Análise bibliométrica de estudos que medem atividade física por meio de dispositivos inteligentes em idade escolar
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v48.96303Palavras-chave:
Medición; actividad física; bibliometría; dispositivos inteligentes; edad escolarResumo
Há um aumento da produção científica no campo da atividade física e do esporte que é interessante analisar. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise bibliométrica sobre a mensuração da atividade física por meio de dispositivos inteligentes, na idade escolar. Foram selecionados todos os artigos da Web Of Science (Core Collection) que continham as palavras “Preschool or Kindergarten or children or teens” e “wea-ble or smartphone or devices or app” no título e “physical activity” no título. o assunto, durante o período de tempo de 1996 a 2020. Seguindo as diretrizes do PRISMA, foram selecionados 73 artigos, nos quais foram analisados: tendência anual de artigos publicados, distribuição por país de publicações, principais periódicos, número de autores, área temática , tipo de estudo, número de citações por artigo, amostra, contexto, tipo de aparelho e marca, tempo de exposição do aparelho, estatísticas, estudo com programa de intervenção, metodologia utilizada e uso de TIC. Nos resultados, destaca-se o aumento de publicações desde 2015, sendo a área da Saúde, onde há maior volume de publicações, destacando o acelerômetro como o dispositivo inteligente mais utilizado para mensurar atividade física. Este trabalho fornece um quadro geral da produção científica nesta linha de pesquisa.
Palavras-chave: Avaliação, produção científica, tecnologia, crianças, adolescentes
Referências
Agencia Nacional de Investigación e Innovación. (2018). Maestría en desarrollo sustentable en Australia-Deakin University. Dis-ponible en repositorio institucional de la Universidad de Deakin https://www.anii.org.uy/formacion/maestrias-en-el-exterior/194/maestria-en-desarrollo-sostenible-en-universidad-de-deakin--australia/
Aparicio-Ugarriza, R., Aznar, S., Mielgo-Ayuso, J., Benito, P.J., Pedrero-Chamizo, R., Ara, I. y González-Gross, M. (2015). Estimación de la actividad física en población general: métodos instrumentales y nuevas tecnologías, Revista Es-pañola de Nutrición Comunitaria, 21 (1), 215-224.
Baena, J.J. (2008). Las TICS: un nuevo recurso para el aula. Revista Digital innovación y experiencias educativas, 13.
Blanca-Torres, J.C., Ortega-Toro, E., Nikolaidis, PT., Torres-Luque, G. (2020). Bibliometric analysis of scientific produc-tion in bádminton. Journal of Human Sport and Exercise, 15(2), 267-282. doi:10.14198/jhse.2020.152.03.
Cabrera-Ramos, J. F. (2020). Producción científica sobre integración de TIC a la Educación Física: estudio bibliométrico en el periodo 1995-2017. Retos, 37, 748-754.
Calahorro-Cañada, F., Torres-Luque, G., López-Fernández, I., Santos-Lozano, A., Garatachea, N. y Álvarez-Carnero, E. (2015). Actividad física y acelerometría: orientaciones metodológicas, recomendaciones y patrones. Nutrición Hospitala-ria, 31 (1), 115-128.
Carrizo-Sainero, G. (2000). La información en ciencias sociales. Trea S.L.
Castanedo-Alonso, J.M. y Pérez-Gutiérrez, M. (2019). Análisis bibliométrico de la producción científica relativa a Inclusión y Educación Física. VIII Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa - CIMIE, Lleida, Cataluña, Es-paña.
Center for disease control and prevention (2011). How much physical activity do children need? CDC. https://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/children/index.htm
Collazo, C., González-Santos, J., González-Bernal, J. y Cubo, E. (2020). Estado sobre la situación del uso y utilidades po-tenciales de las nuevas tecnologías para medir actividad física. Revisión sistemática de la literatura. Atención Primaria Prác-tica, 2 (6), 100064.
Díaz-Cardiael, J. (8 de abril de 2019). La estrategia de EEUU para seguir liderando la IA. El País. Disponible en: https://cincodias.elpais.com/cincodias/2019/04/05/companias/1554489899_768438.html
Díaz-Ruíz, R. y Alandro-Castañeda, M. (2016). Relación entre uso de las nuevas tecnologías y sobrepeso infantil, como problema de salud pública. RqR Enfermería Comunitaria, 4 (1), 46-51.
Díaz-Quesada, G; Gálvez-Calabria, MA; Connor J., Torres-Luque, G (2022). When Are Children Most Physically Active? An Analysis of Preschool Age Children’s Physical Activity Levels. Children, 9, 1015.
Díez-Florez, G.M., Zubiaur-González, M. y Requena-Hernández, M.C. (2014). Análisis bibliométrico sobre la relación entre factores personales y profesionales en el baloncesto femenino. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el De-porte, 9 (2), 421-430.
Jiménez-Boraita, R., Gargallo-Ibort, E., Arriscado-Alsina, D., Dalmau-Torres, J.M. (2022). Asociación entre el entorno de práctica de actividad física y los hábitos de vida e indicadores de salud física y psicosocial. Revista Española de Salud Públi-ca, 96, e202202017
Jurado-Castro, J.M., Llorente-Cantanero, F. J. y Gil-Campos, M. (4 de febrero de 2019). Evaluación de la actividad física en niños. Acta Pediátrica Española, 77 (5/6), 94-99.
García-Pérez, R., Pérez-Gutiérrez, M., Cobo-Corrales, C., & Rodríguez-Gutiérrez, V. (2022). Producción científica sobre Educación Física en Educación Infantil: análisis bibliométrico (1973-2019). Cultura, Ciencia y Deporte, 17(52), 97-116.
Guillamón, A., García-Cantó, E., Rodríguez García, P. L., Pérez Soto, J. J., Tárraga Marcos, M. L., & Tárraga López, P. J. (2017). Actividad física, condición física y calidad de la dieta en escolares de 8 a 12 años. Nutrición Hospitalaria, 34(6), 1292-1298. https://doi.org/10.20960/nh.813
Losada, J.L. y Manolov, R. (febrero de 2014). The process of basic training, applied training, maintaining the performance of an observer. Quality & Quantity, 49 (1), 339-347.
Luarte, C., Garrido, A., Pacheco, J. y Daolio, J. (junio de 2016). Antecedentes históricos de la Actividad Física para la sa-lud. Revista Ciencias de la Actividad Física, 17 (1), 67-76.
Marín-Suelves, Diana, y Más, J. R. (2021). Educación física e inclusión: un estudio bibliométrico. Apunts. Educación física y deportes, 1 (143), 17-26.
Martín-Nebreda, X., Pérez-Gutiérrez, M., Gómez-Alonso, M. T. y Gutiérrez-García, C. (2015) Producción científica sobre fútbol en revistas españolas de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Movimento, 21 (3), 659-672.
Martínez-Vizcaíno, V. y Sánchez-López, M. (2008). Relación entre actividad física y condición física en niños y adolescen-tes. Revista Española de Cardiología, 61 (2), 108-111.
Migueles, J.H., Cadenas-Sanchez, C., Ekelund, Ulf., Delisle-Nyström, C., Mora-Gonzalez, J., Löf, M., Labayen, I., Ruiz, J.R., Ortega, F.B. (2017). Accelerometer Data Collection and Processing Criteria to Assess Physical Activity and Other Outcomes: A Systematic Review and Practical Considerations. Sport Medicine, 47, 1821–1845.
Pérez-Ferre, N., Foncillas, C. y Martín, P. (2019). Utilidad de dispositivos para medir actividad física en pacientes con obe-sidad. Nutrición Clínica en Medicina, XIII (3), 174-184.
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J. y Altman D.G. (2014). Items de referencia para publicar revisiones sistemáticas y me-taanálisis: La Declaración PRISMA. Revista Española de Nutrición Humana y Dietética, 18 (3), 172-181.
Organización Mundial de la Salud (2019). Directrices de la OMS sobre la actividad física, el comportamiento sedentario y el sueño para menores de 5 años. Disponible en: https://iris.paho.org/handle/10665.2/51805
Organización Mundial de la Salud (2020). Directrices de la OMS sobre actividad física y hábitos sedentarios. Disponible en: https://www.who.int/es/publications/i/item/9789240014886
Ortega-Toro, E., Valdivia-Moral, P., Hernán-Villarejo, D. y Olmedilla-Zafra, A. (2014). Análisis de los proyectos de in-vestigación concedidos por el Consejo Superior de Deportes (2006-2012), desde una perspectiva de género. Revista de psicología del deporte, 23 (1), 95-100.
Palazón, M.A., Ortega, E. y García-Angulo A. (2015). Análisis bibliométrico de la producción científica en el fútbol sa-la. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 4 (2), 19-24.
Permanyer-Miralda, G., Hinrinchs-Krapels, S. y Adam, P. (2016). El impacto social de la investigación en cardiología: más allá de la gestión. Revista española de cardiología, 69 (7), 639-643.
Peset, F., Ferrer-Sapena, A., Villamón, M., González, L. M., Toca- Herrera, J. L., y Aleixandre, R. (2013). Scientific liter-ature analysis of Judo in Web of Science. Archives of Budo, 9(2), 81- 91.
Pozzo, M.I., Borgobello, A. y Pierella, M. P. (2018). Uso de cuestionarios en investigaciones sobre universidad: análisis de experiencias desde una perspectiva situada. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales, 8 (2), e046.
Prieto-Bascón, M. Á. (mayo de 2011). Actividad física y salud. Innovación y experiencias educativas, 42, 1-8.
Rengifo-Cruz, R., Cardona-Orejuela, J.S. y Orejuela, D.F. (2023). Análisis bibliométrico de la producción científica en el campo de la natación. Retos, 47, 215-220.
Ruíz-Pérez, R., Marcos-Cartagena, D. y Delgado López-Cózar, E. (2014). La autoría científica en las áreas de ciencia y tecnología. Políticas internacionales y prácticas editoriales en las revistas científicas españolas. Revista Española De Docu-mentación Científica, 37 (2), e049.
Sánchez-Pardo, L., Crespo-Herrador, G., Aguilar-Moya, R., Bueno-Cañigral, F. J., Aleixandre-Benavent, R. y Valderra-ma-Zurián, J.C. (2015). Los adolescentes y las tecnologías de la información y la comunicación (TIC). Ayuntamiento de Valen-cia.
Sánchez-Pay, A. (2019). Análisis de la producción científica sobre el tenis en silla de ruedas. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 8 (2), 13-25.
Santos-Labrador, R.M. (2015). Análisis bibliométrico de la producción científica sobre el uso del acelerómetro en la medi-ción del nivel de actividad física (2010-2014). Sportis, 1(3), 330-344.
Serón, P., Muñoz, S. y Lanas, F. (2010). Nivel de actividad física medida a través del cuestionario internacional de actividad física en población chilena. Revista médica de Chile, 138 (10),1232-1239.
Wijndaele, K., Westgate, K., Stephens, S.K., et al. (2015). Utilization and harmonization of adult accelerometry data. Medicine Science and Sports Exercise, 47 (10), 2129–39.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess