Eficácia de um programa educacional em Educação Física para promover habilidades socioafetivas e prevenir a violência no ensino fundamental

Autores

  • Maria Dolores Aguilar Herrero Profesora y estudiante de la Universidad de Córdoba
  • Cristina Mª García Fernández
  • Carmen Gil del Pino

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82683

Palavras-chave:

educação física, expressão corporal, educação emocional, bullying, ensino fundamental, competência social

Resumo

Programas baseados na melhoria das relações interpessoais e no ajustamento emocional e social dos escolares têm-se mostrado eficazes na prevenção de problemas de ordem social, como o bullying. No entanto, o número de programas de promoção de competências socioemocionais é escasso. A Educação Física é uma disciplina fundamental para o seu desenvolvimento. Este artigo projeta, examina e avalia uma intervenção para promovê-los entre os alunos do ensino fundamental. Para isso, foi elaborado um estudo longitudinal, ex post facto, pré-pós, com um grupo experimental. Participaram 75 escolares com idade entre 10 e 12 anos (M = 10,81; DP = 0,33). A intervenção incluiu elementos comunicativos, expressivos, criativos e estéticos para promoção de competências emocionais e sociais, a partir do módulo Expressão Corporal durante as aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que a prática de habilidades socioafetivas melhora as relações pessoais. As conclusões sublinham a necessidade de promover programas que desenvolvam a competência social dos alunos.

Referências

Abarca, M. (2002). La educación emocional en la educación primaria. Currículo y práctica (Tesis doctoral). Barcelona: Universidad de Barcelona.

Aguilar, M. D., García- Fernández, C. M. & Gil, C. (2019). Inteligencia emocional y Expresión corporal en Educación Física: una nueva propuesta didáctica en Educación Primaria para mejorar el clima escolar. En K. G. Ramírez (Eds.) (2019), Recursos educativos para el aula del siglo XXI (pp. 138-147). Eindhoven, NL: Adaya Press.

Álvarez, M. (2001). Diseño y evaluación de programas de educación emocional. Barcelona: ciss-praxis.

Armada, J. M. (2017). La Expresión Corporal como herramienta para el desarrollo de habilidades socioafectivas en el alumnado de educación secundaria obligatoria (Tesis doctoral). Universidad de Córdoba, España.

Armada, J. M., González-López, I. & Montávez , M. (2018). Corporal Expression in Secondary Education. A proposal for the development of socio-affective skills in students. ESHPA -Education, Sport, Health and Physical Activity, 2(3), 264-274.

Armada, J. M., González-López, I. & Montávez, M. (2013). La expresión corporal: un proyecto para la inclusión. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 24, 107-112.

Bermúdez, C., & Saenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos, 36, 597–603

Bisquerra, R. (2000). Educación emocional y bienestar. Barcelona: Praxis.

Bisquerra, R. (2003). Educación emocional y competencias básicas para la vida. Revista de Investigación Educativa, 21(1), 7-43.

Blanco, M. (2009). Enfoques teóricos sobre la expresión corporal como medio de formación y comunicación. Revista Iberoamericana Institución Universitaria, 11 (1),15-25.

Bolívar, A., & Moya, J. (2007). Las competencias básicas: cultura imprescindible de la ciudadanía. Carpeta “Construyendo ciudadanía”. Madrid: Proyecto Atlántida, 17-24.

Cascón, F. (2007). Educar en y para el conflicto. Barcelona: Cátedra UNESCO sobre Paz y Derechos Humanos.

Caballero, A. (2004). Cómo enfocar la educación emocional dentro del aula desde la perspectiva de género. En AA. VV., Actas de la Conferencia Internacional de Orientación, Inclusión Social y Desarrollo de la Carrera (pp. 546-550). Universidad de Coruña.

Castañer, M., & Camerino, O. (2004) Las emociones no escapan a la práctica motriz. La expresión corporal, un procedimiento ideal para trabajarlas. En A. Fraile y J.L. Hernández. Didáctica de la Educación Física: una perspectiva crítica y transversal (pp. 217-236). Madrid: Biblioteca Nueva.

Choque, R., & Chirinos, J. (2009). Eficacia del Programa de Habilidades para la Vida en Adolescentes Escolares de Huancavelica, Perú. Revista Electrónica de Salud Pública, 11(2), 169-181.

Contreras, O., & Cuevas, R. (2011) (coord.). Las competencias básicas desde la Educación Física. Barcelona: INDE.

Coterón, J., Sánchez, G., Montávez, M., Llopis, A., & Padilla, C. (2008). Los cuatro ejes de la dimensión expresiva del movimiento. En G. Sánchez, J. Coterón, C. Padilla, & K. Ruano (Eds.), Expresión corporal: investigación y acción pedagógica (pp. 145-155). Salamanca: Amarú.

De Dios Benítez-Sillero, J., Córdoba-Alcaide, F., Moyano, M., Rodríguez-Hidalgo, A. J., & Calmaestra, J. (2020). Prevenção e intervenção educativa sobre o bullying: a educação física como uma oportunidade. Movimento (ESEFID/UFRGS), 26, 26091, 1-17.

Extremera, N., & Fernández-Berrocal, P. (2004). El papel de la inteligencia emocional en el alumnado: evidencias empíricas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 6(2), 1-17.

Gaffney, H., Ttofi, M. M., & Farrington, D. P. (2019). Evaluating the effectiveness of school-bullying prevention programs: An updated meta-analytical review. Aggression and Violent Behavior, 45, 111-133.

Garaigordobil, M., & Oñederra, J. A. (2010). Inteligencia emocional en las víctimas de acoso escolar y en los agresores. European Journal of Education and Psychology, 3(2), 243-256.

García-Fernández, C. M., Romera, E., & Ortega, R. (2015). Explicative factors of face-to-face harassment and cyberbullying in a sample of primary students. Psicothema, 27(4), 347-353.

García, L., & Motos. T. (1990). Expresión Corporal. Madrid: Alhambra. D.L.

Gardner, H. (2016). Estructuras de la mente: la teoría de las inteligencias múltiples. México: Fondo de Cultura Económica.

Gil, J. (2015). Los contenidos de Expresión Corporal en el título de grado en Ciencias del Deporte (Tesis doctoral). Universidad Politécnica de Madrid, Madrid.

Goleman, D. (1996). Inteligencia Emocional (62ª ed.). Barcelona: Kairós.

Gómez-Ortiz, O., Romera-Félix, E. M., & Ortega-Ruiz, R. (2017). Multidimensionalidad de la competencia social: medición del constructo y su relación con los roles del bullying. Revista de Psicodidáctica, 22(1), 37-44.

González, S., Catalán, M., & Lara, J. M. (2011). La competencia social y ciudadana en Educación Física. En O. R. Contreras & R. Cuevas (Eds.), Las competencias básicas desde Educación Física (pp. 63-77). Barcelona: INDE.

Hand, K. E. (2016). Creating a Bully-free Environment in Physical Education: Editor: Ferman Konukman. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 87(7), 55-57.

Lloret-Segura, S., Ferreres-Traver, A., Hernández-Baeza, A., & Tomás-Marco, I. (2014). El análisis factorial exploratorio de los ítems: una guía práctica, revisada y actualizada. Anales de Psicología/Annals of Psychology, 30(3), 1151-1169.

Martínez-Baena, A. C., & Boscá, J. F. (2018). Acoso escolar y Educación Física: una revisión sistemática. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 34, 412-419.

Mayer, J. D., & Salovey, P. (1993). “The intelligence of emotional intelligence”. Intelligence, 17, 433–442.

Montávez, M., & Zea. M.J. (2004). Recreación Expresiva. Vol. I y II. Málaga: Re-Crea.

Molero, D., Ortega, F., & Moreno, M. R. (2010). Diferencias en la adquisición de competencias emocionales en función del género. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 3, 165-172.

Muñoz-Arroyave, V., Lavega-Burgués, P., Costes, A., Damián, S., & Serna, J. (2020). Los juegos motores como recurso pedagógico para favorecer la afectividad desde la educación física. Traditional games: a pedagogical tool to foster affectivity in physical education. Retos, 38, 166-172.

Olweus, D. (1999). Sweden. In P. Smith, Y. Morita, J. Junger-Tas, D. Olweus, R. Catalano, & P. Slee (Eds.), The Nature of School Bullying: A cross-national Perspective (pp. 7–27). London: Routledge.

Orozco, C., Labrador, M., & Palencia, A. (2002). Metodología. Manual teórico Práctico de Metodología para tesistas, asesores, tutores y jurados de trabajos de investigación y ascenso. Venezuela: Ofimax de Venezuela.

Otero, C., Martín, E., León del Barco, B. & Vicente, F. (2009). Inteligencia emocional y rendimiento académico en estudiantes de enseñanza secundaria. Diferencias de Género. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 17 (1), 275-284

Parker, J. G., & Asher, S. R. (1993). Friendship and friendship quality in middle childhood: links with peer group acceptance and feelings of loneliness and social dissatisfaction. Developmental Psychology, 29(4), 611-621.

Pérez-González, J. C. (2012). Revisión del aprendizaje social y emocional en el mundo. En R. Bisquerra (Coord.), ¿Cómo educar las emociones? La inteligencia emocional en la infancia y la adolescencia (pp. 56-69). Esplugues de Llobregat, Barcelona: Hospital Sant Joan de Déu.

Premack, D., & Woodruff, G. (1978). Does the chimpanzee have a theory of mind?.Behavioral and Brain Sciences, 1(4), 515-526.

Rimal, R. N., & Lapinski, M. K. (2015). A re-explication of social norms, ten years later. Communication Theory, 25(4), 393-409.

Romera, E., Fernández-Rabanillo, J., Gómez-Ortiz, O., Ortega-Ruiz, R., & Casas-Bolaños, J. (2017). Construct, measurement and assessment of social competence in early adolescence. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 17, 337-348.

Romero-Martín, M.R. (2015). Expresión Corporal en Educación Física. Zaragoza: Universidad de Zaragoza.

Skjong, R., & Wentworth, B. (2000). Expert Judgement and risk perception. Offshore and polar engineering conference, ISOPE, 4, 537-544.

Stoke, P., & Schächter, A. (1994). La expresión corporal. Madrid: Paidós Ibérica.

Torrents, C., & Mateu, M. (2015). Emocionar y emocionarse en movimiento. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 47, 26-33.

Zhang, F., You, Z., Fan, C., Gao, C., Cohen, R., Hsueh, Y., & Zhou, Z. (2014). Friendship quality, social preference, proximity prestige, and self-perceived social competence: Interactive influences on children's loneliness. Journal of School Psychology, 52(5), 511-526.

Zavala, M. A., Valadez, M. D., & Vargas, M. C. (2008). Emotional intelligence and social skills in adolescents with high social acceptance. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 6(2), 319-338.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Aguilar Herrero, M. D., García Fernández, C. M., & Gil del Pino, C. (2021). Eficácia de um programa educacional em Educação Física para promover habilidades socioafetivas e prevenir a violência no ensino fundamental. Retos, 41, 492–501. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82683

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.