Revisão dos instrumentos de género para analisar as ligações entre os alunos e a atividade física em idade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v59.103278

Palavras-chave:

actividad físico-deportiva, Educación Primaria, Educación Secundaria, Adherencia deportiva, Instrumentos de investigación

Resumo

Os níveis de motivação para a prática físico-desportiva são mais baixos no género feminino e o abandono desportivo é mais frequente nas raparigas do que nos rapazes. É necessário aprofundar-se na busca de vínculos e fatores que influenciam a adesão esportiva de meninas e meninos. Nessa linha, os objetivos desta pesquisa foram: analisar instrumentos específicos de gênero que investigam a ligação com a atividade física (AF) escolar na infância e no início da adolescência; bem como categorizá-los e examiná-los em profundidade. Uma revisão sistemática foi desenvolvida. Em duas fases, as bases de dados ISI Web of Knowledge, PubMed e Dialnet foram revisadas por dois pesquisadores. Com base nos critérios de inclusão e na qualidade metodológica, foram selecionados treze estudos. Nestes foram encontrados quatorze instrumentos de pesquisa específicos de gênero. Os instrumentos encontrados foram principalmente questionários, que analisaram variáveis ​​sobre o tratamento entre pares, a situação e motivação pessoal dos alunos, a sua ligação com a Educação Física e os estereótipos de género. Eles foram classificados em três categorias: voltados para os professores e sua metodologia; centrado no aluno; e focado no meio ambiente. Discutiu-se o pequeno número de estudos em que esses instrumentos foram aplicados e investigaram o vínculo de meninas, meninos e adolescentes com a AF construída em torno do conceito de gênero e suas imbricações socioculturais, ao mesmo tempo em que se discutiu a necessidade de aprofundar o conhecimento, concepção e desenvolvimento de instrumentos que aprofundem o problema a partir de uma perspectiva específica de género.

Palavras-chave: atividade físico-desportiva, Ensino Básico, Ensino Secundário, adesão desportiva, instrumentos de investigação.

Referências

Alonso, N., Martínez Galindo, C., y Moreno, J. A. (2006). Análisis factorial confirmatorio del "Cuestionario de Percepción de Igualdad-Discriminación de Educación Física" en alumnos adolescentes de Educación Física. En M. A. González, J. A. Sánchez y A. Areces (Eds.), IV Congreso de la Asociación Española de Ciencias del Deporte (pp. 693-696). A Coruña: Xunta de Galicia.

Alvariñas-Villaverde, M., & Pazos-González, M. (2018). Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumnado. Revista electrónica de investigación educativa, 20(4), 154-163. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.4.1840

Arenas, D., Vidal-Conti, J. & Muntaner-Mas, A. (2022). Estereotipos de género y tratamiento diferenciado entre chicos y chicas en la asignatura de Educación Física: una revisión narrativa. Retos, 43, 342-351. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88685

Balaguer-Rodríguez, P., Zorrilla-Silvestre, L., Capella-Peris, C. & Corbatón-Martínez, R. (2016). Estudio de caso de una experiencia de aprendizaje-servicio en Educación Física con niños en riesgo de exclusión social. ÉmasF: Revista Digital de Educación Física, 38, 134-145. http://emasf2.webcindario.com/EmasF_38.pdf

Balboa, M. (2021) Mercantilización y género en el deporte. ÉmasF: Revista Digital de Educación Física, 70, 8-14. https://emasf.webcindario.com/Mercantilizaci%C3%B3n_y_genero_en_el_deporte.pdf

Baños, R., Ortiz-Camacho, M.M., Baena-Extremera, A. & Zamarripa. J. (2018). Efecto del género del docente en la importancia de la Educación Física, clima motivacional, comportamientos disruptivos, la intención de práctica futura y rendimiento académico. RETOS: Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 33, 252-257. https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.59991

Bravo, M., & Carazo, P. (2018). Estereotipos de Género hacia la Actividad Física según Sexo, Grado Escolar y Región. Athlos: Revista internacional de ciencias sociales de la actividad física, el juego y el deporte, 15, 90-108. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6583499.pdf

Cervelló, E., Jiménez, R., Del Villar, F., Ramos, L., & Santos-Rosa, F. (2004). Goal orientations, motivational climate, equality, and discipline of Spanish physical education students. Perceptual and Motor Skills, 99, 271-283. https://doi.org/10.2466/pms.99.1.271-283

Chacón, R., Arufe, V., Cachón, J., Zagalaz, M.L. & Castro, D. (2016). Estudio relacional de la práctica deportiva en escolares según el género. SporTK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 5, 85-92. https://doi.org/10.6018/249161

Chiva-Bartoll, O. & Estevan, I. (2019). El sexo, el contexto familiar y la actividad física extraescolar como factores asociados a la coordinación motriz en la niñez. Un estudio piloto. RICYDE. Revista internacional de ciencias del deporte. 56(15), 154-170. https://doi.org/10.5232/ricyde2019.05603

Contreras, O.R; Gil, P.; Cecchini, J.A. & García, L.M. (2007). Teoría de una Educación Física intercultural y realidad educativa en España. Revista Paradigma, 28, 7-47. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512007000200002&lng=es&tlng=es.

Da Costa, C. M., De Mattos, C. A., & Cuce, M. R. (2007). Estrategia PICO para la construcción de la pregunta de investigación y la búsqueda de evidencias. Revista latino-americana de enfermagem, 15, 508-511. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

Del Castillo, Ó., Campos, M. d. C., Castañeda, C., & González-Campos, G. (2016). Estudio observacional del sexismo en la Educación Física del Sur de España. Movimento: revista da Escola de Educação Física, 22(1), 263-278. https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=8943138

Devís, J., Fuentes, J. & Sparkes, A.C. (2005). ¿Qué permanece oculto del currículum oculto? Las identidades de género y de sexualidad en la Educación Física. Revista Iberoamericana de Educación, 39, 73-90. https://doi.org/10.35362/rie390805

Escribano, L.G., Casas, A.G., Fernández-Marcote, A.E., López, P.J.T., & Marcos, M.L.T. (2017). Revisión y análisis de los motivos de abandono de práctica de actividad física y autopercepción de competencia motriz. Journal of Negative and No Positive Results: JONNPR, 2, 56-61. https://doi.org/10.19230/jonnpr.1225

Espada-Mateos, M. & Galán, S. (2017). Evaluación de las barreras para la práctica de actividad física y deportiva en los adolescentes españoles. Revista de Salud Pública, 19, 739-743. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=42255989002

Fernández, J.M., Jiménez, F., Navarro, V. & Sánchez, C.R. (2019). Cambios en el autoconcepto del alumnado con y sin discapacidad motriz a partir de una intervención docente inclusiva en Educación Física. Retos, 36, 138-145. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.67717

Fernández, M., González, M., Toja, B. & Carreiro, F. (2017). Valoración de la escuela y la Educación Física y su relación con la práctica de actividad física de los escolares. Retos, 31, 312-315. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.53508

Fernández-García, E., Blández, J., Sierra-Zamorano, M. A., Camacho, M. J., Vázquez, B., Rodríguez, I., Mendizábal, S., Sánchez-Bañuelos, F. & Sánchez-Sánchez, M. (2007). Estudio de los Estereotipos de Género vinculados con la actividad física y el deporte en los centros docentes de educación primaria y secundaria: Evolución y Vigencia. Diseño de un plan integral de acción educativa. Instituto de la Mujer. Subdirección General de Estudios y Cooperación. https://genereiesport.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/01/estereotipos_genero.pdf

Fernández-Prieto, I., Giné-Garriga, M., & Canet Vélez, O. (2020). Barreras y motivaciones percibidas por adolescentes en relación con la actividad física. Estudio cualitativo a través de grupos de discusión. Revista española de salud pública, 93, 1-12. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1135-57272019000100049

Fernández-Villarino, M.A., Hernaiz-Sánchez, A. & Villaverde-Caramés, E. (2019). Educación Física y diversidad: una cuestión de género. RECIE. Revista Caribeña De Investigación Educativa, 3(2), 46-55. https://doi.org/10.32541/recie.2019.v3i2.pp45-55

Flores, R., Matheu, A., Juica, P., Barrios, E.A. & Mejías, B. (2019). Análisis de género de clases de la autodeterminación del rendimiento y la motivación en clase de Educación Física. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, 38(2), 27-44. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002019000200027

Gil, P., Cuevas, R., Contreras, O.R. & Díaz, A. (2012). Educación Física y hábitos de vida activa: percepciones de los adolescentes y relación con el abandono deportivo. Aula Abierta, 40 (3), 115-124. https://redined.mecd.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/4234/01720123017690.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gómez, L., Gálvez, A., Escribá, A.R., Tárraga, P. & Tárraga, L. (2017). Revisión y análisis de los motivos de abandono de práctica de actividad física y autopercepción de competencia motriz. Journal of Negative & No Positive Results: JONNPR, 2(2), 56-61. https://doi.org/10.19230/jonnpr.1225

Granda, J., Alemany, I. & Aguilar, N. (2018). Género y relación con la práctica de actividad física y el deporte. Apunts. Educación Física y deporte, 132, 123-141. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2018/2).132.09

Hall-López, J. A., & Ochoa-Martínez, P. Y. (2023). Brecha de género en la participación de tareas motrices de educación. Retos, 48, 298–303. https://doi.org/10.47197/retos.v48.96976

Hong QN, Pluye P, Fàbregues S, Bartlett G, Boardman F, Cargo M, Dagenais P, Gagnon

M-P, Griffiths F, Nicolau B, O’Cathain A, Rousseau M-C, Vedel I. Mixed Methods

Appraisal Tool (MMAT), version 2018. Registration of Copyright (#1148552), Canadian Intellectual Property Office, Industry Canada

Kanters M.A., Bocarro, J.N., Edwards, MB., Casper, J.M. & Floyd M.F. (2013). School sport participation under two school sport policies: comparisons by race/ethnicity, gender, and socioeconomic status. Annals of behavioral medicine, 45, 113-121. https://doi.org/10.1007/s12160-012-9413-2

Leyton, M., García, J., Fuentes, J.P. & Jiménez, R. (2018). Análisis de variables motivacionales y de estilos de vida saludables en practicantes de ejercicio físico en centros deportivos en función del género. Retos, 34, 166-171. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.58281

Lipowska, M., & Lipowski, M. (2018). Children's awareness of healthy behaviors-validity of Beauty & Health and Dietary Knowledge & Habits scales. Health Psychology Report, 6(4), 361-374. https://doi.org/10.5114/hpr.2018.74688

Lleixà, M. T., Soler, S. & Serra, P. (2020). Perspectiva de género en la formación de maestras y maestros de Educación Física. Retos, 37, 634–642. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74253

Magaz, A. (2012). El maltrato entre iguales (bullying): Epidemiología y características psicológicas y sociodemográficas. (Tesis doctoral). Universidad Nacional de Educación a Distancia (no publicada).

Marín, M. N., & Calvo, Á. (2023). Educate in values, development of questionnaire for gender violence prevention program, COEDUCA-T, in the physical education classroom. Education, Sport, Health and Physical Activity (ESHPA): International Journal, 7(1), 76-103. https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=8772837

Martínez Baena, A. C., Chillón, P., Martín-Matillas, M., Pérez López, I., Castillo, R., Zapatera, B., Vicente-Rodríguez, G., Casajús, J.A., Álvarez-Granda, L., Romero, C., Tercedor, P. & Delgado-Fernández, M. (2012). Motivos de abandono y no práctica de actividad físico-deportiva en adolescentes españoles: estudio Avena. Cuadernos de Psicología del deporte, 12(1), 45-54. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1578-84232012000100005

Martínez-Martínez, J., Borrell-Lizana, V., Reyes-Corcuera, M. & Pastor-Vicedo, J. C. (2018). The Physical Education and its repercussion during school recess based on an intervention proposal. A pilot study. ESHPA - Education, Sport, Health and Physical Activity, 2(2), 192-206. https://doi.org/10.30827/Digibug.51757

Márquez-Barquero, M., Azofeifa-Mora, C. & Rodríguez-Méndez, D. (2019). Factores de motivación de logro: el compromiso y entrega en el aprendizaje, la competencia motriz percibida, la ansiedad ante el error y situaciones de estrés en estudiantes de cuarto, quinto y sexto nivel escolar durante la clase de Educación Física. Revista Educación, 43(1), 61-73. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.33109

Mayorga-Aguilar, L., Martínez-Salazar, C., & Cárcamo-Oyarzún, J. (2022). Perception of effort and objective levels of intensity in physical education classes of Primary schoolchildren according to gender and nutritional status: A pilot study. MHSalud, 19(1), 99-111. http://dx.doi.org/10.15359/mhs.19-1.8

Mayorga-Vega, D., Parra Saldías, M., & Viciana, J. (2020). Niveles objetivos de actividad física durante las clases de Educación Física en estudiantes chilenos usando acelerometría. Retos, 37, 123–128. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69238

Merino, A., Arraiz, A., Sabirón, F., Usán, P., y Jarie, L. (2017). La coordinación entre espacios formativos formales y deportivos: un estudio de caso etnográfico en el fútbol pre-benjamín, Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(2-3), 329-354. https://doi.org/10.24197/aefd.2-3.2017.329-354

Miñana-Signes, V., & Monfort-Pañego, M. (2020). Justificación del valor educativo de la Educación Física y el docente. ¿Qué profesional del deporte debe impartir la materia de Educación Física? ¿El Maestro/a y Profesor/a de Educación Física o el Monitor/a deportivo/a? . Retos, 38, 852–867. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74722

Monforte, J., & Úbeda-Colomer, J. (2019). ‘Como una chica’: un estudio provocativo sobre estereotipos de género en educación física. Retos, 36, 74–79. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.68598

Moya-Mata, I. & Ros, C. (2018). Modelos femeninos en el deporte a través de las imágenes en Primaria. En E. López-Meneses, D. Cobos-Sanchiz, A. Martín-Padilla, L. Molina-García, A. Jaén-Martínez (Eds.), Experiencias pedagógicas e innovación educativa. Aportaciones desde la praxis docente e investigadora (pp.3879-3890). Octaedro. https://roderic.uv.es/handle/10550/69833

Muñoz, E. M. (2022). Deporte y relaciones interpersonales en Italia (Tesis Doctoral). Universidad Nacional de Educación a Distancia. https://dialnet.unirioja.es/servlet/exttes?codigo=308872

Navarro-Patón, R., Arufe, V., & Martínez-Breijo, J. (2020a). Estudio descriptivo sobre estereotipos de género asociados a la actividad física, deporte y educación física en escolares gallegos de educación primaria y secundaria. Journal of sport and health research, 12(2). https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=8060928

Navarro-Patón, R., Lago-Ballesteros, J. & Arufe-Giráldez, V. (2020b). Midiendo la motivación auto-determinada hacia la Educación Física en la escolaridad obligatoria. Revista Psicología del Deporte, 29(4), 126-134. https://www.rpd-online.com/index.php/rpd/article/view/235

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ (Clinical research ed.), 372, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Pastor-Vicedo, J.C., Sánchez-Oliva, A., Sánchez-Blanchart, J. & Martínez-Martínez, J. (2019). Estereotipos de género en Educación Física. SPORT TK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 8 (2), 23-32. https://doi.org/10.6018/sportk.401071

Piedra, J. (2016). Deporte y Género. Manual de iniciación. INDE.

Ramos, F. & Hernández, A. (2014). Intervención para la reducción de la discriminación por sexo en las clases de Educación Física según los contenidos y agrupamientos utilizados. Revista Española de Educación Física y Deportes, 404, 7-38. https://doi.org/10.55166/reefd.v0i404.44

Ramos, F., & Videra, A. (2011). Influencia del feedback específico y socioafectivo sobre la discriminación de género en las clases de educación física. Wanceulen: Educación Física Digital, 8. https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=3683920

Reyes-Rodríguez, A., Ibáñez, M., Villagra, N., Maureira, P., & Pávez-Adasme, G. (2021). Tiempo de compromiso motor en educación física para enseñanza primaria. Una revisión sistemática. Páginas de Educación, 14(2), 01-27. https://doi.org/10.22235/pe.v14i2.2587

Rodríguez-Fernández, J. E., Rico-Díaz, J., Neira-Martín, P. J., & Navarro-Patón, R. (2021). Actividad física realizada por escolares españoles según edad y género. Retos, 39, 238–245. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77252

Ríos, M. (2009). La inclusión en el área de Educación Física en España: análisis de las barreras para la participación y aprendizaje. Ágora para la Educación Física y el deporte, 9, 83-114. http://hdl.handle.net/11162/24577

Salazar-Ayala, C. M., & Gastélum-Cuadras, G. (2020). Teoría de la autodeterminación en el contexto de Educación Física: Una revisión sistemática. Retos, 38, 838-844. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.72729

Sanz, C. (2016). Identidades masculinas: estereotipos de género y participación en la educación física, la actividad física y el deporte (Tesis Doctoral). Universidad Complutense de Madrid. https://dialnet.unirioja.es/servlet/exttes?codigo=127234

Serrano, A., Sánchez-Alcaraz, B. J., Courel, J., Gómez-Mármol, A., & Valero, A. (2018). Análisis de los niveles de acoso entre iguales y su relación con el nivel de actividad física en educación primaria. Citius, altius, fortius: humanismo, sociedad y deporte: investigaciones y ensayos, 11(2), 37-48. https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=6794029

Telford, R.M., Telford, R.D., Olive, L.S., Cochrane, T. & Davey, R. (2016) Why Are Girls Less Physically Active than Boys? Findings from the LOOK Longitudinal Study. PLoS ONE, 11, 1-11. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0150041

Xiang, P., McBride, R. E., Lin, S. Q., Gao, Z., & Francis, X. (2018). Students' Gender Stereotypes about Running in Schools. Journal of Experimental Education, 86(2), 233-246. https://doi.org/10.1080/00220973.2016.1277335

Zueck, M.C., Ramírez, A.A., Rodríguez, J.M. & Irigoyen. H.E. (2020). Satisfacción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria. Retos, 37, 33-40. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69027

Zurita-Ortega, F., Ubago-Jiménez, J.L., Puertas-Molero, P., González-Valero, G., Castro-Sánchez, M. y Chacón-Cuberos, R. (2018). Niveles de actividad física en alumnado de Educación Primaria de la provincia de Granada. Retos, 34, 218-221. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.60098

Publicado

2024-10-02

Como Citar

García Obrero, E., Zapatero-Ayuso, J. A., & Ramirez Rico, E. (2024). Revisão dos instrumentos de género para analisar as ligações entre os alunos e a atividade física em idade escolar. Retos, 59, 547–559. https://doi.org/10.47197/retos.v59.103278

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)