Ginástica Rítmica no Chile. Os primeiros homens
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v51.99898Palavras-chave:
Gimnasia Rítmica, varones, ChileResumo
Ginástica Rítmica, esporte historicamente considerado de natureza “feminina”. Porém, no Chile, desde 2016, os homens aderiram, tanto no campo competitivo quanto no recreativo. O objetivo desta pesquisa é analisar a inserção dos primeiros homens neste esporte no Chile. Para isso, é descrito o contexto histórico da Ginástica Rítmica no país, os canais de competição e as experiências das ginastas. Este, com o propósito de registrar, um marco importante na história da Ginástica Rítmica no Chile. A presente pesquisa baseia-se em um estudo de caso coletivo, utilizando abordagem biográfico-narrativa e entrevistas semiestruturadas. A informação é analisada em três grandes dimensões: barreiras – facilitadores, princípios e motivações. Conclui-se que os atletas entrevistados tiveram dificuldades para ingressar em um clube, mas, uma vez lá dentro, sempre tiveram boas experiências. Um preconceito de género é evidente por parte dos seus pares e familiares. Por fim, estas ginastas almejam uma participação mais ativa dos homens na disciplina, porém, devido ao contexto social que o país vive atualmente, reconhecem que ainda há muito trabalho a ser feito para conseguir isso.
Palavras-chave: Ginástica Rítmica, homens, Chile.
Referências
Al Aire Libre (18 de septiembre de 2016). Gimnastas chilenas acusaron "cero respaldo" dirigencial tras lograr bronce. bit.ly/3H1uoWQ
Alarcón, T. y Reyno, A. (1997). Gimnasia Rítmica Deportiva. Estilos de Danza y Estudio de Elementos Corporales. Puntángeles.
Arellano, D. (13 de octubre de 2022). Chile logró una medalla de bronce en la gimnasia rítmica de Asunción 2022. El Depor-tero.bit.ly/3it9aah
Arroyo, L. (s.f.). El consentimiento informado en la investigación científica. Marco Jurídico[Archivo PDF].bit.ly/3EVoDYg
Barri, F. (2006). SOS Bullying. Prevenir El Acoso Escolar. Praxis.
Bolívar, A. (2012). Metodología de la investigación biográfico-narrativa: Recogida y análisis de datos en M.C. Passeggi& M.H. Abrahao (Ed.), Dimensões epistemológicas e metodológicas da investigação (auto)biográfica (xx ed., Vol. 2, pp. 79-109). Editora Universitaria da PUCRS.
Cala, M. y Barberá, E. (2009). Evolución de la Perspectiva de Género en Psicología. Revista Mexicana de Psicología, 26(1), 91-101. bit.ly/3VmuhcY
Cambiella, C. y Martínez, M. (2020). Origen y evolución de la Gimnasia Rítmica masculina. Un camino hacia la igualdad de derechos. Citius, Altius, Fortius, 13(2), 37-46. http://doi.org/10.15366/citius2020.13.2.005
Comité Olímpico Internacional (2020). Carta Olímpica. Lausana [Archivo PDF]. bit.ly/3VpMt5s
Connel, R. (1997). La Organización Social de las Masculinidades en T. Valdés y J. Olavarría (Ed.), Masculinidad/es Poder y Crisis (24 ed., Vol. xx, pp.31-48). Isis Internacional.
Coffey, A. y Atkinson, P. (2003). Encontrar el sentido a los datos cualitativos. Estrategias complementarias de investigación. Edito-rial Universidad de Antioquia.
Creswell, J., & Poth, C. (2016). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Sage publications.
Domínguez, F. y Manzo M. (2011). Las manifestaciones del bullying en adolescentes. Revista de Psicología Nueva época, 8(17), 19-33.
FIG. (2022). 2022-2024 Código de Puntuación[Archivo PDF]. bit.ly/3iwm5bh
FENAGICHI. (2022). Reglamentación Proceso Federado 2022.
FENAGICHI. (s.f.). Federación Nacional de Gimnasia de Chile. https://www.fenagichi.net/
FENAUDE. (2022). Gimnasia Rítmica. https://fenaude.cl/secciones/760
Ferreira, M. y Montecinos, C. (2006) La Historia y Evolución de la Gimnasia Rítmica en Chile. [Tesis de maestría no publi-cada]. Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación.
Flick, U. (2014). La gestión de la calidad en Investigación Cualitativa. Ediciones Morata.
Flick, U. (2018). Introducción a la investigación cualitativa. Ediciones Morata.
Flores, A. (27 de julio de 2021). Cristofer Benítez, pionero en la gimnasia rítmica. Homosensual. bit.ly/3VFEIbh
Gibbs, G. (2014). El análisis de datos cualitativos en investigación cualitativa. Ediciones Morata. S.L.
Guarda, S. (2006). Historia del Instituto de Educación Física. Educación Física - Chile, (265), 13-24.
Hidalgo, M. (16 de junio de 2019). Así desafían los estereotipos los niños que practican gimnasia rítmica: “Sufren más insul-tos de lo que la gente imagina. ElDiario.es.bit.ly/3UsWNbs
La Tercera. (30 de octubre de 2010). Nueva Federación de Gimnasia ya tiene su primer directorio.bit.ly/3VDUkfm
Langlade, A. & Langlade, N. (1970). Teoría General de la Gimnasia. Stadium.
Lerne, G. (1986). La Creación del Patriarcado. Crítica.
Magendzo, K. (2009). Prevención y Atención Del Bullying En La Sala De Clase. Novedades Educativas, (224), 14-15.
Marino, M. (1962). La Gimnasia Femenina Moderna. Revista Chilena de Educación Física, (114), 7-14.
Medina, A. (2009). Evolución, Sociedad y Cultura. Ludus Vitalis, 17(32), 327-337.
Memoria Chilena (2021). Escuela Normal de Preceptoras. bit.ly/3ugdagV
Meirone, N. y Reyno, A. (2022). La Gimnasia Rítmica v/s Identidad de Género. EmásF, (75), 28-36. bit.ly/3XIIZN3
Morocho, M. (2011). El cambio en el deporte en consonancia con el desarrollo sociocultural. efdeportes.com, (152), 1. https://efdeportes.com/efd152/el-cambio-en-el-deporte.htm
Piedra, J. (2017). Masculinity and Rhythmic Gymnastics. An Exploration on the Transgression of Gender Order in Sport. Masculinities and Social Change, 6(3), 288-303.https://doi.org/10.17583/mcs.2017.2733
Paoliello, E. & De Toledo, E. (2010). Possibilidades da Ginástica Rítmica. Phorte.
Quintero, A. M. (2011). Investigación cualitativa. Visión teórica y técnicas operativas. Cecilia Castro Ledesma. Cuenca: Universidad de Cuenca, Facultad de Jurisprudencia; Gráficas Hernández C. 2010. 278 pp. Trabajo Social, (13), 209–210. https://revistas.unal.edu.co/index.php/tsocial/article/view/28578
Rodríguez, M. (2010). La evolución histórica de la gimnasia rítmica deportiva y su legado pedagógico. efdeportes.com, (143), 1. bit.ly/3XMX37Y
Strauss, A., & Corbin, J. M. (1990). Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Sage Publications.
UPAG. (s.d.). Gimnasia Rítmica. https://upag-pagu.com/gr-2/
horas. (19 de febrero de 2015). El escándalo de la gimnasia que tiene en vilo la participación en los Panamericanos. 24 horas online. bit.ly/3AWHqB1
Potter, J. (1998). Qualitative and discourse analysis. In A.S. Bellack & M. Hersen (Eds), Comprehensive Clinical Psychology (Vol. 3, pp. 117-144). Pergamon.
Potter, J., & Wetherell, M. (1987). Discourse and social psychology: Beyond attitudes and behaviour. Sage Publications.
Valenzuela, O. (Junio 2006). La Gimnasia Femenina. Educación Física - Chile, (265), 59-62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess