Os recursos residenciais para a transição para a vida adulta dos jovens tutelados em Cataluña

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2018.31.10

Palavras-chave:

jovens tutelados, extutelados, ajuda à emancipação, autonomia, transição à vida adulta

Resumo

Os jovens tutelados e extutelados em Catalunha podem aceder ao programa resi¬dencial de apoio à emancipação dos os 16 aos 21 anos.
O objectivo deste estudo é descrever os recursos residenciais de transição à vida adulta para os jovens extutelados em Catalunha, bem como definir o perfil dos jovens, dos educado¬res e o trabalho que estes realizam.
Para isso estabeleceram-se 5 meta categorias: Dados identificativos da entidade e seus recursos, características dos jovens residentes, aspetos educativos e de apoio ao jovem, aces¬so e permanência na casa de acolhimento e respetiva saída.
Foram entrevistados 26 profissionais das entidades que gerem estes recursos residen¬ciais mediante entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e codificadas para realizar posteriormente uma análise centrada nas categorias propostas no desenho.
Os profissionais apontaram que os jovens que permanecem no programa são aqueles que têm um projeto claro de emancipação e aceitam as orientações educativas e as regras da casa de acolhimento.
Também apontaram que ter um projeto educativo e ter um processo formativo em curso, aumentava o tempo de permanência no programa, e que, a falta de oportunidades de traba¬lho dissuadia os jovens a abandonarem o programa, já que as prestações económicas que recebem não lhes dariam a estabilidade financeira desejada.
Quanto às razões para abandonar o programa, mencionaram a estabilidade económica e o trabalho. Devido à situação social e económica e à falta de oportunidades de trabalho, a maioria dos jovens abandonam o programa sem ter tido a oportunidade de demonstrar sua valia.

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Biografias Autor

Antonio Comasòlivas Moya , Universidad Autónoma de Barcelona. Fundació Eveho

Profesional de la atención a la infancia y adolescencia en riesgo en Fundació Eveho. Director de recurso residencial para jóvenes extutelados, director del Programa T-Jove y técnico del Área Tecnico-Pedagógica de dicha fundación. Doctorando en ciencias de la educación en la Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Investigador en formación del grupo de investigación de la UAB IARS (Infancia y Adolescencia en Riesgo Social). El ámbito de inves­tigación desarrollado es: la transición a la vida adulta y los recursos de vivienda de los jóvenes tutelados y extutelados. 

Josefina Sala-Roca , Universidad Autónoma de Barcelona

Profesora del departamento de Pedagogía Sistemática y Social de la Univer­sidad Autónoma de Barcelona. Coordina el grupo de Investigación de Infancia y Adolescencia en Riesgo Social (IARS). El grupo IARS en colaboración con FEPA, FEDAIA y DGAIA ha desarrollado diversos estudios sobre los factores que inciden en el bienestar y desarrollo positivo de los jóve­nes tutelados, así como de las dificultades y apoyos a su transición a la vida independiente. Las investigaciones desarrolladas se han publicado en diversos artículos e informes.

Teresa Eulàlia Marzo Arpón , Universitat Ramon Llull

Profesora de la Facultad de Educación social y Trabajo social Pere Tarrés-Universidad Ramon Llull (Barcelona). Es investigadora en el Grupo de Innovación y Análisis Social (GIAS) de la Universidad Ramon Llull y en el grupo de investigación de Infancia y adoles­cencia en riesgo social (IARS) de la Universidad Autónoma de Barcelona. Centra su actividad investigadora en la incidencia que ejerce el tiempo libre educativo en la infancia y la adolescencia, y en los factores que contribuyen al éxito en la mayoría de edad de la infancia y adolescencia tutelada.

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Publicado

2018-01-07