Análise do modelo teórico do teste situacional de desenvolvimento das competências básicas de empregabilidade: a perspectiva dos trabalhadores

Autores

Palavras-chave:

orientação profissional, competências de empregabilidade, empregabilidade, mercado de trabalho, intervenção socioeducativa

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar sob a ótica dos trabalhadores o modelo de empregabilidade do grupo de investigação IARS vinculado ao Teste Situacional para o Desenvolvimento de Competências Básicas de Empregabilidade. As hipóteses de partida são que as competências básicas de empregabilidade propostas pelo modelo são necessárias para alcançar, manter e promover no mercado de trabalho, independentemente do setor econômico, sexo, idade e experiência de trabalho. Um questionário foi aplicado a um total de 255 trabalhadores de diferentes setores profissionais. Avaliaram a necessidade das oito competências básicas de empregabilidade propostas no modelo para obter e manter um emprego e promover-se: auto-organização, projeto-formação profissional, tomada de decisão, trabalho em equipe, comunicação, flexibilidade, perseverança e responsabilidade-coresponsabilidade. Os trabalhadores valorizaram todas as competências como muito necessárias no acesso, manutenção e promoção no emprego, considerando-as progressivamente mais relevantes à medida que nele progridem. Todas as competências foram avaliadas como muito necessárias para os diferentes empregos, independentemente do setor profissional, sexo, idade e dificuldades de acesso ao mercado de trabalho após o desemprego. Apenas nuances com tamanhos de efeito pequenos foram detetados. Para conseguir o primeiro emprego, a flexibilidade é a habilidade mais valorizada por mulheres e jovens; enquanto a construção do projeto profissional é a mais valorizada pelos trabalhadores de 25 a 54 anos. Na manutenção do emprego, a perseverança é mais valorizada pelos trabalhadores com mais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho ou que estiveram desempregados. Para a promoção, o trabalho em equipe é uma competência chave para quem fica na mesma empresa por mais tempo. Os resultados obtidos suportam a validade do modelo e permitem avançar na construção dos instrumentos psico-educacionais necessários para à intervenção socioeducativa orientada ao desenvolvimento de competências básicas de empregabilidade desde a infância.

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Biografias Autor

Mercè Jariot-Garcia , Universitat Autònoma de Barcelona

Profesora del departamento de Pedagogia Aplicada de la Universidad Autónoma de Barcelona. Forma parte del grupo de Investigación de Infancia y Adolescencia en Riesgo Social (IARS). Sus líneas de investigación se relacionan con la transición de los jóvenes ex tutelados a la vida adulta, la inserción socio laboral, el cambio de actitudes y la mejora y desarrollo de las competencias de empleabilidad.

 

Josefina Sala-Roca , Universitat Autònoma de Barcelona

Profesora del departamento de Teorías de la Educación y Pedagogía Social de la Universidat Autònoma de Barcelona. Coordina el grupo de Investigación de Infancia y Adolescencia en Riesgo Social (IARS). El grupo IARS en colaboración con FEPA, FEDAIA y DGAIA ha desarrollado diversos estudios sobre los factores que inciden en el bienestar y desarrollo positivo de los jóvenes tutelados, así como de las dificultades y apoyos a su transición a la vida independiente. Las investigaciones desarrolladas se han publicado en diversos artículos e informes

Laura Arnau-Sabatés , Universitat Autònoma de Barcelona

Profesora del departamento de Teorías de la Educación y Pedagogía Social de la Universitat Autònoma de Barcelona. Forma parte del grupo de Investigación de Infancia y Adolescencia en Riesgo Social (IARS). Sus líneas de investigación se relacionan con la protección a la infancia tutelada, la transición de los jóvenes ex tutelados a la vida adulta, la inserción socio laboral y la mejora y desarrollo de las competencias de empleabilidad.

Teresa Marzo-Arpón , Universidad Ramon Llull

Profesora del departamento de Educación social y Trabajo social de la Universidad Ramon Llull. Es miembro del grupo de Investigación de Infancia y Adolescencia en Riesgo Social (IARS) de la UAB y del grupo de Innovación y análisis social (GIAS) de la URL. Ha desarrollado con el grupo IARS varios estudios acerca de los factores que inciden tanto en el bienestar y desarrollo positivo de la infancia tutelada, como de las dificultades y apoyos necesarios en su transición hacia la vida independiente. Con el grupo GIAS ha realizado investigaciones acerca de la influencia que tiene participar en programas de acción social y educativa en la mejora de la calidad de vida de las personas en situación de vulnerabilidad social, especialmente la infancia. Los resultados de las investigaciones se han presentado en congresos y publicado en revistas científicas.

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Publicado

2021-01-18