: Autoedición.
Gillham, D. (2000). Case study research methods. London y New York: Continuun
Goezt, J. y Lecompte, M. (1988). Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Madrid: Morata.
Harf, R. y Stokoe, P. (1980). La Expresión Corporal en el Jardín de Infantes. Buenos Aires, Argentina: Paidós.
Jones, E. (1985). Manual for the Psychotherapy Process Q-set. Manuscrito no publicado. Berkeley, CA. University of California.
Kalmar, D. (2003). Con los ojos del corazón. En G. Sánchez & F. J. Coterón (Comps). Expresión, Creatividad y Movimiento I Congreso Internacional de Expresión Corporal y Educación (pp. 31-48) Salamanca: Amaru.
Kalmar, D. (2005). Qué es la Expresión Corporal. A partir de la corriente de trabajo creada por Patricia Stokoe. Buenos Aires, Argentina: Lumen.
Kalmar, L. (2003). Patricia Stokoe y la Expresión Corporal. En G. Sánchez & F. J. Coterón (Comps). Expresión, Creatividad y Movimiento. I Congreso Internacional de Expresión Corporal y Educación. (pp. 17-30). Salamanca: Amaru.
Latorre, A., Del Rincón, D. y Arnal. J. (2003). Bases metodológicas de la Investigación Educativa. Barcelona: Experiencia.
Mercado, F.J. (2000). El proceso de análisis de los datos en una investigación sociocultural en salud. En F. J. Mercado y T. M. Torres (Comps). Análisis Cualitativo en Salud. Teoría, Método y Práctica. México: Universidad de Guadalajara.
Miles, M. B. & Hunerman, A. M. (1994). Qualitative data analysis (2º Ed.). Thousand Oaks, CA: SAGE.
Montávez, M. (2012). LOE. La consolidación de la expresión corporal. Emasf, Revista Digital de Educación Física (3)14, 60-80.
Padilla, C., Pérez, C., Fernández, B. (2012). La Expresión Corporal en la enseñanza universitaria/Galo Sánchez y Javier Coterón (Eds.). Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca.
Palomares, J. (2003). Motivaciones, hábitos y usos de los espacios del Parque periurbano “Dehesas del Generalife” de Granada. Tesis Doctoral no publicada. Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Universidad de Granada.
Peña, V. y Vicente G. (2019). Danza en educación infantil: opinión de los docentes. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 36, 239-244.
Ruano, M. (2004). La influencia de la Expresión Corporal sobre las emociones: Un estudio experimental. Tesis Doctoral, no publicada. Departamento de Física e Instalaciones aplicadas a la Edificación al Medio Ambiente y al Urbanismo de la Escuela Técnica Superior en Arquitectura. Universidad Politécnica de Madrid.
Ruano, M. y Sánchez, G. (2009). Expresión Corporal y Educación Sevilla, España: Wanceullen.
Santos, M. A. (1990). Hacer visible lo cotidiano. Madrid: Editorial Akal. Sirkin, A. y Stokoe, P. (1994). El Proceso de creación en el arte. Buenos Aires, Argentina: Almagesto.
Spradley, J. (1979). The Ethnographic Interview. New York.
Stake, R. (1998). Investigación con estudio de caso: Barcelona: Morata.
Stokoe, P (1967). La Expresión Corporal y el Niño. Buenos Aires, Argentina: Ricordi.
Stokoe, P (1974). La Expresión Corporal y el Adolescente. Buenos Aires: Barry.
Stokoe, P. (1978). Expresión Corporal. Guía didáctica para el docente. Buenos Aires, Argentina: Ricordi Americana.
Stokoe, P. (1987). Expresión Corporal. Arte, Salud y Educación. Buenos Aires, Argentina: Humanitas.
Taylor, S. y Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de in¬vestigación. La búsqueda de significados. Barcelona: Paidós.
Torres, B. (2008). Conocimientos, pensamientos, creencias y teorías implícitas del profesorado de Educación Física acerca de las aportaciones didácticas de la obra del pedagogo Francisco Amorós al desarrollo de la Educación Física moderna. Tesis Doctoral, no publicada. Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Universidad de Granada.
Visauta, B. (1989). Técnicas de investigación social. Barcelona: PPU.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Antonio José Cardona Linares, Julio Ángel Herrador Sánchez, África Calvo Lluch
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess