Análise do perfil demográfico e do consumo turístico em eventos esportivos na cidade de Quito. Estudo de caso: Roger Federer
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82749Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável, estratégias de desenvolvimento, turismo, indústria do turismo, eventos esportivosResumo
Resumo. O desenvolvimento do turismo nas cidades levanta dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, é seu objetivo que o turismo tenha impacto no desenvolvimento local e, em segundo lugar, que a oferta turística seja diversificada e complementada. Neste momento, a cidade de Quito optou por apoiar um evento esportivo de grande porte para o mês de novembro de 2019. Desta proposta surgiu a necessidade de mensurar o impacto do evento esportivo na cidade e ao mesmo tempo identificar a real demanda de turistas nacionais e internacionais. Para isso, foi aplicado um questionário com 23 itens que foram agrupados em 2 grupos de fatores: a determinação do perfil do consumidor e o consumo turístico realizado. Posteriormente, foram obtidos junto ao Turismo de Quito dados sobre o valor médio do evento, com o qual foi estruturado um banco de dados para uma interpretação abrangente. Os resultados obtidos fortalecem a estratégia de Quito em receber diversos eventos importantes, em diversos aspectos, além do esporte. O impacto económico nos negócios locais foi significativo e registou-se um impacto significativo no posicionamento da cidade como destino turístico.
Referências
Alburquerque, F. (2004). El enfoque del desarrollo económico local. Serie: Desarrollo Económico Local y Empleabilidad. Buenos Aires: Organización Internacional del Trabajo.
Alguacil, M., Crespo-Hervás, J., & Pérez-Campos, C. (2019). Análisis sociodemográfico de la percepción de marca en un servicio deportivo público: del target al buyer persona. Retos, 37(37), 139-146. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71707
Alonso Delgado, V., & Medina, F. X. (2019). Antropología, deporte y turismo: Reflexiones sobre deportes étnicos, identidades, políticas deportivas y promoción turística en las Islas Canarias (España). Retos, 36(36), 480-486. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.71152
Baade, R., & Matheson, V. (2000). An assessment of the economic impact of American football. Reflets et Perspectives, 34, 35–46. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/228857395_Upon_further_review_An_examination_of_sporting_event_economic_impact_studies
Bernthal, M.J., & Regan, T.H. (2004). The economic impact of a NASCAR racetrack on rural community and region. Sport Marketing Quarterly, 13(1), 26–34. Recuperado de: http://www.fitpublishing.com/content/economic-impact-nascar-racetrack-rural-community-and-region
Boonsiritomachai, W., & Phonthanukitithaworn, C. (2019). Residents’ Support for Sports Events Tourism Development in Beach City: The Role of Community’s Participation and Tourism Impacts. SAGE Open, 9(2), 1-15. https://doi.org/10.1177/2158244019843417
Cabanilla, E., Molina, E., & Lastra-Bravo, X. (2017). Hábitat III: perfil del turista y capacidad de la ciudad de Quito, Ecuador para albergar mega eventos. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, 22. Recuperado de: https://www.eumed.net/rev/turydes/22/habitat3-quito.html
Parra Camacho, D., González García, R.J., Añó Sanz, V., & Ayora Pérez, D. (2016). Percepción de los visitantes sobre el impacto social y sus intenciones con respecto a la celebración de un evento deportivo de pequeña escala. Revista de Psicología del Deporte, 25(1), 93-96. Recuperado de: https://archives.rpd-online.com/article/view/v25-n3-parra-camacho-gonzalez-etal.html
Carrizo, A., & Vieira, A. (2009). Turismo de eventos: desafíos estratégicos de la ciudad de João Pessoa (Brasil). Revista Cuadernos de Turismo, 23, 31-46. Recuperado de: https://revistas.um.es/turismo/article/view/70161
Calabuig Moreno, F., & Crespo Hervàs, J. (2015). Uso del método Delphi para la elaboración de una medida de la calidad percibida de los espectadores de eventos deportivos. Retos, 15, 21-25. https://doi.org/10.47197/retos.v0i15.34993
Calabuig Moreno, F., Mundina Gómez, J., & Crespo Hervàs, J. (2015). Eventqual: una medida de la calidad percibida por los espectadores de eventos deportivos. Retos, 18, 66-70. https://doi.org/10.47197/retos.v0i18.34655
El Comercio. (22 de noviembre de 2019). El partido de exhibición de Roger Federer en Bogotá fue cancelado. El Comercio. Consultado 13 de febrero de 2020. Recuperado de:: https://www.elcomercio.com/deportes/federer-zverev-colombia-cancelacion-protestas.html
Fernández Alles, M. (2014). El impacto turístico de los eventos deportivos: un estudio de caso. Cuadernos de turismo, 33, 59-76. Recuperado de: https://revistas.um.es/turismo/article/view/195651
Folgado-Fernández, J., Hernández-Mogollón, J., & Oliveira Duarte, P. (2014): El perfil del turista de eventos culturales: un análisis exploratorio. International Journal of World of Tourism, 1(2), 1-9. http://dx.doi.org/10.12795/IJWT.2014.i02.01
Gammon, S., & Robinson, T. (2003). Sport and Tourism: A Conceptual Framework. Journal of Sport & Tourism, 8(1), 21-26. http://dx.doi.org/10.1080/14775080306236
Gates, B. (19 de abril de 2018). Roger Federer. The champion. TIME. Recuperado de: https://time.com/collection-post/5217613/roger-federer/
German Agency for Technical Cooperation, & NU. CEPAL. (2001). Desarrollo económico local y descentralización en América Latina: Un análisis comparativo. Santiago: CEPAL, División de Desarrollo Económico.
Getz, D. (1997). Event management and event tourism. New York: Cognizant Communication Corporation.
Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, 29(3), 403-428. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.07.017
González Molina, A. (2008). Rasgos caracterizadores del turismo activo y turismo deportivo e importancia económico-social y estructural de nuevas formas emergentes. Acciónmotriz, 1, 102-121. http://hdl.handle.net/10553/56795
González-Damian, A., & López-Peña, R.J. (2017). Evaluación del apoyo de la comunidad anfitriona a la organización de eventos culturales y deportivos con afluencia turística en ciudades pequeñas. Revista de Análisis Turístico, 23, 1-13. Recuperado de: https://aecit.org/jornal/index.php/AECIT/article/view/232
Gursoy, D., Kim, K., & Uysal, M. (2004). Perceived impacts of festivals and special events by organizers: an extension and validation. Tourism Management, 25(2). 171-181. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(03)00092-X
Hallmann, K., Kaplanidou, K., & Breuer, C. (2010). Event image perceptions among active and passive sports tourists at marathon races. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 12(1), 32-47. https://doi.org/10.1108/IJSMS-12-01-2010-B005
Hemmonsbey, J., & Tichaawa, T.M. (2019). Strategic planning of sport tourism events on destination brands: examining the role of home-grown sport. GeoJournal of Tourism and Geosites, 26(3), 794–807. https://doi.org/10.30892/gtg.26310-398
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, M. P. (2014). Metodología de la Investigación. Sexta Edición. México D.F. McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. DE C.V.
Hinch, T. D., Higham, J. E. S., & Moyle, B. D. (2016). Sport tourism and sustainable destinations: foundations and pathways. Journal of Sport & Tourism, 20(3-4), 163-173. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1254139
Hinch, T., & Holt, N. L. (2016). Sustaining places and participatory sport tourism events. Journal of Sustainable Tourism, 25(8), 1084–1099. https://doi.org/10.1080/09669582.2016.1253703
Hungenberg, E., Gray, D., Gould, J., & Stotlar, D. (2016). An examination of motives underlying active sport tourist behavior: a market segmentation approach. Journal of Sport & Tourism, 20(2), 81–101. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1189845
Jiménez Morales, M., & San Eugenio Vela, J. D. (2009). Identidad territorial y promoción turística: la organización de eventos como estrategia de creación, consolidación y difusión de la imagen de marca del territorio. Zer, 14(26), 277-297. Recuperado de: https://ojs.ehu.eus/index.php/Zer/article/view/2776
Kim, K., Jun, H. M., Walker, M., & Drane, D. (2015). Evaluating the perceived social impacts of hosting large-scale sport tourism events: Scale development and validation. Tourism Management, 48, 21-32. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.10.015
Kim, H., Gursoy, D., & Lee, S. (2006). The impact of the 2002 World Cup on South Korea: Comparisons of pre-and post-games. Tourism Management, 27(1), 86-96. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.07.010
Kolb, B. M. (2006). Tourism Marketing for cities and towns: using branding and events to attract tourism. Oxford: Elsevier.
Kurtzman, J. (2001). Economic impact: Sport tourism and the city. Journal of Sport & Tourism, 6, 11–33. https://doi.org/10.1080/10295390108718708
Kurtzman, J. (2005). Economic impact: sport tourism and the city, Journal of Sport & Tourism, 10(1), 47-71. http://dx.doi.org/10.1080/14775080500101551
Kurtzman, J., & Zauhar, J. (1997). A wave in time – the sports tourism Phenomena. Journal of Sport & Tourism, 4(2), 7-24. https://doi.org/10.1080/10295399708718624
Latiesa, M., & Paniza, J. L. (2006). Turistas deportivos. Una perspectiva de análisis. Revista Internacional de Sociología (RIS), LXIV(44), 133-149. https://doi.org/10.3989/ris.2006.i44.31
Malchrowicz-Mosko, E., & Munsters, W. (2018). Sport tourism: a growth market considered from a cultural perspective. IDO MOVEMENT FOR CULTURE. Journal of Martial Arts Anthropology, 18(4), 25-38. https://doi.org/10.14589/ido.18.4.4
Mapjabil, J., Marzuki, M., Kumalah, M.J., Tangavello, L., & Abidin, M.K. (2015). Sport as a tourism attraction in Malaysia: potential and prospects. Geografia: Malaysian journal of society and space, 11, 23-31. Recuperado de: http://www.ukm.my/geografia/images/upload/3.geografia-si-nov15-jabilmapjabil-edam.pdf
Martos Molina, M. (2013). El papel del turismo de eventos en el desarrollo urbano. El caso de Expo Zaragoza. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 11(1), 57-71. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2013.11.003
Ministerio de Turismo del Ecuador. (2015). Proyecto Ecuador Potencia Turística. Ministerio de Turismo del Ecuador
Muñoz de Escalona, F. M. (2012). Los eventos y el turismo en el marco de la economía general. International Journal of Safety and Security in Tourism & Hospitality, 1(2), 75-95. Recuperado de: https://www.palermo.edu/economicas/cbrs/pdf/paper5.pdf
OMT [Organización Mundial del Turismo], & COI [Comité Olímpico Internacional]. (2001). Deporte y Turismo - 1ª Conferencia Mundial sobre Deporte y Turismo. Organización Mundial del Turismo & Comité Olímpico Internacional.
OMT [Organización Mundial del Turismo]. (2002). Conferencia mundial sobre deporte y turismo. Barcelona, España. Organización Mundial del Turismo.
OMT [Organización Mundial del Turismo]. (2003). Deporte y Turismo: Destino América
OMT [Organización Mundial del Turismo]. (2017). El turismo: un fenómeno económico y social. ¿Por qué el Turismo?. UNWTO. Consultado 13 de febrero de 2020. Recuperado de: https://www.unwto.org/es/turismo
Parra,D., Calabuig, F., Añó, V., Ayora, D., & Nuñez, J. (2014). El impacto de un evento deportivo mediano: percepción de los residentes de la comunidad de acogida. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (26), 88-93. https://doi.org/10.47197/retos.v0i26.34407
Pouder, R. W., Clark, J. D., & Fenich, G. G. (2018). An exploratory study of how destination marketing organizations pursue the sports tourism market. Journal of Destination Marketing & Management, 9, 184–193. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2018.01.005
Poczta, J., Dąbrowska, A., Kazimierczak, M., Gravelle, F., & Malchrowicz-Mośko, E. (2020). Overtourism and Medium Scale Sporting Events Organisations—the Perception of Negative Externalities by Host Residents. Sustainability, 12(7), 2827. https://doi.org/10.3390/su12072827
Pujol, F., García del Barrio, P., Barajas, A., Urrutia, I., & Kase, K. (2006). Barómetro de Fichajes: Estudio del valor mediático tras el mundial de Alemania. IESE Business School – Universidad de Navarra.
Ramshaw, G., & Gammon, S. J. (2016). Towards a critical sport heritage: implications for sport tourism. Journal of Sport & Tourism, 21(2), 115–131. http://dx.doi.org/10.1080/14775085.2016.1262275
Ritchie, B. (2004). Exploring small-scale sport event tourism: the case of Rugby Union and the Super 12 competition. En B. W. Ritchie y D. Adair (Eds.), Sport tourism: Interrelationships, impacts and issues (pp. 135-154). Clevedon, Reino Unido: Channel View Publications.
Rocha, C. M. (2016). Public sector and sport development in Brazil. En Bravo, G. (Ed.), Lopez de D'Amico, R. (Ed.), Parrish, C. (Ed.). (2016). Sport in Latin America (pp. 77-88). London: Routledge, https://doi.org/10.4324/9781315797649
Rodríguez Millares, E. (2015). Requerimientos y acciones a desplegar para convertir un lugar en un destino de preferencia del Turismo de Eventos e Incentivos. Gran Tour: Revista de Investigaciones Turísticas, 11, 4-18. Recuperado de: https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/74321/1/5156010.pdf
Ryan, C., & Lockyer, T. (2001). An economic impact case study: The South Pacific Masters’ games. Tourism Economics, 7, 267–275. https://doi.org/10.5367/000000001101297865
Sato, S., Gipson, C., Todd, S., & Harada, M. (2017). The relationship between sport tourists’ perceived value and destination loyalty: an experience-use history segmentation approach. Journal of Sport & Tourism, 22(2), 173–186. https://doi.org/10.1080/14775085.2017.1348967
Sánchez, P., Barajas, Á., & Alén, M. E. (2013). Los eventos deportivos como herramienta de promoción turística: propuestas para el rally de Ourense y su entorno. Revista de Análisis Turístico, 16, 59-69. Recuperado de: https://aecit.org/jornal/index.php/AECIT/article/view/157/0
Silva Bórquez, J., & González Mesina, S. (2016). Multisport games in South America. En Bravo, G. (Ed.), Lopez de D'Amico, R. (Ed.), Parrish, C. (Ed.). (2016). Sport in Latin America (pp. 176-195). London: Routledge, https://doi.org/10.4324/9781315797649
Singh, S., Dash, T. R., & Vashko, I. (2016). Tourism, ecotourism and sport tourism: the framework for certification. Marketing Intelligence & Planning, 34(2), 236-255. https://doi.org/10.1108/mip-09-2014-0180
Siyabulela, N. (2016). Using sport tourism events as a catalyst for tourism development in the Eastern Cape Province, South Africa. African Journal of Hospitality, Tourism and Leisure, 5(3), 1-12. Recuperado de: http://www.ajhtl.com/uploads/7/1/6/3/7163688/article_9__vol_5__3_final.pdf
Sistema Oficial de Contratación Pública del Ecuador. (2019). Consulta del Plan Anual de Contratación de la Empresa Pública Metropolitana de Gestión de Destino Turístico. Consultado 13 de febrero de 2020. Recuperado de: https://www.compraspublicas.gob.ec/ProcesoContratacion/compras/PC/buscarPACe.cpe?entidadPac=Y4blQzP6iVYeYUuVcr1fnwnpDwlwEjk88aoAG6c7c-E,&anio=9RiqVnfXubPhPkRWJYWYuq52QhXBSV5Qj_xh0R6Swxg,&nombre=XfwyoZiqu1V3v8ohoGnVCxJFBQyqaP0mBIT8ivlrHYPN5Z11DY5UXpepS8sKV
Turco, D. (1997). Measuring the economic and fiscal impact of state high school sport championship. Sport Marketing Quarterly, 6, 49–53. Recuperado de: http://fitpublishing.com/content/measuring-economic-and-fiscal-impacts-state-high-school-sport-championships
Van Rheenen, D., Cernaianu, S., & Sobry, C. (2016). Defining sport tourism: a content analysis of an evolving epistemology. Journal of Sport & Tourism, 21(2), 75-93. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1229212
Vegara-Ferri, J.M., Angosto, S., & Parra-Camacho, D. (2019). Efecto de la satisfacción de los residentes entre los impactos percibidos y las intenciones futuras respecto a la celebración de un evento de pequeña escala. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 15(1), 81-91. Recuperado de: https://www.riped-online.com/portuguese/abstract/effect-of-residents-satisfaction-between-perceived-impacts-and-future-intentionsrnregarding-holding-a-smallscale-event-33370.html
Vico, R. P. (2018). Turismo de eventos, mega-eventos y gobernanza territorial. Revista Geográfica Valparaíso, 55, 1-20. Recuperado de: http://www.revistageografica.cl/index.php/revgeo/article/view/22
World Tourism Organization. (2020). UNWTO Briefing Note – Tourism and COVID-19, Issue 3. Understanding Domestic Tourism and Seizing its Opportunities. Madrid: UNWTO, DOI: https://doi.org/10.18111/9789284422111
Yang, J.-J., Lo, H.-W., Chao, C.-S., Shen, C.-C., & Yang, C.-C. (2020). Establishing a Sustainable Sports Tourism Evaluation Framework with a Hybrid Multi-Criteria Decision-Making Model to Explore Potential Sports Tourism Attractions in Taiwan. Sustainability, 12(4), 1673. https://doi.org/10.3390/su12041673
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Enrique Cabanilla, Xavier Lastra - Bravo, Juan Pazmiño, Mónica Burbano

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess