A educação física entre as sugestões: As especificidades no limbo?

Autores

  • Nicolás Guarnizo Carballo UNIVERSIDAD DE LOS LLANOS
  • Nicolás Pusch
  • Fernando Campos Polo

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82431

Palavras-chave:

ciência, educação física, pesquisa, pensamento, teoria

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre o paradigma da Educação Física em uma perspectiva crítica, em um primeiro momento, aborda as ciências que a Educação Física tem tomado a serem estudadas, por sua vez, analisa as tensões existentes a partir do discurso teórico. Mesmo objeto de estudo na formação de futuros profissionais da área, também foi necessário indagar sobre como está sendo assumida a responsabilidade de encontrar o objeto de estudo. Na forma de resultados como aplicações práticas, pode-se mostrar que há ambigüidades para descobri-lo, enfatizando as três abordagens, que circundam a educação física, as ciências naturais, sociais ou mistas, por outro lado, se expressa de forma argumentativa que existem interesse político versus investimento em pesquisa que privilegia a objetividade. A especificidade na função educacional e científica é mencionada para que futuras linhas de pesquisa que promovam discursos argumentativos sejam geradas.

Referências

Aguirre Cardona, L. A., López Jaimes, J. E., & Villamizar Gómez, D. F. (2019). Revisiones y reflexiones en la educación física: un camino de lo conceptual a lo investigativo en la escuela. Corporación Minuto de Dios. Colombia

Arnal, T. R. (2017). Concepto de educación física: evolución y desarrollo de las distintas concepciones. Cartagena, Colombia: CEDE.

Baena Extremera, A. Granero Gallego, A. & Gómez López, M (2009). La epistemología de la Educación Física en relación al currículum de Secundaria en la Ley orgánica de Educación. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (15), 49-56. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/35000/18937

Bores, D., Marín, A., Méndez, C., Mijarra, J. J., & Delfa, J. (2020). Aspectos metodológicos clave para la formación de futuros maestros de Educación Física. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37, 572-578. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/74169/45723

Bracht, V. (2007). Epistemología de la Educación Física: principales interrogantes y desafíos. Lúdica Pedagógica, 2(12), 112-160. Recuperado de: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/7676/6187

Brasó i Rius, J., & TorrebadellaFlix, X. (2018). Reflexiones para (re) formular una educación física crítica. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. 18(71), 441-462. Recuperado de: https://repositorio.uam.es/handle/10486/684865

Castaño Herrera, C. P., & Acevedo Ruisánchez, M. (2018). La práctica pedagógica para el desarrollo de las competencias profesionales del Educador Físico en Colombia. Mendive. Revista de Educación, 16(1), 140-157. Recuperado de: http://scielo.sld.cu/pdf/men/v16n1/1815-7696-men-16-01-140.pdf

Crisorio, R & Giraldes, M . (2014) La educación física que viene. Plataforma digital G-SE. Recuperado de: https://g-se.com/la-educacion-fisica-que-viene-bp-t57cfb26d6b27c

da Costa, F. C., Valeiro, M. A. G., & Villalobos, M. F. G. (2016). Innovación en la formación del profesorado de educación física. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (29), 251-257. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/43564

Escaravajal Rodríguez, J. C., & Martín-Acosta, F. (2019). Análisis bibliográfico de la gamificación en Educación Física. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. 8(1), 97-109. Recuperado de: https://revistas.uma.es/index.php/riccafd/article/view/5770/5347

García, P. L. R. (2011). La investigación en educación física. Educatio siglo XXI, 29(1), 195-210. Recuperado de: https://revistas.um.es/educatio/article/view/119941/112911

Gil, J. F. L., Hércules, E. D., & Cavichiolli, F. R. (2019). Análisis cualitativo de la educación física escolar en España y Brasil: realidades, similitudes, diferencias y propuestas de mejora. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (36), 535-542. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/69806/43958

González, F. J. (2016). Desafíos para la educación física escolar brasileña: una propuesta de currículum. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación. (29), 188-194. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/43563/25496

Lorente, E., & Martos, D. (2018). Educación Física y pedagogía crítica: Propuestas para la transformación personal y social (Vol. 6). Universitat de Lleida.

Minkévich , O. (2002) Nudos a la hora de intentar abordar la identidad disciplinar y el objeto de estudio de la Educación Física. Lecturas: Educación Física y Deportes. (47). Recuperado de: https://www.efdeportes.com/efd47/nudos.htm

Moreno-Doña, A., Arévalo, S. T., & Gonzalvo, F. G. (2018). Crítica de la educación física crítica: eurocentrismo pedagógico y limitaciones epistemológicas. Psychology, Society, & Education, 10(3), 349-362. Recuperado de: http://ojs.ual.es/ojs/index.php/psye/article/view/2104/2773

Ortíz, D. C., Allepuz, J. P., & Sánchez, M. L. Z. (2019). Estado actual de la Educación Física desde el punto de vista del profesorado. Propuestas de mejora. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (35), 47-53. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/63038/40398

Parlebas, P. (1997). Problemas teóricos y crisis actual en la Educación Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, 2(7). Recuperado de: https://www.efdeportes.com/efd7/pparl71.htm

Pastor, V. M. L., Brunicardi, D. P., Arribas, J. C. M., & Aguado, R. M. (2016). Los retos de la Educación Física en el Siglo XXI. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, deporte y recreación, (29), 182-187. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/42552/25499

Pueyo, Á. P., & Alcalá, D. H. (2020). ¿Y si toda la innovación no es positiva en Educación Física?: Reflexiones y consideraciones prácticas. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (37), 579-587. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/74176/45761

Reyes, A., Reyes, C., & Reyes, A. (2016). Pensar la educación física. Dialogospedagògicos, 14(27), 107-129. Recuperado de: http://www.academia.edu/download/45810768/PENSAR_LA_EDUCACION_FISICA_ARGENTINA.pdf

Soto, C. Á., & Vargas, J. J. L. (2019). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (35), 413-421. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/62035/41748

Touriñán-López, J. M. (1998). La educación física como objeto de estudio. Simposio Internacional de consenso José María Cacigal: "Obxeto de estudio das ciencias da actividade física e o deporte". Simposio llevado a cabo en la Universidad de Coruña, España. Recuperado de: https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/9760

Villegas, C. E. P. (2018). Prolegómenos para una “aprendencia” desde la corporeidad. Revista Educación y Ciudad, (34), 193-200. Recuperado de: https://revistas.idep.edu.co/index.php/educacion-y-ciudad/article/view/1887/1800

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Guarnizo Carballo, N., Pusch, N., & Campos Polo, F. (2021). A educação física entre as sugestões: As especificidades no limbo?. Retos, 40, 1–7. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82431

Edição

Secção

Revisões teóricas, sistemáticas e/ou metanálises

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)