Educação física, currículo e expressões motoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v55.102623

Palavras-chave:

expresiones motrices, educación física, malla curricular, percepción reflexiva

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa focada na percepção dos professores sobre os eixos temáticos e as práticas dos cursos de expressões motoras do programa de graduação em Educação Física e Esportes da Universidade de Los Llanos. O objetivo principal é compreender como os professores integram os conhecimentos da Educação Física com as teorias das expressões motoras. O método utilizado é qualitativo, especificamente um estudo de caso intrínseco. Para a coleta de informações foram utilizadas técnicas como revisão documental, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Estas técnicas permitiram uma exploração detalhada do programa, identificando os seus pontos fortes e fracos. A população estudada foi composta por professores do referido programa. Os resultados da investigação revelaram uma radiografia geral do programa, destacando tanto os seus pontos fortes como as áreas a melhorar. Identificou-se que as fragilidades poderiam ser convertidas em oportunidades de melhoria, principalmente pela aplicação efetiva da teoria das expressões motoras, que tem como foco a intencionalidade, a propositura e a motivação. As conclusões destacam como os professores do programa percebem e articulam o conhecimento da Educação Física com as teorias das expressões motoras. Isso demonstra a importância de compreender a integração de teorias e práticas na formação de futuros profissionais de Educação Física e Esportes.

Palavras-chave: expressões motoras, Educação Física, currículo, percepção reflexiva.

Referências

Arboleda Gomez, R. (2010). Las expresiones motrices y la construcción de ciudadanía. Una reflexión desde las experiencias significativas. Educación física y ciencia, 13-23. http://dx.doi.org/10.17533/udea.efyd.4593

Bernate, J. (2021). Educación Física y su contribución al desarrollo integral de la motricidad. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), 643-661. http://dx.doi.org/10.17533/udea.efyd.4593

Cerón, S., & Navarro, K. P. (2020). Las expresiones motrices en perspectiva crítica: saberes y experiencias en clave de los elementos constitutivos de la corporeidad. (Proyecto de grado). http://dx.doi.org/10.12797/si.16.2017.16.02

Cerquera, P. E. (2009). LAS EXPRESIONES MOTRICES COMO SENTIDO PEDAGÓGICO ALTERNATIVO PARA CONSTRUIR TEJIDO SOCIAL EN SECTORES VULNERABLES SOCIAL EN SECTORES VULNERABLES. Revista Entornos , 53-62. http://dx.doi.org/10.7764/tesisuc/edu/50021

Condori, P. (2020). Universo, población y muestra. Curso

Espinoza, E. E. (2020). La investigación cualitativa, una herramienta ética en el ámbito pedagógico. Conrado, 16 (75), 103-110.

Fernández, W. J. W., Zwierewicz, M., & Castillo, J. T. (2022). De la práctica pedagógica instrumental a la práctica reflexiva en educación física: retos y posibilidades manifestados en investigaciones precedentes. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (43), 290-299. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v43i0.88330

Gamboa, R., Jiménez, G., & Fernández, C. (2022). Una educación física «otra» pensada desde las infancias. Retos, 45(3), 54-63. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v45i0.92319

García, M. I. B. (2020). Perspectivas Curriculares para la Enseñanza y Aprendizaje de la Educación Física aplicada a la Lúdica. Metropolis| Revista de Estudios Universitarios Globales, 1(1), 19-41. http://dx.doi.org/10.18239/ensayos.v37i2.3249

Gonzáles, J. L. (2020). Técnicas e instrumentos de investigación científica. Arequipa, Arequipa, Perú.

Jiménez, R. G., García, P. S., & Jiménez, G. (2022). Cuerpo y Escuela: la enseñanza de la educación física como experiencia democrática. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (45), 43-53. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v45i0.91858

Johnson, F. N. M. (2021). Filosofía idealista y Educación Física: Análisis del dualismo cuerpo y alma: Idealistic Philosophy and Physical Education: Analysis of Body and Soul Dualism. Revista Académica Internacional de Educación Física, 1(5), 1-11.

Lopezosa, C., Codina, L., & Freixa Font, P. (2022). ATLAS. ti para entrevistas semiestructuradas: guía de uso para un análisis cualitativo eficaz.

Megías, M. E. P. (2020). Pensar el cuerpo: de la expresión corporal a la conciencia" expresivocorporal", un camino creativo narrativo en la formación inicial del profesorado. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (37), 643-651. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v37i37.74256

Montañez, Y. T. (2021). La expresión corporal en tiempos de pandemia. Una propuesta metodológica de adaptación de los contenidos expresivos en el ámbito universitario. Acciónmotriz, (28), 45-53.x

Paz, J. D., & Burbano, L. L. (2022). Objeto, propósitos y formas de intervención de la expresión motriz. Pedagogía y Saberes, (56), 111-120. http://dx.doi.org/10.17227/pys.num57-12809

Reyes, L., & Carmona, F. A. (2020). La investigación documental para la comprensión ontológica del objeto de estudio.

Ribas, J. P., & Montañez, Y. T. (2023). REDES DE INTENCIONES MOTRICES PARA EL APRENDIZAJE DE LA EXPRESIÓN MOTRIZ Y LOS DEPORTES ARTÍSTICOS. Acción Motriz, 32(1), 87-108.

Sánchez, M. J., Fernández, M., & Diaz, J. C. (2021). Técnicas e instrumentos de recolección de información: análisis y procesamiento realizado por el investigador cualitativo. Revista científica UISRAEL, 8(1), 107-121.

Soto, C. Á., & Vargas, J. J. L. (2019). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (35), 413-421. http://dx.doi.org/10.17227/pys.num57-12809

Universidad de los Llanos. (2017). Acuerdo Académico 002 de 2017.

Publicado

2024-06-01

Como Citar

Balcázar, A. ., Guarnizo, N., & Rojas, D. (2024). Educação física, currículo e expressões motoras. Retos, 55, 650–658. https://doi.org/10.47197/retos.v55.102623

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.