O acampamento educacional como um ambiente para fortalecer as habilidades sociais

Autores

  • Andrés Balcazar Vega Universidad de los Llanos

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82262

Palavras-chave:

Camp, habilidades sociais, comunicação, assertividade

Resumo

Este artigo sintetiza os resultados das reflexões geradas em torno de um processo investigativo - ainda em curso - que busca determinar a forma como os acampamentos educacionais contribuem para o fortalecimento das habilidades sociais. A pesquisa adotou a metodologia de estudo de caso. No entanto, os aspectos que motivaram esta publicação, são derivados dos debates do grupo de investigação, durante a revisão bibliográfica necessária à construção do estado da arte, das categorias de análise e da elaboração do quadro conceptual do projecto que, até à data , permitiu reconhecer as virtudes dos campos educacionais. Nesse sentido, é necessário considerar a assertividade como uma das habilidades sociais a ser fortalecida nos campos educacionais; Da mesma forma, é fundamental promover as diretrizes que regulam o comportamento dessa micro-sociedade constituída no acampamento, o que é pertinente para garantir a convivência pacífica dos acampados. Identificar, de acordo com as experiências de acampamento desenvolvidas no município de Villavicencio - Colômbia, os quatro momentos ou cenários ideais desta prática, para iniciar o ato de educar, bem como, as possíveis ações realizadas pelos participantes, para gerar reflexões propícias para fortalecer habilidades. Por fim, as conclusões refletem a viabilidade de articulação dos acampamentos aos projetos curriculares das instituições de ensino.

Referências

Alejandro, M. C. (2013). La democracia como política pública: oportunidades para el fortalecimiento democrático. Revista de Estudios Sociales, (47), 25-38. Recuperado de: https://revistas.uniandes.edu.co/doi/abs/10.7440/res47.2013.02

Álvarez, R. L., & Verrastro, V. (2013). Campamentos educativos para el siglo XXI: percepciones de referentes de establecimientos e instituciones educativas en Uruguay. Revista Universitaria de la Educación Física y el Deporte, (6), 25-35. Recuperado de: http://www.revistasiuacj.edu.uy/index.php/rev1/article/view/54

Caballo, V. E., & Salazar, I. C. (2017). DESARROLLO Y VALIDACIÓN DE UN NUEVO INSTRUMENTO PARA LA EVALUACIÓN DE LAS HABILIDADES SOCIALES: EL" CUESTIONARIO DE HABILIDADES SOCIALES"(CHASO). Behavioral Psychology/Psicología Conductual, 25(1). Recuperado de: https://n9.cl/g12d

Castañeda, L. (2011) Campamento. Armenia, Colombia: Editorial Kinesis.

COLDEPORTES. (2015). Programa Nacional de Campamentos Juveniles. Bogotá, Colombia.

Ferrer, M. E. L., & Sánchez, K. R. (2011). El campamento como programa didáctico: hacia una propuesta teórico-metodológica para su implementación en los museos/The camp as a didactic program: a theoretical and methodological proposal to the implementation in museums. Actualidades Investigativas en Educación, 11(1). Recuperado de: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/10184

Fuentealba Cruz, M., Marín Isamit, F., Castillo Retamal, F., & Roco Fuentes, L. (2017). Análisis de la experiencia pedagógica: campamento EXPLORA Chile VA! Valorando la biodiversidad maulina. Actualidades Investigativas en Educación, 17(1), 229-254. Recuperado de: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-47032017000100229&script=sci_arttext

Gómez, A., Gonnet, A., & Lema, R. (2017). Fundamentos de los campamentos educativos: análisis de la primer Consulta sobre Campamentos realizada por la Federación Sudamericana de Asociaciones Cristianas de Jóvenes (1961). Revista Universitaria de la Educación Física y el Deporte, (10), 24-37. Recuperado de: http://revistasiuacj.edu.uy/index.php/rev1/article/view/109

Mendoza, J. (2017). El Trabajo Colaborativo en la Sociedad del Conocimiento: un Análisis Documental. Universidad de Quintana Roo. Recuperado de: https://n9.cl/4f3uk

Moyano, A. C., Pacheco, M. M., & Urbieta, M. D. C. T. (2018). Procesos psicosociales en Educación Física: actitudes, estrategias y clima motivacional percibido. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (34), 19-24. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6736361

Pegalajar, M. C. (2018). Formación en competencias en alumnado universitario de Educación Social mediante prácticas basadas en aprendizaje cooperativo. Revista Complutense de Educación, 29(3), 829-845. Recuperado de: https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/53970

Pereira, M. L. N. (2008). Relaciones interpersonales adecuadas mediante una comunicación y conducta asertivas/Adequate human relationships through an assertive conducts and communication. Actualidades investigativas en educación, 8(1). Recuperado de: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/9315

Pérez, I. P. (2000). Habilidades sociales: educar hacia la autorregulación: concepctualización, evaluación e intervención (Vol. 32). Barcelona, España: Horsori Editorial, Sl.

Ramos, Y. C., Cantillo, A. F., & Bestard, C. M. (2014). Algunas consideraciones teóricas sobre las habilidades sociales. Revista Información Científica, 87(5), 949-959. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/5517/551757255019.pdf

Rodríguez, G. A. R., Hernandez, L., & Triana, N. V. (2019). Validación de un cuestionario para evaluar valores personales y sociales en jóvenes deportistas. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (36), 152-158. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/65253

Rosales, K. N. V. (2017). Gestión de campamentos organizados para niños y jóvenes en México: formación y sustentabilidad a largo plazo. (Tesis). Universidad de Quintana Roo. Recuperado de: http://www.cozumel.uqroo.mx/mgst/productos/Tesis_KNVR_Campamentos_Mexico.pdf

Sáez Sotomayor, D., Figueroa Mayorga, O., & Pereira Kahl, S. (2018). Habilidades para la formación ciudadana, necesidades de la sociedad red en un mundo globalizado: Evaluación diagnóstica. Revista Boletín Redipe, 7(1), 62-69. Recuperado a partir de https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/417

Sánchez, S. (2016). Habilidades sociales. Madrid, España: Editorial Síntesis, S. A.

Tapia-Gutiérrez, Carmen Paz & Cubo-Delgado, Sixto (2017). Habilidades sociales relevantes: percepciones de múltiples actores educativos. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 9 (19), 133-148. Recuperado de: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/18993

Vila, G. O., Rodríguez, J. R., Robles, M. T. A., González, L. J. D., Franco, J., Sánchez, A. C. J., & Fuentes-Guerra, F. J. G. (2019). Las preferencias de interacción social en las Escuelas Sociodeportivas de Baloncesto de la Fundación Real Madrid. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (35), 101-106. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/62992

Vivas, M. M., Gómez, J. G., Bartoll, O. C., & Miravet, L. M. (2017). Validación de una ficha de observación para el análisis de habilidades socio-emocionales en Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (31), 8-13. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/43815

Zipitría G. (2016). Teoría y organización del campamento educativo: apuntes del curso de campamento dictado en el IUACJ. Montevideo, Uruguay: Instituto Universitario Asociación Cristiana de Jóvenes.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Balcazar Vega, A. (2021). O acampamento educacional como um ambiente para fortalecer as habilidades sociais. Retos, 41, 143–152. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82262

Edição

Secção

Revisões teóricas, sistemáticas e/ou metanálises