Análise das variáveis ​​relacionadas ao interesse pela Educação Física em alunos do ensino médio: como promovê-la?

Autores

  • Adrià Serena Montañana Departamento de Enseñanza y Aprendizaje de la Educación Física, Plástica y Música. Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir
  • María Huertas González Serrano Universidad de Valencia
  • Carlos Pérez-Campos Departamento de Enseñanza y Aprendizaje de la Educación Física, Plástica y Música. Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir
  • Ana María Gómez-Tafalla Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. Universitat de València

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v46.92585

Palavras-chave:

Educación física, satisfacción, gusto por la Educación Física, educación secundaria obligatoria (Physical education, satisfaction, enjoyment for Physical Education, compulsory secondary education)

Resumo

Um dos principais objetivos da Educação Física (EF) é fazer com que crianças e adolescentes adquiram hábitos de prática físico-esportiva. A variável interesse e, portanto, gosto pela EF relaciona-se com esse objetivo e, consequentemente, é uma ferramenta de vital interesse para os professores dessa disciplina. Assim, os objetivos deste estudo são: (1) conhecer as percepções dos alunos em relação à disciplina de EF e (2) analisar se existem relações entre o gosto por EF e diferentes variáveis ​​sociodemográficas, relacionadas à avaliação da EF. EF, e os hábitos de prática físico-esportiva dos alunos, bem como seu ambiente imediato. Para isso, utilizou-se um questionário composto por diversos itens previamente validados em outros estudos. A amostra é constituída por alunos dos quatro cursos do Ensino Secundário Obrigatório (ESO) de uma escola rural de Valência, com uma média de 13,78 (DP = 1,26) anos. Os resultados mostram que, em geral, os alunos têm boas percepções sobre EF, dando a este assunto uma importância considerável. Além disso, foram encontradas relações estatisticamente significativas entre o gosto pela EF com a prática físico-esportiva dos pais, a importância dada pelos alunos ao assunto na cultura do país, o comportamento do professor e a própria avaliação das aulas . de EF. Portanto, esses resultados podem ser de interesse dos professores de EF para aumentar o interesse dos alunos por essas aulas e melhorar sua adesão à prática físico-esportiva.

Referências

Arias, J. R., Fernández, B., & Emeterio, C. S. (2020). Construcción y validación de un instrumento para la medida de las actitudes hacia la Expresión Corporal. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 38, 443-451. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74334

Bandura, A. (1986). The explanatory and predictive scope of self-efficacy theory. Journal of Social and Clinical Psychology, 4, 359-373. https://doi.org/10.1521/jscp.1986.4.3.359

Baños, R., Ortiz-Camacho, M. M., Baena-Extremera, A., & Tristán-Rodríguez, J. L. (2017). Satisfacción, motivación y rendimiento académico en estudiantes de Secundaria y Bachillerato: antecedentes, diseño, metodología y propuesta de análisis para un trabajo de investigación. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 10(20), 40-50. https://doi.org/10.25115/ecp.v10i20.1011

Cameron, M., & Lovett, S. (2015). Sustaining the commitment and realizing the potential of highly promising teachers. Teachers and Teaching, 21(2), 150-163. https://doi.org/10.1080/13540602.2014.928132

Chen, A. (2001). A theoretical conceptualization for motivation research in physical education: An integrated perspective, Quest, 53, 35-58. https://doi.org/10.1080/00336297.2001.10491729

Esteve, J.V. (2005). Estilos parentales, clima familiar y autoestima física en adolescentes (tesis doctoral). Universidad de Valencia, Valencia, España.

Fernández-Rio, J., de las Heras, E., González, T., Trillo, V., & Palomares, J. (2020). Gamification and physical education. Viability and preliminary views from students and teachers. Physical Education and Sport Pedagogy, 25(5), 509-524. https://doi.org/10.1080/17408989.2020.1743253

García Ordóñez, E., & Fernández Lorenzo, G. (2022). Intervención educativa mediante una propuesta de gamificación para mejorar la adhesión a la dieta mediterránea en estudiantes gallegos de primaria. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (44), 128-135. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90142

Gómez-López, M., Ruiz-Juan, F., García-Montes, M. E., Baena-Extremera, A., & Granero-Gallegos, A. (2007). Opinión del alumnado universitario y de Educación Secundaria Postobligatoria sobre las clases de Educación Física. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, 12, 58-61. https://doi.org/10.47197/retos.v0i12.35039

Gómez-Mármol, A., & De la Cruz, E. (2013). Diferencias de género y de nivel académico en la utilidad percibida de la educación física escolar. Journal of Sport and Health Research. 5(2), 193-202. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.33109

González-Serrano, M. H., Gómez-Tafalla, A., & Calabuig-Moreno, F. (2020). Predictive Variables of Adolescents’ Intention to Be Physically Active after Graduation. Is Gender a Conditioning Factor? International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(12), 4308. https://doi.org/10.3390/ijerph17124308

González-Serrano, M. H., López-Carril, S., & Alguacil, M. (2019). ¿Te gusta o no te gusta la educación física?: Influencia en las variables relacionadas con la práctica físico-deportiva futura de los adolescentes. Actividad Física y Deporte: Ciencia y Profesión, 30, 41-42. https://doi.org/10.24310/riccafd.2012.v1i1.1993

Granero-Gallegos, A., Baena-Extremera, A., Sánchez-Fuentes, J. A., & Martínez-Molina, M. (2014). Perfiles motivacionales de apoyo a la autonomía, autodeterminación, satisfacción, importancia de la educación física e intención de práctica física en tiempo libre. Cuadernos de Psicología del Deporte, 14(2), 59-70. https://doi.org/10.4321/s1578-84232014000200007

Gutiérrez, M., Pilsa, C., & Torres, E. (2007). Perfil de la educación física y sus profesores desde el punto de vista de los alumnos. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 3(8), 39-52. https://doi.org/10.5232/ricyde2007.00804

Gutiérrez, M., y Pilsa, C. (2006). Actitudes de los alumnos hacia la educación física y sus profesores. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 6(24), 212-229. https://doi.org/10.5232/ricyde2007.00804

Hellín, P. (2003). Hábitos físico-deportivos en la Región de Murcia: implicaciones para la elaboración del vitae en el ciclo formativo de Actividades Físico-Deportivas (tesis doctoral). Universidad de Murcia, Murcia, España.

Hernández J.L. & Velázquez R. (2007). La educación fisca, los estilos de vida y los adolescentes: como son, como se ven, que saben y que opinan. Barcelona: Graó.

Jiménez-Boraita, R., Arriscado, D., Gargallo-Ibort, E., y Dalmau, J.M. (2021). Quality of life related to health and habits: Differences between adolescents in rural and urban environments. Anales de Pediatria. https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2020.11.022

Kamtsios, S. (2011). Differences in attitudes towards exercise, perceived Athletic ability, perceived physical attractiveness and participation in physical activity in children. Journal of Sport and Health Research, 3(2), 129-149. https://doi.org/10.1037/e548052012-614

Lizandra, J., & Peiró, C. (2020). Las relaciones sociales y su papel en la motivación hacia la práctica de actividad física en adolescentes: Un enfoque cualitativo. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37, 41-47. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.70374

Ley Orgánica para la mejora de la calidad educativa (LOMCE) (Ley Orgánica 8/2013, 9 de diciembre). Boletín Oficial del Estado nº 295, 2013, 10 de diciembre.

Ministerio de Sanidad, Consumo y Bienestar Social (2020). Porcentaje de personas con obesidad. Extraído de: https://www.mscbs.gob.es/estadEstudios/sanidadDatos/tablas/tabla10.htm

Moreno, J. A., & Cervelló, E. (2004). Influencia de la actitud del profesor en el pensamiento del alumno hacia la educación física. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades SOCIOTAM, 14(1), 33-51. https://doi.org/10.6018/areas.400091

Moreno, J. A., & Hellín, M. (2007). El interés del alumnado de Educación Secundaria Obligatoria hacia la Educación Física. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 9(2), 1-20. https://doi.org/10.20868/upm.thesis.65809

Moreno, J. A., & Hellín, P. (2001). Valoración de la Educación Física por el alumno. según el género del profesor En Actas del XIX Congreso Nacional de Educación Física y Escuelas Universitarias de Magisterio. Murcia, Universidad de Murcia, pp. 1267-127S. https://doi.org/10.35537/10915/73914

Moreno, J. A., & Llamas, L. S. (2007). Predicción de la importancia concedida a la educación física según el clima motivacional y la motivación autodeterminada en estudiantes adolescentes. Enseñanza, 25, 137-155. https://doi.org/10.47197/retos.v0i25.34469

Moreno, J. A., Rodríguez, P. L., & Gutiérrez, M. (2003). Intereses y actitudes hacia la Educación Física. Revista Española de Educación Física, 11 (2), 14-28. https://doi.org/10.15366/rimcafd2021.83.002

Moreno, J. A., Sánchez, M., Rodríguez, D., Prieto, M. P., & Mula, C. (2002). ¿Puede el comportamiento del profesor influir en la valoración que el alumno realiza de la Educación Física? En Diaz, A.; Moreno, J.A. y Rodríguez P.L. (eds.): //Congreso de Educación Física e Interculturalidad. Murcia, Consejería de Educación.

Moreno, J. A., Zomeño Álvarez, T., Marín de Oliveira, L. M., Ruiz Pérez, L. M., & Cervelló, E. (2013). Percepción de la utilidad e importancia de la educación física según la motivación generada por el docente. Revista de Educación, 362, 380-401. https://doi.org/10.35305/rece.v1i12.278

Mújica, F.J. & Jiménez, A. C (2021). Emociones positivas del alumnado de Educación Secundaria en las prácticas de baloncesto en Educación Física. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (39), 556-564. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80112

Muñoz González, V., Gómez-López, M., & Granero-Gallegos, A. (2019). Relación entre la satisfacción con las clases de Educación Física, su importancia y utilidad y la intención de práctica del alumnado de Educación Secundaria Obligatoria. Revista Complutense de Educación, 30(2), 479-491. https://doi.org/10.5209/rced.57678

Organización Mundial de la Salud. (2010). Recomendaciones mundiales sobre actividad física para la salud. Ginebra: WHO.

Perlman, D. (2012). The influence of the Sport Education Model on amotivated students’ in-class physical activity. European Physical Education Review, 18(3), 335-345. https://doi.org/10.1177/1356336X12450795

Rodrigues, D., Padez, C., & Machado-Rodrigues, A. M. (2018). Active parents, active children: The importance of parental organized physical activity in children’s extracurricular sport participation. Journal of Child Health Care, 22(1), 159-170. https://doi.org/10.1177/1367493517741686

Sánchez-Alcaraz, B. J., Gómez-Mármol, A., Valero, A., & De la Cruz, E. (2013). Aplicación de un programa para la mejora de la responsabilidad personal y social en las clases de Educación Física. Motricidad. European Journal of Human Movement, 30, 121-129. https://doi.org/10.24310/riccafd.2017.v6i1.3803

Santos-Labrador, R. (2019). Medición mediante acelerometría de los niveles de actividad física de una muestra de adolescentes españoles. Revista Salud Pública, 21(5), 1-7. https://doi.org/10.15446/rsap.V21n5.76666

Siedentop, D. (2000). Developing teaching skills in physical education. Mountain View, CA: Mayfleld.

Solís, P., & Borja, V. (2021). Actitudes del profesorado de Educación Física hacia la inclusión de alumnos con discapacidad. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 39, 7-12. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77841

Weiss, M. R., & Smith, A. L. (2002). Friendship quality in youth sport: Rela-tionship to age, gender, and motivation variables. Journal of Sport & Exercise Psychology, 24, 420-437. https://doi.org/10.1123/jsep.24.4.420

Zeng, H., Hipscher, M., & Leung, R. (2011). Attitudes of High School Students toward Physical Education and Their Sport Activity Preferences. Journal of Social Sciences, 7(4), 529-537. https://doi.org/10.3844/jssp.2011.529.537

Zorio-Ferreres, A., Alguacil, M., & García-Pascual, F. (2018). Analysis of the opinion on physical education in high schools and the extracurricular sports practice of students and their personal environment. Journal of Physical Education and Sport, 18(3), 1646-1653. https://doi.org/10.7752/jpes.2018.03241

Zueck, M. D. C., García, A. A. R., Villalobos, J. M. R., & Irigoyen, H. E. G. (2020). Satisfacción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (37), 33-40. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69027

Publicado

2023-03-09

Como Citar

Serena Montañana, A., González Serrano, M. H., Pérez-Campos, C., & Gómez-Tafalla, A. M. (2023). Análise das variáveis ​​relacionadas ao interesse pela Educação Física em alunos do ensino médio: como promovê-la?. Retos, 46, 378–385. https://doi.org/10.47197/retos.v46.92585

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.