Estratégias utilizadas por professores de educação física para gerar vínculo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v54.101425Palavras-chave:
vínculo, pedagogía, profesor de educación física, educación, escuela, españolResumo
O presente estudo buscou conhecer as estratégias utilizadas por professores de educação física para gerar um vínculo pedagógico positivo com seus alunos. Para tal, foi realizado um estudo misto com uma amostra de 60 professores, com idades compreendidas entre os 24 e os 55 anos (M = 33,05 anos) e experiência docente entre um ano e 28 anos. Os resultados da etapa quantitativa mostraram o predomínio de estratégias voltadas à promoção da interação entre os alunos e entre eles e os professores, sobre estratégias baseadas nas habilidades sociais do professor e estratégias didáticas. O relato dos resultados permite perceber que os professores tinham uma concepção instrumental do vínculo como facilitador da aprendizagem ao invés de considerá-lo como meio de desenvolvimento integral de professores e alunos. Houve tensões na concepção do papel do contato e dos limites da relação entre professores e alunos. Conclui-se que as estratégias utilizadas não foram intencionais e surgiram espontaneamente das diversas situações pedagógicas, exigindo a sua abordagem no processo de formação dos futuros professores.
Palavras-chave: vínculo, pedagogia, educação física, professor, escola.
Referências
Abarca, M., Marzo, L. y Sala, J. (2002). La educación emocional y la interacción profesor/a-alumno/a. Revista Elec-trónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 5(3).
http://web.archive.org/web/20041216094113/www.aufop.org/publica/reifp/articulo.asp?pid=210&docid=874
Ahedo, J. y Millán, E. (2023). La tarea del educador como ayuda a la integración personal orientada a la felicidad. Revista Complutense de Educación, 34(3), 691-699.
Albornoz, N. y Cornejo, R. (2017). Discursos docentes sobre el vínculo con sus estudiantes: tensiones, enfrentamien-to y distancia. Estudios Pedagógicos, 43(2), 7-25.
Amaro, S. (2013). Estrategias que utiliza el docente de educación física para favorecer el vínculo con los estudiantes sordos en dos liceos públicos de la ciudad de Montevideo. http://www.accede.iuacj.edu.uy/xmlui/handle/123456789/3
Bárcena, F. (2018). Maestros y discípulos. Anatomía de una relación. Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria. 30(2), 73-108.
Caniuqueo-Vargas, A., Lagos, P., Álamos, P., Cabrera, J., Ojeda, R. y Cresp, M. (2023). Formación de Profesores de Educación Física en Chile: Un análisis de las mallas curriculares, perfil de egreso y campo laboral. Retos, 50, 876-887. https://doi.org/10.47197/retos.v50.97467
Carbonero, L., Prat, M., Ventura, C. (2023). Enseñar y aprender el deporte a través del aprendizaje cooperativo en Educación Física. Retos, 47, 164-173. https://doi.org/10.47197/retos.v47.94113
Cárcamo, J. (2012). El profesor de Educación Física desde la perspectiva de los escolares. Estudios Pedagógicos, 38(1), 105-119.
Castillo-Retamal, F., Almonacid-Fierro, A., Castillo-Retamal, M., Bássoli, A. (2020). Formación de profesores de Educación Física en Chile: una mirada histórica. Retos, 38, 317-324. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73304
Chiara, M. (2014). La relación maestro-alumno y su influencia en el aprendizaje, la actitud y el crecimiento personal del alumno. https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/2976/MariaChiara_Conidi.pdf?sequence=1
Chiva-Bartoll, O., Gil-Gómez, J. & Zorrilla-Silvestre, L. (2019). Improving the effective personality of pre-service teachers through service-learning: a physical education approach. Revista de Investigación Educativa, 37(2), 327-343. http://dx.doi.org/10.6018/rie.37.2.303331
Covarrubias, P. y Piña, M. (2004). La interacción maestro-alumno y su relación con el aprendizaje. Revista Latinoame-ricana de Estudios Educativos, 34(1), 47-84.
Escudero, G. y Palacios, E. (2014). El vínculo maestra-alumno en el desarrollo personal y social de los niños de educación general básica, paralelo “A”, del jardín de infantes “Fernando Guerrero”, Parroquia Lizarzaburu, Cantón Riobamba, Provincia Chimborazo, en el año lectivo 2011 – 2012. http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/2669
Fernández-Lasarte, O., Goñi, E., Camino, I. y Ramos-Díaz, E. (2019). Apoyo social percibido e implicación escolar del alumnado de educación secundaria. Revista Española de Pedagogía, 77(272), 123-141. https://doi.org/10.22550/REP77-1-2019-06
Flores, A. (2014). El vínculo entre profesor y estudiante: Núcleo del proceso del trabajo docente. Memoria para optar al Títu-lo Profesional de Psicólogo, Santiago, Universidad de Chile.
García, E., García, A., Reyes, J. (2014). Relación maestro alumno y sus implicaciones en el aprendizaje. Ra Ximhai, 10(5), 279-290.
Gento, S., González-Fernández, R. y Silfa, H. (2020). Dimensión afectiva del liderazgo pedagógico del docente. Revista Complutense de Educación, 31(4), 485-495. https://doi.org/10.5209/rced.65635 Gomez, M., Ruiz, F., García, M. Baena, M. y
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, L. (2014). Metodología de la investigación. México D.F.: Mc Graw Hill.
Hwang, S. (2007). Utilizing qualitative data analysis soft- ware: A review of ATLAS.ti. Social Science Computer Review, 26(4), 519–527. https://doi.org/10.1177/0894439307312485
López-Sánchez, M., Arrieta-Rivero, S. y Carmona-Alvarado, F. (2023). Educación física y convivencia escolar, una apuesta desde el currículo. Retos, 47, 25-34. https://doi.org/10.47197/retos.v47.93674
Martínez, R., Granero-Gallegos, A. y Gómez-López, M. (2020). La satisfacción de las necesidades psicológicas básicas en las clases de Educación Física y su relación con la satisfacción con la vida en los adolescentes. Revista Complutense de Educación, 31(1), 45-53.
Mena, I., Bugueño, X. y Valdés, A. (2015). Vínculo pedagógico positivo: principios para su desarrollo. www.valorasuc.cl.
Montás, M. y Sánchez, M. (2022). Formación inicial docente de educación física: barreras que desafían al profesorado universitario. Retos, 46, 529-537. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94601
Moral, J., Urchaga, J., Guevara, R., y López, S. (2021). Análisis del clima motivacional generado en la clase de edu-cación física. Emasf, 12(68), 53-67. http://emasf.webcindario.com
Moreno, C., Díaz, A., Cuevas, C., Nova, C. y Bravo, I. (2014). Clima social escolar en el aula y vínculo profesor-alumno: Alcances, herramientas de evaluación y programas de intervención. Revista Electrónica de Psicología Iztaca-la, 14(3), 70-84.
Mujica, F., Gajardo, P., Osorio, A. y Salas, C. (2023). Incidentes críticos en el prácticum de estudiantes de Pedagogía en Educación Física: estudio cualitativo. Retos, 49, 502-509 . https://doi.org/10.47197/retos.v49.97615
Mujica-Johnson, F., Santander-Reveco, I., Uribe-Uribe, N., Gajardo-Cáceres, P., Carreño-Godoy, N. y Russell-Guzmán, J. (2022) Aprendizaje en Educación Física y salud en Chile: estudio cualitativo del currículum de 7° básico a 2° medio. Retos, 46, 843-851. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94801
Muñoz, C., Conejeros, L., Contreras, C. y Valenzuela, J. (2016). La relación educador-educando: algunas perspecti-vas actuales. Estudios Pedagógicos, (Número Especial 40 años), 75-89.
Pérez, J. y Millán E. (2021). La promoción de la coexistencia humana. La educación personalizada desde Leonardo Polo. Revista Española de Pedagogía, 79(280), 457-473. https://doi.org/10.22550/REP79-3-2021-06
Pérez, S., Aburto, R., Poblete-Valderrama, F., y Aguayo, O. (2022). La escuela como espacio para convertirse en profesor: Experiencias de docentes de Educación Física en formación. Retos, 43, 27-35. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88345
Rodríguez-Mantilla, J. y Ruiz-Lázaro, J. (2019). El clima social en centros educativos: percepción del profesorado de Educación Secundaria Obligatoria de la Comunidad de Madrid. Revista de Investigación Educativa, 37(1), 231-250. http://dx.doi.org/10.6018/rie.37.1.320541
Ruiz, M., Sainz-Gómez, M., Jiménez-Carmona, B. y Bermejo, R. (2023). Conocimiento y percepción emocional en una muestra de futuros docentes. Revista Complutense de Educación, 34(3), 519-528. https://dx.doi.org/10.5209/rced.79525
Sánchez-Molina, A., González-Martí, I., y Hernández-Martínez, A. (2021). Percepción del profesorado de Educación Física sobre el aprendizaje cooperativo y su relación con la inteligencia emocional. Retos, 41, 735-745. https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.86198
Sekiro, Y. & Fantuzzo, J. (2005). Validity of the Child Observation Record: An investigation of the relationship be-tween COR dimensions and social emotional and cognitive outcomes for Head Start Children. Journal of Psychoedu-cational Assessment, 23(3), 242-260.
Torcomian, C. (2013). El vínculo docente-alumno y la relación con el conocimiento en carreras masivas. https://www.aacademica.org/000-054/472
Torrego, J., García, M., Hernández, M. y Bueno, Á. (2021). Diseño y validación de un instrumento para valorar la convivencia escolar percibida por los estudiantes. Revista Española de Pedagogía, 79(279), 209-229. https://doi.org/10.22550/REP79-2-2021-04
Treviño, D. y González, M. (2020). Involucramiento docente y condiciones del aula: una díada para mejorar la convivencia escolar en bachillerato. Revista de Investigación Educativa, 38(2), 397-414. http://dx.doi.org/10.6018/rie.372241
Urra, B., Fehrenberg, M., Muñoz, M., Matheu, A. y Reyno, A. (2019). Teorías implícitas y modelos de formación subyacentes a la percepción de rol del profesor de Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, De-porte y Recreación, 36, 159-166. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.66532
Urra, B., Reyno, A., Fehrenberg, M., Muñoz, M. (2020).Paradigma educativo y habilidades del profesor asociadas a la percepción de rol docente en Educación Física de estudiantes chilenos. Retos, 37, 362-369. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.72781
Villa, A. (2019). Liderazgo: una clave para la innovación y el cambio educativo. Revista de Investigación Educativa, 37(2), 301-326. http://dx.doi.org/10.6018/rie.37.2.365461
Villaverde, E., Fernández, M., Toja, B. y González, M. (2021). Revisión de la literatura sobre las características que definen a un buen docente de Educación Física: consideraciones desde la formación el profesorado. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 41, 471-479. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84421
Zapatero, J. (2020). Las clases basadas en actividad física: una revisión sistemática de las creencias del profesorado y el alumnado. Revista Complutense de Educación, 31(4), 449-462. https://doi.org/10.5209/rced.65495
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess