A Escola Reggio Emilia se inscreveu em aulas de natação em Educação Física com meninos e meninas de até dois anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v56.102973Palavras-chave:
Natación para bebés, Reggio Emilia, métodos de enseñanza, innovación docente, educación física, educación en la primera infancia.Resumo
O panorama educacional atual contempla o surgimento de metodologias educacionais alternativas, como a proposta de Reggio Emilia. Este artigo realiza um estudo comparativo entre dois cursos consecutivos de aulas de piscina na primeira infância, dentro da área de Educação Física de uma escola. Os meninos e meninas participantes têm até dois anos de idade e não tiveram contato prévio com o meio aquático ou com a prática da natação. No primeiro curso foi seguida uma metodologia tradicional baseada no jogo. No segundo ano, foi implementada a Escola Reggio Emilia, apesar de ser habitualmente utilizada em contextos não desportivos. É, portanto, uma situação inovadora, que desloca os ateliês de Reggio Emilia para a piscina. Os resultados de ambos os cursos foram comparados quanto ao grau de conforto em relação ao ambiente aquático alcançado pelos alunos durante o primeiro trimestre do curso. Está comprovado que a proposta Reggio tem permitido alcançar maiores níveis de sucesso, a partir da autonomia dos alunos, da curiosidade neles gerada e dos componentes motivacionais que esta metodologia incorpora no ambiente educacional.
Palavras-chave: Natação para bebês, Reggio Emilia, métodos de ensino, inovação pedagógica, educação física, educação infantil.
Referências
Águila Soto, C., & López Vargas, J. J. (2019). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física. Retos, 35, 413–421. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.62035
Albarracín, A. & Moreno, J. A. (2018). Natación en la escuela. Hacia una alfabetización acuática. RIAA. Revista de investigación en actividades acuáticas, 2(3), 54-67. https://doi.org/10.21134/riaa.v2i3.1307
Berruezo, P. (2000). Hacia un marco conceptual de la Psicomotricidad a partir del desarrollo de su práctica en Europa y en España. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 37, 21-33.
Cañete Pulido, M. M. (2010). Características generales del niño y niña de cero a seis años. Innovación y experiencias educativas, 36, 1-12.
Díaz, M. P. (2019). Panorama actual de las pedagogías alternativas en España. Papelessalmantinos de ecudación, 23, 247-281.
Dodd-Nufrio, A. T. (2011). Reggio Emilia, Maria Montessori, and John Dewey: Dispelling teachers’ misconceptions and understanding theoretical foundations. Early Childhood Educ J, 39, 235-237.
Durán, M., López, A., Fernández, J. C., García, M. & García, S. (2014). Estudio piloto sobre la implementación de un programa lúdico en el contexto escolar para estimulación de lenguaje. Revista de logopedia, foniatría y Audiología, 34, 171-179.
Fuentes, V., García-Domingo, M., Amezcua Aguilar, P. & Amezcua, T. (2021). La Atención a la Diversidad Funcional en Educación Primaria. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 19(1), 91-106. https://doi.org/10.15366/reice2021.19.1.006
Gardner, H. (2016). Estructuras de la mente. La teoría de las inteligencias múltiples. Ciudad de México: FCE - Fondo de cultura económica.
Gil-Espinosa,F. J., Romance, A. & Nielsen, A. (2018). Juego y actividad física como indicadores de calidad en Educación Infantil. Retos, 34, 252-257. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.60391
Gil Madrona, P., Contreras Jordán, O. R., Gómez Barreto, I., 2008. Habilidades motrices en la infancia y su desarrollo desde una educación física animada. Revista iberoamericana de educación, 47, 71-96. http://hdl.handle.net/11162/23224
Jácome Lliguilema, E. P., Salcedo Vargas, G. L., Cañizares Vasconez, L. A. (2023). El método de Reggio Emilia en el desarrollo de la creatividad en los niños de educación inicial. Revista dilemas contemporáneos: Educación, política y valores, XI(1), 1-16. https://doi.org/10.46377/dilemas.v11i1.3723
Kauki, M. K., Prasetyo, Y., Rismayanthi, C., Asmuddin, A., Saman, A. ., Razali, M. N., Mustapha, A., Ali, S. K. S., Hutkemri, H., Sutapa, P., Hardianto, D., Auliana, R., Utami, D. ., Utami, D. Y., Riyana, A., Amran, A., Pratama, K. W., Trisnadi, R. A., & Astuti, A. T. (2024). Efecto de la confianza, la flexibilidad y la técnica básicas en el agua sobre la habilidad de natación de estilo libre entre alumnos de escuela primaria. Retos, 51, 1415–1423. https://doi.org/10.47197/retos.v51.101599
Linaza, J. L. (2013). El juego es un derecho y una necesidad de la infancia. Bordón: Revista de pedagogía, 65(1), 103-117.
Magaluzzi, L. (1994). Your image of the child: Where teaching begins. Exchange, 3, 52-61.
Magaluzzi, L. (2021). La educación infantil en Reggio Emilia. Ediciones Octaedro. 9788418615611.
Márquez Román, A., Soto Gómez, E. (2023). La política de lo educativo en el “Reggio Emilia Approach” 75 años después: diálogos sobre la belleza del espacio escolar con Vea Vecchi, Maddalena Tedeschi y CarlottaFerrozzi. Archivos analíticos de políticas educativas, 31(62), 1-22. https://doi.org/10.14507/epaa.317889
Miralles Pascual, R., Filella Guiu, G., & Lavega Burgués, P. (2017). Educación física emocional en el ciclo superior de educación primaria. Ayudando a los maestros a tomardecisiones (Emotional physical education through games in primary education. Helping teachers to make decisions). Retos, 31, 88–93. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.49607
Moreno-Murcia, J.A.; Huéscar Hernández, E.; Polo, R.; López, E.; Carbonell, B. y Meseguer, S. (2016). Efecto de los cuentosen la competencia acuática real y percibida en infantes. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte 16(61), 127-138. http://dx.doi.org/10.15366/rimcafd2016.61.010
Moura, O. M., Neiva, H. P., Faíl, L. B., Morais, J. E., & Marinho, D. A. (2021). La influencia de la práctica regular de la natación en el desarrollo motor global en la infancia. Retos, 40, 296–304. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.83090
Moura, O. M., Marinho, D. A., Morais, J. E., Pinto, M. P., Faíl, L. B., & Neiva, H. P. (2022). Las clases de natación en el contexto escolar durante un período de doce semanas mejoran las habilidades acuáticas y la coordinación motora en niños brasileños. Retos, 43, 316–324. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88903
Mundet Bolós, A., Simó Solsona, M., Crespo Forte, R. ., Batalla Flores, A., &Lleixà Arribas, T. (2024). Actividad física y resiliencia. Una práctica en Europa para la inclusión social. Retos, 53, 17–27. https://doi.org/10.47197/retos.v53.100245
Omeñaca Cilla, R. & Ruiz Omeñaca, J. V., 2007. Juegos cooperativos y educación física. Editorial Paidotribo. 9788480194334.
Piaget, J. (1975). Seis estudios de psicología. Barcelona: Barral. 6ª ed.
Pla iCampàs, G., BenllochBarrull, M., & Martínez Olmo, F. (2021). Effects of baby-adult interaction on baby’s learning of aquatic skills in an aquatic program: a sociocultural approach. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, 16(4), 49-53.
Pla-Campas, G., Jiménez, V., Benlloch, M., & Martínez-Olmo, F. (2022). Estudio de la evolución de la competencia acuática en bebés participantes en un programa acuático desde un enfoque socioconstructivista. Retos, 45, 390–399. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.90342
Ribeiro, A. C., & Costa Telles, S. (2023). Adaptación a la natación infantil en piscinas cubiertas y poco profundas: una revisión sistemática. Retos, 50, 780–789. https://doi.org/10.47197/retos.v50.98508
Sánchez Lastra, M. A., Martínez Lemos, R. I., Díaz, R., Villanueva, M., & Ayán, C. (2020). Efecto de un programa de natación en la condición física de preescolares. Retos, 37, 48–53. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69504
Saldias Lizama, N. D., González Orb, M., Caro Orellana, D. S., Guzmán González, D. A., Jerez Peña, S., & González, M. L. (2019). Metodología lúdico acuática de ambientación en niños de 6 a 10 años. Retos, 36, 336–341. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.64305
Sánchez-Silva, A. & Lamoneda Prieto, J. (2021). Hibridación de la Gamificación, la educación física relacionada con la salud y el Modelo Integral de Transición Activa hacia la Autonomía en la iniciación al Crossfit en estudiantes de Secundaria. Retos, 42, 627-635. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87274
Vayer, P. (1985). El niño frente al mundo. Barcelona: Científico-Médica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Retos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess