Habilidades neuromotoras na educação infantil. Desenvolvimento de tabelas como proposta interdisciplinar segundo o método BAPNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v53.101080

Palavras-chave:

Neurodevelopment, Neuromotricity, Bapne, Body percussion, cognitive functions, executive functions.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é percorrer as bases do neurodesenvolvimento infantil para finalmente fornecer tabelas de desenvolvimento de caráter interdisciplinar que englobem aspectos cognitivos, cinestésicos e musicais. Após revisão de inúmeros autores, com o objetivo de oferecer um panorama confiável aos professores da educação infantil, disponibilizamos tabelas sempre condicionadas por fatores genéticos e ambientais. As tabelas de desenvolvimento fornecem informações indicativas em áreas como linguagem, coordenação motora, motricidade grossa, motricidade fina, relações espaço-temporais, horizonte temporal, lógica, relações numéricas, aspectos rítmico-motores, aspectos melódicos e aspectos sócio-musicais entre outros. .

Palavras-chave: Neurodesenvolvimento, Neuromotricidade, Bapne, Percussão Corporal, funções cognitivas, funções executivas.

Referências

Ajuriaguerra, J. D. (1983). La organización psicomotriz y sus perturbaciones [Psychomotor organisation and its dis-turbances]. Manual de Psiquiatría infantil. Masson.

Ajuriaguerra, J., & Marcelli, D. (1996). Psicopatología de las conductas motoras [Psychopathology of motor beha-viours]. In J. Ajuriaguerra & D. Marcelli (Eds). Psicopatología del niño (2 Ed., pp. 89-100). Masson.

Alonso-Marco, M., & Romero-Naranjo, F. J. (2022). Introducción al análisis cinemático de los movimientos básicos de la percusión corporal según el Método BAPNE [Introduction to kinematic analysis of basic body percussion mo-vements according to the BAPNE Method]. Retos, 46, 950–971. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94773

Alonso-Sanz, A., & Romero-Naranjo, F. J. (2015). El círculo en la relación espacio y cuerpo. Foto-Ensayo a partir de Isidro Blasco y el método BAPNE [The circle in the relationship between space and body. Photo-Essay based on Isidro Blasco and the BAPNE method]. Arte, Individuo y Sociedad, 27(3), 359-374. https://doi.org/10.5209/rev_ARIS.2015.v27.n3.41382

Arnau-Mollá, A. F., & Romero-Naranjo, F. J. (2022a). A bibliometric study on body percussion based on high impact search engines. Retos, 45, 679-692. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92653

Arnau-Mollá, A. F., & Romero-Naranjo, F. J. (2022b). Body percussion as a pedagogical resource. Bibliometric study on body percussion based exclusively on secondary search engines. Retos, 46, 809–825. https://doi: 10.47197/retos.v46.95178

Arnau-Mollá, A. F., & Romero-Naranjo, F. J. (2024). Bibliometric evolution of body percussion: Impact and gender in scientific-academic publications. Retos, 51, 1025–1054. https://doi.org/10.47197/retos.v51.101450

André-Thomas, J., Lepage, F., & Sorrel-Dejerine, M. (1944). Examen anatomo-clinique de déux anencéphales pro-tubérantiels [Anatomical and clinical examination of protuberant anencephalic defects]. Revue Neurologique (Paris), 76, 173-93.

Andreu-Cabrera, E., & Romero-Naranjo, F. J. (2021). Neuromotricidad, psicomotricidad y motricidad. Nuevas apro-ximaciones metodológicas [Neuromotricity, psychomotricity and otor skills. New methodological approaches]. Re-tos, 42, 924–938. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.89992

Ardila, A. A., & Solís, F. O. (2008). Desarrollo histórico de las funciones ejecutivas [Historical development of execu-tive functions]. Revista Neuropsicología, Neuropsiquiatría y Neurociencias, 8(1), 1-21.

Artigas-Pallarés, J., Rigau-Ratera, E., & García-Nonell, C. (2007). Relación entre capacidad de inteligencia límite y trastornos del neurodesarrollo [Relationship between borderline intelligence and neurodevelopmental disorders]. Revista de neurología, 44(12), 739-744.

Asurmendi Telleria, E., & Romero-Naranjo, F. J. (2022). How to teach body percussion through neuromotricity in the BAPNE method. In M. d. M. Molero Jurado, A. B. Barragán Martín, M. d. M. Simón Márquez, & Á. Martos Mar-tínez (Comps.), Innovación Docente e Investigación en Educación: Experiencias de Cambio en la Metodología Docente (pp. 767-774). Dykinson, S.L.

Bausela Herreras, E. (2014). Funciones ejecutivas: nociones del desarrollo desde una perspectiva neuropsicológica [Executive functions: developmental insights from a neuropsychological perspective]. Acción psicológica, 11(1), 21-34.

Bayley, N. (1936). The development of motor abilities during the first three years: A study of sixty-one infants tested repeatedly. Monographs of the Society for Research in Child Development, 1(1), 1-26.

Bergès, J., & Lézine, I. (1981). Test de imitación de gestos: técnicas de exploración del esquema corporal y de las praxias en el niño de 3 a 6 años [Gesture imitation test: techniques for exploring body schema and praxis in children aged 3 to 6 years]. Toray-Masson.

Britto, P. R., Lye, S. J., Proulx, K., Yousafzai, A. K., Matthews, S. G., Vaivada, T., Perez-Escamilla, R., Rao, N., Ip, P., Fernald, L. C. H., MacMillan, H., Hanson, M., Wachs, T. D., Yao, H., Yoshikawa, H., Cerezo, A., Leckman, J. F., Bhutta, Z. A., & Early Childhood Development Interventions Review Group, for the Lancet Early Childhood Development Series Steering Committee (2017). Nurturing care: promoting early childhood development. Lancet, 389(10064), 91–102. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31390-3

Bruininks, R. H., & Bruininks, B. D. (1978). Bruininks-Oseretsky test of motor proficiency. Pearson.

Brunet, O., & Lezine, I. (1980). El Desarrollo Psicológico de la Primera Infancia [Early Childhood Psychological Develo-pment]. Pablo del Río.

Bucher, H., & Serra, M. T. (1976). Trastornos psicomotores en el niño: práctica de la reeducación psicomotriz [Psychomotor disorders in children: psychomotor re-education practice]. Toray-Masson.

Bulbena, A. (1993). 17. Psicopatología de la psicomotricidad [Psychopathology of psychomotor skills]. Introducción a la psicopatología y la psiquiatría. Elseiver.

Campbell, S. K., Kolobe, T. H., Osten, E. T., Lenke, M., & Girolami, G. L. (1995). Construct validity of the test of infant motor performance. Physical Therapy, 75(7), 585-596.

Cánovas, R., Martínez, L., Sánchez-Joya, M. d. M., & Roldán-Tapia, L. (2010). Retraso mental y psicomotor en la primera infancia: revisión de la literatura y propuesta de un protocolo de valoración neuropsicológica [Mental and psychomotor retardation in early childhood: Overview and development of a protocol for neuropsychologica]. Cuadernos de Neuropsicología/Panamerican Journal of Neuropsychology, 4(2).

Cavallera, V., Lancaster, G., Gladstone, M., Black, M. M., McCray, G., Nizar, A., ... & Janus, M. (2023). Protocol for validation of the Global Scales for Early Development (GSED) for children under 3 years of age in seven coun-tries. BMJ open, 13(1), e062562.

Cobos-Álvarez, M. P. (2005). Evaluación del trastorno de las habilidades motoras [Assessment of motor skills disor-der]. In V. E. Caballo Manrique (Coord.) Manual para la evaluación clínica de los trastornos psicológicos: estrategias de evaluación, problemas infantiles y trastornos de ansiedad (pp. 231-251). Pirámide.

Deitz, J. C., Kartin, D., & Kopp, K. (2007). Review of the Bruininks-Oseretsky test of motor proficiency, (BOT-2). Physical & occupational therapy in pediatrics, 27(4), 87-102.

De la Cruz, M. V., Mazaira, M. C., & Pardo de Vera, M. I. (1988). Programa de desarrollo de aptitudes para el aprendizaje escolar [School Learning Skills Development Programme]. TEA Ediciones.

Del Barrio, M. V. (1986). Trastornos psicosomáticos y trastornos de hábitos motores [Psychosomatic disorders and motor habit disorders]. Temas de psicopatología infantil. Promolibro.

Di Russo, S., & Romero-Naranjo, F. J. (2023). Body percussion and traditional dances. The case of Ball dels Moretons in Mallorca. Retos, 49, 442–458. https://doi.org/10.47197/retos.v49.97609

Eliassen, J. C., Baynes, K., & Gazzaniga, M. S. (2000). Anterior and posterior callosal contributions to simultaneous bimanual movements of the hands and fingers. Brain, 123(12), 2501-2511.

Espenschade, A. S., & Eckert, H. M. (1980). Motor development. Merrill.

Evans, G. W. (2006). Child development and the physical environment. Annu. Rev. Psychol., 57, 423-451.

Fernández-Álvarez, E. (1991). El desarrollo Psicomotor de 1.702 niños de 0 a 24 meses de edad (Psychomotor de-velopment of 1,702 children from 0 to 24 months of age). [Doctoral thesis, Universidad de Barcelona]. Redined.

Fernández-Bravo, J. A. (2006). Desarrollo del pensamiento lógico-matemático [Development of logical-mathematical thinking]. Educación Infantil: Orientaciones y recursos metodológicos para una enseñanza de calidad. Grupo Mayéutica.

Fernández-Bravo, J. A. (2007). Metodología didáctica para la enseñanza de la matemática: variables facilitadoras del aprendizaje. In M. D., Camarena Cabeza, & A. Aizpún López (Coords.) Aprender matemáticas: metodología y modelos europeos (pp. 9-26). Secretaría General Técnica.

Fernández-Bravo, J. A. (2019). Enseñar desde el cerebro del que aprende [Teaching from the learner's brain]. Grupo Ma-yéutica.

Ferré Veciana, J. F., & Rodríguez, M. D. M. F. (2013). Neuro-psico-pedagogía infantil: bases neurofuncionales del aprendizaje cognitivo y emocional. Lebón.

Flores, J. C., Castillo-Preciado, R. E., & Jiménez-Miramonte, N. A. (2014). Desarrollo de funciones ejecutivas, de la niñez a la juventud [Development of executive functions, from childhood to youth]. Anales De Psicología/Annals of Psychology, 30(2), 463-473. https://dx.doi.org/10.6018/analesps.30.2.155471

Flores Lázaro, J. C., & Ostrosky Solís, F. (2008). Neuropsicología de lóbulos frontales, funciones ejecutivas y conduc-ta humana [Neuropsychology of frontal lobes, executive functions and human behaviour]. Revista neuropsicología, neuropsiquiatría y neurociencias, 8(1), 47-58.

Frankenburg, W. K., & Dodds, J. B. (1967). The Denver developmental screening test. The Journal of pediatrics, 71(2), 181–191. https://doi.org/10.1016/s0022-3476(67)80070-2

Fonseca da, V. (1996). Estudio y Génesis de la Psicomotricidad [Study and Genesis of Psychomotricity]. INDE Publica-ciones.

Gesell, A. (1949). The developmental aspect of child vision. The Journal of Pediatrics, 35, 310–317. https://doi.org/10.1016/S0022-3476(49)80003-5

Gesell, A. (1980). Gessell Developmental Test Materials. INC.

Gesell, A., & Amatruda, C. (1981). Diagnóstico del Desarrollo Normal y Anormal del Niño [Diagnosis of Normal and Abnormal Child Development]. Paidós.

Gooijers, J., & Swinnen, S. P. (2014). Interactions between brain structure and behavior: The corpus callosum and bimanual coordination. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 43, 1–19. https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2014.03.008

Gutiérrez, A. L., & Ostrosky, F. (2011). Desarrollo de las Funciones Ejecutivas y de la Corteza Prefrontal [Develop-ment of Executive Functions and the Prefrontal Cortex]. Revista Neuropsicología, Neuropsiquiatría y Neurociencias, 11(1), 158-172.

Horta, B. L., Loret de Mola, C., & Victora, C. G. (2015). Breastfeeding and intelligence: a systematic review and me-ta-analysis. Acta paediatrica, 104(467), 14–19. https://doi.org/10.1111/apa.13139

Hugette, B. (1988). Trastornos psicomotores en el niño. Práctica de la reeducación psicomotriz [Psychomotor disorders in children. Practice of psychomotor re-education]. Rústica.

Illingworth, R. S. (1992). Desarrollo del lactante y el niño [Infant and child development]. Churchill Livingstone.

Kaufman, A. S., & Kaufman, N. L. (1997). Batería de evaluación de Kaufman para Niños (K-ABC) [Kaufman Assessment Battery for Children (K-ABC)]. TEA Ediciones.

Kaufman, A. S., & Kaufman, N. L. (1977). Clinical evaluation of young children with the McCarthy Scales. Grune & Strat-ton.

Macias-Merlo, L. (2006). Avances en neurociencia; sinaptogénesis y aprendizaje del movimiento [Advances in neuro-science; synaptogenesis and movement learning]. Desenvolupament infantil i atenció precoç: revista de l'Associació cata-lana d'atenció precoç, 27, 70-86.

Mas-Mas, D., Arnau-Mollá, A. F., & Romero-Naranjo, F. J. (2023). Dual-task and movement: a bibliometric study based on high-impact search Engines. Retos, 50, 995–1009. https://doi.org/10.47197/retos.v50.100176

McCarthy, D. (1996). Escalas McCarthy de aptitudes y psicomotricidad en niños, 5ª ed. revisada [McCarthy scales of skills and psychomotor skills in children]. TEA Ediciones.

McCray, G., McCoy, D., Kariger, P., Janus, M., Black, M. M., Chang, S. M., ... & Gladstone, M. (2023). The crea-tion of the Global Scales for Early Development (GSED) for children aged 0–3 years: combining subject matter expert judgements with big data. BMJ Global Health, 8(1), e009827. https://doi.org/10.1136/bmjgh-2022-009827

Medina Alva, M. D. P., Kahn, I. C., Muñoz Huerta, P., Leyva Sánchez, J., Moreno Calixto, J., & Vega Sánchez, S. M. (2015). Neurodesarrollo infantil: características normales y signos de alarma en el niño menor de cinco años [Child neurodevelopment: normal features and warning signs in children under five years of age]. Revista Peruana de medicina experimental y salud pública, 32, 565-573.

Monge-Alvarado, M., & Meneses-Montero, M. (2002). Instrumentos de evaluación del desarrollo motor [Motor development assessment tools]. Revista Educación, 26 (1), 155-168.

Mora, J., & Palacios, J. (1990). Desarrollo físico y psicomotor a lo largo de los años preescolares [Physical and psychomotor development through the preschool years]. In J. Palacios, A. Marchesi, & C. Coll (Eds.), Desarrollo psicológico y educación, I (pp. 133-135). Alianza Psicología.

Moraine, P. (2014). Las funciones ejecutivas del estudiante: Mejorar la atención, la memoria, la organización y otras funciones para facilitar el aprendizaje (Vol. 197) [The learner's executive functions: Improving attention, memory, organisa-tion and other functions to facilitate learning]. Narcea Ediciones.

Newborg, J., Stock, J. R., Wnek, L., Guidubaldi, J., & Svinicki, J. (1984). Battelle developmental inventory screening test. Allen, TX: DLM-Teaching Resources.

Picq, L., & Vayer, P. (1977). Educación psicomotriz y retraso mental [Psychomotor education and mental retardation]. ECM.

Piper, M. C., Pinnell, L. E., Darrah, J., Maguire, T., & Byrne, P. J. (1992). Construction and validation of the Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Canadian journal of public health. Revue canadienne de sante publique, 83, 46-50.

Portellano, J. A., Mateos, R., & Matrinez, A. R. (2012). CUMANES. Cuestionario de madurez neuropsicológica escolar. TEA Ediciones.

Portellano, J. A., Mateos, R., & Martínez-Arias, R. (2021). NEURO KID. Screening Neuropsicológico Infantil. TEA Edi-ciones.

Portellano, J. A., Mateos, R., Martínez Arias, R., & Sánchez-Sánchez, F. (2021). CUMANIN-2. Cuestionario de Madurez Neuropsicológica Infantil – 2 [CUMANIN-2. Child Neuropsychological Maturity Questionnaire – 2]. TEA Ediciones.

Rigal, R. (1987). Motricidad humana. Fundamentos y psicopedagógicas [Human motor skills. Fundamentals and psycho-pedagogical]. Augusto Pila Teleña.

Rigal, R. (2006). Educación motriz y educación psicomotriz en preescolar y primaria [Motor education and psychomotor education in pre-school and primary school]. Inde.

Roid, G. H., & Sampers, J. L. (2004). Merrill-Palmer-revised scales of development. Wood Dale.

Romero-Naranjo, F. J. (2013). Science & Art of body percussion: A review. Journal of Human Sport & Exercise, 8(2), 442-457. https://doi.org/10.4100/jhse.2012.82.11

Romero-Naranjo, F. J. (2016). Europa y América. Música litúrgica en ámbito hispánico. La catedral de Las Palmas de Gran Canaria y su maestro de capilla Diego Durón de Ortega (* 1653;† 1731) Documentación y marcas de agua [Europe and America. Liturgical music in the Hispanic sphere. The cathedral of Las Palmas de Gran Canaria and its maestro de capilla Diego Durón de Ortega (* 1653;† 1731) Documentation and watermarks]. Anuario Musical, (71), 57-80.

Romero-Naranjo, F. J. (2017). Bodypercussion - Programación didáctica (4th ed. Vols. 1&2) Body Music Body Percus-sion Press.

Romero-Naranjo, F. J. (2018). Bodypercussion basic. Body Music Body Percussion Press.

Romero Naranjo, F. J. (2019a). BAPNE for children: 3-6 años (1st ed.). Body music Body percussion.

Romero Naranjo, F. J. (2019b). BAPNE for children. canons and rhythms: Neuromotricity and executive functions. 2-99 años (1st ed.). Body music Body percussion.

Romero Naranjo, F. J. (2019c). BAPNE for children & cognitive solfege: Off beat, meter and executive functions. 2-99 años (32nd ed.). Body music Body percussion.

Romero Naranjo, F. J. (2019d). Bapne for children & fine motor skills: Neuromotricity and executive functions. 2-99 años (8th ed.). Body music Body percussion.

Romero Naranjo, F. J. (2019e). BAPNE for children & gross motor skills: Neuromotricity and executive functions. 2-99 años (8th ed.). Body music Body percussion.

Romero Naranjo, F. J. (2019f). Cognitive solfege: Beat and motor control. 2-99 años (10th ed.). Body music Body percussion.

Romero Naranjo, F. J. (2019g). Cognitive solfege: Neuromotricity and executive functions. 2-99 años (10th ed.). Body music Body percussion.

Romero Naranjo, F. J. (2019h). Cognitive solfege: Step-by-step activities and rhythms. 2-99 años (10th ed.). Body music Body percussion.

Romero Naranjo, F. J. (2020a). Cognitive solfege: El canto del baobab / il canto del baobab 2-99 años (1st ed.). Body music Body percussion.

Romero-Naranjo, F. J. (2020b). Percusión corporal y “Solfeo cognitivo”. Recursos pedagógicos según el método BAPNE [Body percussion and "Cognitive solfeggio". Pedagogical resources according to the BAPNE method]. Pen-samiento Actual, 20(35), 105-121. https://doi.org/10.15517/PA.V20I35.44398

Romero-Naranjo, F. J. (2022). Visuomotor skills and neuromotricity in the BAPNE method. Real-Time signaling as a learning resource. In M. A. de la Ossa Martínez (Ed.). La educación y formación musical en el siglo XXI. ¿Somos compe-tentes para el enfoque competencial? (pp. 303-325). Silex Ediciones.

Romero-Naranjo, F. J., & Andreu-Cabrera, E. (2023a). Condición física y Neuromotricidad. Justificación teórico-práctica según el método BAPNE [Physical condition and neuromotricity. Theoretical-practical justification ac-cording to the BAPNE method]. Retos, 50, 215–227. https://doi.org/10.47197/retos.v50.98712

Romero-Naranjo, F. J., & Andreu Cabrera, E. (2023b). Los Diez Pilares de la Neuromotricidad. Justificación teórico-práctica según el método BAPNE [The ten pillars of neuromotricity. Theoretical-practical justification according to the BAPNE method]. Retos, 50, 357–370. https://doi.org/10.47197/retos.v50.98333

Romero-Naranjo, F. J., & Andreu Cabrera, E. (2023c). Neuromotricidad como recurso interdisciplinar. Justificación teórico-práctica a través del método BAPNE [Neuromotricity as an interdisciplinary resource. Theoretical-practical justification through the BAPNE method]. Retos, 49, 350–364. https://doi.org/10.47197/retos.v49.98903

Romero-Naranjo, F.J., & Andreu-Cabrera, E. (2023d). Neuromotricity as a new paradigm. Journal of Human Sport & Exercise, 18(1). https://doi.org/10.14198/jhse.2023.181.16

Romero-Naranjo, F. J., Andreu-Cabrera, E., & Arnau-Mollá, A. F. (2022). Neuromotricidad y esquema corporal. Bases para el uso de la percusión corporal en las ciencias de la educación física y el deporte [Neuromotricity and body schema. Bases for the use of body percussion in the sciences of physical educa-tion and sport]. Retos, 47, 615–627. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95922

Romero-Naranjo, F. J., Pujalte-Cantó, F. J., & Arnau-Mollá, A. F. (2023). Body percussion and selective attention: Interdisciplinary quantitative study through neuromotricity activities BAPNE method based on the dual task in Primary Education. Retos, 48, 844-860. https://doi.org/10.47197/retos.v48.97661

Romero-Naranjo, F. J., & Romero-Naranjo, A. A. (2022). Percusión corporal y salud. Una breve aproximación al estado de la cuestión [Body percussion and health. A brief approach to the state of the art]. Eufonía, 93, 16-23.

Romero-Naranjo, F. J., Sayago-Martínez, R., Jiménez-Molina, J. B., & Arnau-Mollá, A. F. (2023). Estudio piloto de la evaluación de la ansiedad y la atención a través de la percusión corporal y neuromotricidad en alumnado de se-cundaria en las clases de Educación Física, Música y Artes plásticas [Pilot study of the assessment of anxiety and at-tention through body percussion and neuromotricity in secondary school students in Physical Education, Music and Visual Arts classes]. Retos, 47, 573–588. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95595

Rosselli-Cock, M. R., Matute, E., & Jurado, M. B. (2008). Las funciones ejecutivas a través de la vida [Executive fun-ctions throughout life]. Revista neuropsicología, neuropsiquiatría y neurociencias, 8(1), 23-46.

Saint-Anne, D. (1977). Desarrollo neurológico del recién nacido de termino y prematuro [Neurodevelopment of the term and preterm infant]. Médica Panamericana.

Salgado, P. (2007). Desarrollo motor normal. Análisis desde el enfoque del Neurodesarrollo. , Universidad de Chile.

Serrien, D. J., Nirkko, A. C., & Wiesendanger, M. (2001). Role of the corpus callosum in bimanual coordination: a comparison of patients with congenital and acquired callosal damage. European Journal of Neuroscience, 14(11), 1897-1905.

Totsika, V., & Sylva, K. (2004). The home observation for measurement of the environment revisited. Child and Adoles-cent Mental Health, 9(1), 25-35.

Valadez, E. A., Tottenham, N., Tabachnick, A. R., & Dozier, M. (2020). Early parenting intervention effects on brain responses to maternal cues among high-risk children. American Journal of Psychiatry, 177(9), 818-826.

Van Hartingsveldt, M. J., Cup, E. H., & Oostendorp, R. A. (2005). Reliability and validity of the fine motor scale of the Peabody Developmental Motor Scales–2. Occupational therapy international, 12(1), 1-13.

Vayer, P. (1977). El Niño Frente al Mundo [The Child Facing the World]. Científico-Médica.

Victoria, C. G., Horta, B. L., De Mola, C. L., Quevedo, L., Pinheiro, R. T., Gigante, D. P., & Barros, F. C. (2015). Association between breastfeeding and intelligence, educational attainment, and income at 30 years of age: a pro-spective birth cohort study from Brazil. The lancet global health, 3(4), e199-e205. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(15)70002-1

Volpe J. (2008). Neurology of the newborn infant, 5th ed. Saunders Elsevier.

Wanjohi, M., Griffiths, P., Wekesah, F., Muriuki, P., Muhia, N., Musoke, R. N., & Kimani-Murage, E. W. (2016). Sociocultural factors influencing breastfeeding practices in two slums in Nairobi, Kenya. International breastfeeding journal, 12, 1-8.

Zazzo, R. (1969). Manuel pour Vexamen psychologique de l'enfant [Manual for the psychological examination of children]. Delachaux et Niestlé.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Romero Naranjo, F. J., Andreu-Cabrera, E., & Arnau-Mollá, A. F. (2024). Habilidades neuromotoras na educação infantil. Desenvolvimento de tabelas como proposta interdisciplinar segundo o método BAPNE. Retos, 53, 162–177. https://doi.org/10.47197/retos.v53.101080

Edição

Secção

Revisões teóricas, sistemáticas e/ou metanálises

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2