Inclusão e acessibilidade ao esporte para estudantes com diversidade funcional no contexto educacional equatoriano
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v55.105890Palavras-chave:
Diversidade funcional, desporto adaptado, inclusão, acessibilidade, educação.Resumo
A educação inclusiva no Equador tem sido um desafio há anos, que tem sido apresentada como um processo em que se dá atenção à diversidade, garantindo que todos os alunos participem na aprendizagem, no contexto cultural e na comunidade, reduzindo a disparidade de género. Portanto, o objetivo da pesquisa foi identificar os aspectos que caracterizam a inclusão e acessibilidade ao esporte de alunos com diversidade funcional no contexto educacional a partir da percepção de professores tutores da Educação Básica Geral no Equador. Para tanto, foi proposto um estudo quantitativo por meio da aplicação de um questionário previamente elaborado pelos pesquisadores, com 10 itens dirigido a 384 educadores, com confiabilidade de 0,826, que foi medida por meio de escala Likert. Os resultados indicaram que não houve barreiras de acesso aos recintos desportivos segundo 77,8% dos educadores, 56,5% indicaram que não costumam considerar as necessidades de acessibilidade e adaptação dos alunos com diversidades funcionais, 48,4% explicaram que as entidades educativas não demonstram sensibilidade a pessoas com diversidade funcional e 81,5% manifestaram que não existem professores especializados para o desenvolvimento de práticas desportivas adaptadas. Apesar disso, a frequência de práticas esportivas adaptadas segundo 58,1% dos professores é regular, e geralmente atletismo e calistenia. Concluiu-se sobre a necessidade do desenvolvimento de programas informativo-educativos sobre a diversidade funcional e a prática esportiva adaptados para toda a comunidade educacional com ênfase nos alunos e educadores.
Palavras-chave: prática esportiva adaptada, deficiência, inclusão, sensibilidade, inovação educacional.
Referências
Ato, M., López-García, J. J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, 29(3), 1038-1059. https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511
Barranca-Martínez, J., Hernández-Beltrán, V., Scaglia, A., González-Coto, V., Gámez-Calvo, L., & Gamonales, J. (2023). Análisis de los beneficios de la práctica físico-deportiva del Spiribol durante las clases de Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 50, 605–612. https://doi.org/10.47197/retos.v50.99848
Campos-Campos, K. D., Peña, E., Valderrama, C., Wall, C., & Cáceres, F. (2023). Efecto de una intervención basada en deportes paralímpicos sobre las actitudes hacia la inclusión de estudiantes con discapacidad en clases de Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 50, 644-650. https://doi.org/10.47197/retos.v50.99760
Cedeño-Rodríguez, E., Párraga-Vélez, L., & Gómez-Zambrano, M. (2022). La inclusión de estudiantes con discapacidad y adaptaciones curriculares en las unidades educativas del cantón Jaramijó (Ecuador). Ehquidad. La Revista Internacional de Políticas de Bienestar y Trabajo Social(18), 41-62.
Clavijo, R., López, C., Cedillo, C., Mora, C., & Ortiz, W. (2016). Actitudes docentes hacia la educación inclusiva en Cuenca. Maskana, 7(1), 13-22. https://doi.org/10.18537/mskn.07.01.02
Colectivo Ioé. (2013). Diversidad funcional en España. Hacia la Inclusión en Igualdad de las personas con Discapacidades. Revista Española de Discapacidad, 1(1), 33-46. https://www.cedid.es/redis/index.php/redis/article/view/35
Fernández-Pérez, F., Fernández-Domínguez, L., & Fernández-Valle, L. (2018). El deporte como medio de inclusión en condiciones de vulnerabilidad. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 13(2), 109-119. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522018000200109
Freer, J. (2021). Actitudes de los estudiantes hacia la discapacidad: una revisión sistemática de la literatura (2012-2019). Revista Internacional de Educación Inclusiva, 27(6), 1-19. https://doi.org/10.1080/13603116.2020.1866688
Gámez, L., Gamonales, J., Hernández, V., & Muñoz, J. (2024). Análisis bibliométrico de los estudios sobre actitudes hacia la discapacidad e inclusión en profesores de educación física. Retos, 54, 188-197. https://doi.org/10.47197/retos.v54.102984
Gámez-Calvo, L., Hernández-Beltrán, V., Bautista-Peraza, E., Espada, M., Castelli Correia de Campos, L., & Gamonales, J. (2023). Análisis de la danza como herramienta educativa para el alumnado con Síndrome de Down: revisión narrativa. Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 21(2), 1-25. https://doi.org/10.15517/pensarmov.v21i2.55048
García-Liste, N., Fernández-Lasa, U., & Usabiaga-Arraubarrena, O. (2022). Oportunidades de inclusión en el deporte. Estudio de caso de un deportista con parálisis cerebral. Ágora para la Educación Física y el Deporte(24), 184-206. https://doi.org/10.24197/aefd.24.2022.184-206
Godoy-Briceño, J., Álvarez-Opazo, J., Zavala-Crichton, J., Solís-Urra, P., & Rojas-Moreno, S. (2024). Autoeficacia del profesorado y factores claves para la inclusión del alumnado con discapacidad en clases de Educación Física en Chile. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 53, 130-138. https://doi.org/10.47197/retos.v53.102322
Hernández-Beltrán, V., Barranca-Martínez, J., Gámez-Calvo, L., González-Coto, V., Aguilar-Berrocal, M., & Gamonales, J. (2023). Análisis del Pinfuvote como nuevo deporte alternativo para el área de Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 48, 178–189. https://doi.org/10.47197/retos.v48.97006
Hernández-Beltrán, V., González-Coto, V., Gámez-Calvo, L., Suárez-Arévalo, E., & Gamonales, J. (2023). Importancia de las actitudes hacia las personas con discapacidad en Educación Infantil y Primaria. Revisión sistemática. Bordón. Revista de Pedagogía, 75(1), 83–110. https://doi.org/10.13042/Bordon.2023.95518
Ley Orgánica de Discapacidades. (2012). Quito: Asamblea Nacional República del Ecuador Registro Oficial N.º 796. https://www.consejodiscapacidades.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2014/02/ley_organica_discapacidades.pdf
Ley Orgánica de Protección de Datos Personales. (2021). Quito: Asamblea Nacional, Registro Oficial Suplemento 459. https://www.finanzaspopulares.gob.ec/wp-content/uploads/2021/07/ley_organica_de_proteccion_de_datos_personales.pdf
Marca, M. (2021). Situación Educativa de Población con Discapacidad múltiple. Estudio de caso: discapacidad intelectual profunda y motriz. Cuenca: [Repositorio de la Universidad Politécnica Salesiana, Tesis de Maestría]. https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/20099/1/UPS-CT009028.pdf
Ministerio de Educación. (2019). Guía de trabajo. Adaptaciones curriculares para la educación especial e inclusiva. Quito: Ministerio de Educación. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2019/05/Guia-de-adaptaciones-curriculares-para-educacion-inclusiva.pdf
Ministerio de Educación del Ecuador. (2023). Estadísticas Educativas. Quito: MINEDUC. https://educacion.gob.ec/base-de-datos/
Montelares da Silva, J. (2022). Derecho a la Ciudad Accesible: el espacio público y la inclusión social en el contexto del ocio y el deporte bajo la perspectiva de las Ciudades Educadoras, en el caso de Barcelona. Barcelona: [Repositorio de la Universidad de Barcelona, Tesis doctoral]. https://www.tdx.cat/handle/10803/688412#page=1
Muñoz-Jiménez, E., Garrote-Rojas, D., & Sánchez-Romero, C. (2017). La práctica deportiva en personas con discapacidad: motivación personal, inclusión y salud. INFAD. Revista de Psicología, 4(1), 145-152. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n1.v4.1037
Naciones Unidas. (2008). Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. Nueva York, Ginebra: Naciones Unidas. https://www.ohchr.org/sites/default/files/Documents/Publications/AdvocacyTool_sp.pdf
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2022). Hacia una educación inclusiva: Experiencias y estrategias de virtualidad y semipresencialidad con equidad en Iberoamérica. México D.F.: Consejo Nacional para Prevenir la Discriminación. https://acortar.link/iJhijK
Organización de las Naciones Unidas para la Cultura, las Ciencias y la Educación. (2020). Informe de seguimiento de la educación en el mundo, 2020, América Latina y el Caribe: inclusión y educación: todos y todas sin excepción. Paris: UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374614
Padilla-Muñoz, A. (2010). Discapacidad: Contexto, Concepto y Modelos. Revista Colombiana de Derecho Internacional, 1(16), 381-414.
Pozo, A., Ferreira, C., & González, D. (2023). Inclusión y accesibilidad al deporte en personas con discapacidad en la Educación Superior. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 26(3), 29-43. https://doi.org/10.6018/reifop.570571
Sanmartín, G., Borzi, S., Sánchez, M., Aronson, G., Caicedo, L., Casal, V., . . . Ortega, R. (2022). Educación inclusiva para niñas y niños con discapacidades. Derechos de las infancias, cuidados, formación docente. Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas.
Solís-García, P., & Borja-González, V. (2021). Actitudes del profesorado de Educación Física hacia la inclusión de alumnos con discapacidad. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 39, 7-12. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77841
Torres-Paz, L., Granados-Barreto, J., Torres-Lozada, E., Bustamante-Cerda, D., & Arroyo-Fernández, Y. (2023). Profesorado en Educación Física vinculado a la discapacidad e inclusión en Perú. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 49, 905-913. https://doi.org/10.47197/retos.v49.98676
UNESCO. (2023). Informe de seguimiento de la educación en el mundo, 2023: Inclusión y educación: todos y todas sin excepción. Paris: Equipo del Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo. https://doi.org/10.54676/NEDS2300
UNICEF. (2021). Seen, Counted, Included: Using data to shed light on the well-being of children with disabilities. New York: UNICEF. https://www.unicef.org/lac/media/29431/file/Children-with-disabilities-Report_Advance.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess