Análise do perfil demográfico e do consumo turístico em eventos esportivos na cidade de Quito. Estudo de caso: Roger Federer

Autores

  • Enrique Cabanilla Universidad Central del Ecuador
  • Xavier Lastra - Bravo
  • Juan Pazmiño
  • Mónica Burbano

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82749

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, estratégias de desenvolvimento, turismo, indústria do turismo, eventos esportivos

Resumo

Resumo. O desenvolvimento do turismo nas cidades levanta dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, é seu objetivo que o turismo tenha impacto no desenvolvimento local e, em segundo lugar, que a oferta turística seja diversificada e complementada. Neste momento, a cidade de Quito optou por apoiar um evento esportivo de grande porte para o mês de novembro de 2019. Desta proposta surgiu a necessidade de mensurar o impacto do evento esportivo na cidade e ao mesmo tempo identificar a real demanda de turistas nacionais e internacionais. Para isso, foi aplicado um questionário com 23 itens que foram agrupados em 2 grupos de fatores: a determinação do perfil do consumidor e o consumo turístico realizado. Posteriormente, foram obtidos junto ao Turismo de Quito dados sobre o valor médio do evento, com o qual foi estruturado um banco de dados para uma interpretação abrangente. Os resultados obtidos fortalecem a estratégia de Quito em receber diversos eventos importantes, em diversos aspectos, além do esporte. O impacto económico nos negócios locais foi significativo e registou-se um impacto significativo no posicionamento da cidade como destino turístico.

Referências

Alburquerque, F. (2004). El enfoque del desarrollo económico local. Serie: Desarrollo Económico Local y Empleabilidad. Buenos Aires: Organización Internacional del Trabajo.

Alguacil, M., Crespo-Hervás, J., & Pérez-Campos, C. (2019). Análisis sociodemográfico de la percepción de marca en un servicio deportivo público: del target al buyer persona. Retos, 37(37), 139-146. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71707

Alonso Delgado, V., & Medina, F. X. (2019). Antropología, deporte y turismo: Reflexiones sobre deportes étnicos, identidades, políticas deportivas y promoción turística en las Islas Canarias (España). Retos, 36(36), 480-486. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.71152

Baade, R., & Matheson, V. (2000). An assessment of the economic impact of American football. Reflets et Perspectives, 34, 35–46. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/228857395_Upon_further_review_An_examination_of_sporting_event_economic_impact_studies

Bernthal, M.J., & Regan, T.H. (2004). The economic impact of a NASCAR racetrack on rural community and region. Sport Marketing Quarterly, 13(1), 26–34. Recuperado de: http://www.fitpublishing.com/content/economic-impact-nascar-racetrack-rural-community-and-region

Boonsiritomachai, W., & Phonthanukitithaworn, C. (2019). Residents’ Support for Sports Events Tourism Development in Beach City: The Role of Community’s Participation and Tourism Impacts. SAGE Open, 9(2), 1-15. https://doi.org/10.1177/2158244019843417

Cabanilla, E., Molina, E., & Lastra-Bravo, X. (2017). Hábitat III: perfil del turista y capacidad de la ciudad de Quito, Ecuador para albergar mega eventos. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, 22. Recuperado de: https://www.eumed.net/rev/turydes/22/habitat3-quito.html

Parra Camacho, D., González García, R.J., Añó Sanz, V., & Ayora Pérez, D. (2016). Percepción de los visitantes sobre el impacto social y sus intenciones con respecto a la celebración de un evento deportivo de pequeña escala. Revista de Psicología del Deporte, 25(1), 93-96. Recuperado de: https://archives.rpd-online.com/article/view/v25-n3-parra-camacho-gonzalez-etal.html

Carrizo, A., & Vieira, A. (2009). Turismo de eventos: desafíos estratégicos de la ciudad de João Pessoa (Brasil). Revista Cuadernos de Turismo, 23, 31-46. Recuperado de: https://revistas.um.es/turismo/article/view/70161

Calabuig Moreno, F., & Crespo Hervàs, J. (2015). Uso del método Delphi para la elaboración de una medida de la calidad percibida de los espectadores de eventos deportivos. Retos, 15, 21-25. https://doi.org/10.47197/retos.v0i15.34993

Calabuig Moreno, F., Mundina Gómez, J., & Crespo Hervàs, J. (2015). Eventqual: una medida de la calidad percibida por los espectadores de eventos deportivos. Retos, 18, 66-70. https://doi.org/10.47197/retos.v0i18.34655

El Comercio. (22 de noviembre de 2019). El partido de exhibición de Roger Federer en Bogotá fue cancelado. El Comercio. Consultado 13 de febrero de 2020. Recuperado de:: https://www.elcomercio.com/deportes/federer-zverev-colombia-cancelacion-protestas.html

Fernández Alles, M. (2014). El impacto turístico de los eventos deportivos: un estudio de caso. Cuadernos de turismo, 33, 59-76. Recuperado de: https://revistas.um.es/turismo/article/view/195651

Folgado-Fernández, J., Hernández-Mogollón, J., & Oliveira Duarte, P. (2014): El perfil del turista de eventos culturales: un análisis exploratorio. International Journal of World of Tourism, 1(2), 1-9. http://dx.doi.org/10.12795/IJWT.2014.i02.01

Gammon, S., & Robinson, T. (2003). Sport and Tourism: A Conceptual Framework. Journal of Sport & Tourism, 8(1), 21-26. http://dx.doi.org/10.1080/14775080306236

Gates, B. (19 de abril de 2018). Roger Federer. The champion. TIME. Recuperado de: https://time.com/collection-post/5217613/roger-federer/

German Agency for Technical Cooperation, & NU. CEPAL. (2001). Desarrollo económico local y descentralización en América Latina: Un análisis comparativo. Santiago: CEPAL, División de Desarrollo Económico.

Getz, D. (1997). Event management and event tourism. New York: Cognizant Communication Corporation.

Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, 29(3), 403-428. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.07.017

González Molina, A. (2008). Rasgos caracterizadores del turismo activo y turismo deportivo e importancia económico-social y estructural de nuevas formas emergentes. Acciónmotriz, 1, 102-121. http://hdl.handle.net/10553/56795

González-Damian, A., & López-Peña, R.J. (2017). Evaluación del apoyo de la comunidad anfitriona a la organización de eventos culturales y deportivos con afluencia turística en ciudades pequeñas. Revista de Análisis Turístico, 23, 1-13. Recuperado de: https://aecit.org/jornal/index.php/AECIT/article/view/232

Gursoy, D., Kim, K., & Uysal, M. (2004). Perceived impacts of festivals and special events by organizers: an extension and validation. Tourism Management, 25(2). 171-181. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(03)00092-X

Hallmann, K., Kaplanidou, K., & Breuer, C. (2010). Event image perceptions among active and passive sports tourists at marathon races. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 12(1), 32-47. https://doi.org/10.1108/IJSMS-12-01-2010-B005

Hemmonsbey, J., & Tichaawa, T.M. (2019). Strategic planning of sport tourism events on destination brands: examining the role of home-grown sport. GeoJournal of Tourism and Geosites, 26(3), 794–807. https://doi.org/10.30892/gtg.26310-398

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, M. P. (2014). Metodología de la Investigación. Sexta Edición. México D.F. McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. DE C.V.

Hinch, T. D., Higham, J. E. S., & Moyle, B. D. (2016). Sport tourism and sustainable destinations: foundations and pathways. Journal of Sport & Tourism, 20(3-4), 163-173. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1254139

Hinch, T., & Holt, N. L. (2016). Sustaining places and participatory sport tourism events. Journal of Sustainable Tourism, 25(8), 1084–1099. https://doi.org/10.1080/09669582.2016.1253703

Hungenberg, E., Gray, D., Gould, J., & Stotlar, D. (2016). An examination of motives underlying active sport tourist behavior: a market segmentation approach. Journal of Sport & Tourism, 20(2), 81–101. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1189845

Jiménez Morales, M., & San Eugenio Vela, J. D. (2009). Identidad territorial y promoción turística: la organización de eventos como estrategia de creación, consolidación y difusión de la imagen de marca del territorio. Zer, 14(26), 277-297. Recuperado de: https://ojs.ehu.eus/index.php/Zer/article/view/2776

Kim, K., Jun, H. M., Walker, M., & Drane, D. (2015). Evaluating the perceived social impacts of hosting large-scale sport tourism events: Scale development and validation. Tourism Management, 48, 21-32. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.10.015

Kim, H., Gursoy, D., & Lee, S. (2006). The impact of the 2002 World Cup on South Korea: Comparisons of pre-and post-games. Tourism Management, 27(1), 86-96. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.07.010

Kolb, B. M. (2006). Tourism Marketing for cities and towns: using branding and events to attract tourism. Oxford: Elsevier.

Kurtzman, J. (2001). Economic impact: Sport tourism and the city. Journal of Sport & Tourism, 6, 11–33. https://doi.org/10.1080/10295390108718708

Kurtzman, J. (2005). Economic impact: sport tourism and the city, Journal of Sport & Tourism, 10(1), 47-71. http://dx.doi.org/10.1080/14775080500101551

Kurtzman, J., & Zauhar, J. (1997). A wave in time – the sports tourism Phenomena. Journal of Sport & Tourism, 4(2), 7-24. https://doi.org/10.1080/10295399708718624

Latiesa, M., & Paniza, J. L. (2006). Turistas deportivos. Una perspectiva de análisis. Revista Internacional de Sociología (RIS), LXIV(44), 133-149. https://doi.org/10.3989/ris.2006.i44.31

Malchrowicz-Mosko, E., & Munsters, W. (2018). Sport tourism: a growth market considered from a cultural perspective. IDO MOVEMENT FOR CULTURE. Journal of Martial Arts Anthropology, 18(4), 25-38. https://doi.org/10.14589/ido.18.4.4

Mapjabil, J., Marzuki, M., Kumalah, M.J., Tangavello, L., & Abidin, M.K. (2015). Sport as a tourism attraction in Malaysia: potential and prospects. Geografia: Malaysian journal of society and space, 11, 23-31. Recuperado de: http://www.ukm.my/geografia/images/upload/3.geografia-si-nov15-jabilmapjabil-edam.pdf

Martos Molina, M. (2013). El papel del turismo de eventos en el desarrollo urbano. El caso de Expo Zaragoza. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 11(1), 57-71. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2013.11.003

Ministerio de Turismo del Ecuador. (2015). Proyecto Ecuador Potencia Turística. Ministerio de Turismo del Ecuador

Muñoz de Escalona, F. M. (2012). Los eventos y el turismo en el marco de la economía general. International Journal of Safety and Security in Tourism & Hospitality, 1(2), 75-95. Recuperado de: https://www.palermo.edu/economicas/cbrs/pdf/paper5.pdf

OMT [Organización Mundial del Turismo], & COI [Comité Olímpico Internacional]. (2001). Deporte y Turismo - 1ª Conferencia Mundial sobre Deporte y Turismo. Organización Mundial del Turismo & Comité Olímpico Internacional.

OMT [Organización Mundial del Turismo]. (2002). Conferencia mundial sobre deporte y turismo. Barcelona, España. Organización Mundial del Turismo.

OMT [Organización Mundial del Turismo]. (2003). Deporte y Turismo: Destino América

OMT [Organización Mundial del Turismo]. (2017). El turismo: un fenómeno económico y social. ¿Por qué el Turismo?. UNWTO. Consultado 13 de febrero de 2020. Recuperado de: https://www.unwto.org/es/turismo

Parra,D., Calabuig, F., Añó, V., Ayora, D., & Nuñez, J. (2014). El impacto de un evento deportivo mediano: percepción de los residentes de la comunidad de acogida. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (26), 88-93. https://doi.org/10.47197/retos.v0i26.34407

Pouder, R. W., Clark, J. D., & Fenich, G. G. (2018). An exploratory study of how destination marketing organizations pursue the sports tourism market. Journal of Destination Marketing & Management, 9, 184–193. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2018.01.005

Poczta, J., Dąbrowska, A., Kazimierczak, M., Gravelle, F., & Malchrowicz-Mośko, E. (2020). Overtourism and Medium Scale Sporting Events Organisations—the Perception of Negative Externalities by Host Residents. Sustainability, 12(7), 2827. https://doi.org/10.3390/su12072827

Pujol, F., García del Barrio, P., Barajas, A., Urrutia, I., & Kase, K. (2006). Barómetro de Fichajes: Estudio del valor mediático tras el mundial de Alemania. IESE Business School – Universidad de Navarra.

Ramshaw, G., & Gammon, S. J. (2016). Towards a critical sport heritage: implications for sport tourism. Journal of Sport & Tourism, 21(2), 115–131. http://dx.doi.org/10.1080/14775085.2016.1262275

Ritchie, B. (2004). Exploring small-scale sport event tourism: the case of Rugby Union and the Super 12 competition. En B. W. Ritchie y D. Adair (Eds.), Sport tourism: Interrelationships, impacts and issues (pp. 135-154). Clevedon, Reino Unido: Channel View Publications.

Rocha, C. M. (2016). Public sector and sport development in Brazil. En Bravo, G. (Ed.), Lopez de D'Amico, R. (Ed.), Parrish, C. (Ed.). (2016). Sport in Latin America (pp. 77-88). London: Routledge, https://doi.org/10.4324/9781315797649

Rodríguez Millares, E. (2015). Requerimientos y acciones a desplegar para convertir un lugar en un destino de preferencia del Turismo de Eventos e Incentivos. Gran Tour: Revista de Investigaciones Turísticas, 11, 4-18. Recuperado de: https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/74321/1/5156010.pdf

Ryan, C., & Lockyer, T. (2001). An economic impact case study: The South Pacific Masters’ games. Tourism Economics, 7, 267–275. https://doi.org/10.5367/000000001101297865

Sato, S., Gipson, C., Todd, S., & Harada, M. (2017). The relationship between sport tourists’ perceived value and destination loyalty: an experience-use history segmentation approach. Journal of Sport & Tourism, 22(2), 173–186. https://doi.org/10.1080/14775085.2017.1348967

Sánchez, P., Barajas, Á., & Alén, M. E. (2013). Los eventos deportivos como herramienta de promoción turística: propuestas para el rally de Ourense y su entorno. Revista de Análisis Turístico, 16, 59-69. Recuperado de: https://aecit.org/jornal/index.php/AECIT/article/view/157/0

Silva Bórquez, J., & González Mesina, S. (2016). Multisport games in South America. En Bravo, G. (Ed.), Lopez de D'Amico, R. (Ed.), Parrish, C. (Ed.). (2016). Sport in Latin America (pp. 176-195). London: Routledge, https://doi.org/10.4324/9781315797649

Singh, S., Dash, T. R., & Vashko, I. (2016). Tourism, ecotourism and sport tourism: the framework for certification. Marketing Intelligence & Planning, 34(2), 236-255. https://doi.org/10.1108/mip-09-2014-0180

Siyabulela, N. (2016). Using sport tourism events as a catalyst for tourism development in the Eastern Cape Province, South Africa. African Journal of Hospitality, Tourism and Leisure, 5(3), 1-12. Recuperado de: http://www.ajhtl.com/uploads/7/1/6/3/7163688/article_9__vol_5__3_final.pdf

Sistema Oficial de Contratación Pública del Ecuador. (2019). Consulta del Plan Anual de Contratación de la Empresa Pública Metropolitana de Gestión de Destino Turístico. Consultado 13 de febrero de 2020. Recuperado de: https://www.compraspublicas.gob.ec/ProcesoContratacion/compras/PC/buscarPACe.cpe?entidadPac=Y4blQzP6iVYeYUuVcr1fnwnpDwlwEjk88aoAG6c7c-E,&anio=9RiqVnfXubPhPkRWJYWYuq52QhXBSV5Qj_xh0R6Swxg,&nombre=XfwyoZiqu1V3v8ohoGnVCxJFBQyqaP0mBIT8ivlrHYPN5Z11DY5UXpepS8sKV

Turco, D. (1997). Measuring the economic and fiscal impact of state high school sport championship. Sport Marketing Quarterly, 6, 49–53. Recuperado de: http://fitpublishing.com/content/measuring-economic-and-fiscal-impacts-state-high-school-sport-championships

Van Rheenen, D., Cernaianu, S., & Sobry, C. (2016). Defining sport tourism: a content analysis of an evolving epistemology. Journal of Sport & Tourism, 21(2), 75-93. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1229212

Vegara-Ferri, J.M., Angosto, S., & Parra-Camacho, D. (2019). Efecto de la satisfacción de los residentes entre los impactos percibidos y las intenciones futuras respecto a la celebración de un evento de pequeña escala. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 15(1), 81-91. Recuperado de: https://www.riped-online.com/portuguese/abstract/effect-of-residents-satisfaction-between-perceived-impacts-and-future-intentionsrnregarding-holding-a-smallscale-event-33370.html

Vico, R. P. (2018). Turismo de eventos, mega-eventos y gobernanza territorial. Revista Geográfica Valparaíso, 55, 1-20. Recuperado de: http://www.revistageografica.cl/index.php/revgeo/article/view/22

World Tourism Organization. (2020). UNWTO Briefing Note – Tourism and COVID-19, Issue 3. Understanding Domestic Tourism and Seizing its Opportunities. Madrid: UNWTO, DOI: https://doi.org/10.18111/9789284422111

Yang, J.-J., Lo, H.-W., Chao, C.-S., Shen, C.-C., & Yang, C.-C. (2020). Establishing a Sustainable Sports Tourism Evaluation Framework with a Hybrid Multi-Criteria Decision-Making Model to Explore Potential Sports Tourism Attractions in Taiwan. Sustainability, 12(4), 1673. https://doi.org/10.3390/su12041673

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Cabanilla, E., Lastra - Bravo, X., Pazmiño, J., & Burbano, M. (2021). Análise do perfil demográfico e do consumo turístico em eventos esportivos na cidade de Quito. Estudo de caso: Roger Federer. Retos, 40, 27–40. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82749

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.