Superabuelos: uma unidade didática intergeracional para a recuperação dos jogos tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v66.111274Palavras-chave:
Aprendizagem em serviço, ensino primário, gamificação, saúde, sustentabilidadeResumo
Introdução: Este estudo apresenta uma proposta educativa para o currículo de Educação Física do 6º ano do Ensino Básico, baseada na recuperação dos jogos tradicionais de Castela e Leão e na promoção da mobilidade sustentável através do uso da bicicleta.
Metodologia: A proposta está enquadrada na regulamentação educativa em vigor e é apoiada por metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), a Gamificação e a Aprendizagem em Serviços (SL).
Resultados: O resultado pretendido é a conceção de um circuito urbano de bicicletas com paragens designadas onde os alunos possam participar em jogos tradicionais.
Discussão: Esta proposta promove o desenvolvimento da autonomia, organização, pensamento crítico, consciência social e competências de empreendedorismo através da Educação Física, alinhando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O processo de avaliação inclui a autoavaliação, a avaliação por pares e a avaliação baseada em rubricas.
Conclusões: O compromisso com o ambiente local, as ligações intergeracionais com os avós e a gamificação são pilares fundamentais para o sucesso desta proposta.
Referências
Acuerdo 29/ 2017 de 15 de junio, de la Junta de Castilla y León, por el que se aprueba el II plan de Aten-ción a la diversidad en la Educación de Castilla y León 2017-2022.
Aranda, P. y Monleón, C. (2016). El aprendizaje basado en proyectos en el área de educación física. Acti-vidad física y deporte: ciencia y profesión, 24, 53-66.
Arias, L. (2017). El aprendizaje por proyectos: una experiencia pedagógica para la construcción de es-pacios de aprendizaje dentro y fuera del aula. Ensayos Pedagógicos, 12(1), 51-68.
Arufe-Giráldez, V. (2019). Fortnite EF, un nuevo juego deportivo para el aula de Educación Física. Pro-puesta de innovación y gamificación basada en el videojuego Fortnite. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 5(2), 323-350. https://doi.org/10.17979/sportis.2019.5.2.5257
Blázquez-Sánchez, D. (2017). Métodos de enseñanza en Educación Física: Enfoques innovadores para la enseñanza de competencias. INDE. Barcelona.
Calvo, D., Sotelino, A., & Rodríguez, J.E. (2019). Aprendizaje-servicio e inclusión en educación primaria. Una revisión sistemática desde la Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Fí-sica, Deportes y Recreación, 36, 611-617. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.68972
Canosa-Pasantes, F., Arufe-Giráldez, V., & Navarro-Patón, R. (2024). El uso de la bicicleta en la escuela. Una revisión sistemática. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recrea-ción, 55, 78–87. https://doi.org/10.47197/retos.v55.103584
Cañadas, L. (2021). Aprendizaje-servicio universitario en contextos de actividad física, educación física y deporte: una revisión sistemática. Educação e Pesquisa, 47, 1-19. e237446. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237446
Decreto 38/2022, de 29 de septiembre, por el que se establece la ordenación y el currículo de la educa-ción primaria en la Comunidad de Castilla y León.
De la Cerda, M. (2013). Per una pegadogía dájuda entre iguals. Editorial Grao. Barcelona.
Educacyl (s/f). Calendario escolar. Curso 2023-2024. Portal de educación. Recuperado de https://www.educa.jcyl.es/es/calendario-escolar
Escaravajal, J. C. y Martín-Acosta, F. (2019). Análisis bibliográfico de la gamificación en Educación Físi-ca. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 8(1), 97-109. https://doi.org/10.24310/riccafd.2019.v8i1.5770
Flores-Aguilar, G., Iniesta-Pizarro, M. & Fernández-Río, J. (2023). “PE Money Heist”: Gamification, Mo-tivational Regulations and Qualifications in Physical Education. Apunts Educación Física y De-portes, 151, 36-48. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2023/1).151.04
Hernández, A. J., Martínez, B. J. S. A., Asencio, M. A., & Martínez, M. H. (2022). Gamificación en educación física. Revisión sistemática. TRANCES: Transmisión del conocimiento educativo y de la salud, 14(1), 1-20.
Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación.
Martínez, M. D. M., y Torres, A. (2019). Hábito lector en estudiantes de primaria: influencia familiar y del plan lector del centro escolar. Revista Fuentes, 21(1), 103-114. Recuperado a partir de https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/6780
Moreira, M. A. (2010). El proceso de integración y uso pedagógico de las TIC en los centros educativos. Un estudio de casos. Revista de educación, 352, 77-97.
Moya-Mata, I., & Peirats, J. (2019). Aprendizaje basado en Proyectos en Educación Física en Primaria, un estudio de revisión. Reidocrea, 8(2), 115-130.
Piaget, J. (1981). La teoría de Piaget. Infancia y aprendizaje, 4(sup2), 13-54. https://doi.org/10.1080/02103702.1981.10821902
Piñeiro Aboy, B. (2022). Los Efectos de la Gamificación en el Alumnado de Educación Física Escolar. International Multidisciplinary Journal CREA, 2(1), 3-26.
Real Decreto 157/2022, de 1 de marzo, por el que se establecen la ordenación y las enseñanzas míni-mas de la Educación Primaria.
Rodríguez-Fernández, J. E., Oliveira-Pereira, B., & Navarro-Patón, J. E. (2019). Análisis de las prácticas lúdicas y tradicionales en la zona norte del Camino Central Portugués y su relación con el ámbi-to educativo. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 35, 25-30. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.58857
Rodríguez-Torres, Á., Cañar-Leiton, N., Gualoto-Andrango, O., Correa-Echeverry, J., & Morales-Tierra, J. (2022). Los beneficios de la gamificación en la enseñanza de la Educación Física. Dominio de las Ciencias, 7(2), 662-681.
Sotelino-Losada, A., Calvo-Varela, D. y Rodríguez-Fernández, J. E. (2019). El aprendizaje-servicio en educación primaria: una propuesta metodológica desde la educación física. TRANCES: Revista de Transmisión del Conocimiento Educativo y de la Salud, 11(2), 325-346.
Varela-Garrote, L., & Fraga-Castrillón, N. (2022). Galicia, sigue camiñando! Aprendizaje por proyectos (ABP) en Educación Física en la Universidade da Coruña. En J.A. García Naya (Ed.), Contextos universitarios transformadores: a innovación como eixo vertebrador da docencia. VI Xornadas de Innovación Docente (pp. 369-384). CUFIE. Universidade da Coruña. https://doi.org/10.17979/spudc.000016.369
Wallon, H. (1987). Psicología y educación del niño: Una comprensión dialéctica del desarrollo y la educación infantil. Visor. Madrid.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Brais Ruibal-Lista, Enrique Iglesias-Cabeza, Pelayo Diez-Fernández, Sergio López-García

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess