O BigBall-X através de uma hibridização de modelos para contribuir com o ODS 5 e ODS 17 na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v56.102504

Palavras-chave:

inclusión, objetivos de desarrollo sostenible, deportes alternativos, Bigball-X, Educación Física, Modelos pedagógicos, Hibridación, Modelo de Educación Deportiva

Resumo

A igualdade de género (ODS 5) e a criação de alianças para alcançar um objetivo comum (ODS 17) são dois dos grandes desafios colocados pelas Nações Unidas em 2015. A Educação Física não pode ser isolada destes desafios educativos. Contudo, no ensino do desporto, o paradigma técnico orientado para o desempenho que tem prevalecido nos últimos anos não ajuda a enfrentar estes desafios educativos. Por isso, a utilização de conteúdos novos e inovadores, como o BigBall-X (esporte alternativo), deve ser incorporada nas aulas de Educação Física, juntamente com a utilização de modelos pedagógicos consolidados, se quisermos contribuir para estes grandes desafios do Século XX. Por todas estas razões, o objetivo deste trabalho é apresentar uma situação de aprendizagem, que consistiu em 16 sessões, elegendo o BigBall-X como conteúdo inédito, juntamente com a hibridização do modelo de Educação Desportiva, o modelo de Ensino Integral e a aprendizagem Cooperativa. O objetivo final é promover, de forma especial, a igualdade de género (ODS 5) juntamente com a criação de alianças para um objetivo comum (ODS 17). A situação de aprendizagem tem sido valorizada de forma muito positiva pelos alunos, devido ao trabalho de funções específicas do modelo de Educação Desportiva, ao trabalho de coesão do grupo, à abordagem inclusiva e à novidade e atratividade do desporto alternativo selecionado.

Palavras-chave: Inclusão; Metas de desenvolvimento sustentável; Esportes Alternativos; BigBall-X; Educação Física; Modelo de Educação Esportiva.

Referências

Alvariñas, M. y Novoa, A. (2016). Pensamientos relacionados con la actividad física y el género en adolescentes de Galicia. Sportis, 2(1), 23-35. doi:10.17979/sportis.2016.2.1

Alvariñas-Villaverde, M., y Pazos-González, M. (2018). Este-reotipos de género en Educación Física, una revisión centra-da en el alumnado. Revista electrónica de investigación educativa, 20(4), 154-163. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.4.1840

Aramburu Rivera, E. L., & Vilchez-Sampi, J. D. (2020). Los juegos y deportes alternativos: una revisión teórica. (Tra-bajo Fin de Grado). Universidad Peruana Unión, Perú. Recuperado de https://repositorio.upeu.edu.pe/handle/20.500.12840/3883

Arenas Arroyo, D., Vidal-Conti, J., & Muntaner-Mas, A. (2022). Estereotipos de género y tratamiento diferenciado entre chicos y chicas en la asignatura de educación física: una revisión narrativa. Retos: nuevas tendencias en educa-ción física, deporte y recreación, 43, 342-351. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88685

Aroca, C., Ros, C., y Varela, C. (2016): “Programa para el contexto escolar de prevención de violencia en parejas adolescentes”. Educar, 52(1), 11-31. http://dx.doi.org/10.5565/rev/educar.673.

Beltrán-Carrillo, V. J., & Devís-Devís, J. (2019). El pensamiento del alumnado inactivo sobre sus experiencias negati-vas en educación física: los discursos del rendimiento, salutismo y masculinidad hegemónica. RYCIDE. Revista In-ternacional de Ciencias del Deporte, 15(55), 20-34. https://doi.org/10.5232/ricyde2019.05502

Bunker, D., & Thorpe, R. (1982). A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Educa-tion, 18(1), 5-8.

Calderón, A., & García López, L. M. (2021). Educación Deportiva. En Á. L. Pérez Pueyo, D. Hortigüela Alcalá, & J. Fernández Río (Eds.), Los modelos pedagógicos en educación física: qué, cómo, por qué y para qué (pp. 94-121). León: Universidad de León.

Calderón Luquin, A., Hastie, P. A. & De Ojeda-Pérez, D. M. (2011). El modelo de educación deportiva (sport educa-tion model): ¿metodología de enseñanza del nuevo milenio? Revista Española de Educación Física y Deportes, 395, 63-82.

Caldevilla Calderón, P., & Zapatero Ayuso, J. A. (2022). Los deportes alternativos como contenidos para la Educa-ción Física en Educación Secundaria. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 46(46), 1004-1014. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94422

Castillo Fernández, M. (2020). Estudio sobre el uso y el abuso de la tecnología en adolescentes. (Tesis Doctoral). Universidad de Córdoba, España.

Decreto 102/2023, de 9 de mayo, por el que se establece la ordenación y el currículo de la etapa de Educación Secun-daria Obligatoria en la Comunidad Autónoma de Andalucía. Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, 90, de 15 de mayo de 2023, 8471/1-8471/35.

Devís-Devís, J., Pereira-García, S., López-Cañada, E., Pérez-Samaniego, V., & Fuentes-Miguel, J. (2018). Looking back into trans persons’ experiences in heteronormative secondary physical education contexts. Physical Education and Sport Pedagogy, 23(1), 103-116. https://doi.org/10.1080/17408989.2017.1341477

Evangelio, C., González Víllora, S., Serra Olivares, J., & Pastor Vicedo, J. C. (2016). El Modelo de Educación Depor-tiva en España: una revisión del estado de la cuestión y prospectiva. Cuadernos de psicología del deporte, 16(1), 307-324.

Fernández-Río, J., Calderón , A., Hortigüela Alcalá, D., Pérez-Pueyo, A., & Aznar Cebamanos, M. (2016). Modelos pedagógicos en educación física: consideraciones teórico-prácticas para docentes. Revista Española de Educación Física y Deportes, 413, 55-75

Fernández-Rio, J., & Méndez-Giménez, A. (2016). El aprendizaje cooperativo: Modelo Pedagógico para Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 29, 201-206. https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.38721

Feu Molina, S. (2008). ¿Son los juegos deportivos alternativos una posibilidad para favorecer la coeducación en las clases de Educación Física? Campo Abierto, 27(2), 31-47.

Fierro Suero, S., Haro Morillo, A., & García Montilla, V. (2016). Los deportes alternativos en el ámbito educativo. E-motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, 6, 40-48. https://doi.org/10.33776/remo.v0i6.2800

Fraile, J., Ruiz-Bravo, P., Zamorano-Sande, D., & Orgaz-Rincón, D. (2021). Evaluación formativa, autorregulación, feedback y herramientas digitales: uso de Socrative en educación superior. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 42, 724-734. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87067

Freire, P. (1970). Pedagogía del oprimido (Ed. Siglo). Buenos Aires.

Garaizabal-Buldain, M., & González-Palomares, A. (2020). La coeducación en educación física: propuesta de inter-vención para alumnado de 5º y 6º de Primaria. Revista Española de Educación Física y Deportes, 430, 69-84. https://doi.org/10.55166/reefd.vi430.922

García-González, L., Abós, Á., Diloy-Peña, S., Gil-Arias, A., & Sevil-Serrano, J. (2020). Can a hybrid sport educa-tion/teaching games for understanding volleyball unit be more effective in less motivated students? An examination into a set of motivation-related variables. Sustainability, 12(15), 6170. https://doi.org/10.3390/su12156170

García-Romero, C., Méndez-Giménez, A., & Cecchini-Estrada, J. A. (2019). Papel predictivo de las metas de logro 3x2 sobre la necesidad de autonomía en Educación Física. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Edu-cation and Psychomotricity, 6(1), 2-17. https://doi.org/10.17979/sportis.2020.6.1.5799

García López, L. M., & Gutiérrez Díaz, D. (2021a). La Educación Deportiva. En L. M. García López y D. Gutiérrez Díaz (Eds.), Aprendiendo a Enseñar Deporte. Modelos de Enseñanza comprensiva y Educación deportiva (pp. 89-168). Editorial INDE.

García López, L. M., & Gutiérrez Díaz, D. (2021b). La Enseñanza Comprensiva del Deporte. En L. M. García López y D. Gutiérrez Díaz (Eds.), Aprendiendo a Enseñar Deporte. Modelos de Enseñanza comprensiva y Educación de-portiva (pp. 29-88). Editorial INDE.

García López, L. M., & Gutiérrez Díaz, D. (2021c). Unidad Didáctica de Ringo. Temporada de Educación Deportiva. En L. M. García López & D. Gutiérrez Díaz (Eds.), Aprendiendo a Enseñar Deporte. Modelos de Enseñanza com-prensiva y Educación deportiva (pp. 241-267). Editorial INDE.

Gil-Arias, A., Diloy-Peña, S., Sevil-Serrano, J., García-González, L., & Abós, Á. (2020). A hybrid tgfu/se volleyball teaching unit for enhancing motivation in physical education: A mixed-method approach. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(1), 110. https://doi.org/10.3390/ijerph18010110

Gil-Arias, A., Harvey, S., García-Herreros, F., González-Víllora, S., Práxedes, A., & Moreno, A. (2021). Effect of a hybrid teaching games for understanding/sport education unit on elementary students’ self-determined motivation in physical education. European Physical Education Review, 27(2), 366-383. https://doi.org/10.1177/1356336X20950174

Gil-Arias, A., Leyton Román, M., Amado Alonso, D., & Moreno Domínguez, A. (2020). Impact of a hybrid TGfU/Sport education unit on student motivation and intention to be physically active in physical education. Lide-razgo en la promoción de la actividad física: estrategias efectivas en la movilización de activos: Libro de actas del Congreso Internacional, 271-275.

González-Fernández, F. T., Baena-Morales, S., Martín-Moya, R., & Prieto-Ayuso, A. (2023). Propuesta de hibrida-ción del Modelo de Educación Deportiva y Modelo de Enseñanza Comprensiva del Deporte para la enseñanza del fútbol en Educación Secundaria Obligatoria. Revista Española de Educación Física y Deportes, 437(1), 78-87. https://doi.org/10.55166/reefd.vi437(1).1076

González Coto, V. A., Gamonales Puerto, J. M., Hernández Beltrán, V., & Feu Molina, S. (2023). El Quidditch como herramienta para la asignatura de Educación Física: Revisión sistemática. Retos: nuevas tendencias en educación fí-sica, deporte y recreación, 47, 994-1007. https://doi.org/10.47197/retos.v47.96732

Goodyear, V. A., Casey, A., & Kirk, D. (2014). Hiding behind the camera: social learning within the Cooperative Learning Model to engage girls in physical education. Sport, Education and Society, 19(6), 712-734. https://doi.org/10.1080/13573322.2012.707124

Grant, M. J., & Booth, A. (2009). A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, 26(2), 91–108. https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x

Hernández-Beltrán, V., Barranca-Martínez, J. M., Gámez-Calvo, L., González-Coto, V. A., Aguilar-Berrocal, M., Espada, M. C., & Gamonales, J. M. (2023). Análisis del Pinfuvote como nuevo deporte alternativo para el área de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 48, 178–189. https://doi.org/10.47197/retos.v48.97006

Hortigüela-Alcalá, D., Pérez-Pueyo, Á., & Fernández-Río, J. (2020). Evaluación formativa y modelos pedagógicos: modelo de responsabilidad personal y social y de autoconstrucción de materiales. Revista Española de Educación Física y Deportes, 430, 23-41. https://doi.org/10.55166/REEFD.VI430.919

Isorna Folgar, M., Ruiz Juan, F., & Rial Boubeta, A. (2013). Variables predictoras del abandono de la práctica físico-deportiva en adolescentes. Cultura, Ciencia y Deporte, 8(23), 93-102. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=163028052002

Jaquete Pérez, C., & Ramírez Rico, E. (2021). Datchball y Colpbol como recursos para promover la inteligencia in-terpersonal: Experiencia didáctica aplicada con chicas y chicos de Educación Secundaria. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 42, 470-477. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86991

Jiménez Lozano, S., & González-Palomares, A. (2023). “ODS 5. Igualdad de género” y Educación Física: propuesta de intervención mediante los deportes alternativos. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 49, 595–602. https://doi.org/10.47197/retos.v49.95791

Johnson, D. W., & Johnson, R. J. (1999). Aprender juntos y solos. Aprendizaje cooperativo, competitivo e individua-lista (1ª ed.). Buenos Aires: Aique S. A.

López-Pastor, V. M., Monjas Aguado, R., Gómez García, J., López Pastor, E., Martín Pinela, J., González Badiola, J., … Marugán García, L. (2006). La evaluación en educación física. Revisión de los modelos tradicionales y plan-teamiento de una alternativa: la Evaluación Formativa y Compartida. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 10, 31-40. https://doi.org/10.47197/retos.v0i10.35061

López-Pastor, V. M., & Pérez-Pueyo, Á. L. (2017). Evaluación formativa y compartida en educación: experiencias de éxito en todas las etapas educativas. León: Universidad de León. Recuperado de https://buleria.unileon.es/handle/10612/5999

Marrodán Gironés, M. J. (2019). El Diseño Universal de Aprendizaje: un modelo de aprendizaje para todos y todas. Educar y orientar: la revista de la COPOE, 11, 7-12. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8715000

Martínez Hita, F. J. (2018). Nuevos deportes para una nueva Educación Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, 23(243).

Martos-García, D., Fernández Lasa, U., & Usabiaga Arruabarrena, O. (2020). Coeducación y deportes colectivos: la participación de las alumnas en entredicho. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(45), 411-419.

Méndez Giménez, A. (2010). El Aprendizaje Cooperativo, la Enseñanza Comprensiva y el Modelo de Educación De-portiva: revisión de analogías, características e hibridaciones. VII Congreso Internacional de Actividades Físicas Cooperativas. Universidad de Oviedo.

Mújica Johnson, F. N. (2021). Emociones negativas del alumnado de Secundaria en el aprendizaje de baloncesto en Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 41, 362-372. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84395

Oslin, J. l., Mitchell, S. A., & Griffin, L. l. (1998). The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): develop-ment and preliminary validation. Journal of Teaching in Physical Education, 17(2), 231-243.

Orden de 30 de mayo de 2023, por la que se desarrolla el currículo correspondiente a la etapa de Educación Secunda-ria Obligatoria en la Comunidad Autónoma de Andalucía, se regulan determinados aspectos de la atención a la di-versidad y a las diferencias individuales, se establece la ordenación de la evaluación del proceso de aprendizaje del alumnado y se determina el proceso de tránsito entre las diferentes etapas educativas. Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, 104, de 2 de junio de 2023, 9727/1-9272/289.

Organización de las Naciones Unidas (2015). La Agenda para el Desarrollo Sostenible. Recuperado 28 de julio de 2023, de https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/development-agenda/

Orlick, T. (1986). Juegos y deportes cooperativos. Madrid: Popular.

Ortega Jiménez, R., & Chacón Borrego, F. (2022). Propuesta de intervención de gamificación en educación física ba-sada en el universo de Harry Potter. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomo-tricity, 8(1), 81-106. https://doi.org/10.17979/sportis.2022.8.1.8738

Pérez-Pueyo, Á., Hortigüela-Alcalá, D., Gutiérrez-García, C., & López Pastor, V. (2021). Educación formativa y compartida. En Modelos pedagógicos en Educación Física: qué, cómo, por qué y para qué (pp. 400-426). León: Universidad de León.

Pérez-Pueyo, Á., Hortigüela Alcalá, D., & Fernandez-Río, J. (2020). Evaluación formativa y modelos pedagógicos: estilo actitudinal, aprendizaje cooperativo, modelo comprensivo y educación deportiva. Revista Española de Edu-cación Física y Deportes, (428), 47-66. https://doi.org/10.55166/reefd.vi428.881

Pérez Solís, D., Díaz Martín, J. J., Álvarez Caro, F., Suárez Tomás, I., Suárez Menéndez, E., & Riaño Galán, I. (2015). Efectividad de una intervención escolar contra la obesidad. Anales de Pediatría, 83(1), 19-25. https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2014.08.010

Piedra de la Cuadra, J., García Pérez, R., Rebollo Catalán, M.A., & Jean Ries, F. (2011). Actitudes hacia la coeduca-ción en Andalucía, ¿es el profesorado de Educación Física diferente? Revista de Investigación en Educación, 9(2), 200-2008.

Pietro-Ayuso, A. (2014). El modelo de educación deportiva como recurso de socialización: una propuesta en torno al floorball para el tercer ciclo de Educación Primaria. Lecturas: Educación Física y Deportes, 19(195).

Real Decreto 217/2022, de 29 de marzo, por el que se establece la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educa-ción Secundaria Obligatoria. Boletín Oficial del Estado, 76, de 30 de marzo de 2022, 9727/1-9272/289.

Robles-Rodríguez, J., Abad-Robles, M. T., Fuentes-Guerra, J. G., & Benito-Peinado, P. (2017). Los deportes adap-tados como contribución a la educación en valores y a la mejora de las habilidades motrices: la opinión de los alumnos de Bachillerato. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 31, 140-144. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.49418

Robles Rodríguez, A., & Robles Rodríguez, J. (2021). La participación en las clases de educación física la ESO y Ba-chillerato: Un estudio sobre un deporte tradicional (Balonmano) y un deporte alternativo (Tchoukball). Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 39, 78-83. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78129

Rodríguez Fernández, J. E., Radío Rioseco, D., & Rivadas Porteiro, M. (2018). Desarrollo curricular del bloque de juegos y deportes en educación física en educación primaria. EmásF. Revista Digital de Educación Física, 55, 77-96. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6702839

Rojas Pedregosa, P. (2009). Juegos Cooperativos para el Kin-Ball. Sevilla: Editorial Deportiva Wanceulen.

Saiz-González, P., Iglesias, D., & Fernández-Río, J. (2023). Pedagogical Models, Physical Activity and Intention to be Physically Active: A Systematic Review. Quest, 76. https://doi.org/10.1080/00336297.2023.2209734

Sánchez, A., Aparicio, R., Vázquez-Ramos, F.J., Cenizo, J. M. (2024). El pinfuvote como medio educativo: una situa-ción de aprendizaje según una hibridación de modelos pedagógicos. EmasF, 86.

Shen, Y., & Shao, W. (2022). Influence of Hybrid Pedagogical Models on Learning Outcomes in Physical Education: A Systematic Literature Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(15), 9673. https://doi.org/10.3390/ijerph19159673

Siedentop, D. (1994). Sport education: quality PE through positive sport experiences. Champaign: Human Kinetics.

Siedentop, D. (1998). What Is Sport Education and How Does it Work? Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 69(4), 18-20. https://doi.org/10.1080/07303084.1998.10605528

Siedentop, D., Hastie, P. A., & Van Der Mars, H. (2004). Complete guide to sport education. Champaign: Human Kinetics.

Simón, M. E. (2011). La igualdad también se aprende: Cuestión de coeducación (2.ª ed.). Madrid: Narcea.

Smith Palacio, E. (2021). Evaluación de un programa de Educación Física basado en el modelo de educación deporti-va. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 7(2), 321-343. https://doi.org/10.17979/sportis.2021.7.2.7364

Valle, P. U., & Arias, A. G. (2022). Diseño, aplicación y evaluación de unidades híbridas en Educación Física: un estu-dio basado en la teoría de la autodeterminación. Retos, 45, 245-258. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91767

Velázquez, C. (2012). Relevos de marcador colectivo o tres vidas. Una estructura de aprendizaje cooperativo para las clases de educación física. La peonza, 7, 56-64.

Vázquez-Ramos, F. J. (2023). BigBall-X. En C. Chamorro Durán y M. T. Miña Encinas (Eds.), Deportes alternativos. Propuestas prácticas de sus creadores para tu clase (1a ed., pp. 91-102). INDE.

With-Nielsen, N., & Pfister, G. (2011). Gender constructions and negotiations in physical education: case studies. Sport, Education and Society, 16(5), 645-664. https://doi.org/10.1080/13573322.2011.601145

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Aparicio Espejo, R., Sánchez Pérez, A., Cenizo Benjumea, J. M., & Vázquez Ramos, F. J. (2024). O BigBall-X através de uma hibridização de modelos para contribuir com o ODS 5 e ODS 17 na Educação Física. Retos, 56, 216–227. https://doi.org/10.47197/retos.v56.102504

Edição

Secção

Experiências didáticas desenvolvidas e investigadas com trabalhos empíricos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)