A hibridização dos modelos pedagógicos de aprendizagem cooperativa e educação de aventura como estratégia didática para a melhoria da convivência e gestão de conflitos em sala de aula: uma experiência prática a partir de aulas de educação física e tutoria
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86289Palavras-chave:
convivência, resolução de conflitos, hibridização, modelos pedagógicos, didática, ensino médio, adolescênciaResumo
Este estudo adota uma abordagem qualitativa para aprofundar o aprimoramento da convivência e gestão de conflitos da área de Educação Física e tutoria. A partir de uma avaliação diagnóstica, foi desenhada uma Unidade Didática inovadora em que os modelos pedagógicos de Educação de Aventura e Aprendizagem Cooperativa foram hibridizados, introduzindo os conteúdos da educação emocional em uma turma do 1º Ensino Médio Obrigatório. Paralelamente, foi realizado um processo de pesquisa com base em um estudo de caso em que as percepções e avaliações da experiência de inovação dos alunos, a professora especialista na disciplina foram coletadas e trianguladas com o registro anedótico observacional da pesquisadora. Os resultados obtidos mostram uma contribuição positiva na formação de um corpo discente que apresentou deficiências na convivência e resolução de conflitos, observando melhorias em sua educação emocional. Além disso, a hibridização de modelos pedagógicos tem se mostrado uma boa contribuição para a didática da Educação Física, na medida em que permite a integração de conteúdos transversais e próprios da disciplina de Educação Física.
Referências
Abramovay, M. (2005). Victimización en las escuelas. Ambiente escolar, robos y agresiones físicas. Revista mexicana de investigación educativa, 10(26), 833-864.
Aubert, A., Bizkarra, M. & Calvo, J. (2014). Actuaciones educativas de éxito desde la Educación Física. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 25, 144-148.
Baena-Extremera, A. (2011). Programas didácticos para educación física a través de la educación de aventura. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 4(7), 3-13.
Bermejo Díaz, J. M., Pulido Salas, D., Galmes-Panades, A. M., Serra Payeras, P., Vidal-Conti, J., & Ponseti Verdaguer, F. J. (2021). Educación física y universidad: Evaluación de una experiencia docente a través del aprendizaje cooperativo. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 2021, 39, 90-97.
Caballero, P., Sayazo, D., Domínguez, G., Pérez, O. & Parra, M. (2006). Jugando en un espacio de fantasía. Claves para elaborar una jornada de aventura en un centro de enseñanza. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 10, 23- 30.
Cabrera, F.C. (2005). Categorización y triangulación como procesos de validación del conocimiento en investigación cualitativa. theoria, 14(1), 61-71.
Fernández-Río, J. (2015). El Modelo de Responsabilidad Personal y Social y el Aprendizaje Cooperativo. Conectando Modelos Pedagógicos en la teoría y en la práctica de la Educación Física. In Actas del IV Congreso Internacional de Educación Física. Querétaro, México.
Fernández-Río, J., Calderón, A., Hortiguela, D., Pérez-Pueyo, A. & Aznar-Cebamanos, M. (2016). Modelos pedagógicos en educación física: consideraciones teórico-prácticas para docentes. Revista Española de Educación Física y Deportes, 413, 55-75.
Fernández-Río, J. & Méndez-Giménez, A. (2016). El aprendizaje cooperativo: modelo pedagógico para educación física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 29, 201- 206.
Figueras, S., Calvo, J., & Capllonch, M. (2014). Prevención y resolución de conflicto en Educación Física desde la perspectiva de los adultos miembros de la comunidad educativa en las comunidades de aprendizaje. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 25, 168-173.
Fraile-Aranda, A., López-Pastor, V.M., Ruíz-Omeñaca, J.V., & Velázquez-Callado, C. (2008). La resolución de los conflictos en ya través de la educación física. 251, Barcelona: Graó.
Fuertes, I., & Gabarró, M. (2013). Una altra mirada a les tutories (1ª ed.). Barcelona: Associació de Mestres Rosa Sensat.
Funes, S. (2000). Resolución de conflictos en la escuela: una herramienta para la cultura de paz y la convivencia. Contextos educativos: Revista de Educación 3, 91-106.
García-Hierro, M. A., & Cubo, S. (2009). Convivencia escolar en Secundaria: aplicación de un modelo de mejora del clima social. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 12(1), 51-62.
González-Víllora, S., Evangelio, C., Sierra-Díaz, J., & Fernández-Río, J. (2019). Hybridizing pedagogical models: A systematic review. European Physical Education Review, 25(4), 1056-1074. Doi: https://doi.org/10.1177/1356336X18797363
González, V. M., Gómez-López, M., & Granero-Gallegos, A. (2019). Relación entre la satisfacción con las clases de educación física, su importancia y utilidad y la intención de práctica del alumnado de Educación Secundaria Obligatoria. Revista Complutense de Educación, 30(2), 479. Doi: https://doi.org/10.5209/RCED.57678
Guijarro, E. Evangelio, C. González-Víllora, S & Arias-Palencia, N. M. (2020). Hybridizing Teaching Games for Understanding and Cooperative Learning: an educational innovation. ESHPA - Education, Sport, Health and Physical Activity. 4(1): 49-62.
Hernández-Álvarez, J.L. (2008). Educación Física, deporte y educación en valores. Conocimiento, Educación y Valores, 8, 1-16.
Hortiguela, D., Pérez-Pueyo, A. & Fernández-Río, J. (2020). Evaluación formativa y modelos pedagógicos: modelo de responsabilidad personal y social y de autoconstrucción de materiales. Revista Española de Educación Física y Deportes, 430, 23-41.
Johnson, D. W. & Johnson, R. T. (1999). Aprender juntos y solos. Aprendizaje cooperativo, competitivo e individualista. Buenos Aires: Aique.
Johnson, D. W., Johnson, R., & Holubec, E. (2013). Cooperation in the classroom (9ª ed.). Edina, MN: Interaction Book Company.
Jiménez-Barbero, J. A., Jiménez-Loaisa, A., González-Cutre, D., Beltrán-Carrillo, V. J., Llor-Zaragoza, L., & Ruiz-Hernández, J. A. (2020). Physical education and school bullying: a systematic review. Physical Education and Sport Pedagogy, 25(1), 79-100. Doi: https://doi.org/10.1080/17408989.2019.1688775
Lamoneda Prieto, J., González-Víllora, S., & Fernández-Río, J. (2020). Hibridando el Aprendizaje Cooperativo, la Educación Aventura y la Gamificación a través de la carrera de orientación. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 38(38), 754-760.
Lizandra, J. & Peiró-Velert, C. (2020). Las relaciones sociales y su papel en la motivación hacia la práctica de actividad física en adolescentes: Un enfoque cualitativo. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 37, 41-47.
Martín, M., & Ríos, O. (2014). Prevención y resolución del conflicto en educación física desde la perspectiva del alumnado. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 25, 162-167.
Martínez, M. (2006). La investigación cualitativa, Revista IIPSI, 9(1), 123-146. Doi: http://dx.doi.org/10.15381/rinvp.v9i1.4033
Metzler, M.W. (2017). Instructional models for physical education (3ª ed.). New York: Taylor & Francis.
Monzonís, N. (2015). La Educación Física como elemento de mejora de la Competencia Social y Ciudadana. Investigación-Acción en torno a la aplicación de un programa basado en la prevención y resolución de conflictos desde el área Educación Física. Tesis doctoral. Universidad de Barcelona.
Moore, C. (2014). The Mediation Process: Practical Strategies for Resolving Conflict. San Francisco: Jossey-Bass.
Moreno, A. B. M. (2010). La acción tutorial en educación. Hekademos. Revista educativa digital, 7, 95-114.
Navarro, D., Collado, J. A. & Pellicer, I. (2020). Modelos pedagógicos en Educación Física.
Ortíz, D. C., Allepuz, J. P., & Sánchez, M. L. Z. (2019). Estado actual de la educación física desde el punto de vista del profesorado. Propuestas de mejora. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 35, 47-53.
Palacio, E. S., & Bermejo-García, S. (2021). Efectividad del desarrollo del autocontrol a través de la Educación Física. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 10(2), 126-139. Doi: https://doi.org/10.24310/riccafd.2021.v10i2.11160
Parra, M., Caballero, P. & Dominguez, G. (2009). Pedagogía de la Aventura. In Ma E., García Montes (coord.), Dinámicas y estrategias de recreación, 199-260, Barcelona: Graó.
Peiró, C. & Julián, J. A. (2015). Los modelos pedagógicos en educación física: un enfoque más allá de los contenidos curriculares. Tándem: Didáctica de la educación física, 50(4), 9-15.
Peiró-Velert, C. P., & Méndez-Giménez, A. M. (2017). Modelos pedagógicos en educación física. Tándem: Didáctica de la educación física, (57), 4-6.
Pérez de Guzmán, M. V., Amador Muñoz, L. V., & Vargas Vergara, M. (2011). Resolución de conflictos en las aulas: Un análisis desde la investigación-acción. Pedagogía Social Revista Interuniversitaria, 8, 99-114. Doi: 10.7179/PSRI_2011.18.08
Pérez-Pueyo, Á., Alcalá, D. H., Álvarez, I. H., Cobo, D. V., Bernardino, C. H., García, J. G., ... & Garijo, A. H. (2017). La hibridación de modelos pedagógicos en educación física y la evaluación formativa. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, 3(2), 411-418. Doi: https://doi.org/10.22370/ieya.2017.3.2.757
Priest, S. & Gass, M. (2005). Effective leadership in adventure programming. Champaign, IL: Human Kinetics.
Rodríguez, G., Gil, J., & García, E. (1996). Metodología de la Investigación Cualitativa. Málaga: Algibe.
Sáez de Ocáriz, U., Lavega, P., Mateu, M. & Rovira, G. (2014). Emociones positivas y educación de la convivencia escolar. Contribución de la expresión motriz cooperativa. Revista de Investigación Educativa, 32(2), 309-326. Doi: https://doi.org/10.6018/rie.32.2.183911
Sánchez-Alcaraz, B. J. (2014). La actividad física y el deporte como medio para el desarrollo personal y social en jóvenes escolares. Tesis doctoral. Universidad de Murcia.
Stake, R. (2007). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.
Strauss, A., & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa:Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Medellín: Universidad de Antioquia.
Valero-Valenzuela, A., Gregorio García, D., Camerino, O., & Manzano, D. (2020). Hybridisation of the Teaching Personal and Social Responsibility Model and Gamification in Physical Education. Apunts. Educación Física y Deportes, 141, 63-74. Doi: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/3).141.08
Velázquez, C. (2012). El aprendizaje cooperativo en educación física. La formación de los grupos y su influencia en los resultados. Tándem, 39, 75-84.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Rafael García-Merino, Jorge Lizandra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess