Violência de gênero no esporte

Autores

  • Zitlally Flores Fernandez UNIVERSIDAD JUÁREZ DEL ESTADO DE DURANGO https://orcid.org/0000-0001-7143-3047
  • Brenda Fabiola Chávez Bermudez Universidad Juárez del Estado de Durango
  • Rafael Mier Cisneros Universidad Juárez del Estado de Durango
  • Karla Alejandra Obregón Avelar Universidad Juárez del Estado de Durango

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.85842

Palavras-chave:

Esporte, violência de gênero, discriminação, violência simbólica, mulher

Resumo

A instituição do esporte não só estabelece condições desiguais para homens e mulheres, mas também reproduz e gera formas específicas de violência. O objetivo deste trabalho é identificar as formas de violência de gênero que estão presentes no meio esportivo e, para isso, o estudo faz uma análise teórica para abordar os conceitos de violência, gênero e violência contra a mulher. Os resultados mostram diversas manifestações de violência simbólica, sexual e econômica no contexto esportivo. Destaca-se a necessidade de implementação de medidas específicas para prevenir e erradicar a violência de gênero. Além disso, descreve alguns dos esforços realizados que podem servir de base para a implementação de políticas com perspectiva de gênero.

Biografia Autor

Zitlally Flores Fernandez , UNIVERSIDAD JUÁREZ DEL ESTADO DE DURANGO

Profesora investigadora de la Universidad Juárez del Estado de Durango, México, miembro de la Red Iberoamericana de Investigadores en Derecho y Gestión del Deporte

Referências

Arguello Saltos, E. J. (2018). Violencia de género en el deporte: un análisis desde el ordenamiento jurídico ecuatoriano. Revista de la Facultad de Derecho de México. (68) 83-107. https://doi.org/10.22201/fder.24488933e.2018.272-1.67592

Arruza, C, Battacharya T. & Fraser, N. (2009). Feminismo para el 99%. Raravis. Argentina.

Azurmendi, A. Fontecha, M. (2015). Guía para la prevención de acoso y abuso sexual a mujeres en el deporte. Pautas para un protocolo. Emakunde-Instituto Vasco de la Mujer y Departamento de Educación, Política lingüistica y Cultura del Gobierno Vasco.

Baños, R, Ortíz Camacho, M. M., Baena-Extremera, A., Zamarripa, J. (1 semestre, 2018). Effect of teachers’ gender on the importance of physical education, motivational climate, disruptive behaviors, future practice intentions, and academic performance. Retos, (33), 252-257.

Blair Trujillo, E. (2009). Aproximación teórica al concepto de violencia: avatares de una definición. Política y Cultura, (32), 9-33. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=267/26711870002

Blanco González, R., Echeverría Echeverría, R. & Carrillo Trujillo, C.D. (2020). Conductas de hostigamiento y acoso sexual en selecciones deportivas universitarias: Una realidad invisible. Aposta. Revista de Ciencias Sociales, (86), 8-28. http://apostadigital.com/revistav3/hemeroteca/echeverria3.pdf

Brito Alvarado, Xavier, & Ortiz Ortiz, Luis. (2017). Lo simbólico, lo real y lo imaginario en las barras bravas. Una mirada desde Ecuador. Academo (Asunción), 4(2), 63-74. https://dx.doi.org/10.30545/academo.2017.jul-dic.9

Daskal, Rodrigo, & Garriga Zucal, José. (2015). Elias en La 12. Una aproximación eliasiana a la violencia en el fútbol en la Argentina.. Revista del Museo de Antropología, 8(2), 187-192. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1852-48262015000200017&lng=es&tlng=es.

Daza, R. (2006). Marco conceptual de la prevención de la violencia en el contexto colombiano. Organización Panamericana de la Salud OPS/OMS, Bogotá DC. https://www.paho.org/col/index.php?option=com_docman&view=download&category_slug=publicaciones-ops-oms-colombia&alias=29-marco-conceptual-de-la-prevencion-de-la-violencia&Itemid=688

De Souza, J. (2011). A reflexividade metodológica de Pierre Bourdieu como modelo heurístico para leitura do esporte no Brasil-potencialidade e contribuições. Wanderley Marchi Junior, Ensaios em Sociologia do Esporte, Factash Editora.

Fasting, K. (20-21 noviembre de 2012). What do we know about sexual harassment and abuse in sport in Europe. [Ponencia]. Congreso Europeo Safer, better, stronger! Prevention of Sexual Harassment and Abuse in Sport. Berlín. https://www.emakunde.euskadi.eus/contenidos/informacion/publicaciones_guias2/es_emakunde/adjuntos/29.guia.deporte.pdf

Fernandez, M. (2005) La noción de violencia simbólica en la obra de Pierre Bourdieu: una aproximación crítica. Cuadernos de trabajo social, (18) 7-31. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1314184.

Flores Fernández, Z. (2019). Mujer y deporte en México. Hacia una igualdad sustancial. Women and sport in México. Towards a substantive equality. Retos, (37), 222-226. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71684

Fontecha Miranda, M. (2016). El deporte se instala en las cavernas de la igualdad. BENILDE EDICIONES.

García, M. Puig y N. Lagardera, F. (2009). Sociología del deporte. Alianza.

Gonzáles Pagés, J. C., y Fernández González, D. A. (2009). Masculinidad y violencia: aproximaciones desde el universo del deporte. Educar em Revista, (35), 123–136. https://doi.org/10.1590/s0104-40602009000300010

Ley General de Acceso de las Mujeres a una Vida Libre de Violencia, Cámara de Diputados, H. Congreso de la Unión, texto vigente, última reforma 13 de abril de 2020.

Lozano, John Alexander Castro. (2019). De las rivalidades a la violencia del fútbol en Colombia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 41(1), 109-115. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.07.006

Martín, Montserrat & Juncà, Albert (2014). El acoso sexual en el deporte: el caso de las estudiantes-deportistas del grado de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte de Cataluña. Apunts. Educación física y deportes, 115 (1), 72-81. https://www.raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/view/276033 [Consulta: 26-01-2021].

Martínez Pacheco, A. (2016). La violencia. Conceptualización y elementos para su estudio. Política y cultura, (46), 7-31. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-77422016000200007&lng=es&tlng=es.

Monforte, J., & Úbeda-Colomer, J. (2019). ‘Como una chica’: un estudio provocativo sobre estereotipos de género en educación física (‘Like a girl’: a provocative study on gender stereotypes in physical education). Retos, (36), 74-79. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.68598

Organización de las Naciones Unidas Mujeres, (14 de septiembre de 2020). Todo lo que debes saber para promover la igualdad salarial, en línea: www.unwomen.org

Peña Collazos, W. (2009). La violencia simbólica Como reproducción Biopolítica del poder. Revista Latinoamericana de Bioética, 9 (2), 62-75. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-47022009000200005&lng=en&tlng=es.

Pérez Calderón, Valeria Fernanda. (2015). Estudio de la identidad grupal de la barra brava "la gloriosa ultra sur 34" del club The Strongest. Revista de Investigacion Psicologica, (14), 43-55.http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2223-30322015000200005&lng=es&tlng=es.

Pérez-Enseñat, A., y Moya-Mata, I. (2020). Diversidad en la identidad y expresión de género en Educación Física: Una revisión de la literatura (Diversity in gender identity and expression in Physical Education. A review of the literature). Retos, (38), 818-823. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.54076

Raphael De la Madrid, L. (2016). Derechos humanos de las mujeres. Un análisis a partir de su ausencia. IIJ UNAM

Rodríguez Rodríguez, L., Moraflores Gómez, E. (2018). Propuesta de igualdad de género en Educación Física: adaptaciones de las normas en fútbol: A gender equality proposal in Physical Education: adaptations of football rules. Retos. (33) 293-297.

Sánchez Pato, A., Murad Ferreira, M., Mosquera González, M.J. & Proença de Campos García, R. M. (2007). La violencia en el deporte: claves para un estudio científico. Cultura, Ciencia y Deporte, 2 (6), (151-166). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=1630/163017580008

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Flores Fernandez, Z., Chávez Bermudez, B. F., Mier Cisneros, R., & Obregón Avelar, K. A. (2022). Violência de gênero no esporte. Retos, 43, 808–817. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.85842

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.