Percepção dos professores de Educação Física chilenos sobre o desenvolvimento da aula na modalidade virtual

Autores

  • Luis Alfredo Añazco Martinez Investigador Independiente
  • Bastian Ignacio Carter Thuillier Universidad de Los Lagos
  • Felipe Poblete Valderrama Universidad Catolica de Santísima Concepción
  • Francisco Javier Gallardo Fuentes Universidad de Los Lagos https://orcid.org/0000-0002-3985-157X
  • Carla Viviana Rodas Kürten Universidad Santo Tomas

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v55.103861

Palavras-chave:

Percepción; Educación Física; educación virtual; tecnologías de la información y la comunicación.

Resumo

Introdução: Durante o período de pandemia da COVID-19, os planos e programas de estudos do Ministério da Educação (MINEDUC) do Chile estabeleceram prioridades curriculares na disciplina de Educação Física e Saúde. Nesse período, os professores tiveram que ministrar aulas virtuais para os alunos e, consequentemente, adaptar as formas de ministrar suas aulas nos estabelecimentos escolares. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção dos professores de Educação Física dos estabelecimentos escolares sobre o desenvolvimento de aulas virtuais no contexto chileno. Metodologia: Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física de diferentes escolas do Chile. Resultados: Os resultados estão vinculados ao desempenho e carga horária dos professores, à conectividade e desenvolvimento de sessões virtuais em diferentes momentos da aula e ao uso da avaliação na modalidade virtual. Conclusões: Os professores expressam dificuldades e pontos fortes em relação às aulas virtuais, especialmente em torno da conectividade, dos momentos de aula, das atividades realizadas e do uso da avaliação. Contudo, os professores entrevistados apontam que entre as limitações está a impossibilidade de abordar conteúdos relacionados a temas de esportes coletivos.

Palavras-chave: Percepção; Educação Física; educação virtual; Tecnologia da informação e comunicação.

Biografias Autor

Luis Alfredo Añazco Martinez, Investigador Independiente

Profesor de Educacion Fisica

Docente Escolar

Magister en Ciencias de la Educacion 

Doctor en Ciencias del Deporte

Investigador Independiente 

Bastian Ignacio Carter Thuillier, Universidad de Los Lagos

Profesor de Educacion Fisica

Master en Ciencias Sociales para la Investigación en Educación Educación

Doctor em Estudios Transdisciplinares

Academico Ulagos

Felipe Poblete Valderrama, Universidad Catolica de Santísima Concepción

Profesor de Educacion Fisica

Magíster en Educación en Salud y Bienestar Humano

Doctor en Educación 

Director Carrera Educación Fisica Universidad Catolica de Santísima Concepción

Francisco Javier Gallardo Fuentes, Universidad de Los Lagos

Profesor de Educacion Fisica

Magister en Ciencias de la Educacion

Doctor en Estudios Transdiciplinares

Academico Ulagos

Carla Viviana Rodas Kürten, Universidad Santo Tomas

Enfermera

Magister en educación mención pedagogía en educación superior

Docente Universidad Santo Tomas

Referências

Alfonzo, A., Enríquez, L., y Alcívar, L. (2020). Estrategias didácticas para la efectividad de la educación física: un reto en tiempos de confinamiento. REFCalE: Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, 8(3), 191-206.

Almonacid-Fierro, A., Vargas-Vitoria, R., Mondaca-Urrutia, J., y Sepúlveda-Vallejos, S. (2021). Prácticas profesionales en tiempos de pandemia Covid-19: Desafíos para la formación inicial en profesorado de Educación Física. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 42, 162–171. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87353

Alves, R., López, T y Precioso, J. (2021). El bienestar de los docentes en tiempos de pandemia Covid-19: factores que explican el bienestar profesional. International Journal of Educational Research and Innovation (IJERI), 15, 203-217. DOI https://doi.org/10.46661/ijeri.5120.

Amran, A., Suherman, W., Graha, A., Auliana, R., Riyana, A., Astuti, A., Utami, D., Pratama, K., Sonjaya, A., Permadi, A., Arifin, Z., Karakauki, M., Syed Ali, S., Trisnadi, R., Asmuddin, A., y Utami, D. (2023). Developing Learning Media for an Online Learning-Based Big Ball Game at Class XI Vocational High School Students: Feasibility and Efficacy. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 50, 724–736. https://doi.org/10.47197/retos.v50.99235

Aznar-Sala, F. (2020). La Educación Secundaria en España en Medio de la Crisis del COVID-19, International Journal of Sociology of Education, Special Issue: COVID-19 Crisis and Socioeducative Inequalities and Strategies to Overcome them, 53-78. http://doi.org/10.17583/rise.2020.5749

Baena-Morales, S., López-Morales, J., y García-Taibo, O. (2021). La intervención docente en educación física durante el periodo de cuarentena por COVID-19. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 39, 388–395. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80089

Besser, A., Lotem, S., y Zeigler-Hill, V. (2022). Psychological stress and vocal symptoms among university professors in Israel: implications of the shift to online synchronous teaching during the COVID-19 pandemic. Journal of voice, 36(2), 10-16. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2020.05.028.

Blanco, M., y Blanco, M. (2021). Bienestar emocional y aprendizaje significativo a través de las TIC en tiempos de pandemia. CIENCIA UNEMI, 14(36), 21-33. https://doi.org/10.29076/issn.2528-7737vol14iss36.2021pp21-33p

Bonilla-García, M., y López-Suárez, A. (2016). Ejemplificación del proceso metodológico de la teoría fundamentada. Cinta de moebio, (57), 305-315. http://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2016000300006

Botagariyev, T., Mambetov, N., Aralbayev, A., Mukhanbetaliyev, A., Ispulova, R., y Akhmetov, N. (2024).Web-Based Technologies in Middle School Physical Education. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 51, 172–178. https://doi.org/10.47197/retos.v51.100310

Bush, T. (2021). Leading through COVID-19: managing a crisis. Educational Management Administration & Leadership, 49(3), 373-374. https://doi.org/10.1177/1741143221997267

Castillo, F., González, B., y Aguilar, N. (2021). Percepción de los padres y apoderados sobre las clases virtuales de Educación Física y Salud. VIREF Revista de Educación Física, 10(3),136-151.

Castillo-Retamal, F., Silva-Reyes, L., Muñoz-González, M., López-Toro, L., Plaza-Cofré, P., Arredondo-Muñoz, F., y Faúndez-Casanova, C. (2021). Prácticum virtual en Educación Física: entre pandemia e incertidumbre. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 42, 798-804. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87180

Chiecher, A. (2022). Docentes en pandemia. Actitudes hacia las tecnologías y percepciones de la enseñanza virtual. Actualidades Investigativas en Educación, 22(2), 1-30. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v22i2.48680

Coppari, N., González, L., Marecos, C., Montanía, M., Romero, L., y Bagnoli, L. (2022). 2DA ola del día después: impacto del covid-19 en los docentes y en su labor educativa. Cuadernos de Neuropsicología/Panamerican Journal of Neuropsychology, 16(3), 23-37. DOI: 10.7714/CNPS/16.3.202

Esteban-Rivera, E., Alvarado-Nazario, C., Fretel-Ríos, H., y Vela-Jaimes, G. (2022). Convivencia en las clases virtuales durante confinamiento por covid-19: una mirada desde los estudiantes universitarios. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, 24(3), 551-565. https://doi.org/10.36390/telos243.06

Fereday, J., y Muir-Cochrane, E. (2006). Demonstrating rigor using thematic analysis: A hybrid approach of inductive and deductive coding and theme development. International Journal of Qualitative Methods, 5(1), 80–92. https://doi.org/10.1177/160940690600500107

Flores-Ferro, E., Maureira-Cid, F., Hadweh-Briceño, M., Gavotto-Nogales, O., Gutiérrez-Duarte, S., Vergara-Jiménez, J., y Mandujano-Jara, S. (2022). A un año de las clases virtuales en la carrera de Educación Física: una comparación Chile y México. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 45, 138–143. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91944

Flores-Ferro, E., Maurera-Cid, F., Hadweh-Briceño, M., Gutiérrez-Duarte, A., Silva-Salse, Á., Peña-Troncoso, S., Castillo-Retamal, F., González Flores, P., Pauvif-Cárcamo, F., Bahamondes-Acevedo, V., Zapata-Vera, G., Zavala-Crichton, J., Maureira-Sánchez, J., Brevis-Yever, M., y Lagos Olivos, C. (2021). Nivel de satisfacción de las clases online por parte de los estudiantes de Educación Física de Chile en tiempos de pandemia. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 41, 123–130. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82907

Flores, R. (2009). Observando observadores: una introducción a las técnicas cualitativas de investigación social: Ediciones UC.

Fuentes-Nieto, T., Jiménez-Herranz, B., y López-Pastor, V. (2020) Educación Física en tiempos de coronavirus y confinamiento: análisis desde la experiencia. EmásF. Revista Digital de Educación Física, 11(65) 151-181.

Gallego, V., Muñoz, J., Arribas, H., y Rubia, B. (2016). Aprendizaje ubicuo: un proceso formativo en educación física en el medio natural. RELATEC,15(1) 59¬-73 https://doi.org/10.17398/1695-288X.15.1.59

García-Peñalvo, F. J., Corell, A., Abella-García, V., y Grande, M. (2020). La evaluación online en la educación superior en tiempos de la COVID-19. Education in the Knowledge Society (EKS), 21, 26. https://doi.org/10.14201/eks.23086

Gavotto-Nogales, O., y Castellanos-Pierra, L. (2021). Las emociones negativas vividas por los maestros en las clases virtuales en tiempos de pandemia. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(23) e260, 1-19. https://doi.org/10.23913/ride.v12i23.1006

Gibbs, G. (2007). Media review: ATLAS.ti software to assist with the qualitative analysis of data. Journal of Mixed Methods Research, 1(1), 103–104. https://doi.org/10.1177/2345678906291490

González-Fernández, M. (2018). Percepción del desempeño docente-estudiante en la modalidad mixta desde una mirada ecosistémica. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(16), 370-393. https://doi.org/10.23913/ride.v8i16.346

González-Rivas, R., Gastélum-Cuadras, G., Velducea-Velducea, W., González-Bustos, J. B., y Domínguez-Esparza, S. (2021). Análisis de la experiencia docente en clases de Educación Física durante el confinamiento por COVID-19 en México. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 42, 1–11. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86242

Gupta, A., Shrestha, R., Shrestha, S., Acharya, A., y Pandey, N. (2020). Perception of BDS students of Kathmandu University on online learning during COVID-19 pandemic. Orthodontic Journal of Nepal, 10(2), 20–28. https://doi.org/10.3126/ojn.v10i2.31064

Hall-López, J., y Ochoa-Martínez, P. (2020). Enseñanza virtual en educación física en primaria en México y la pandemia por COVID-19. Ciencias De La Actividad Física UCM, 21(2), 1-7. https://doi.org/10.29035/rcaf.21.2.4

Hwang, S. (2007). Utilizing qualitative data analysis software: A review of ATLAS.ti. Social Science Computer Review, 26(4), 519–527. https://doi.org/10.1177/0894439307312485

İlter, İ., y Izgar, G. (2022). Elementary School Teachers' Experiences of Distance Education during the COVID-19 Pandemic in Turkey. ie: inquiry in education, 14(1),1-43.

Kooiman, B., Sheehan, D., Wesolek, M., y Reategui, E. (2016). Exergaming for physical activity in online physical education. International Journal of Distance Education Technologies (IJDET), 14(2), 1-16. doi:10.4018/IJDET.2016040101

Lewis, R. (2004). NVivo 2.0 and ATLAS.ti 5.0: A Comparative Review of Two Popular Qualitative Data-Analysis Programs. Field Methods, 16(4), 439–464. https://doi.org/10.1177/1525822X04269174

López-Ruiz, A. y López-Miñarro, P. (2020). Efecto a corto plazo de un programa de estiramientos en la extensibilidad isquiosural y disposición sagital del raquis en estudiantes de Educación Secundaria. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(43), 75-84

Ministerio de Educación (2020). Unidad de Curriculum y Evaluación. Priorización curricular COVID-19 Educación Física y Salud. 1° Básico a 4° Medio. https://hdl.handle.net/20.500.12365/14466

Monguillot, M., Tarragó, R., Aznar, M., González-Arévalo, C., y Iglesias, X. (2023). Percepción docente sobre la enseñanza de la Educación física en España en postpandemia. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 47, 258-267. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95220.

Morán, F., Morán, F., Morán, F., y Sánchez, J. (2021). Tecnologías digitales en las clases sincrónicas de la modalidad en línea en la Educación Superior. Revista de ciencias sociales, 27(3), 317-333.

Mujica-Johnson, F., y Orellana-Arduiz, N. (2022). Emociones de profesoras de Educación Física chilenas en el contexto de pandemia: estudio de casos. Retos. nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación,(43), 861-867. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89801

Mungarro Matus, J. E., y Gavotto Nogales, O. I. (2022). Transición al enfoque tecno-pedagógico emergente para la gestión de la educación física durante la COVID-19. Revista Educación, 46(1), 91-107. https://doi.org/10.15517/revedu.v46i1.44453

Muñoz, I. (2021). Nuevos modelos de docencia, desde la declaración de Bolonia a la era de la COVID. Miscelánea Comillas. Revista de Ciencias Humanas y Sociales, 79(154), 225-253. https://doi.org/10.14422/mis.v79.i154.y2021.007

Öngören, S. (2022). Prospective pre-school teachers’ distance education perspectives. Journal of Learning and Teaching in Digital Age, 7(2), 283-296.

Ossandón-Jiménez, E., Ramírez-Silva, D., Torres-Rojas, B., Santander-Reveco, I., Uribe-Uribe, N., y Mujica-Johnson, F. (2021). Estilos de enseñanza en Educación Física escolar en el contexto de pandemia. Revista Académica Internacional de Educación Física, 1(4), 46-57.

Pillajo-Diaz, M. (2022). La enseñanza de la educación física virtual en tiempos de covid-19: Revisión sistemática. EmásF: revista digital de educación física, (74), 182-196.

Saldaña, J. (2009). The coding manual for qualitative researchers.Sage Publications.

Sánchez-Moreno, M., y Jurado, J. (2022). Stretching global activo en alumnos de educación secundaria. Efectos sobre sobre la amplitud de movimiento. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 45, 961–969. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91843

Sánchez-Rivas, E., Mayorga-Vega, D., Fernández Rodríguez, E., y Merino-Marbán, R. (2014). Efecto de un programa de estiramiento de la musculature isquiosural en las clases de educación física en Educación Primaria. Journal of Sport and Health Research. 6(2):159-168.

Sierra-Díaz, J., González-Víllora, S., Toledo-Guijarro, J., y Bermejo-Collada, C. (2021). Reflexiones sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje en Educación Física durante la pandemia por COVID-19. Un caso real. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación , 41, 866–878. https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.85946

Soler-Morejón, C., y Borjas-Borjas, F. (2019). Percepción efectiva de profesores sobre la educación a distancia como modalidad en posgrado. Edumecentro, 11(3), 91-103.

Strauss, A., y Corbin, J. (1990). Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Sage Publications.

Subramaniam, N., y Kandasamy, M. (2011). The virtual classroom: A catalyst for institutional transformation. Australasian Journal of Educational Technology, 27(8). https://doi.org/10.14742/ajet.900

Tomasina, F., y Pisani, A. (2022). Pros y contras del teletrabajo en la salud física y mental de la población general trabajadora: una revisión narrativa exploratoria. Archivos de prevención de riesgos laborales, 25(2), 147-161.

Villarroel, R., Santa-María, H., Quispe, V., y Ventosilla, D. (2021). La gamificación como respuesta desafiante para motivar las clases en educación secundaria en el contexto de COVID-19. Revista Innova Educación, 3(1), 6-19. doi.org/10.35622/j.rie.2021.01.001

Publicado

2024-04-08

Como Citar

Añazco Martinez, L. A., Carter Thuillier, B. I., Poblete Valderrama, F. ., Gallardo Fuentes, F. J. ., & Rodas Kürten, C. V. . (2024). Percepção dos professores de Educação Física chilenos sobre o desenvolvimento da aula na modalidade virtual. Retos, 55, 468–475. https://doi.org/10.47197/retos.v55.103861

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)