Emoções de professores de educação física chilenos no contexto de uma pandemia: estudos de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89801

Palavras-chave:

bem-estar subjetivo, professores, educação a distância, emoções, educação física

Resumo

O contexto da pandemia COVID-19 teve múltiplas consequências na educação escolar formal, inclusive na disciplina de Educação Física. Portanto, considera-se pertinente estudá-los do ponto de vista emocional. O objetivo desta pesquisa foi identificar, analisar e compreender as emoções dos professores de educação física no contexto de uma pandemia no Chile. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e fenomenológica. Participaram cinco professores de três tipos de estabelecimentos de ensino da região de Valparaíso e Coquimbo. Os dados foram coletados por meio de questionários não estruturados e gerenciados de forma virtual. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo dedutiva-indutiva com o auxílio do programa Atlas.ti 7.5. Os resultados mostram nove códigos ou atribuições emocionais que se referem a emoções positivas e negativas para o bem-estar subjetivo. Dentre os significados emocionais, destacam-se as desigualdades sociais, a carga de trabalho docente, a hegemonia do campo intelectual, a colaboração docente, as inovações pedagógicas e a aprendizagem digital.

Biografias Autor

Felipe Nicolás Mujica Johnson, Universidad Autónoma de Chile (Chile)

Filósofo, pedagogo y científico.

Doctor en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad Politécnica de Madrid, España.

Universidad Autónoma de Chile. 

Nelly Del Carmen Orellana Arduiz, Universidad de Playa Ancha

a) Profesora de estado en Educación Física. Universidad de Chile. b) Magister en Educación Física. Escuela Superior de Deporte. Alemania. c) Doctorado en Filosofía y Educación. Universidad Nacional a Distancia. España. d) Doctorado en Filosofía. Leibnis Universität. Alemania. Trabajo: Docente de la carrera de Pedagogía en Educación Física. Departamento disciplinario de Educación Física. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa ancha de Ciencias de la Educación. Docente de la carrera de Tecnología en Deporte y Recreación. Departamento disciplinario de Deporte y Recreación. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa ancha de Ciencias de la Educación. Docente del Magister de Ciencias de la Actividad y del Deporte. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa ancha de Ciencias de la Educación.

Referências

Araujo, M., & Kurth, G. (2020). LA pandemia COVID-19 y la reinvención del docente. Revista Academic Disclosure, 1(1), 64-79.

Ávalos, B. (2014). La formación inicial docente en Chile: Tensiones entre políticas de apoyo y control. Estudios pedagógicos, 40(Especial), 11-28.

Bermúdez, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 597-603.

Cáceres-Muñoz, J., Jiménez, A. S., & Martín-Sánchez, M. (2020). Cierre de Escuelas y Desigualdad Socioeducativa en Tiempos del Covid-19. Una Investigación Exploratoria en Clave Internacional. Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social, 9(3), 199-221. doi: 10.15366/riejs2020.9.3.011

Cifuentes-Faura, J. (2020). Consecuencias en los Niños del Cierre de Escuelas por Covid-19: El Papel del Gobierno, Profesores y Padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3e), 1-12.

Conway, M. (2005). Memory and the self. Journal of Memory and Language, 53, 594-628. doi: 10.1016/j.jml.2005.08.005

Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds.). (2012). El campo de la investigación cualitativa (Vol. I.). Barcelona: Gedisa.

Diener, E., Lucas, R. y Oishi, S. (2018). Advances and open questions in the science of subjective well-being. Collabra: Psychology, 4(1), 1-49.

Espoz-Lazo S., Rodríguez, R., Espoz-Lazo, P., Farías-Valenzuela, C., & Valdivia-Moral, P. (2020). Emotional Education for the Development of Primary and Secondary School Students Through Physical Education: Literature Review. Education Sciences, 10(8), 1-12. doi: 10.3390/educsci10080192

Flick, U. (2015). El diseño de la investigación cualitativa. Madrid: Morata.

Galeano, M. (2020). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Buenos Aires: Prometeo.

Guaman, R., Villareal, A., & Cedeño, E. (2020). La Educación Híbrida como alternativa frente al Covid-19 en el Ecuador. Revista de Investigación Científica TSE ́DE, 3(1), 134-147.

Hortigüela-Alcalá, D., Garijo, A., & Pérez-Pueyo, Ángel. (2021). La Educación Física en el contexto COVID-19. Un relato de profesores de diferentes etapas educativas (Physical Education in the COVID-19 context. A tale from teachers of different educational stages). Retos, 41, 764-774. doi: 10.47197/retos.v41i0.86368

Leisterer, S., & Jekauc, D. (2019). Students´ emotional experience in Physical Education. A qualitative study for new theoretical insights. Sports, 7, 1-15. doi: 10.3390/sports7010010

Machado, R., Fonseca, D., Medeiros, F. &, Fernandes, N. (2020). Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, 26, 1-17. doi: 10.22456/1982-8918.106233

Madrid, S.C. de O., Taques, M.J., Honorato, I., & Grando, D. (2021). Educação Física naescola: o ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Lecturas: Educación Física y Deportes, 26(277), 2-19. doi: 10.46642/efd.v26i277.2832

Marina, J. A. (2005). Precisiones sobre la educación emocional. Revista Interuniversitaria del profesorado, 54, 27-44.

Marina, J. A. (2009). El laberinto sentimental. Barcelona: Anagrama.

Maturana, H. (2001). Emociones y lenguaje en educación y política. Santiago: Dolmen.

Moreno, G. (2000). Introducción a la metodología de la investigación educativa II. México: Progreso.

Mujica, F. (2020). Educación Física y Ética. Sevilla: Wanceulen.

Mujica, F. (2021). Emociones negativas del alumnado de Secundaria en el aprendizaje de baloncesto en Educación Física. Retos, Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 41, 362-372. doi: 10.47197/retos.v0i41.84395

Mujica, F. & Jiménez, A. C. (2021). Emociones positivas del alumnado de Educación Secundaria en las prácticas de baloncesto en Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 556-564. doi: 10.47197/retos.v0i39.80112

Mujica, F., & Orellana, N. (2019). Deseos vocacionales que incentivan a la formación docente en Educación Física. Revista Educación, 43(1), 496-509. doi: 10.15517/revedu.v43i1.30013

Mujica, F., & Orellana, N. (2021a). El giro emocional de la educación. Santiago de Chile: Forja.

Mujica, F. & Orellana, N. (2021b). Emociones del profesorado de educación física: revisión narrativa (2010-2020). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 910-914. doi: 10.47197/retos.v0i39.80750

Mujica, F., Orellana, N., & Concha, R. (2018). Atribución emocional en el taller de baloncesto escolar de una escuela pública en Chile: análisis de contenido. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(1), 31-42.

Mujica, F., Orellana, N., & Luis-Pascual, J. (2019). Perspectiva moral de las emociones en los contextos de educación formal. Revista Ensayos Pedagógicos, 14(1), 69-90. doi: 10.15359/rep.14-1.4

Murillo, F. J., & Duk, C. (2020). El Covid-19 y las Brechas Educativas. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 14(1), 11-13. doi: 10.4067/S0718-73782020000100011

Oliva, M., & Gascón, F. (2016). Estandarización y racionalidad política neoliberal: bases curriculares de Chile. Cadernos CEDES, 36(100), 301-318

Osses, S., Sánchez, I. & Ibáñez, F. (2006). Investigación cualitativa en educación. Hacia la generación de teoría a través del proceso analítico. Estudios Pedagógicos, 32(1), 119-133. doi: 10.4067/s0718-07052006000100007

Pic, M., Lavega-Burgués, P., Muñoz-Arroyave, V., March-Llanes, J., & Echeverri-Ramos, J. A. (2019). Predictive variables of emotional intensity and motivational orientation in the sports initiation of basketball. Cuadernos de Psicología Del Deporte, 19(1), 241-251. doi: 10.6018/cpd.343901

Prieto, M. (2018). La psicologización de la educación: implicaciones pedagógicas de la inteligencia emocional y la psicología positiva. Educación XX1, 21(1), 303-320. doi: 10.5944/educXX1.16058

Salgado-López, J. I. (2020). Contacto y emociones en la educación física y el deporte. Factores didácticos para optimizar un aprendizaje inclusivo. Sevilla: Wanceulen.

Scheler, M. (2001). Ética. Nuevo ensayo de fundamentación de un personalismo ético. Madrid: Caparrós.

Scheler, M. (2005). Esencia y formas de la simpatía. Salamanca: Sígueme.

Simons, H. (2011). El estudio de caso: Teoría y práctica. Madrid: Morata.

Von Hildebrand, D. (2016). Las formas espirituales de la afectividad. Madrid: Encuentro.

World Medical Association. (2008). Declaration of Helsinki. Ethical principles for medical research involving human subjects. Recuperado de: http://www.wma.net/e/policy/b3.htm.

Zembylas, M. (2019). Intentos por discernir la compleja imbricación entre emoción y pedagogía: contribuciones del giro afectivo. Propuesta Educativa, 28(51), 15-29.

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Mujica Johnson, F. N., & Orellana Arduiz, N. D. C. (2022). Emoções de professores de educação física chilenos no contexto de uma pandemia: estudos de caso. Retos, 43, 861–867. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89801

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2