A educação física como fortalecimento de valores cívicos para a convivência

Autores

  • Felix Giovanni Cañon Salinas Independiente
  • Mario Alberto Villarreal Angeles Universidad Juárez del Estado de Durango https://orcid.org/0000-0001-8576-8171

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90708

Palavras-chave:

Atitude, Educação Física, Valores do cidadão, Convivência, Participação do cidadão, Comportamento social

Resumo

Esta pesquisa surge a partir dos problemas enfrentados pela perda de valores entre os jovens e pela necessidade de melhorar seu comportamento, utilizando a área de Educação Física como estratégia para fortalecer os valores do cidadão e a convivência nas instituições de ensino oficiais de Ibagué. , Colômbia. O objetivo do estudo foi conhecer o nível de atitude e percepção que os alunos do ensino fundamental têm em relação à prática de valores no horário das aulas e poder precisar a contribuição da Educação Física na sua consolidação e fortalecimento e , assim, construir um plano de ação para que o exercício dos valores cívicos seja diário, tanto na sala de aula como no ambiente escolar e na sua vida social. Por meio de uma metodologia qualitativo-quantitativa com abordagem cibernográfica, por meio de um plano de auto-observação, foi possível detectar comportamentos na formação de valores dos alunos da sexta à nona série, comparados aos padrões de formação cidadã expressos quando recebendo aulas de educação física. Os resultados indicam uma atitude positiva em relação ao sujeito, percebendo a prática dos valores de honestidade, respeito, transparência, responsabilidade, tolerância, justiça e participação cidadã, entre outros, como as principais convicções que determinam seu modo de ser e norteiam sua comportamento social; Situação que se revigora com as atividades desenvolvidas em sala de aula e se consolida com um plano de ação liderado por todos os professores para a utilização de alternativas pedagógicas que apóiem ​​uma educação cívica integral.

Referências

Aguayo Rousell, H. B. (21- 25 de septiembre de 2009). Los valores en la clase de Educación Física. (X. C. InvestigaciónEducativa, Ed.) Ara 6 Educación y Valores.

Alvarado, L. Y. (2008). Características más relevantes del paradigma socio-crítico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de enseñanza de las ciencias realizadas en el doctorado en educación. Universitaria de Investigación.(2), 187-202.

Antúnez, S. (2009). Prólogo de "Cómo educar en valores". Madrid: Nárcea.

Arana Ercilla, M., & Batista Tejeda, N. (2017). La educación en valors: una propeusta pedagógica para la formación profesional. Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación para el Desarrollo Sostenible.

Arufe, V. (2009). La educacuón en valores en el aula de educación física ¿mito o realidad? EmásF. Revista digital de educación física., 9, 32-42.

Aznar Quilis, N. (2015). La mejora de la conviviencia en el aula en el área de Eduación Física de la Educación Secundaria Obligatoria. Tesis Doctoral, Universidad de Valencia, Valencia (España).

Ballester Hernández, F. (27 de noviembre de 2019). Educación en valores y mejora de la convivencia: una propuesta integrada. Microsoft Word- EducaciónValoresMejoraConvivencia.doc. Recuperado de http://www.diversidad.murciaeduca.es

Buxarrais, M. R., Martínez, M., Puig, J. M., & Trilla , J. (1995). La educación moral en primaria y secundaria. Madrid: MEC-Edelvives.

Cagigal, J. M. (2006). Desarrollo de valores en la educación física y el deporte. Educación Física y Deportes. Apunts(51), 100-108.

Cañón Salinas, F. G. (2019). Percepción de la conviviencia escolar en instituciones de carácter oficial y privado de la ciudad de Ibagué. Tesis de Maestría. Universidad del Tolima, Ibagué.

Carbonell, S. J. (2000). Pedagogías del Siglo XX. Cuadernos de Pedagogía especial 25 años. Barcelona, Escpaña: CISSPRAXIS S.A.

Carbonell Ventura, T., Antoñanzas Laborda, J. L., & López Alvarez, Á. (2018). La educación física y las relaciones sociales en educación primaria. International Journal of Devolopmental an Educational Psychology., 2(Esp. 1).

Carreras, L., & et al. (2009). Cómo educar en valores. Materiales, textos, recursos, técnicas. . Madrid: Nárcea.

Chomsky, N. (1978). La lingúística cartesiana. . Mdrid: Gredos.

Collado Fernández, D. (2005). Transmisión y adquisición de valores a través de un programa de Educación Física basado en el juego motor, en un grupo de alumnos y alumnas de primero de educación secundaria obligatoria. . Granada, España: Tesis de doctorado, Universidad de Granada, España.

Comte, C. (2013). La contribución de las comunidades de aprendizaje al desarrollo de la competencia social y ciudadana. Tesis inédita de doctorado, Universidad de Barcelona, Barcelona.

Consejo Escolar de la Región de Murcia. (2017). El aprendizaje de los valores a través del deporte. Murcia (España): CERM.

Consejo Internacional para la Ciencia del Deporte y la Educación Física. (1999). Cumbre Mundial sobre Edeucación física. Berlín.

Contreras Jordán, O. R. (2013). Educación en valores. Universidad de Castilla. Albacete: La Mancha.

Cortina, A. (1999). Ciudadanos del mundo: Hacia una teoría de la ciudadanía. Madrid: Alianza.

Dalla Costa, G. (2014). Los valores que aporta la Educación Física, el reconocimiento y acompañamiento de las demás áreas curriculares. Artículo 428, Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, Buenos Aires.

Deval, J., & Enesco, I. (1994). Moral, Desarrollo y Educación. Madrid: Grupo Anaya.

Díaz Torres, J. M., & Rodríguez Gómez, J. M. (2008). La educación en valroes como estrategia de desarrollo y consolidación de la persona moral. Estudios sobre Educación No. 15 ESE 160, 159-169.

Escámez, J., García López, R., Pérez Pérez , C., & Llopis, A. (2007). El aprendizaje de valores y actitudes. Teoría y práctica. Madrid: Octaedro.

Esclante Ruiz, L. A. (2014). La formación ciudadna en las clases de Educación física. EFDeportes.com. Revoista Digital., 19(198).

Estartí, A., Pascual, C., Marín, D., Martínez, C., & Chacón, Y. (2005). Responsabilidad personal y social a través de la educación física y el deporte. Barcelona: Graó.

Fabelo, J. (1989). Práctica, conocimiento y valoración. La Habana: Ciencias Sociales.

Federación Internacional de Educación Física - FIEP. (2000). Manifiesto Mundial de la Educación Física. Nueva York: FIEP.

Gairín, J., & Roure, M. (1996). La situación de la enseñanza de la Educación Física en las enseñanzas medias. Madrid: Centro de Investigación y documentación educativa. .

García Muñoz, T. (2003). El cuestionario como instrumento de investigación/evaluación.

Gaviria Cortes, D. F., & Castejón Oliva, F. J. (2016). Desarrollo de valores y actitudes a través de la clase de educación física. Movimiento, 22(1), 251-262.

Goetz, J., & LeCompte, M. (1988). Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Madrid: Morata S.A.

Gómez Rijo, A. (2005). La enseñanza y el aprendizaje de los valores en la educación deportiva. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 5(18), 89-99.

Gómez, R., Rozengardt, R., & Renzi, G. (2009). El valor formativo de la Educación Física. La Pampa, Argentina: Ponencia Congreso Internacional de Educación física Escolar.

González Lucini, F. (1990). Educación en valores y diseño curricular. Madrid: Alhambra-Longman.

Gutiérrez Sanmartín, M. (1995). Valores sociales y deportes. Madrid: Gymnos.

Gutiérrez Sanmartín, M. (2005). Manual dobre valores en educación física y el deporte. Barcelona.: Paidós.

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista , P. (2008). Metodología de la Investigación. México: MacGraw-Hill.

Hine, C. (2004). Etnografia virtual. Barcelona: UOC.

Hurtado Lazo, J. R. (2010). Actitud de los estudiantes del cilco común con respecto a la asignatura de Edcuación Física. Tegucigalpa, Honduras: Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán.

Igarabide Iparaguirre, I. (2014). La Educación Física como entrono de trabajo de la educación en valores en educación primaria. Teis de Grado, Universidad de Valladolid, Soria.

Jiménez Vaquerizo, E. (2015). La educación física y los valores democráticos. EFDEportes.com Revista Digital, Año 20(210).

Jiménez, P. (2000). Modelo de intervención para educar en valores a jóvenes en riesgo a través de la actividad física y el deporte. Universidad Politécnica de Madrid. Madrid: UPM.

Lanni, N. (s.f.). La convivencia escolar: una tarea necesaria, posible y compleja. Monografías virtuales Ciudadanía, democracia y valores en sociedades plurales.(2 ).

LLopis, J. (1993). Los valores en la reforma del sistema educativo. Estudio para una educación en los valores. Tesis Doctoral. , Universidad de Valencia, Valencia (España).

Lopetegui Morales, R., & Ceballo Zúñiga, J. A. (2012). Plan de actividades recretivas para contribuir a la formación ciudadana de jóvenes de 21 a 30 años de la comunidad de "El Cuncuní" en la Isla de la Juventud. EFDeportes.com, 17(172).

Ministerio de Educación Nacional. (1996). Serie lineamientos curriculares: Educación física, recreación y deportes. Bogotá: Men.

Ministerio de Educación Nacional. (26 de noviembre de 2019). Politica educativa para la formación escolar en la convivencia. Recuperado de www.mineducacion.gov.co

Méndez, J. M. (2001). Cómo educacr en valores. Madrid: Síntesis.

Miraflores, E. (2006). El valor como contenido de la Educación Física Escolar. Educación y Futuro, 15, 149-162.

Monzonis Martínez, N., & Capllonch Bujosa, M. (2014). La educación física en la consecución de la comptencia social y ciudadana. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación. No. 25, 180-185.

Monzonis Martínez, N. (2015). La Educación física como elemento de mejora de la competencia social y ciudadana. Tesis doctoral, Universidad de Barcelona, Barcelona.

Moscovici, S. (1994). Psicología Social. Barcelona, España.: Paidós.

Negret Fuentes, J. (2016). Formación ciudadana, cultura físicda y deporte: estrategia para una formación de calidad. Revista Cubana de Educación Superior, 35(1).

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2015). Organización UNESCO. Recuperado de portal.unesco.org/es/ev.php-URL_ID13150&

Ortega, P., Gil, R., & Minguez, R. (1996). Valores y Educación. Barcelona: Ariel.

Ortega Ruiz, P., & Minguez Vallejos, R. (2001). Los valores en la educación. Barcelona: Ariel.

Ortega, R. (s.f.). Competencias para la conviviencia y las relaciones sociales. Cuadernos de Pedagogía.(370 Monográfico), 32-35.

Parada, A. (2012). La importancia de la Educación Física. Curso 2020-2021, Educación Física - Andres Parada.

Parlebas, P. (1991). Educación Física moderna o ciencia de la acción motriz. XIII Congreso Panamerica de Educación Física. Bogotá: ACPEF.

Parra Ortiz, J. M. (2003). La Educación en valores y su práctica en el aula. Tendencias Pedagógicas 8, 69-88.

Pascual, A. (1988). Clarificación de valores y desarrollo humano. . Madrid: Narcea.

Pestaña de Martínez, P. (julio - diciembre de 2004). Aproximación conceptual al mundo de los valores. (REICE, Ed.) REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación., 67-82.

Piéron, M., Ruiz, F., & García, M. (2008). La opinión del alumno de educación secundaria sobre las clase de educación física. Un desafío para los profesores y los formadores. . Revista de la Facultad de Ciencias de la Educación., 159-175.

Pinzón Arciniegas, R. D. (2017). El currículum del área de la educación física como promotor de hábitos de vida saludable del colegio Pablo Tarso. Tesis de Maestría, Universidad Santo Tomás., Bogotá.

Prat, M., & Soler, S. (2003). Actitudes, valores y normas en la Educación Física y el Deporte. Barcelona: INDE.

Puig, J. (1995). La educación moral en la enseñanza obligatoria. Barcelona: I.C.E.

Ramos, M. G. (2000 ). Programa para educar en valores. Caracas: Paulinas.

Ruiz Omeñaca, J. V. (2014). La educación en valores desde los deportes en equipo. Tesis doctoral, Universidad de la Rioja. La Rioja.

Ruiz Silva, A., & Chaux Torres, E. (2005). La formación de competencias ciudadanas. Bogotá: ASCOFADE.

Sanchez, W. Y. (2017). La netnografía un modelo etnográfico en la era digital. Espacios, 38:1-14.

Santana, G. C., Bogoya, M. N., & Rojas, T. G. (2010). Valores ciudadanos y democráticos: una perspectiva. REXE. Revista de Estudios y Experiencias en Educación(8).

Tallone, A. E. (2014). Educación, valores y ciudadanía. Metas Educativas 2021: la educación que queremos para la generación de los bicentenarios. Madrid: OEI- Bravo Murillo,38.

Velásquez Callado, C. (2013). Análisis de la implementación del aprendizaje cooperativo durante la escolarización obligatoria en el área de Educación Física. Tesis Doctoral, Univerisda de Valladolid, Valladolid.

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Cañon Salinas, F. G., & Villarreal Angeles, M. A. (2022). A educação física como fortalecimento de valores cívicos para a convivência. Retos, 44, 285–294. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90708

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)