Origens do break dancing como esporte olímpico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v51.100481

Palavras-chave:

historia deporte, bailes callejeros, deporte urbano; Juegos Olímpicos, Paris 2024, Break Dance.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as origens e a evolução de um estilo de dança de rua que surgiu desde a segunda metade do século XX até sua conversão, no caso do Break Dance, em esporte olímpico durante os Jogos de Paris em 2024. O O A principal contribuição deste trabalho histórico foi utilizar uma metodologia descritiva utilizando fontes secundárias muito atuais, pois foi possível obter informações diretas dos protagonistas dessas danças de tremenda relevância, por se tratar de uma atividade relativamente moderna em que os protagonistas são continua vivo. Dos resultados obtidos, fica claro que a consideração social destes estilos de dança de rua tem evoluído de práticas de protesto de grupos marginais, para se tornar moda baseada em formas de consumo, interesse mediático e benefícios comerciais, numa tentativa de modernização do mercado. Jogos Olímpicos para despertar maior interesse dos jovens e maior atração de patrocinadores e da mídia.

Palavras-chave: história do esporte, danças de rua, esportes urbanos, Jogos Olímpicos, Paris 2024, Break Dance.

Biografia Autor

Juan Carlos Fernández Truan , Universidad Pablo de Olavide

Catedrático de Universidad; Doctor en Filosofía y CC. de la Educación por la Universidad de Sevilla; Lcdo. en Educación Física por la Universidad Politécnica de Madrid; Especialista Universitario en Innovación Docente Universitaria en el Espacio Europeo de Educación Superior; Catedrático de Enseñanza Secundaria en Educación Física; Profesor de la Facultad de Ciencias del Deporte de la Universidad Pablo de Olavide desde su creación en 2004; Investigador Principal del Grupo de Investigación de Tecnología e Historia de la Educación Física y el Deporte (HUM-832); Director y Fundador de la Revista “Materiales para la Historia del Deporte”; miembro de la Red de Expertos del Proyecto de Excelencia Internacional en Patrimonio desde 2011; miembro del Comité científico o editorial de numerosas revistas especializadas nacionales e internacionales, como: “European Studies in Sports History”del CESH; “Recorde. Revista de Historia do Esporto” de la Universidad Federal de Río de Janeiro; Revista Internacional de CC. del Deporte (RICYDE); KRONOS; Sports Nutrition and Therapy; etc.; miembro de la Cátedra de Estudios Olímpicos de Isla Juventud (Cuba); miembro del Laboratorio de Historia do Esporte e do Lazer de la Universidad Federal de Río de Janeiro (Brasil). He sido Director General de la Oficina del Deporte de la Universidad Pablo de Olavide; Jefe de Servicio de Cultura Física de la Dirección General de Deportes de la Junta de Andalucía; Responsable de formación del Área de Deportes de la Diputación de Sevilla; Profesor del Centro de Estudios Superiores del C.E.U. San Pablo–Andalucía; más de 25 años de docencia en centros públicos y privados de Primaria, Secundaria y Formación Profesional; Vicepresidente del Comité Europeo de Historia del Deporte y he sido Profesor Invitado en la Escola de Educaçao y Comunicaçao de la Universidad do Algarve (Portugal) durante el curso 2012/13.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Fernández Truan, J. C. (2024). Origens do break dancing como esporte olímpico. Retos, 51, 470–479. https://doi.org/10.47197/retos.v51.100481

Edição

Secção

Revisões teóricas sistemáticas e/ou metanálises

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