Masculinidades e feminilidades em estudantes de educação física do Chile

Autores

  • Fernando Maureira Cid
  • Elizabeth Flores Ferro Universidad Católica Silva Henríquez (Chile)
  • Franklin Castillo Universidad Católica del Maule
  • Patricia González Universidad Católica Silva Henríquez

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92774

Palavras-chave:

masculinidade, feminilidade, educação física, estereótipo de gênero

Resumo

Os estereótipos de gênero são o conjunto de crenças sociais, atribuíveis às pessoas em função de seu sexo biológico: feminilidade para elas e masculinidade para elas. Os objetivos deste estudo são descobrir as propriedades psicométricas do Inventário de Papéis Sexuais de Bem em uma amostra de estudantes de educação física do Chile e estudar a incidência de variáveis ​​sociodemográficas nos papéis de gênero na amostra. A amostra foi composta por 240 estudantes de Educação Física do Chile, aos quais foi aplicado este instrumento. Os resultados mostram que o inventário apresenta níveis adequados de validade e confiabilidade na amostra estudada. As mulheres têm um nível mais alto de masculinidade e feminilidade em comparação aos homens. Orientação sexual, educação sexual, crenças religiosas ou renda não afetam os níveis de masculinidade e feminilidade da amostra. Conclui-se que o instrumento é válido e confiável para ser aplicado a esse tipo de amostra e que é necessário estudar outros aspectos sociodemográficos que possam predizer comportamentos e atitudes masculinos e femininos em estudantes de educação física.

Referências

Aguilar, Y., Valdez, J., González, N. & González, S. (2013). Los roles de género de los hombres y las mujeres en el México contemporáneo. Enseñanza e Investigación en Psicología, 18(2), 207-224.

Ayvazo, S. & Sutherland, S. (2009). Uncovering the secrets: homophobian in physical education. Action in Theacher Education, 31(3), 56-69. https://doi.org/10.1080/01626620.2009.10463528

Bahamondes, V., Flores, E., Maureira, F., Vargas, R., Gavotto, O., Véliz, C. & Aravena, C. (2021). Percepciones de los estudiantes de Educación Física sobre el desempeño del profesorado. Retos, 40, 180-185. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v1i40.82160

Bem, S. (1974). The measurement of psychological androgyny. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 42(2), 155-162.

Bosques, L., Álvarez, G. & Escoto, M. (2015). Revisión de las propiedades psicométricas del Inventario de Roles Sexuales de Bem. Enseñanza e Investigación en Psicología, 20(2), 119-129.

Ceballos, M. & García, M. (2016). Roles de género tradicionales y personalidad tipo c en mujeres con diagnóstico de cáncer de mama. Ciencia ergo-sum, 23(3), 229-238.

Díaz, R., Rivera, S. & Sánchez, R. (2001). Rasgos instrumentales (masculinos) y expresivos (femeninos), normativos (típicos e ideales) en México. Revista Latinoamericana de Psicología, 33(2), 131-139.

Díaz, R., Rocha, T. & Rivera, S. (2004). Elaboración, validación y estandarización de un inventario para evaluar las dimensiones atributivas de instrumentalidad y expresividad. Revista Interamericana de Psicología, 38(2), 263-276.

Duque, C. (2010). Judith Butler y la teoría de la performatividad de género. Revista Educación & Pensamiento, 17, 85-95.

García, E., García, A. & Reyes, J. (2014). Relación maestro alumno y sus implicaciones en el aprendizaje. Ra Ximhai, 10(5), 279-290.

García, J., Moreno, D., Hernández, C. & Gamba, L. (2017). Mediciones de masculinidad y feminidad en docentes de educación física. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 17(67), 541-557. https://doi.org/10.15366/rimcafd2017.67.010

Hardy, E. & Jiménez, A. (2001). Masculinidad y género. Revista Cubana de Salud Pública, 27(2), 77-88.

Hernández J. (2009). Reevaluating the Bem Sex-Role Inventory. Peer Reviewed Journal, 26(1), 73-83.

Lamas, M. (2002). Cuerpo: Diferencia sexual y género. Taurus.

López, A. & Güida, C. (2000). Aportes de los estudios de género en la conceptualización sobre masculinidad. Disponible en: http://iin.oea.org/cursos_a_distancia/cursosproder2004/bibliografia_genero/ut1/lectura.1.5.pdf

Matus-Castillo, C., Cornejo-Améstica, M. & Castillo-Retamal, F. (2021). La perspectiva de género en la formación inicial docente en la Educación Física chilena. Retos, 40, 326-335. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.83082

Matus-Castillo, C., Serra, O., Duclos-Bastías, D. & Castillo-Retamal, F. (2022). Masculinización de la matrícula universitaria en la carrera de Educación Física. Un análisis desde la perspectiva de género. Revista Educación, 46(1). https://doi.org/10.15517/revedu.v46i1.47576

Maureira, F. (2016). Estadística avanzada para educación física. Editorial Académica Española.

Maureira, F. (2021). Conocimientos biológicos de la homosexualidad y transexualidad en estudiantes de Educación Física de Chile. Retos, 42, 805-812. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.88708

Maureira, F., Escobar, N., Flores, E., Bahamondes, V., Hadweh, M. & Serey, D. (2022). Actitudes hacia la homosexualidad y transexualidad en estudiantes de Educación Física de Chile. Retos, 43, 46-52. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88969

Maureira, F., Escobar, N., Flores, E., Hadweh, M., González, P., Castillo, F., Peña, S. & Páez, J. (2022). Incidencia de los conocimientos biológicos de la homosexualidad y transexualidad sobre la homofobia y transfobia en estudiantes de educación física de Chile. Retos, 43, 1016-1024. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.90463

Maureira, F. & Flores, E. (2018). Manual de investigación cuantitativa. Bubok Publishing.

Maureira, F., Flores, E., Ramírez, M, A., Cortes, B., & Hernández, P. B. (2021). Relación de los estilos de aprendizaje, habilidad emocional, habilidades múltiples y detección emocional en estudiantes de educación física de Santiago de Chile. Revista Ciencias de la Actividad Física UCM, 22(2), 1-13. DOI: http://doi.org/10.29035/rcaf.22.2.1

Morata, M., Holgado, F., Barbero, I. & Méndez, G. (2015). Análisis factorial confirmatorio. recomendaciones sobre mínimos cuadrados no ponderados en función del error tipo I de ji-cuadrado y RMSEA. Acción Psicológica, 12(1), 79-90. https://dx.doi.org/10.5944/ap.12.1.14362

Scraton, S. (2000). Educación Física de las niñas: un enfoque feminista. Morata.

Valdez, J., Díaz, R. & Pérez, B. (2005). Los hombres y las mujeres en México: dos mundos distantes y complementarios. UAEM.

Vega, V. (2007). Adaptación argentina de un inventario para medir identidad de rol de género. Revista Latinoamericana de Psicología, 39(3), 537-546.

World Medical Asociation. (2013). World Medical Association Declaration of Helsinki Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects. JAMA, 310(20), 2191-2194. https://doi.org/10.1001/jama.2013.281053

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Maureira Cid, F., Flores Ferro, E., Castillo, F., & González, P. (2022). Masculinidades e feminilidades em estudantes de educação física do Chile. Retos, 45, 456–461. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92774

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4