Revisão dos instrumentos de género para analisar as ligações entre os alunos e a atividade física em idade escolar
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v59.103278Palavras-chave:
actividad físico-deportiva, Educación Primaria, Educación Secundaria, Adherencia deportiva, Instrumentos de investigaciónResumo
Os níveis de motivação para a prática físico-desportiva são mais baixos no género feminino e o abandono desportivo é mais frequente nas raparigas do que nos rapazes. É necessário aprofundar-se na busca de vínculos e fatores que influenciam a adesão esportiva de meninas e meninos. Nessa linha, os objetivos desta pesquisa foram: analisar instrumentos específicos de gênero que investigam a ligação com a atividade física (AF) escolar na infância e no início da adolescência; bem como categorizá-los e examiná-los em profundidade. Uma revisão sistemática foi desenvolvida. Em duas fases, as bases de dados ISI Web of Knowledge, PubMed e Dialnet foram revisadas por dois pesquisadores. Com base nos critérios de inclusão e na qualidade metodológica, foram selecionados treze estudos. Nestes foram encontrados quatorze instrumentos de pesquisa específicos de gênero. Os instrumentos encontrados foram principalmente questionários, que analisaram variáveis sobre o tratamento entre pares, a situação e motivação pessoal dos alunos, a sua ligação com a Educação Física e os estereótipos de género. Eles foram classificados em três categorias: voltados para os professores e sua metodologia; centrado no aluno; e focado no meio ambiente. Discutiu-se o pequeno número de estudos em que esses instrumentos foram aplicados e investigaram o vínculo de meninas, meninos e adolescentes com a AF construída em torno do conceito de gênero e suas imbricações socioculturais, ao mesmo tempo em que se discutiu a necessidade de aprofundar o conhecimento, concepção e desenvolvimento de instrumentos que aprofundem o problema a partir de uma perspectiva específica de género.
Palavras-chave: atividade físico-desportiva, Ensino Básico, Ensino Secundário, adesão desportiva, instrumentos de investigação.
Referências
Alonso, N., Martínez Galindo, C., y Moreno, J. A. (2006). Análisis factorial confirmatorio del "Cuestionario de Percepción de Igualdad-Discriminación de Educación Física" en alumnos adolescentes de Educación Física. En M. A. González, J. A. Sánchez y A. Areces (Eds.), IV Congreso de la Asociación Española de Ciencias del Deporte (pp. 693-696). A Coruña: Xunta de Galicia.
Alvariñas-Villaverde, M., & Pazos-González, M. (2018). Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumnado. Revista electrónica de investigación educativa, 20(4), 154-163. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.4.1840
Arenas, D., Vidal-Conti, J. & Muntaner-Mas, A. (2022). Estereotipos de género y tratamiento diferenciado entre chicos y chicas en la asignatura de Educación Física: una revisión narrativa. Retos, 43, 342-351. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88685
Balaguer-Rodríguez, P., Zorrilla-Silvestre, L., Capella-Peris, C. & Corbatón-Martínez, R. (2016). Estudio de caso de una experiencia de aprendizaje-servicio en Educación Física con niños en riesgo de exclusión social. ÉmasF: Revista Digital de Educación Física, 38, 134-145. http://emasf2.webcindario.com/EmasF_38.pdf
Balboa, M. (2021) Mercantilización y género en el deporte. ÉmasF: Revista Digital de Educación Física, 70, 8-14. https://emasf.webcindario.com/Mercantilizaci%C3%B3n_y_genero_en_el_deporte.pdf
Baños, R., Ortiz-Camacho, M.M., Baena-Extremera, A. & Zamarripa. J. (2018). Efecto del género del docente en la importancia de la Educación Física, clima motivacional, comportamientos disruptivos, la intención de práctica futura y rendimiento académico. RETOS: Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 33, 252-257. https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.59991
Bravo, M., & Carazo, P. (2018). Estereotipos de Género hacia la Actividad Física según Sexo, Grado Escolar y Región. Athlos: Revista internacional de ciencias sociales de la actividad física, el juego y el deporte, 15, 90-108. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6583499.pdf
Cervelló, E., Jiménez, R., Del Villar, F., Ramos, L., & Santos-Rosa, F. (2004). Goal orientations, motivational climate, equality, and discipline of Spanish physical education students. Perceptual and Motor Skills, 99, 271-283. https://doi.org/10.2466/pms.99.1.271-283
Chacón, R., Arufe, V., Cachón, J., Zagalaz, M.L. & Castro, D. (2016). Estudio relacional de la práctica deportiva en escolares según el género. SporTK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 5, 85-92. https://doi.org/10.6018/249161
Chiva-Bartoll, O. & Estevan, I. (2019). El sexo, el contexto familiar y la actividad física extraescolar como factores asociados a la coordinación motriz en la niñez. Un estudio piloto. RICYDE. Revista internacional de ciencias del deporte. 56(15), 154-170. https://doi.org/10.5232/ricyde2019.05603
Contreras, O.R; Gil, P.; Cecchini, J.A. & García, L.M. (2007). Teoría de una Educación Física intercultural y realidad educativa en España. Revista Paradigma, 28, 7-47. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512007000200002&lng=es&tlng=es.
Da Costa, C. M., De Mattos, C. A., & Cuce, M. R. (2007). Estrategia PICO para la construcción de la pregunta de investigación y la búsqueda de evidencias. Revista latino-americana de enfermagem, 15, 508-511. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
Del Castillo, Ó., Campos, M. d. C., Castañeda, C., & González-Campos, G. (2016). Estudio observacional del sexismo en la Educación Física del Sur de España. Movimento: revista da Escola de Educação Física, 22(1), 263-278. https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=8943138
Devís, J., Fuentes, J. & Sparkes, A.C. (2005). ¿Qué permanece oculto del currículum oculto? Las identidades de género y de sexualidad en la Educación Física. Revista Iberoamericana de Educación, 39, 73-90. https://doi.org/10.35362/rie390805
Escribano, L.G., Casas, A.G., Fernández-Marcote, A.E., López, P.J.T., & Marcos, M.L.T. (2017). Revisión y análisis de los motivos de abandono de práctica de actividad física y autopercepción de competencia motriz. Journal of Negative and No Positive Results: JONNPR, 2, 56-61. https://doi.org/10.19230/jonnpr.1225
Espada-Mateos, M. & Galán, S. (2017). Evaluación de las barreras para la práctica de actividad física y deportiva en los adolescentes españoles. Revista de Salud Pública, 19, 739-743. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=42255989002
Fernández, J.M., Jiménez, F., Navarro, V. & Sánchez, C.R. (2019). Cambios en el autoconcepto del alumnado con y sin discapacidad motriz a partir de una intervención docente inclusiva en Educación Física. Retos, 36, 138-145. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.67717
Fernández, M., González, M., Toja, B. & Carreiro, F. (2017). Valoración de la escuela y la Educación Física y su relación con la práctica de actividad física de los escolares. Retos, 31, 312-315. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.53508
Fernández-García, E., Blández, J., Sierra-Zamorano, M. A., Camacho, M. J., Vázquez, B., Rodríguez, I., Mendizábal, S., Sánchez-Bañuelos, F. & Sánchez-Sánchez, M. (2007). Estudio de los Estereotipos de Género vinculados con la actividad física y el deporte en los centros docentes de educación primaria y secundaria: Evolución y Vigencia. Diseño de un plan integral de acción educativa. Instituto de la Mujer. Subdirección General de Estudios y Cooperación. https://genereiesport.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/01/estereotipos_genero.pdf
Fernández-Prieto, I., Giné-Garriga, M., & Canet Vélez, O. (2020). Barreras y motivaciones percibidas por adolescentes en relación con la actividad física. Estudio cualitativo a través de grupos de discusión. Revista española de salud pública, 93, 1-12. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1135-57272019000100049
Fernández-Villarino, M.A., Hernaiz-Sánchez, A. & Villaverde-Caramés, E. (2019). Educación Física y diversidad: una cuestión de género. RECIE. Revista Caribeña De Investigación Educativa, 3(2), 46-55. https://doi.org/10.32541/recie.2019.v3i2.pp45-55
Flores, R., Matheu, A., Juica, P., Barrios, E.A. & Mejías, B. (2019). Análisis de género de clases de la autodeterminación del rendimiento y la motivación en clase de Educación Física. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, 38(2), 27-44. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002019000200027
Gil, P., Cuevas, R., Contreras, O.R. & Díaz, A. (2012). Educación Física y hábitos de vida activa: percepciones de los adolescentes y relación con el abandono deportivo. Aula Abierta, 40 (3), 115-124. https://redined.mecd.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/4234/01720123017690.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Gómez, L., Gálvez, A., Escribá, A.R., Tárraga, P. & Tárraga, L. (2017). Revisión y análisis de los motivos de abandono de práctica de actividad física y autopercepción de competencia motriz. Journal of Negative & No Positive Results: JONNPR, 2(2), 56-61. https://doi.org/10.19230/jonnpr.1225
Granda, J., Alemany, I. & Aguilar, N. (2018). Género y relación con la práctica de actividad física y el deporte. Apunts. Educación Física y deporte, 132, 123-141. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2018/2).132.09
Hall-López, J. A., & Ochoa-Martínez, P. Y. (2023). Brecha de género en la participación de tareas motrices de educación. Retos, 48, 298–303. https://doi.org/10.47197/retos.v48.96976
Hong QN, Pluye P, Fàbregues S, Bartlett G, Boardman F, Cargo M, Dagenais P, Gagnon
M-P, Griffiths F, Nicolau B, O’Cathain A, Rousseau M-C, Vedel I. Mixed Methods
Appraisal Tool (MMAT), version 2018. Registration of Copyright (#1148552), Canadian Intellectual Property Office, Industry Canada
Kanters M.A., Bocarro, J.N., Edwards, MB., Casper, J.M. & Floyd M.F. (2013). School sport participation under two school sport policies: comparisons by race/ethnicity, gender, and socioeconomic status. Annals of behavioral medicine, 45, 113-121. https://doi.org/10.1007/s12160-012-9413-2
Leyton, M., García, J., Fuentes, J.P. & Jiménez, R. (2018). Análisis de variables motivacionales y de estilos de vida saludables en practicantes de ejercicio físico en centros deportivos en función del género. Retos, 34, 166-171. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.58281
Lipowska, M., & Lipowski, M. (2018). Children's awareness of healthy behaviors-validity of Beauty & Health and Dietary Knowledge & Habits scales. Health Psychology Report, 6(4), 361-374. https://doi.org/10.5114/hpr.2018.74688
Lleixà, M. T., Soler, S. & Serra, P. (2020). Perspectiva de género en la formación de maestras y maestros de Educación Física. Retos, 37, 634–642. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74253
Magaz, A. (2012). El maltrato entre iguales (bullying): Epidemiología y características psicológicas y sociodemográficas. (Tesis doctoral). Universidad Nacional de Educación a Distancia (no publicada).
Marín, M. N., & Calvo, Á. (2023). Educate in values, development of questionnaire for gender violence prevention program, COEDUCA-T, in the physical education classroom. Education, Sport, Health and Physical Activity (ESHPA): International Journal, 7(1), 76-103. https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=8772837
Martínez Baena, A. C., Chillón, P., Martín-Matillas, M., Pérez López, I., Castillo, R., Zapatera, B., Vicente-Rodríguez, G., Casajús, J.A., Álvarez-Granda, L., Romero, C., Tercedor, P. & Delgado-Fernández, M. (2012). Motivos de abandono y no práctica de actividad físico-deportiva en adolescentes españoles: estudio Avena. Cuadernos de Psicología del deporte, 12(1), 45-54. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1578-84232012000100005
Martínez-Martínez, J., Borrell-Lizana, V., Reyes-Corcuera, M. & Pastor-Vicedo, J. C. (2018). The Physical Education and its repercussion during school recess based on an intervention proposal. A pilot study. ESHPA - Education, Sport, Health and Physical Activity, 2(2), 192-206. https://doi.org/10.30827/Digibug.51757
Márquez-Barquero, M., Azofeifa-Mora, C. & Rodríguez-Méndez, D. (2019). Factores de motivación de logro: el compromiso y entrega en el aprendizaje, la competencia motriz percibida, la ansiedad ante el error y situaciones de estrés en estudiantes de cuarto, quinto y sexto nivel escolar durante la clase de Educación Física. Revista Educación, 43(1), 61-73. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.33109
Mayorga-Aguilar, L., Martínez-Salazar, C., & Cárcamo-Oyarzún, J. (2022). Perception of effort and objective levels of intensity in physical education classes of Primary schoolchildren according to gender and nutritional status: A pilot study. MHSalud, 19(1), 99-111. http://dx.doi.org/10.15359/mhs.19-1.8
Mayorga-Vega, D., Parra Saldías, M., & Viciana, J. (2020). Niveles objetivos de actividad física durante las clases de Educación Física en estudiantes chilenos usando acelerometría. Retos, 37, 123–128. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69238
Merino, A., Arraiz, A., Sabirón, F., Usán, P., y Jarie, L. (2017). La coordinación entre espacios formativos formales y deportivos: un estudio de caso etnográfico en el fútbol pre-benjamín, Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(2-3), 329-354. https://doi.org/10.24197/aefd.2-3.2017.329-354
Miñana-Signes, V., & Monfort-Pañego, M. (2020). Justificación del valor educativo de la Educación Física y el docente. ¿Qué profesional del deporte debe impartir la materia de Educación Física? ¿El Maestro/a y Profesor/a de Educación Física o el Monitor/a deportivo/a? . Retos, 38, 852–867. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74722
Monforte, J., & Úbeda-Colomer, J. (2019). ‘Como una chica’: un estudio provocativo sobre estereotipos de género en educación física. Retos, 36, 74–79. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.68598
Moya-Mata, I. & Ros, C. (2018). Modelos femeninos en el deporte a través de las imágenes en Primaria. En E. López-Meneses, D. Cobos-Sanchiz, A. Martín-Padilla, L. Molina-García, A. Jaén-Martínez (Eds.), Experiencias pedagógicas e innovación educativa. Aportaciones desde la praxis docente e investigadora (pp.3879-3890). Octaedro. https://roderic.uv.es/handle/10550/69833
Muñoz, E. M. (2022). Deporte y relaciones interpersonales en Italia (Tesis Doctoral). Universidad Nacional de Educación a Distancia. https://dialnet.unirioja.es/servlet/exttes?codigo=308872
Navarro-Patón, R., Arufe, V., & Martínez-Breijo, J. (2020a). Estudio descriptivo sobre estereotipos de género asociados a la actividad física, deporte y educación física en escolares gallegos de educación primaria y secundaria. Journal of sport and health research, 12(2). https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=8060928
Navarro-Patón, R., Lago-Ballesteros, J. & Arufe-Giráldez, V. (2020b). Midiendo la motivación auto-determinada hacia la Educación Física en la escolaridad obligatoria. Revista Psicología del Deporte, 29(4), 126-134. https://www.rpd-online.com/index.php/rpd/article/view/235
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ (Clinical research ed.), 372, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71
Pastor-Vicedo, J.C., Sánchez-Oliva, A., Sánchez-Blanchart, J. & Martínez-Martínez, J. (2019). Estereotipos de género en Educación Física. SPORT TK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 8 (2), 23-32. https://doi.org/10.6018/sportk.401071
Piedra, J. (2016). Deporte y Género. Manual de iniciación. INDE.
Ramos, F. & Hernández, A. (2014). Intervención para la reducción de la discriminación por sexo en las clases de Educación Física según los contenidos y agrupamientos utilizados. Revista Española de Educación Física y Deportes, 404, 7-38. https://doi.org/10.55166/reefd.v0i404.44
Ramos, F., & Videra, A. (2011). Influencia del feedback específico y socioafectivo sobre la discriminación de género en las clases de educación física. Wanceulen: Educación Física Digital, 8. https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=3683920
Reyes-Rodríguez, A., Ibáñez, M., Villagra, N., Maureira, P., & Pávez-Adasme, G. (2021). Tiempo de compromiso motor en educación física para enseñanza primaria. Una revisión sistemática. Páginas de Educación, 14(2), 01-27. https://doi.org/10.22235/pe.v14i2.2587
Rodríguez-Fernández, J. E., Rico-Díaz, J., Neira-Martín, P. J., & Navarro-Patón, R. (2021). Actividad física realizada por escolares españoles según edad y género. Retos, 39, 238–245. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77252
Ríos, M. (2009). La inclusión en el área de Educación Física en España: análisis de las barreras para la participación y aprendizaje. Ágora para la Educación Física y el deporte, 9, 83-114. http://hdl.handle.net/11162/24577
Salazar-Ayala, C. M., & Gastélum-Cuadras, G. (2020). Teoría de la autodeterminación en el contexto de Educación Física: Una revisión sistemática. Retos, 38, 838-844. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.72729
Sanz, C. (2016). Identidades masculinas: estereotipos de género y participación en la educación física, la actividad física y el deporte (Tesis Doctoral). Universidad Complutense de Madrid. https://dialnet.unirioja.es/servlet/exttes?codigo=127234
Serrano, A., Sánchez-Alcaraz, B. J., Courel, J., Gómez-Mármol, A., & Valero, A. (2018). Análisis de los niveles de acoso entre iguales y su relación con el nivel de actividad física en educación primaria. Citius, altius, fortius: humanismo, sociedad y deporte: investigaciones y ensayos, 11(2), 37-48. https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=6794029
Telford, R.M., Telford, R.D., Olive, L.S., Cochrane, T. & Davey, R. (2016) Why Are Girls Less Physically Active than Boys? Findings from the LOOK Longitudinal Study. PLoS ONE, 11, 1-11. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0150041
Xiang, P., McBride, R. E., Lin, S. Q., Gao, Z., & Francis, X. (2018). Students' Gender Stereotypes about Running in Schools. Journal of Experimental Education, 86(2), 233-246. https://doi.org/10.1080/00220973.2016.1277335
Zueck, M.C., Ramírez, A.A., Rodríguez, J.M. & Irigoyen. H.E. (2020). Satisfacción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria. Retos, 37, 33-40. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69027
Zurita-Ortega, F., Ubago-Jiménez, J.L., Puertas-Molero, P., González-Valero, G., Castro-Sánchez, M. y Chacón-Cuberos, R. (2018). Niveles de actividad física en alumnado de Educación Primaria de la provincia de Granada. Retos, 34, 218-221. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.60098
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess